Pesquisar

Como conquistar o primeiro emprego ainda na faculdade?

vozes que impactam

Um dos maiores desafios para recém-formados é conquistar o primeiro emprego sem ter experiência. O mercado valoriza quem já tenha uma base, chegando preparado para lidar com as situações do dia a dia. E isso pode gerar insegurança em quem ainda está construindo o seu caminho.

Uma das formas de conseguir se preparar é começar a trabalhar mesmo enquanto estuda na faculdade. Mas, como conseguir isso, sem ter a sua primeira oportunidade? Com as estratégias certas, é possível se destacar, mostrar seu potencial e dar os seus primeiros passos rumo à sua independência financeira e realização profissional.

Vamos mostrar tudo que você precisa saber para desbloquear essa conquista. Confira a seguir!

Por que buscar um emprego ainda durante a graduação?

Conquistar um emprego enquanto ainda está na faculdade pode ser um divisor de águas na sua futura carreira profissional. Além de ter uma renda extra enquanto estuda, você vai sair à frente dos seus concorrentes no futuro, conseguindo uma vantagem competitiva.

Mas, por que já adiantar esse processo? Separamos os principais motivos pelos quais vale tanto a pena dar esse passo quanto antes!

Benefícios profissionais

Trabalhar durante a graduação é o primeiro passo para conseguir a experiência prática que tantos recrutadores valorizam. Afinal, muitas pessoas demoram para conseguir o primeiro emprego como graduado justamente pela falta de experiência no currículo.

Claro que vale a pena focar no que será sua área de atuação, mas mesmo que o cargo não seja diretamente ligado ao curso, você poderá aproveitar essas oportunidades para desenvolver habilidades que serão estratégicas para o mercado de trabalho:

  • Organização;
  • Trabalho em equipe.
  • Gestão de tempo;
  • Colaboração.

Além disso, esse é um excelente momento para começar a construir um networking poderoso. As conexões que você fará no estágio ou no emprego podem abrir muitas portas no futuro e, até mesmo, indicá-lo para novas oportunidades.

E não é só isso: com a renda extra que você terá nessa fase, poderá tanto ter mais autonomia e segurança e, também, poder investir na sua formação. Por exemplo, pagar inscrições de cursos complementares ou participação em eventos.

Currículo que se destaca em processos seletivos

Quem começa a trabalhar durante a faculdade sai na frente na maioria dos processos seletivos, especialmente por ter um currículo já com maior experiência. Além disso, os contratantes identificam isso como um exemplo de como você é comprometido, organizado e capaz de equilibrar responsabilidades.

Mesmo quando a vaga exige pouco tempo de experiência, ter algo para mostrar faz a diferença. Além disso, dependendo do emprego que tiver, você terá maior segurança para falar sobre seus pontos fortes, habilidades desenvolvidas e resultados alcançados, se destacando em entrevistas.

Criação de um perfil proativo

Muitas empresas têm programas justamente voltados para quem está cursando a graduação. Quando você se candidata a elas, mostra que é uma pessoa de atitude e proatividade e que quer começar a investir na sua carreira o quanto antes.

Afinal, mostrar interesse e correr atrás da sua primeira experiência é um sinal claro de que está preparado para aprender e crescer ainda mais. 

rapaz em entrevista
Participar de programas de empresas ajuda você a ganhar a primeira experiência de trabalho

Quais são os primeiros passos para conseguir uma vaga?

Para conseguir a primeira vaga, quando ainda não há experiência anterior, você precisará compensar com outras estratégias para demonstrar o que tem a oferecer. E isso precisa ser comunicado da forma certa.

Tudo começa com uma preparação bem feita. E não estamos falando apenas de currículo! Mas, também, com autoconhecimento, planejamento e uso inteligente das ferramentas certas. 

Vem com a gente ver cada um desses passos!

Faça um currículo estratégico

Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional, isso não quer dizer que você não poderá ter um currículo forte. Nesse caso, foque em tudo que já está aprendendo na graduação e em cursos extras.

O mais importante é mostrar que você está em movimento, se desenvolvendo e pronto para trazer para seus conhecimentos nas atividades que vai realizar no emprego. 

Algumas dicas para isso são:

  • Liste o curso que está fazendo e outros cursos complementares;
  • Mencione as disciplinas que já realizou que estão ligadas com a vaga desejada;
  • Liste participações em projetos, trabalhos, grupos de pesquisa, entre outros;
  • Mencione participações em eventos, palestras e semanas acadêmicas.

