Gastronomia: você conhece a graduação?

Gastronomia

Você gosta de provar novos ingredientes, pensar em pratos diferentes e ir além do óbvio? Então, saiba que o curso de Gastronomia é uma excelente pedida. Essa formação habilita os futuros profissionais para o preparo de pratos e o manuseio de alimentos, mas vai além disso.

É importante saber mais do que cozinhar receitas suculentas e saborosas. Nesse sentido, com a graduação, o aluno recebe noções de gestão, de produção industrial e de segurança alimentar. Tudo isso para formar profissionais capacitados e aptos a exercer suas atividades.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre a área da Gastronomia? Então, continue a leitura!

O que é Gastronomia?

Se a Nutrição se preocupa com a interação dos nutrientes e alimentos na saúde humana, a Gastronomia estuda como extrair o sabor e textura dos ingredientes em nosso paladar. Quem se forma na área está apto a desempenhar várias funções no mercado de trabalho, indo além da cozinha.

Além de cozinhar, o gastrólogo é responsável pela gestão de equipes e pela parte administrativa de restaurantes. Ele conhece bem as técnicas de preparo dos alimentos e toda a parte sanitária e aplica as boas práticas de manipulação alimentar.

Essa profissão também está relacionada à cultura. Cada povo tem seu próprio hábito alimentar e maneiras diversas de preparar a comida. O Japão, por exemplo, é conhecido pelos seus peixes e seu arroz, assim como a Itália por suas massas.

Como é o curso de Gastronomia?

O curso de Gastronomia é do tipo Tecnólogo e você pode escolher estudar nas modalidades de ensino presencial ou a distância. A primeira é aquela em que o aluno frequenta o campus todos os dias da semana (ou quase todos) para fazer provas, trabalhos e assistir às aulas. É a alternativa ideal para quem tem um dia a dia mais flexível e quer ter uma aproximação maior com professores, colegas e amigos de turma.

Já o tipo 100% online é uma boa opção para as pessoas que trabalham ou têm uma rotina corrida, precisando conciliar família, estudos e trabalho. Como é possível estudar onde e a hora que quiser, fica bem mais fácil encaixar as disciplinas em sua agenda.

Os conteúdos são ministrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem e você terá todo o suporte necessário de tutores durante os semestres. Ao final do curso, o aluno tem liberdade para escolher a área de atuação para trabalhar, como:

  • consultoria gastronômica;
  • segurança alimentar;
  • gestão de estabelecimentos;
  • cozinha criativa;
  • personal chef;
  • confeitaria e panificação.

Qual é o objetivo desse curso?

Na Anhanguera, o objetivo da faculdade de Gastronomia é formar profissionais aptos a coordenar, implementar e projetar sistemas de elaboração e produção de serviços gastronômicos de alto nível. O gastrólogo é preparado para atuar em vários tipos de buffets, docerias, padarias, cafés, refeitórios, bares e restaurantes.

Para isso, associamos metodologias de ensino às mais modernas tecnologias para uma formação de qualidade.

O que se aprende no curso de Gastronomia?

A graduação em Gastronomia oferece muitas aulas com perfil teórico, mas que auxiliam na rotina profissional. Assim, você aprenderá assuntos sobre administração financeira, gestão de pessoas, Marketing, entre outros.

Além disso, durante os semestres, são ensinadas técnicas de culinária e medidas de conduta que auxiliam a ressaltar o sabor dos alimentos. Logo, a alimentação se torna uma ótima experiência, e não apenas uma refeição.

Na Anhanguera, você sairá da faculdade preparado e com um domínio amplo da cozinha regional. Assim, é possível aprender a preparar legumes, carnes grelhadas, diversos tipos de peixes etc. Também estuda como deve ser a atuação em cozinhas de vários portes, executando as mais diferentes tarefas e atividades.

Você consegue vivenciar experiências próximas do cotidiano e da realidade do trabalho, tendo uma ótima preparação para encarar os desafios desse setor.

Quais são as principais matérias dele?

A grade curricular da graduação mescla disciplinas teóricas e práticas, fundamentais para o aprendizado completo dos alunos. Veja, a seguir, algumas matérias estudadas durante o curso:

  • Tecnologia de Alimentos;
  • Serviços de Bebidas;
  • Técnicas Básicas de Cozinha;
  • Planejamento de Cardápio;
  • Panificação;
  • Matérias Primas, Higiene e Controle de Alimentos;
  • Cozinha Nutricional;
  • Cozinha Internacional;
  • Cozinha Brasileira;
  • Cozinha Asiática;
  • Confeitaria;
  • Bases da Enologia;
  • Antropologia e História da Alimentação;
  • Administração Aplicada a Gastronomia.

Qual é a duração do curso de Gastronomia?

A faculdade de Gastronomia conta com uma duração reduzida: o objetivo é que você se forme o mais rápido possível para ocupar ótimas posições no mercado. Você já sai preparado para gerenciar diferentes estabelecimentos, como restaurantes, cafés, indústrias, entre outros.

Assim, a duração é de 2 anos, ou seja, 4 semestres e a maior parte da carga horária envolve atividades práticas. Logo, é possível aprender sobre assuntos relacionados à atuação profissional e, também à parte logística do preparo e fabricação de alimentos.

Qual é o valor necessário para estudá-lo?

O valor da faculdade de Gastronomia na Anhanguera é a partir de R$ 129,00* por mês. Saiba que a mensalidade varia de acordo com a cidade. É importante lembrar que o preço inclui todos os materiais e recursos necessários para a ótima formação e a experiência enriquecedora dos alunos.

No entanto, apesar do excelente custo-benefício, muitos graduandos ainda não conseguem arcar com o valor total das mensalidades. Pensando nisso, nós da Anhanguera oferecemos várias opções de bolsas e descontos com o objetivo de aliviar o bolso desses alunos. Os principais são:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa.

Agora que já conhece as alternativas de bolsas oferecidas pela Anhanguera, resta uma dúvida: como optar pela melhor faculdade de Gastronomia? A dica é bem simples. Basta procurar uma instituição que alie, de modo natural, os conceitos de inovação e tradição.

Na Anhanguera, você tem aulas com um corpo docente experiente no mercado e conta com uma infraestrutura de ponta para que o aluno desenvolva todas as habilidades necessárias. Além disso, temos outros diferenciais exclusivos, como:

  • Canal Conecta, portal de empregabilidade que proporciona as melhores oportunidades profissionais, com vagas de emprego em todo o Brasil;
  • Trilhas de Carreira, cursos com certificados para o enriquecimento do seu currículo;
  • Aula Destaque, conteúdos extracurriculares com profissionais reconhecidos.

Estude Gastronomia na Anhanguera!

O curso de Gastronomia é a melhor alternativa para quem ama cozinhar e quer trabalhar em restaurantes e confeitarias. Para dar o primeiro passo rumo ao caminho de sucesso, estude em uma faculdade conceituada e de qualidade!

Não perca a chance de ser um gastrólogo de sucesso! Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.