8 dicas para fazer um resumo profissional no currículo

homem fazendo resumo profissional no currículo

O currículo é o documento pelo qual o profissional pode alcançar seus objetivos profissionais e conseguir a vaga dos sonhos. Mas muitos sentem dúvidas sobre como fazer um resumo de qualificações no currículo e, principalmente, como redigir o trecho da carta de apresentação.

Primeiramente, vale esclarecer que a etapa se refere à sintetização da sua orientação vocacional e das experiências relevantes que adquiriu em outros cargos e instituições.

A abordagem tem como propósito indicar ao recrutador um breve resumo sobre as conquistas ao longo da carreira e mostrar que o seu perfil se encaixa nas exigências do cargo em questão. Nessa etapa, ainda, é possível revelar competências e habilidades importantes para as atividades propostas pela empresa almejada.

Pensando na importância do resumo profissional em processos seletivos, elencamos aqui na Anhanguera 8 dicas para a elaboração de uma síntese atrativa e relevante. Confira!

Seja objetivo

A objetividade é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes a serem observados para a elaboração do resumo profissional. Afinal, via de regra, o recrutador precisa analisar diversos currículos de uma só vez.

Especialmente diante de um contexto de alta procura por boas vagas no mercado, isso faz com que informações complexas passem despercebidas em razão do grande envio de propostas.

Assim, oferecer descrições objetivas, concisas e relevantes faz com que você ganhe pontos no processo de seleção. Isso porque dados claros e objetivos, nessa hipótese, tendem a ser lembrados com maior facilidade. Portanto, busque inserir no currículo apenas palavras-chave indispensáveis para o relato profissional, por mais que você tenha mais a dizer.

Chamando a atenção dos recrutadores nessa fase inicial de análise de currículos, possivelmente existirá uma outra chance para falar mais sobre o seu perfil e explorar outros pontos.

Inclua seu histórico profissional

Para elaborar um bom resumo de qualificações no currículo, inicie incluindo um breve histórico da sua carreira, mencionando passagens em cargos similares ao pretendido na seleção e experiências relevantes no mercado de trabalho.

Para tanto, não deixe de seguir as dicas relacionadas à objetividade e destacar essas informações em uma ou duas frases. Descrever muitos detalhes pode deixar o material cansativo e desinteressante.

Se você conta com histórico amplo, vale citar os anos de experiência. Isso será importante para que o recrutador avalie conhecimentos práticos adquiridos previamente e, desse modo, identifique de que forma o profissional pode contribuir para os resultados do negócio.

Confira o exemplo a seguir: “Experiência de 7 anos na área da advocacia trabalhista, especialmente no acompanhamento de processos junto à Justiça do Trabalho”. Veja que essas palavras dão uma ideia geral sobre o histórico profissional, sem ficar preso a detalhes que poderão ser consultados em outra ocasião.

Inclua sua formação educacional

Outra dica para fazer seu resumo profissional é, após redigir o histórico, incluir a formação educacional. Nesse sentido, o foco está em falar do ensino superior ou técnico, ainda que incompleto. Indique a instituição na qual se desenvolveu o curso, o período de estudos e a área de interesse.

Essas informações serão importantes para que o recrutador consiga direcionar você para cargos específicos e adequados ao seu conhecimento. Pode acontecer de outras vagas abertas serem relacionadas com a sua formação ou, ainda, de você não evoluir no processo seletivo por não ter o nível de instrução esperado.

Se você conta com certificações extras e que possam demonstrar aptidões interessantes para as atividades desenvolvidas na empresa, é possível inseri-las de maneira breve para complementar o seu resumo. Indique a respectiva instituição emitente, o ano de conclusão da experiência e a carga horária.

Apresente suas habilidades e competências

O próximo passo é apresentar as suas competências profissionais que vão contribuir para o exercício do cargo em questão. Se você já fez teste de aptidão, poderá desenvolver essa etapa com maior facilidade ao inserir habilidades naturais identificadas na avaliação e compatíveis com o perfil profissional buscado pela empresa.

Se for trabalhar em uma multinacional, por exemplo, dê ênfase à facilidade em línguas estrangeiras. Se a vaga for na área de Recursos Humanos (RH), saliente habilidade em comunicação interpessoal, e assim por diante.

Nesse caso, é bom ressaltar a importância de ler atentamente a descrição da vaga, procurando compreender o que pode ser considerado indispensável pelo recrutador. Para ter uma ideia, ter carteira de motorista é um detalhe importante em muitas situações, sobretudo quando o cargo exige disponibilidade para viajar.

