EAD: tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo

melhor ead

EAD é a sigla para Ensino a Distância. Nele, os estudantes podem estudar de qualquer lugar, acessando as aulas pela internet. Esse modelo de ensino tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, oferecendo diversas vantagens para os alunos.

Já imaginou fazer um curso de Ciências Biológicas EAD? Ou ainda Radiologia EAD, que tem gerado diversas vagas ainda não ocupadas no mercado de trabalho? Entendi, você é mais do tipo de pessoa que procura um curso com super destaque e que todo mundo tem falado bem, como Marketing Digital EAD, certo?

Bom, qualquer que seja o curso que você tem procurado, o EAD está se tornando cada vez mais presente nas principais instituições de ensino.

Quer saber mais sobre essa modalidade cada vez mais procurada? Então, leia o conteúdo abaixo e vai até o final que tem uma surpresa te esperando!

As vantagens do EAD:

  • Praticidade: você pode estudar onde e quando quiser, basta ter acesso à internet.
  • Menor preço: as mensalidades são menores que as das faculdades presenciais.
  • Qualidade do ensino: o ensino a distância é regulamentado pelo MEC e oferece a mesma qualidade do presencial.
  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade EAD oferece todo o material didático online.
  • Diploma com mesma validade do presencial.

A diferença entre 100% online e semipresencial:

O EAD 100% online é o curso inteiro a distância. Já o semipresencial, são cursos híbridos, em que parte das aulas são online e outras presenciais. A modalidade semipresencial costuma ser mais comum para cursos da saúde, como enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outros. Isso porque é necessário usar instalações para aulas práticas, como laboratórios e equipamentos.

Por outro lado, cursos de tecnologia e de humanas têm a opção da opção 100% online.

estudante de licenciatura ead

Afinal, o EAD é para você?

Se você quer estudar, mas não tem tempo ou condições de frequentar uma faculdade presencial, o EAD é ideal para você. A modalidade de ensino a distância também é uma ótima opção para quem quer se especializar ou fazer uma pós-graduação.

Vale ressaltar que, apesar de todas as vantagens, é preciso muita disciplina para estudar em casa. Por isso, é importante ter organização e foco para não se atrasar com os prazos das aulas e dos trabalhos.

Ter um ambiente silencioso e privado é ideal para se concentrar nos estudos. Além disso, é fundamental ter um bom acesso à internet e um computador ou celular com aplicativos para estudar. Afinal, se durante os estudos ocorrerem interrupções, isso pode atrapalhar o seu aprendizado.

O EAD também é uma excelente saída para quem precisa economizar sem abrir mão de se qualificar: as mensalidades são menores que as das faculdades presenciais e, em alguns casos, é possível parcelar o valor da matrícula. Além disso, não há gastos com transporte e alimentação fora de casa.

YouTube video

Qualidade das aulas EAD:

As aulas EAD são elaboradas por professores especialistas na área e geralmente contam com videoaulas, que ficam disponíveis para serem assistidas a qualquer momento. Nessas videoaulas, o professor apresenta o conteúdo de cada aula de maneira clara e didática.

Além das videoaulas, os alunos também contam com apostilas, textos e outros materiais para estudo. Esses conteúdos ficam disponíveis no Ambiente Virtual.

É importante que os alunos lembrem e se organizem para fazer os exercícios, trabalhos e provas a tempo. Essa atitude irá consolidar o aprendizado, além de ser uma exigência do curso.

Dúvidas frequentes sobre a modalidade EAD:

– Quanto custa fazer uma faculdade EAD?

As mensalidades são menores que as das faculdades presenciais. Isso ocorre pela diminuição de custos para a manutenção do curso, como uma unidade física ou o consumo de energia do local.

– O diploma de graduação tem o mesmo valor do presencial?

Sim. O diploma de graduação tem o mesmo valor do presencial, inclusive para efeitos de concursos públicos.

– É possível fazer provas presenciais?

Sim, dependendo do curso, há provas presenciais. Consulte a sua unidade ou polo para tirar essa dúvida.

– É necessário ter um computador para fazer o curso a distância?

Sim, é importante que o aluno tenha um bom acesso à internet e um computador para assistir às videoaulas e fazer os trabalhos.

– Como funciona o atendimento presencial?

O atendimento presencial é opcional, mas é importante para tirar dúvidas sobre o curso. Além disso, alguns cursos têm aulas práticas que só podem ser feitas presencialmente. Consulte a sua unidade ou polo para tirar essa dúvida.

– É preciso comparecer a todas as aulas?

É importante fazer o máximo de aulas possível. Afinal, é a sua evolução que está em jogo, certo? Entretanto, se você precisar faltar em alguma aula por motivos de saúde, profissionais ou pessoais, trazer um atestado irá abonar a ausência.

– Como são os vestibulares para o EAD?

Os vestibulares para o EAD seguem o mesmo formato dos vestibulares tradicionais. O candidato deve fazer uma prova com questões de múltipla escolha e uma redação. Na Anhanguera, você também pode usar a sua nota do Enem para começar a graduação!

– É obrigatório fazer estágio?

Depende do curso. Alguns cursos, como Engenharia, Arquitetura e Direito, são regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e precisam obrigatoriamente do estágio para a graduação. Outros cursos não têm essa obrigação.

– Posso trancar o curso?

Sim, é possível trancar o curso por motivos pessoais, profissionais ou familiares. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria da sua unidade ou polo.

– É possível fazer graduação EAD e trabalhar?

Sim, é possível. No entanto, é importante que você se organize para não deixar os estudos de lado. O ideal é que você reserve um tempo para estudar todos os dias, sempre que possível.

EAD na Faculdade Anhanguera:

A Faculdade Anhanguera oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação EAD. Os alunos têm acesso às aulas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para ter acesso à s aulas, basta fazer o login no portal da Anhanguera e, em seguida, acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Lá, você encontrará todo o material didático para estudo.

Na Anhanguera, você pode estudar com qualidade, segurança e praticidade. Além disso, a faculdade oferece descontos para alunos EAD.

Ah, lembra que comentei de ter uma surpresa para você? Sabia que usando sua nota no Enem você pode conseguir até 100% de bolsa para sua graduação EAD? Confira nesta calculadora o quanto sua pontuação na prova te dá de desconto!

E se você quiser se inscrever no vestibular da Anhanguera, clique neste link. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje 😀

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.