Psicologia ou Administração? Qual área devo seguir?

Psicologia ou Administração

Está na fase de escolher o curso superior e ficou na dúvida entre Psicologia ou Administração? Saiba que não há nada de errado nessa indecisão, pois os dois cursos têm muita coisa em comum! A melhor saída para tomar uma decisão segura é comparar as duas formações e perceber com qual você mais se identifica.

Quer uma ajudinha? Neste post, nós da Anhanguera separamos o que você precisa saber sobre o curso de Psicologia e o curso de Administração. Confira as diferenças entre as duas graduações, o que as une no mercado de trabalho e o que considerar para escolher uma delas. Acompanhe e tire suas dúvidas!

New call-to-action

Entenda como é a faculdade de Psicologia

Na Anhanguera, o curso de Psicologia tem duração mínima de 5 anos, sendo oferecido na modalidade de ensino presencial. A graduação é dividida em dois ciclos. No ciclo básico, o aluno passa pelas disciplinas mais técnicas e teóricas. No ciclo profissionalizante, o aluno começa a aplicar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da sua formação.

O curso de Psicologia é uma das opções situadas nas Ciências Humanas. Então, os alunos estudam durante boa parte do curso assuntos relacionados à história da Psicologia e os métodos desenvolvidos na área, antropologia e a Psicologia relacionada a outros campos das humanidades.

Por outro lado, a grade curricular também apresenta estudos sobre enfermidades psicológicas e abordagens terapêuticas. Confira algumas disciplinas da grade:

  • Desenvolvimento Humano;
  • Formação Integral em Saúde;
  • História da Psicologia;
  • Matrizes do Pensamento em Psicologia – Psicanálise;
  • Método de Pesquisa em Psicologia;
  • Diagnóstico e Intervenção em Psicologia;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Para obter o diploma, o aluno passa pelas disciplinas de estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio em Psicologia pode acontecer em clínicas, hospitais, escolas, instituições jurídicas, empresas etc. Aqui na Anhanguera, a mensalidade começa a partir de R$ 455,04.*

Saiba como é a faculdade de Administração

O curso de Administração da Anhanguera tem duração mínima de 4 anos e é oferecido na modalidade de ensino presencial e semipresencial. Como as áreas da Administração são abrangentes, o aluno, durante a graduação, tem uma visão geral dos processos realizados dentro de uma empresa, como os desafios, os cargos e as responsabilidades administrativas.

O Bacharelado em Administração passa por diversas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, finanças e tecnologia, entendendo como elas interagem nos processos administrativos de uma empresa. Veja algumas disciplinas da grade curricular de Adm:

  • Teorias da Administração;
  • Gestão de Pessoas;
  • Matemática Financeira;
  • Contabilidade Introdutória;
  • Modelos de Gestão;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Desenvolvimento de Pessoas.

Assim como em Psicologia, o aluno passa pelas disciplinas de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma. O estágio em Adm pode acontecer em diferentes áreas de uma empresa, como Recursos Humanos (RH), Finanças, Logística etc. Aqui na Anhanguera, as mensalidades começam a partir de R$ 279,03*.

Conheça o mercado de trabalho para as duas áreas

Comparando os cursos de Psicologia e Administração, fica evidente que são opções bem diferentes. Um curso é mais voltado para os estudos do comportamento humano, enquanto o outro está mais relacionado à gestão de empresas.

O recém-formado em Psicologia encontra um mercado de trabalho com vasto campo de atuação. Além da clínica, o profissional pode atuar em faculdades, escolas, serviço público, RH de empresas e muito mais.

Quem se forma em Administração também encontra um leque diversificado de empresas em que pode trabalhar: empresas da indústria, do comércio ou do setor de serviços, nacionais e multinacionais, consultor e empreendedor do próprio negócio.

Embora Psicologia e Administração sejam diferentes, os profissionais das duas áreas encontram soluções conjuntas quando precisam lidar com desafios que envolvem soluções em grupo, comunicação e relações interpessoais. Dentro das empresas, veja alguns processos que demandam esses assuntos:

  • processos de recrutamento e seleção;
  • orientação profissional e planejamento de carreira;
  • atividades de gestão de pessoas;
  • análise dos consumidores.

Esses são exemplos de processos empresariais que contam com a contribuição de profissionais da Administração e da Psicologia.

Descubra como escolher entre Psicologia ou Administração

Agora, veja nossas dicas para conseguir avaliar melhor a decisão entre Psicologia e Administração.

Avalie suas preferências e habilidades

Perceba qual dos cursos mais parece agradável de estudar e qual deles mais se encaixa nas habilidades que você quer desenvolver profissionalmente. Para isso, é importante conhecer bem as disciplinas da grade curricular e as possibilidades de atuação que os recém-formados encontram no mercado de trabalho.

Você pode se interessar muito pelo comportamento humano e não se dar tão bem com contas matemáticas. Se é o seu caso, escolhendo Psicologia, você se aprofunda no estudo da mente humana, e quase não vai encontrar matemática no seu caminho.

Pense nas suas expectativas com o trabalho

Outro cuidado importante é pensar no que você espera para o futuro, não só logo depois da graduação, mas também em longo prazo, quando você puder usufruir de alguns anos de carreira.

Um bom exercício para conseguir pensar nessas questões é se perguntar sobre o padrão de vida que você quer ter, se você pretende ter uma vida luxuosa e sacrificar preferências pessoais para crescer na profissão. Com as respostas, veja qual é a trajetória que os profissionais precisam percorrer em cada área para chegar aonde você almeja.

Avalie com cuidado a instituição de ensino

Uma boa formação superior depende diretamente da qualidade do ensino oferecido pela instituição. Ao escolher bem a faculdade, você consegue saber onde vai fazer o vestibular de Administração ou de Psicologia.

Então, veja se o curso que você tem em mente é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) em determinada faculdade. Se você pensa em entrar na Anhanguera, pode ficar tranquilo! Todos os nossos cursos de graduação são reconhecidos e bem-avaliados pelo MEC.

Os alunos da Anhanguera também têm acesso exclusivo ao Canal Conecta. Trata-se de um portal online que reúne vagas de trabalho em todo o país, além da Aula Destaque, ministrada por profissionais de sucesso em suas áreas, seja de gestão, seja de saúde.

Inscreva-se no vestibular!

Neste post, vimos o que o estudante precisa pesar na hora de escolher entre os cursos de Psicologia ou de Administração. Você também viu que escolher o curso superior envolve selecionar bem a instituição de ensino. O suporte da faculdade garante que você encontre boas oportunidades de trabalho ainda na graduação.

Aproveite para garantir sua vaga no curso que você escolheu, inscrevendo-se no vestibular online da Anhanguera. Esperamos por você!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.