Foque somente o que é importante para a sua carreira atual

Como vimos, uma das dicas mais importantes para elaborar um bom resumo profissional é atribuir destaque e priorizar os tópicos mais relevantes para a vaga almejada na empresa.

Ao personalizar a descrição de acordo com o cargo, sem dúvidas você terá chances elevadas de ser lembrado pelo recrutador com o perfil compatível para a vaga em aberto.

Por essa razão, não é recomendada a utilização de modelos online de descrição. Usar algumas referências pode ser positivo para não ficar perdido, mas é essencial que o resultado final do seu resumo seja personalizado e coerente com os seu objetivo profissional.

Portanto, é importante exercitar seu autoconhecimento para ter isso em mente. Desse modo, você poderá selecionar palavras-chave condizentes com as suas habilidades e perspectivas de carreira. Esse “norte” profissional é um fator determinante para uma trajetória em busca do sucesso e da concretização dos seus propósitos, ainda que você escolha mudar de caminho no futuro.

Revise a língua portuguesa

A existência de muitos erros ortográficos ou de pontuação em seu currículo faz com que ele perca a credibilidade aos olhos do recrutador. Afinal, isso pode atribuir a ideia de pouco comprometimento com o cargo ou desconhecimento em leitura, em escrita e em interpretação.

Esse é um requisito básico para todas as áreas, não somente para quem pretende trabalhar com Letras, Comunicação, Jornalismo ou carreiras semelhantes. Então, revise ao menos duas vezes o seu resumo profissional, assim como a carta de apresentação ou qualquer outro material que enviar — mesmo que seja um simples e-mail de resposta.

Uma dica para facilitar essa tarefa é passar o documento por um corretor online e identificar possíveis equívocos na redação. Além da construção das palavras, observe a existência de incoerências e de frases contraditórias ou sem contexto no currículo. Elas podem tornar o seu texto obscuro ou de difícil compreensão pelo leitor.

Preste atenção na diagramação do texto

Já falamos que a atenção com o conteúdo é fundamental, mas a parte visual também não pode ser desconsiderada. Em geral, a diagramação na hora de montar um currículo não requer complexidade, a não ser em casos de profissionais ligados a áreas como Design, Moda, Arquitetura etc.

Mesmo assim, é bom que o documento tenha uma boa apresentação para causar uma impressão positiva. A falta de cuidado ao diagramar o texto deve ser evitada justamente para não transmitir a sensação de desleixo.

Alguns exemplos simples do que fugir nesse momento:

  • ideias desorganizadas;
  • excesso de conteúdos e detalhes (como cores e fontes);
  • texto desalinhado;
  • falta de padrão no tamanho das fontes.

Inclua uma carta de recomendação no seu currículo 

Por último, saiba que uma das formas de agregar valor ao seu currículo é incluindo uma carta de recomendação. O que é isso? A carta nada mais é do que um documento feito por outra pessoa para recomendar o seu perfil como profissional. Pode ser de um ex-chefe, professor ou alguém que transmita credibilidade.

Apesar de não ser exigida na maioria dos processos, ela pode ser um “extra” para que os recrutadores confiem no seu potencial conforme as palavras de uma outra pessoa que possa dizer sobre você.

É claro que não vale pedir para um familiar ou qualquer amigo falar das suas qualidades. O ideal é ter a recomendação de um profissional que tenha a ver com a sua área de atuação e possa falar, com conhecimento, do seu perfil e habilidades.

Enfim, o resumo profissional é uma etapa importante para a elaboração de uma apresentação atrativa. É por meio desse trecho sintetizado que o recrutador pode ter contato com as suas experiências profissionais, capacitações e habilidades desenvolvidas ao longo da carreira do candidato. Essa é uma grande chance para se destacar diante da concorrência e não deve ser desperdiçada.

Pronto para ter um currículo arrasador?

Para conquistar a vaga dos sonhos, além do cuidado com o resumo de qualificações no currículo, também é preciso apostar em empresas que trabalhem de forma alinhada aos seus objetivos de carreira.

Nesse sentido, o Canal Conecta pode ser um grande aliado do candidato. Trata-se do portal de empregabilidade exclusivo dos alunos da Anhanguera. Para cada vaga publicada, o portal indica os profissionais adequados, conforme o perfil profissional e a qualificação.

E então? Gostou deste conteúdo? Tomara que as nossas dicas sejam úteis para você. Aproveite para valorizar o seu currículo ainda mais investindo em conhecimento e inscreva-se em um dos cursos aqui da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.