Além disso, vale a pena mencionar questões como experiências informais (como ajudar na empresa da família) ou realizar um trabalho voluntário. O objetivo é mostrar sua vontade de aprender e colocar a mão na massa, algo que é muito valorizado por empresas que contratam estudantes na graduação.

Quer conhecer quais são os três maiores segredos para gerar um currículo de impacto? Nós temos um vídeo que explica isso passo a passo em nosso canal!

Play video Play video

Tenha uma presença marcante nos sites de vagas

Hoje em dia, o seu currículo não deve estar apenas em um PDF. É preciso, também, estar presente nos espaços voltados para busca de vagas e construir uma presença marcante, que chamará a atenção dos recrutadores.

Algumas dicas que vão ajudar a dar um up no seu perfil são:

  • Selecione uma foto profissional;
  • Faça uma bio objetiva dizendo quem você é e o que está buscando.;
  • Liste sua formação, experiências (mesmo que informais e voluntariado), cursos e certificações.

Preencha todos os campos com atenção, mantendo seus dados sempre atualizados. Muitos deles permitem que você possa selecionar o que está em busca de um primeiro emprego ou vaga de estágio, sendo prioridade para empresas em busca desse perfil.

Porém, é importante saber escolher bem o portal que vai trazer as melhores oportunidades, de forma inteligente e que vai aumentar suas chances de contratação. 

No Emprega.AI, você encontra as vagas voltadas para o seu perfil, além de todas as funcionalidades que ajudarão a dar um gás nas suas chances de contratação!

Busque oportunidades voltadas para graduandos

Nem sempre o primeiro emprego virá com carteira assinada e carga horária cheia, e está tudo bem! Então, que tal investir em estágios, programas de jovem aprendiz e até freelas já são ótimos pontos de partida.

Além de ajudar a desenvolver suas habilidades na prática, essas experiências mostram ao mercado que você é alguém comprometido com seu crescimento profissional.

rapaz fazendo projeto de design
Os freelas ajudam a desenvolver habilidades e ganhar experiências

Os estágios são ideais para quem está no Ensino Superior. Eles conectam o que você aprende em sala de aula com as rotinas da profissão.

Já os programas de jovem aprendiz são oportunidades formais para quem ainda está terminando o Ensino Médio ou, então, fazendo um ensino profissionalizante, permitindo aliar o aprendizado técnico e prático ao mesmo tempo.

Algumas áreas permitem, também, que você realize trabalhos como freelancer. É o caso, por exemplo, de Design, Tecnologia da Informação, Edição de Vídeo, Desenvolvimento de Jogos, entre outros. Aproveite, neste caso, a oportunidade para montar seu portfólio.

Cada passo conta. Seja qual for o caminho, essas experiências ajudam a construir seu currículo, sua confiança e sua rede de contatos. E isso já é um grande diferencial no mercado.

Peça orientação de professores e coordenadores

Tenha consciência de um ponto: quem está na faculdade não está sozinho nessa jornada. Os professores e coordenadores podem ser grandes aliados.

Muitos deles possuem uma forte vivência no mercado, além de terem muitos contatos profissionais. Além disso, a bagagem deles permite que eles saibam exatamente o que as empresas estão buscando em novos talentos.

Então, não tenha vergonha: se aproxime, tire dúvidas, peça dicas de onde e como procurar vagas, quais áreas estão aquecidas e, até mesmo, aproveite a oportunidade para revisar seu currículo com eles. Eles estão acostumados a auxiliarem nisso.

Além disso, os professores geralmente sabem sobre processos seletivos que nem sempre são muito divulgados. Então, se você ainda não falou com o seu coordenador sobre o seu interesse na área, esse é um excelente momento para isso.

Conte com o Emprega.AI

Unir tecnologia e maior facilidade para conquistar sua vaga de emprego ainda na graduação é juntar o melhor dos mundos. Com o Emprega.AI, isso é possível!

Ele conecta os estudantes e formados com as melhores oportunidades de emprego, usando a Inteligência Artificial tanto para otimizar o seu currículo quanto para buscar as vagas mais alinhadas com seu perfil.

Entre as funcionalidades do Emprega.AI, estão:

  • Currículo personalizado e otimizado para ser lido pelas principais ferramentas de leitura feita por Inteligência Artificial, utilizada pelos recrutadores;
  • Recomendação de vagas personalizadas, com uso de diversos filtros para facilitar a visualização das vagas;
  • Simulador de entrevistas, que ajudarão a melhorar seus resultados em entrevistas
  • Acesso ao maior catálogo de vagas do Brasil.

