8 dicas para fazer um resumo profissional no currículo

O currículo é uma ferramenta pela qual o profissional pode alcançar seus objetivos e conseguir a vaga dos sonhos. Mas muitos sentem dúvidas sobre como fazer um resumo profissional no documento.

Em primeiro lugar, vale esclarecer que a etapa se refere à sintetização da sua orientação vocacional e das experiências relevantes que adquiriu em outros cargos e instituições.

A abordagem tem como propósito indicar ao recrutador uma breve introdução sobre as conquistas ao longo da carreira e mostrar que o seu perfil se encaixa nas exigências do cargo em questão. Nessa etapa, ainda, é possível revelar competências e habilidades importantes para as atividades propostas pela empresa almejada.

Pensando na importância do resumo profissional em processos seletivos, elencamos aqui na Anhanguera 5 dicas para a elaboração de uma síntese atrativa e relevante. Confira!

Comece com o nome da sua profissão

O primeiro passo para fazer um resumo profissional no currículo é colocar o nome da sua profissão. A objetividade é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes a serem observados para a elaboração desse conteúdo. Afinal, via de regra, o recrutador precisa analisar diversos currículos de uma só vez.

Especialmente diante de um contexto de alta procura por boas vagas no mercado, isso faz com que informações complexas passem despercebidas em razão do grande envio de propostas.

Nesse sentido, coloque, antes de tudo, o nome da sua carreira e, em seguida, ofereça apenas descrições objetivas, concisas e relevantes. Isso porque dados claros e objetivos, nessa hipótese, tendem a ser lembrados com maior facilidade.

Portanto, busque inserir no currículo apenas palavras-chave indispensáveis para o relato profissional, por mais que você tenha mais coisas a dizer.

Chamando a atenção dos recrutadores nessa fase inicial de análise de currículos, possivelmente existirá uma outra chance para falar mais sobre o seu perfil e explorar outros pontos.

Coloque os anos de experiência

Se você conta com histórico amplo, vale citar os anos de experiência. Isso será importante para que o recrutador avalie conhecimentos práticos adquiridos previamente e, desse modo, identifique de que forma o profissional pode contribuir para os resultados do negócio.

Confira o exemplo a seguir: “Experiência de 7 anos na área da advocacia trabalhista, especialmente no acompanhamento de processos junto à Justiça do Trabalho”. Veja que essas palavras dão uma ideia geral sobre o histórico profissional, sem ficar preso a detalhes que poderão ser consultados em outra ocasião.

No caso de uma segunda graduação, vale a pena analisar se os anos de experiência na carreira anterior também podem ser mencionados. Caso tenha relevância para a vaga que busca, acrescentar esse período pode fazer com que se destaque perante os recrutadores.

Mencione a sua experiência profissional

Para elaborar um bom resumo profissional de qualificações no currículo, inclua, ainda, um breve histórico da sua carreira, mencionando passagens em cargos similares ao pretendido na seleção e experiências relevantes no mercado de trabalho.

Para tanto, não deixe de seguir as dicas relacionadas à objetividade e destacar essas informações em uma ou duas frases. Descrever muitos detalhes pode deixar o material cansativo e desinteressante.

Ao listar sua experiência, é muito importante mencionar como você aproveitou as oportunidades profissionais ao longo da carreira. Destaque o nome das principais empresas em que atuou e as principais atividades que exerceu, nunca perdendo de vista os requisitos da vaga para a qual está concorrendo.

Fale sobre as suas conquistas

Como vimos, uma das dicas mais importantes para elaborar um bom resumo profissional é atribuir destaque e priorizar os tópicos mais relevantes para a vaga almejada na empresa.

Nesse sentido, um passo importante é falar sobre as suas conquistas e, também, como elas se relacionam com a oportunidade que está concorrendo. Ao personalizar a descrição de acordo com o cargo, sem dúvidas você terá chances elevadas de ser lembrado pelo recrutador com o perfil compatível para a vaga.

Aposte na objetividade também na hora de listar o que conquistou na vida profissional. Em vez de escrever que é um excelente profissional em Vendas, você pode colocar que, em X anos aumentou o faturamento do departamento em X%.

Um ponto importante: não é recomendada a utilização de modelos online de descrição. Usar algumas referências pode ser positivo para não ficar perdido, mas é essencial que o resultado final do seu resumo seja personalizado e coerente com o seu objetivo profissional.

Portanto, é importante exercitar seu autoconhecimento para ter isso em mente. Desse modo, você poderá selecionar palavras-chave condizentes com as suas conquistas, habilidades e perspectivas de carreira.

Esse norte profissional é um fator determinante para uma trajetória em busca do sucesso e da concretização dos seus propósitos, assim como a escolha da faculdade ideal.

Compartilhe como você pretende beneficiar o empregador

O próximo passo em relação ao resumo profissional é apresentar as competências profissionais que contribuirão para o exercício do cargo em questão e, ainda, como suas características podem beneficiar o empregador.

Se você já fez teste de aptidão, poderá desenvolver essa etapa com maior facilidade ao inserir habilidades naturais identificadas na avaliação e compatíveis com o perfil profissional buscado pela empresa.

Se for trabalhar em uma multinacional, por exemplo, dê ênfase à facilidade em línguas estrangeiras. Se a vaga for na área de Recursos Humanos (RH), saliente habilidade em comunicação interpessoal, e assim por diante.

Aqui na Anhanguera, é possível desenvolver suas habilidades digitais, com atividades complementares em diversas áreas de atuação que ajudam a desenvolver as competências do futuro e, assim, conquistar habilidades consideradas indispensáveis para os empregadores.

É bom ressaltar a importância de ler atentamente a descrição da vaga, procurando compreender o que pode ser considerado relevante pelo recrutador. Para ter uma ideia, ter carteira de motorista é um detalhe importante em muitas situações, sobretudo quando o cargo exige disponibilidade para viajar.

Agora é com você!

Para conquistar a vaga dos sonhos, além do cuidado com o resumo profissional no currículo, também é preciso apostar em empresas que trabalhem de forma alinhada aos seus objetivos de carreira.

Nesse sentido, o Canal Conecta pode ser um grande aliado do candidato. Trata-se do portal de empregabilidade exclusivo dos alunos da Anhanguera. Para cada vaga publicada, o portal indica os profissionais adequados, conforme o perfil profissional e a qualificação.

E então, gostou deste conteúdo? Tomara que as nossas dicas sejam úteis para você. Aproveite para valorizar o seu currículo ainda mais investindo em conhecimento e inscreva-se para o vestibular online de um dos cursos aqui da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados