Como economizar na faculdade? Dicas práticas para o dia a dia

comoeconomizarnafaculdadedicaspraticasparaodiaadia

A época da graduação pode envolver alguns gastos substanciais — como mensalidade, custos com materiais de estudo, transporte, alimentação etc. Mas você sabia que é possível equilibrar seu orçamento aprendendo como economizar na faculdade?

Neste post, trouxemos algumas dicas práticas para o dia a dia do estudante que quer economizar! Confira algumas táticas para descobrir mais sobre as formas de diminuir seus gastos, como:

  • faça seu planejamento financeiro;
  • controle suas compras;
  • priorize lazer econômico;
  • entre em financiamentos ou bolsas;
  • procure livros em sebos ou na biblioteca;
  • leve seus próprios lanches.

Faça seu planejamento financeiro

Uma das melhores estratégias para economizar não só na faculdade, mas em todos os aspectos da sua vida, é desenvolver organização financeira. Fazer um planejamento das suas finanças é essencial para saber gerir seu dinheiro.

Para começar, baixe um aplicativo de controle financeiro. Eles ajudam a anotar todos os gastos e acompanhar o seu padrão de consumo. Além disso, é muito importante também que você estabeleça metas para o uso do seu dinheiro, evitando gastá-lo com coisas supérfluas.

Controle suas compras

Outro passo fundamental para saber como economizar dinheiro na faculdade é controlar o que você compra. A dica é sempre se organizar antes de tomar uma ação. Veja se você realmente precisa do item — será que não pode pegar emprestado com alguém ou se adaptar com algo que já tenha?

Caso ele seja, de fato, necessário, pesquise a melhor forma de adquirir. É possível pagar bem menos ao optar por itens seminovos. Quando essa estratégia não valer a pena, compare preços na internet antes de decidir a melhor loja para investir.

Priorize o lazer econômico

É muito comum que as pessoas queiram aproveitar bons momentos com os novos amigos que faz durante a faculdade. Mas é importante tomar alguns cuidados para que isso não signifique muitos gastos a mais.

Aproveite a condição de estudante para economizar no lazer. Você pode pagar menos em espetáculos, eventos artísticos e cinema. Também existe a possibilidade de economizar bastante ao optar por programas gratuitos — como eventos organizados pela própria faculdade ou em conjunto com os colegas.

Consiga financiamentos ou bolsas de estudo

Um dos gastos mais substanciais durante a faculdade é a mensalidade da instituição. Mas não se preocupe: também é possível economizar na faculdade particular. É para isso que existem os programas de financiamento e as bolsas próprias da faculdade — além dos do governo, com FIES e Prouni.

Na Anhanguera, além da parceria com o governo, há o financiamento privado, o PEP, e são oferecidas bolsas de estudo exclusivas para alunos.

Procure livros em sebos ou na biblioteca

Você já pensou em como economizar com livros na faculdade? O estudante está sempre precisando realizar as leituras solicitadas pelo professor ou adquirir materiais alternativos para aprofundar seus conhecimentos.

Nem sempre é preciso comprá-los. A biblioteca da sua faculdade certamente oferece uma ótima estrutura para realização de seus estudos. Pedir emprestado a um colega ou docente é outra opção interessante. Outra dica é comprar em sebos ou sites que vendem livros usados.

Leve seus próprios lanches

Comer fora uma vez ou outra pode parecer inofensivo para o seu planejamento financeiro, mas cozinhar em casa promove muita economia. Então, se o seu objetivo é saber como economizar na faculdade, considere essa opção.

Não é difícil o estudante se perder em meio à rotina e perceber que anda gastando muito dinheiro com lanches sem perceber. Afinal, na correria, optamos pelo mais prático. Entretanto, se você fizer as contas do quanto gastou com alimentação durante o mês pode acabar se assustando.

Com nossas dicas práticas para o dia a dia você consegue economizar na faculdade e até juntar um dinheiro. Esse equilíbrio financeiro é uma condição muito importante para conquistar boas condições de se dedicar aos estudos.

Falando em economizar, já pensou em aumentar sua renda? Veja como ganhar dinheiro sendo autônomo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content