Além disso, o podcast do Emprega.AI está cheio de conteúdos exclusivos e com uma pegada super didática, trazendo as melhores dicas para ajudá-lo nesse processo!

Onde procurar oportunidades?

Quando os estudantes começam a buscar o primeiro emprego, uma dúvida comum é: “por onde eu começo?”. A boa notícia é que existem diversos canais que facilitam o acesso às vagas voltadas para quem está na graduação.

Mas, para isso, é importante saber tanto onde procurar, quanto como se destacar. E, claro, vamos também mostrar quais são os melhores caminhos para ajudá-lo nisso!

Portais de vagas

Os portais de vagas são excelentes pontos de partida para quem está começando. Além da facilidade de poder filtrar as oportunidades mais alinhadas com o seu perfil, você poderá receber as notificações com vagas interessantes assim que elas forem lançadas.

homem abrindo LinkedIn pelo celular
Os portais de vagas reúnem oportunidades e permitem filtros por interesse

Nesses sites, você pode selecionar:

  • Tipo de vaga: estágio, jovem aprendiz, CLT, freelance, contratação como PJ;
  • Área de atuação;
  • Modelo de trabalho: remoto, híbrido ou presencial.

Assim, fica bem mais fácil encontrar uma vaga que se encaixe com o seu perfil e, também, com a rotina de quem está fazendo faculdade.

Eles também permitem que você salve vagas de interesse, crie alertas personalizados e acompanhe o status das suas candidaturas. O segredo está em manter seu perfil completo, atualizado e com palavras-chave que as empresas buscam.

Centro de carreira

Os centros de carreira são feitos, justamente, para facilitar que os estudantes conquistem o seu primeiro emprego, além de dar suporte personalizado para organizar seu currículo, simular entrevistas, revisar seu perfil e portais e indicar vagas exclusivas em empresas parceiras.

Além disso, por estarem ligados diretamente à sua instituição, os centros de carreira conhecem o seu curso, os diferenciais da sua formação e os setores que mais contratam alunos da sua área. Ou seja, conseguem direcionar melhor as oportunidades com base no seu momento.

Emprega.AI

O Emprega.AI é o seu aliado nessa jornada, diminuindo seu tempo e esforço para conquistar a oportunidade dos sonhos. Afinal, procurar vagas de trabalho durante a faculdade, em muitos momentos, é cansativo e pode tomar tempo que você usaria para adiantar um trabalho, estudar para provas ou, até mesmo, relaxar.

Com o Emprega.AI, você terá acesso não só as melhores vagas, com mais de 450 mil oportunidades em todo o país, mas a diversas funcionalidades que vão dar um up no seu perfil. Confira as principais a seguir!

Plataforma de vagas completa

Você poderá pesquisar vagas em todo o país, atualizadas diariamente com pesquisas feitas por IA em milhares de portais. Além disso, a plataforma filtra as oportunidades encontradas, garantindo que terá acesso apenas a vagas reais e que dão match, de fato, com seus interesses, competências e habilidades.

Criação e análise de currículo inteligente

Envie suas informações para o portal e a ferramenta de Inteligência Artificial vai sugerir alterações que ajudarão a deixar seu currículo mais interessante e, também, vão passar pelos leitores automatizados dos recrutadores. 

Aproveite a ferramenta para corrigir aqueles deslizes de ortografia, gramática e estrutura, que podem prejudicar sua imagem no processo seletivo!

Simulador de entrevistas

As entrevistas deixam muitos candidatos ansiosos, especialmente os que estão passando por isso pela primeira vez. Com o simulador da Emprega.AI, você gravará um vídeo respondendo às perguntas que mais aparecem nessa fase e a ferramenta apontará sugestões de melhoria.

Assim, você chegará preparado e, principalmente, mais seguro, para enfrentar essa fase e arrasar!

Assistente virtual

Tem dúvidas sobre a sua carreira? Quer saber quais habilidades você precisa desenvolver nessa jornada, para conquistar uma vaga de emprego ainda na faculdade? Converse com o assistente virtual e receba as melhores sugestões para isso.

Idealizador de carreira

É comum que, quem está começando na área, fique um pouco perdido sobre para onde ir. Com a funcionalidade de idealizador de carreira, você terá acesso a quais são os caminhos mais percorridos por quem já tem sucesso na sua área, ajudando a traçar estratégias para seu crescimento profissional.

blocos com perguntas ao lado de três filas de blocos com setas
O idealizador de carreiras mostra os caminhos mais seguidos na sua área

Sugestões de cursos

Um currículo com cursos que complementam seu perfil aumenta suas chances de ser aprovado em um processo seletivo. Com essa funcionalidade, você receberá indicações de formações complementares, que vão destacá-lo na análise de currículo e entrevistas.

Se você está pronto para dar o primeiro passo no mercado de trabalho, o Emprega.AI pode te conectar com oportunidades alinhadas ao seu curso. Crie seu perfil gratuitamente e aumente suas chances de ser contratado!

Como se destacar em processos seletivos mesmo sem experiência?

A falta de experiência deixa muitos graduandos assustados ao buscarem suas primeiras vagas. Porém, os recrutadores estão conscientes dessa situação e, nesse caso, estão atento a outros fatores que demonstram seu potencial, como proatividade, organização, habilidades técnicas e capacidade de trabalhar em equipe.

Mas, como conseguir se destacar nesse cenário? A seguir, vamos mostrar como fazer isso!

Valorize as atividades acadêmicas

Para quem ainda não teve o primeiro emprego, mesmo que informalmente, o ideal é explorar ao máximo as experiências desenvolvidas ao longo do curso, porque elas contam muito! 

Trabalhos em grupo que podem gerar portfólios, seminários, projetos de extensão e, até mesmo, o que você produzir no seu TCC de forma prática são formas concretas de mostrar habilidades importantes, como:

  • Saber se comunicar;
  • Saber se planejar;
  • Resolver problemas;
  • Lidar com prazos.

Na hora de montar seu currículo, ou se apresentar em uma entrevista, não subestime essas experiências. Explique o que você fez, quais foram os resultados, como contribuiu para o grupo e o que aprendeu no processo.

Por exemplo, fez um trabalho para uma disciplina? Use isso a seu favor em uma entrevista, como “Coordenei a apresentação de um projeto interdisciplinar para mais de 50 colegas, com foco em soluções sustentáveis para pequenas empresas da região”. Percebe como soa profissional? Com o jeito certo de contar, sua experiência acadêmica pode (e deve) brilhar.

Envolva-se em atividades extracurriculares

Envolver-se em atividades fora da sala de aula também gera um bom diferencial. Então, não deixe de participar de monitorias, centros acadêmicos, empresas juniores, iniciações científicas, projetos voluntários ou outras atividades que sua faculdade disponibiliza.

Isso mostra que você tem iniciativa, responsabilidade e vontade de crescer. Essas experiências ensinam muito sobre trabalho em equipe, liderança, comunicação e organização.

Por exemplo, ser monitor em uma disciplina mostra domínio do conteúdo da matéria, além da capacidade de comunicar de forma didática para outras pessoas. Essa é uma habilidade muito importante para uma futura liderança.

E se você já participou de ações sociais ou comunitárias, isso também vale. Experiências de voluntariado demonstram empatia, capacidade de resolver problemas em diferentes contextos e senso de compromisso com causas maiores. 

Ah, e claro, escolha uma instituição de ensino que ofereça todas essas possibilidades para a sua carreira! Quanto mais experiências ela disponibilizar para os alunos, mais forte ficará o seu currículo.

Desenvolva suas soft skills

Quando falamos em conquistar o primeiro emprego, as soft skills (ou habilidades comportamentais) têm um peso enorme. Isso porque, mais do que domínio técnico, você precisará estar preparado para lidar com os desafios do ambiente de trabalho.

moça montando calendário
Desenvolver soft skills ajuda a lidar com os desafios do dia a dia

As principais soft skills para quem está começando são:

  • Comunicação: saber se expressar com clareza, tanto na fala quanto na escrita;
  • Proatividade: atitude para buscar soluções e não esperar que alguém diga o que deve ser feito;
  • Organização: saber priorizar tarefas, cumprir prazos e manter uma rotina produtiva.

Essas competências podem ser desenvolvidas durante a graduação por meio das atividades que já listamos neste artigo. E o melhor: você pode citar exemplos reais dessas situações no seu currículo e nas entrevistas, mostrando que já está preparado para o mundo do trabalho.

Dicas para manter o equilíbrio entre estudos e trabalho

Conquistar um emprego enquanto está na faculdade é um desafio, mas outro ainda maior é mantê-lo, sem comprometer os seus estudos. Afinal, vai ser preciso conciliar prazos, aulas, provas e demandas profissionais, o que exige organização, disciplina e, principalmente, autocuidado. 

A boa notícia? Com algumas estratégias práticas, é totalmente possível manter esse equilíbrio sem abrir mão do seu rendimento acadêmico ou da sua qualidade de vida.

