Quais são as vantagens de fazer uma segunda graduação EAD?

Cursar uma segunda graduação EAD é um bom modo de adquirir conhecimentos para mudar de campo profissional ou de carreira. Também é uma maneira de alinhar outra formação que possa contribuir para o seu trabalho e para os planos do futuro.

Assim, quem já cursou o ensino superior sabe como é importante continuar os estudos para conseguir aprofundar os conhecimentos em um tema de interesse. Contudo, é necessário optar por uma instituição de ensino pensando, principalmente, em seus objetivos e necessidades profissionais.

E aí, ficou interessado e quer conhecer as principais vantagens de uma segunda graduação EAD? Então, continue a leitura!

Quando fazer uma segunda graduação?

Afinal, como saber se uma segunda graduação é a melhor escolha para o meu caso? De modo geral, existem algumas situações que sinalizam que é o momento de investir em um novo curso superior.

Em primeiro lugar, reflita sobre o tempo disponível para estudar e a sua disposição. Após isso, analise com cuidado todos os elementos relacionados à escolha da segunda graduação, principalmente se o desejo vem depois de uma frustração com o primeiro curso.

Busque boas informações sobre o mercado de trabalho no ramo e converse com pessoas que atuam no cargo que você tem interesse. Caso seja necessário, conte com a ajuda de um profissional para analisar suas características e compreender quais cursos podem interessá-lo.

Caso tenha vontade de mudar de carreira e expandir seus conhecimentos, não perca tempo. Ingresse em uma segunda graduação do seu interesse para obter a tão sonhada realização profissional. 😉

Como funciona uma segunda graduação?

A segunda graduação, também chamada de obtenção de novo título, consiste no ingresso em outro curso superior diferente do primeiro ou que proporciona um conhecimento complementar ao campo de atuação. Logo, trata-se de uma maneira bem interessante de desenvolver novas habilidades e enriquecer o currículo, concorda? 👍

Ao final da segunda graduação, os alunos recebem o segundo diploma de nível superior. Vale ressaltar que, em relação ao ingresso, boa parte das faculdades, inclusive a Anhanguera, não requer que os alunos prestem o vestibular novamente. Na maior parte dos casos, basta participar de um processo seletivo simples, como a análise de currículo ou outro procedimento.

Quais são as vantagens da segunda graduação EAD?

Agora, veja as vantagens de escolher uma segunda graduação EAD!

Flexibilidade

Se a sua rotina costuma ser corrida, dispor de um sistema flexível, que pode ser consultado de casa e com boa disponibilidade de acesso, é essencial. Isso também é válido se você gosta de estudar em um horário alternativo, de madrugada, no final da noite, no meio da tarde, etc.

Assim, dá para gerir melhor o tempo de estudos. Dependendo da modalidade, do sistema escolhido e da faculdade, pode obter tudo isso em uma segunda graduação EAD. Essa flexibilidade pode se estender para a realização de trabalhos, provas e exercícios.

Currículo com mais destaque

Recrutadores de variados nichos de atuação desejam selecionar candidatos realmente qualificados para ocupar a vaga de trabalho. Caso tenha experiência profissional na área, melhor ainda! 🤩

Mas a qualificação técnica é um filtro essencial para escolher os bons candidatos. É por essa razão que uma segunda graduação EAD pode tornar o seu currículo mais atrativo.

Acesso a materiais de apoio

De modo geral, o curso no formato EAD é projetado com vários conteúdos para fornecer aos alunos uma formação ampla. Por isso, quem escolhe essa modalidade tem acesso a diversos materiais que complementam o aprendizado por meio de uma biblioteca virtual.

Vale lembrar que os alunos ainda podem contar com a ajuda da própria instituição de ensino e dos professores com a plataforma virtual. Dependendo do sistema, é possível colaborar e interagir com colegas por meio mensagens e chats.

Visão diferente do mercado

Conhecer em detalhes o mercado em que está inserido é essencial para todos os profissionais, ainda mais em um tempo marcado pelo empreendedorismo. Mesmo que empreender não seja o seu foco, ficar de olho nas inovações, novidades e tendências é fundamental para que você possa captar melhor o timing para tomar uma decisão importante para a sua carreira.

Como é o diploma de segunda graduação?

Para obter o diploma de segunda graduação, é necessário já ter o ensino superior no currículo. Nesse caso, é necessário levar a documentação que comprove o seu primeiro curso, como as ementas, o histórico escolar e o documento de colação de grau.

A partir disso, inicia-se o processo de matrícula na segunda graduação, sem haver a necessidade de fazer uma prova de vestibular. Isso porque se pressupõe que o estudante que já tem um diploma de curso superior tem condição de passar na seleção novamente.

É importante ressaltar que o diploma de segunda graduação é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e tem a mesma validade que o do primeiro curso superior. Logo, você fica apto para participar de processos seletivos e de conquistar o emprego dos sonhos.

Como escolher uma segunda graduação?

Não importa o seu tipo de formação, seja Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. Qualquer pessoa que tenha um diploma de ensino superior pode cursar uma segunda graduação.

A melhor opção é aquela que está relacionada aos seus objetivos acadêmicos e pessoais. Caso você seja um bacharel e queira atuar em sala de aula, o próximo curso superior pode ser em Licenciatura, por exemplo.

Contudo, caso tenha um diploma de Tecnólogo e queira se aprofundar no ramo com a teoria do que foi aprendido, uma alternativa é escolher um curso de Bacharelado, e assim por diante. A escolha sempre deve ser pautada nas opções que combinam com seus objetivos finais.

Além disso, a rotina corrida pode ser um empecilho para conseguir se dedicar a uma segunda graduação presencial e, por essa razão, o formato EAD é um caminho mais flexível para a conquista do novo diploma.

Faça já a sua segunda graduação EAD!

Agora que já compreendeu como funciona uma segunda graduação EAD e quais são as suas vantagens, saiba que é importante investir na formação superior estudando em uma boa faculdade. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer fazer a sua segunda graduação na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados