Confira 10 faculdades que não envolvem matemática!

faculdades que não envolvem matemática

Equações, fórmulas, cálculos, figuras geométricas… não dá para negar que a matemática é uma das grandes dificuldades de muitos estudantes ao longo de toda a vida escolar. Se você se identifica com isso e vai prestar vestibular, pode ser que esteja se deparando com um problema: encontrar faculdades que não envolvem matemática, afinal, você não quer ter que lidar com essa matéria por mais alguns anos, não é mesmo?

Talvez você pense que isso é uma missão impossível, mas se prepare, pois a questão tem solução, e nós vamos ajudar nisso! Trouxemos a saída perfeita para quem quer uma carreira de sucesso e faz questão de manter distância das contas.

Existem faculdades para quem não gosta de matemática?

É importante saber que não são apenas os cursos de Exatas que trazem cálculos em suas grades curriculares, já que muitas profissões dependem de métricas, dados e análises estatísticas.

Então, se você pretende voltar a estudar, mas não gosta de matemática ou tem dificuldades com essa disciplina, é interessante prestar muita atenção ao ingressar na faculdade, pois nem sempre um curso de Biológicas ou Humanas vai te manter bem longe das operações matemáticas.

Porém, não precisa entrar em desespero: existem profissões que têm altos índices de empregabilidade, permitem um ótimo retorno financeiro e, principalmente, são completamente livres de contas.

Quais são os principais cursos para quem não curte matemática?

Quer conhecer algumas delas? Então, a hora é agora, pois separamos 10 cursos de graduação para quem é de Humanas!

Jornalismo

O primeiro curso da nossa lista é perfeito para você que não é um grande fã de fórmulas e equações, mas ama se comunicar e levar conhecimento para outras pessoas! Ao longo da faculdade de Jornalismo da Anhanguera, você vai descobrir as teorias por trás da linguagem e desenvolver habilidades para escrever melhor, expressar-se em público e coletar informações relevantes.

Pode ser que, em alguns momentos da graduação, você se depare com cálculos simples, seja para descobrir a média de algum dado importante, seja para descobrir a porcentagem de entrevistas em uma pesquisa. Porém, a matemática não está na lista das principais matérias estudadas pelos futuros jornalistas, ok?

Na verdade, a grade curricular do curso (que tem duração de quatro anos) de quem opta por essa profissão é recheada de disciplinas específicas do curso e de conhecimentos da área de Humanas, como:

  • Jornalismo Digital;
  • Redação e Produção para TV;
  • História do Jornalismo;
  • Planejamento Gráfico e Editorial;
  • Teorias da Comunicação;
  • Língua Portuguesa;
  • Sociologia;
  • Antropologia.

Ou seja: é uma das opções perfeitas para quem quer fugir de Exatas!

Direito

Já pensou em se tornar um advogado? Caso responda sim, talvez seja a hora de transformar esse desejo em realidade! O Bacharelado em Direito, que é uma graduação da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, oferece um leque de oportunidades no mercado de trabalho. Existem diversas áreas de atuação e a possibilidade de trabalhar tanto no setor privado quanto em um cargo público.

Outra coisa que você precisa saber é que a carreira jurídica, uma das alternativas para quem se forma nesse curso, é uma das profissões mais bem-pagas do Brasil atualmente. Portanto, é mais um motivo para colocar Direito entre as suas opções na hora do vestibular!

História

O curso superior de História, também da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, é oferecido na modalidade Licenciatura. Ele forma profissionais para atuar na educação básica, dando aulas da disciplina para jovens a partir do 6.º ano do ensino fundamental.

Se você tem interesse por pesquisar, buscar informações e entender os acontecimentos do mundo, pense sobre a possibilidade de se tornar professor! Outras formas de atuação de quem se forma nessa graduação são o trabalho em museus, curadorias e bibliotecas, por exemplo.

Também é possível desenvolver projetos educacionais para empresas e ONGs (Organizações Não Governamentais), além de prestar consultoria para produções cinematográficas. Já pensou?

E o que é melhor: a matemática só vai dar as caras para indicar datas de acontecimentos.

Gestão de Turismo

Unir lazer e trabalho soa como impossível? Não para quem se forma em Turismo! Esse curso, que traz conhecimentos sobre cultura, arte, idiomas e economia, proporciona uma ampla formação sobre a área, o que é ideal para quem pensa em prestar consultoria de eventos, elaborar roteiros de viagens, trabalhar em hotéis ou até mesmo como guia turístico.

Outra oportunidade para turismólogos é o empreendedorismo, já que é possível abrir a própria agência de turismo e auxiliar pessoas que buscam apoio no momento de planejar a viagem dos sonhos.

E se a sua ideia é uma formação mais curta, pode comemorar: o curso tem dois anos de duração e pode ser cursado de forma semipresencial. Antes mesmo de ter o diploma de curso superior em mãos, você já pode fazer estágios na sua área e ganhar experiência profissional.

Pedagogia

Um setor que sempre precisa de novos profissionais qualificados é a educação básica, e justamente por isso se tornar um pedagogo pode ser uma excelente opção para você.

Apesar de precisar aprender os fundamentos básicos do ensino de matemática, aqui na Anhanguera, o curso de Pedagogia é composto principalmente por disciplinas que vão garantir as habilidades necessárias para que você atue na formação de crianças e pré-adolescentes. Além disso, é possível estagiar desde os primeiros semestres da faculdade!