Separamos a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo a lidar com isso de forma equilibrada!

Organize a sua rotina

Se tem algo que faz diferença nesse momento, é ter clareza sobre o seu tempo. Ter uma rotina bem planejada evita atrasos, sobrecarga ou esquecer trabalhos e atividades de trabalho importantes.

Para evitar conflitos de agenda, vale a pena usar a ferramenta de organização de tempo que você se adapta melhor, seja ela física ou digital. Entre as opções, estão:

  • Planners e agendas físicas;
  • Google Agenda;
  • Notion;
  • Trello;
  • Aplicativos de foco (Forest e Focus To-Do).

Uma dica é definir blocos de tempo para cada atividade, priorizando tarefas com prazos mais próximos ou de maior impacto. Deixe também espaço para pausas. Elas são importantes para ajudar a manter a produtividade e o foco ao longo do dia.

A chave aqui não é “fazer tudo”, mas organizar o essencial com inteligência. Isso já coloca você vários passos à frente.

Comunique-se com professores e gestores

Faça com que seus professores e gestores saibam da sua dupla jornada. Acredite, eles estão mais abertos do que você imagina, quando veem esforço e comprometimento por parte do aluno.

Converse com professores sobre sua rotina e, sempre que possível, antecipe prazos ou negocie entregas. Já no trabalho, avise com antecedência sobre provas, semanas de avaliação ou compromissos acadêmicos que não podem ser adiados.

Esse diálogo demonstra responsabilidade e pode, até mesmo, facilitar ter apoio quando estiver mais sobrecarregado. Assim, é possível passar por esse período com mais segurança e apoio de todos os envolvidos.

Cuide da sua saúde mental

Nem só de prazos e metas vive um bom profissional e aluno. Se a sua mente não estiver bem, todo o resto começa a desmoronar. Por isso, cuidar da saúde mental é tão importante quanto estudar ou trabalhar.

Reserve momentos para descansar de verdade. Isso inclui pausas longe das telas, noites bem dormidas e investir em atividades que tragam conforto e bem-estar para você, como ver um filme, caminhar no parque ou conversar com alguém de confiança.

Se sentir que as coisas estão acumulando demais, busque apoio psicológico. Inclusive, muitas faculdades oferecem atendimento gratuito ou com valores acessíveis para os alunos.

Veja também: descubra se teste vocacional realmente funciona!

Fique atento para não se sobrecarregar

Quando assumimos muitas responsabilidades, podemos demorar a perceber os sinais de alerta do nosso próprio corpo e mente. Por exemplo, se você começar a sentir um cansaço extremo, irritação frequente, dificuldade de concentração e falta de motivação, pode ser que esteja chegando no seu limite.

Por isso, fique atento ao seu ritmo. Se perceber que não está conseguindo dar conta de tudo, repense sua rotina. Não tenha medo de dizer “não” quando necessário. Às vezes, recuar um pouco hoje é o que permite seguir firme amanhã. O equilíbrio é o que sustenta o seu crescimento a longo prazo.

Estabeleça prioridades realistas

Você não precisa dar conta de tudo ao mesmo tempo, e está e tudo bem! Organizar sua rotina com base em prioridades ajuda a tomar decisões mais inteligentes sobre onde colocar sua energia.

Defina metas semanais, entenda quais compromissos são mais urgentes e o que pode esperar. Saber priorizar é uma habilidade valiosa tanto nos estudos quanto na carreira. E lembre-se: qualidade é mais importante que quantidade.

Busque apoio da sua rede

Conciliar faculdade e trabalho é um grande desafio, mas você não precisa enfrentar isso sem apoio. Converse com sua família, amigos, colegas e professores. Às vezes, uma conversa sincera pode render apoio, alívio emocional ou, até mesmo, conselhos que podem mudar sua perspectiva sobre a situação.

Ter uma rede de apoio faz toda a diferença. Além de oferecer suporte, ela também reforça sua confiança e te lembra que você está cercado(a) de pessoas torcendo pelo seu sucesso.

Comece já a buscar seu primeiro emprego antes de começar a faculdade com o Emprega.AI!

Começar cedo na vida profissional pode mudar o rumo da sua carreira. Quanto antes der os primeiros passos, mais preparado estará para conquistar seu lugar no mercado com autonomia, confiança e estabilidade.

Com a Anhanguera, você fica um passo à frente, com o Emprega.AI. Conheça mais sobre a plataforma e avance rumo aos seus sonhos profissionais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Presencial, EAD ou Semipresencial
Banner Pod Universitário