Alta gastronomia: entenda o conceito e como atuar na área

Pratos que parecem obras de arte, ingredientes requintados, métodos de cozimento diferentes do convencional, uma verdadeira experiência gastronômica. Tudo isso faz parte do mundo da alta gastronomia.

Mas o que significa esse conceito e como ingressar na área? Se você é uma pessoa que adora o mundo gastronômico e se imagina atuando profissionalmente enquanto chef, 👨🏽‍🍳 precisa ler este post até o fim. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é a alta gastronomia e de que forma construir carreira nesse ramo promissor! Fique conosco nesta leitura.

O que é alta gastronomia?

Alta gastronomia é o estilo de culinária que se utiliza de um preparo cuidadoso e especial de pratos consagrados ou invenções do chef, adotando técnicas meticulosas ou inovadoras ao lidar com ingredientes simples e sofisticados. 

Além do sabor e da textura dos pratos, a alta gastronomia também deseja uma apresentação impactante, capaz de impressionar quem saborear uma de suas iguarias. Ou seja, a alta gastronomia cria um roteiro que começa na escolha dos ingredientes, passa pela técnica de cozimento e termina, literalmente, na boca do cliente, quando este ativa todo o seu paladar ao saborear o prato. 🍽️

Ainda, esse estilo de gastronomia é bastante vinculado a ambientes de luxo, como restaurantes gourmet e hotéis 5 estrelas. Mas, com sua popularização, inclusive por meio de programas de TV como Masterchef ou Mestre do Sabor, hoje, é possível encontrar sofisticação até mesmo na chamada “cozinha de boteco”, conhecida por pratos bem simples e populares.

De qualquer maneira, quem entra na alta gastronomia precisa ser uma pessoa disposta a conquistar certo grau de sofisticação, pois o estilo está vinculado principalmente à cozinha internacional, sobretudo francesa ― onde o termo surgiu lá atrás, no século XVIII com a Aristocracia ―, já que se espera que o preparo dos pratos leve os consumidores a uma experiência memorável

Quais são as principais particularidades desta área?

O conceito de alta gastronomia foi se modificando com o tempo e, hoje, se mistura a diversos tipos de cozinha, entre eles a cozinha contemporânea. Assim, elencamos algumas particularidades do que seria “cozinhar com requinte”.

Técnicas especiais de cozimento

As técnicas de cozimento são especiais porque incluem desde a escolha correta dos ingredientes, proporção, temperatura, tempo,⏰ forma de bater ou diluir, ordem de cocção, montagem do prato, entre outras. Muitas delas são consagradas pelas escolas internacionais de gastronomia; outras vêm de experimentos e inovações.

Apresentação atrativa

A apresentação dos pratos na alta gastronomia tem o objetivo de fazer você “comer com os olhos”. A experiência começa nesse momento, despertando sentidos, memórias e desejos, que culminam com a primeira garfada.🍴

Releituras de receitas tradicionais de uma região

Um dos pontos mais legais da alta gastronomia é fazer releituras e versões de pratos tradicionais de uma localidade. Um exemplo é o famoso “Pato no Tucupi”, prato tradicional da região Norte do Brasil, que ganhou fama internacional e novas formas de preparo.

Uso de tecnologia

A tecnologia também dá novos ares à alta gastronomia. Equipamentos como o termocirculador e uso de nitrogênio são exemplos utilizados para realçar sabores e transformar texturas, bem como melhorar odores e aparência dos pratos

Associação de ingredientes marcantes

Os ingredientes, claro, têm um toque especial. Para isso, a alta gastronomia não apenas utiliza ingredientes sofisticados, como também associa diferentes composições de ingredientes (até dos mais simples) para chegar a um resultado incrível.🤩

O que é preciso para atuar nesse segmento?

Para atuar com a alta gastronomia, além de gostar de comidas sofisticadas, é preciso se preparar bastante. Veja aqui itens básicos para garantir a entrada no segmento.

Faça uma faculdade de Gastronomia

O curso de Gastronomia é o primeiro passo para entrar na área. Como a grade tem o propósito de apresentar ao aluno os principais conceitos, técnicas e tendências do mundo gastronômico, você terá uma excelente base para se especializar. 

Conheça os principais chefs e veja o que estão fazendo

Como é a vida de um chef da alta gastronomia? Conhecer o dia a dia dos principais chefs da área também é importante para reconhecer melhor as técnicas e entender como chegar ao resultado em determinados pratos, a fim de reproduzi-los e reinventá-los.

Atualize-se constantemente

Antenar-se com tudo relacionado a essa área ajudará a se destacar. Além de conquistar as habilidades necessárias à alta gastronomia, também é importante ter sua própria assinatura como chef. Isso imprime autoridade e originalidade às suas criações.

Crie conteúdos

Tenha seus próprios canais online para demonstrar suas criações gastronômicas. Ali, você vai conquistar público, promover sua imagem perante restaurantes importantes e clientes exclusivos.

YouTube video

Vale a pena investir nesse ramo?

O setor de alimentação já demonstra uma grande recuperação da crise gerada pela pandemia. Para você ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2022, mais de 1.000 empresas do setor foram abertas por dia útil. Além disso, o setor de bares e restaurantes deve contratar, até o fim do ano, 100 mil vagas. 🚀

Entre essas vagas, estão os profissionais da alta gastronomia, mas falta gente especializada. Tanto que, na reabertura da economia, o ramo da alimentação passou por dificuldade na hora contratar.

Isso é uma notícia boa para quem está focando mais preparo na carreira, como é seu caso! E as oportunidades de trabalho são muitas: trabalhar em cozinhas internacionais, desenvolver pratos e cardápios, trabalhar com clientes personalizados, eventos e empreendedorismo.

Salário do profissional da alta gastronomia

O salário de Gastronomia varia muito, conforme o regime de contratação e o tipo de trabalho desenvolvido. A média salarial do chef da alta gastronomia, ou gastronomia executiva, fica em R$ 4.468, podendo chegar a R$ 5.577.

Porém, esses valores podem ser muito maiores, conforme as oportunidades de trabalho que você abraçar e a projeção que conseguir.

Estude gastronomia na Anhanguera!

Quer ser um chef de alta gastronomia? Então, você precisa de uma faculdade com excelência no ensino para apoiar sua melhor formação! A Anhanguera é uma faculdade nota 4 no MEC (Ministério da Educação) e conta com um dos cursos de Gastronomia mais modernos do país.😎

Por isso, não deixe para amanhã a oportunidade de começar uma carreira de sucesso. Inscreva-se já no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.