E se você acha que essa graduação serve apenas para quem pretende se tornar professor, temos uma boa notícia: na verdade, existem outras opções de carreiras que vão além da sala de aula! Atualmente, há espaço em editoras que produzem livros didáticos, hospitais, ONGs e até em empresas que precisam desses profissionais para treinamentos de colaboradores. Afinal, a Pedagogia trata do aprender a aprender, visão muito valorizada na atualidade.

Geografia

Também integrante da ala das Licenciaturas, a graduação em Geografia forma professores para lecionar no ensino fundamental (anos finais) e no médio. Apesar de ter como foco o espaço e sua ocupação pelo homem, a ciência geográfica abriga algumas disciplinas que vão incluir alguns cálculos e um pouco de estatística, como:

  • Cartografia;
  • Meteorologia;
  • Geografia Econômica;
  • Geografia da População.

Por isso mesmo, o curso é classificado como pertencente à área de Ciências Exatas e da Terra. É preciso gostar de ver e analisar o espaço em que habitamos e a forma como o fazemos, em suas várias vertentes: econômica, social, física e urbana, por exemplo.

O geógrafo também estuda a ciência do clima e a previsão do tempo, analisa mapas e cartas geográficas, faz análises de bacias hidrográficas e muito mais! Além da sala de aula, todo o conhecimento adquirido pode ser utilizado também em outras instâncias, como empresas, órgãos governamentais e até como empreendedor, prestando consultorias.

Serviço Social

Existem diversas questões sociais que precisam ser discutidas constantemente, e são essas discussões que resultam em ações e em projetos destinados a melhorar a vida de pessoas em situações de risco. Por trás de tudo isso, existe um profissional específico para desenvolver e implementar essas ideias: o bacharel em Serviço Social!

Por ser totalmente voltado para esse tipo de atuação, o curso tem disciplinas que desenvolvem o pensamento crítico e exercitam a habilidade de lidar com pessoas. Além disso, ele aborda conhecimentos de História, Sociologia, Política e outros assuntos essenciais para que o estudante se torne o profissional ideal para lidar com as mais variadas pautas sociais.

O assistente social é, em essência, um promotor da cidadania. Sua atuação pode ocorrer tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas, hospitais, universidades e ONGs.

Educação Física

Se você não leva jeito para as Exatas, mas também não gosta de Humanas, pode ser que um dos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde seja a saída perfeita. Porém, entre tantas profissões que existem nessa área do conhecimento, é até difícil saber qual tem mais a ver com seu perfil e não envolve números, certo? Por isso, trouxemos uma opção que pode fazer seus olhos brilharem: Educação Física!

Ao contrário do que parece, não é preciso ser um atleta ou ter muitos conhecimentos sobre atividades físicas para ter sucesso nessa carreira. Durante a sua formação, você vai aprender os fundamentos por trás dos esportes, o funcionamento do corpo humano e a relação entre as atividades físicas e a saúde.

Além disso, aqui na Anhanguera, esse curso está disponível tanto na modalidade Licenciatura, caso deseje trabalhar como professor em escolas de educação básica, quanto para quem prefere fazer o Bacharelado e atuar em outros ramos do mercado de trabalho, como em clínicas, clubes desportivos, spas, academias especializadas e centros de treinamento.

Psicologia

Seguir uma carreira na área da Saúde é o seu sonho, você ama ajudar outras pessoas, mas acha que não existe uma opção livre de cálculos que tenha a ver com seu perfil? Não entre em pânico: tem forma de resolver isso! Um dos cursos de que você pode gostar é o de Psicologia, que, atualmente, é uma profissão muito procurada!

Ao longo da graduação, os futuros psicólogos aprendem o funcionamento do cérebro humano e têm contato com disciplinas relacionadas com Biologia, Filosofia e Sociologia, como:

  • Psicopatologia;
  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Estudos Comportamentais;
  • Sistemas Psicológicos;
  • Psicologia Escolar e Educacional.

Para não dizer que não há nadinha de matemática, há uma disciplina chamada Métodos Quantitativos, que ensina a colher dados e informações por meio de pesquisa e a quantificá-los para chegar a conclusões científicas — nada que envolva cálculos mirabolantes.

Essa é uma formação oferecida exclusivamente no modelo presencial e tem duração de cinco anos. E então, gostou?

Letras

Com várias possibilidades de atuação para o formado e formação de bacharéis ou licenciados, o curso de Letras é o que poderíamos chamar de antagonista da matemática.

Então, definitivamente, se você quer fugir da matemática, faça uma graduação que vai lidar com textos, linguagem verbal e não verbal, literatura e tudo o que envolve a comunicação.

Você pode optar por fazer o curso com ênfase apenas na Língua Portuguesa ou adicionar uma língua estrangeira à sua formação, como Inglês ou Espanhol. Em todos os casos, a formação oferecida aqui na Anhanguera é a Licenciatura.

Sendo mais ampla, essa modalidade ainda permite ao formado trabalhar em agências, editoras e outros campos, como o da revisão de textos, muito valorizada atualmente.

Pronto para realizar sua escolha?

Viu como é possível fazer faculdade sem precisar ter a matemática como parte da sua rotina? Além desses cursos, opções como OdontologiaEstética podem ser interessantes para você. Uma boa maneira de descobrir exatamente qual curso é a sua cara é fazendo um teste vocacional. Dessa forma, com base nas suas preferências e personalidade, você vai encontrar a profissão perfeita para o seu futuro!

Além disso, vale lembrar que, independentemente da sua escolha, estudar em uma das melhores faculdades do Brasil vai fazer toda a diferença para que você tenha uma formação completa e valorizada no mercado de trabalho.

Por isso, faça seu vestibular para a Anhanguera e conheça as vantagens de ter acesso a um ensino de qualidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 208

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content