Curso de Segurança do Trabalho: conheça as modalidades!

Você já se perguntou sobre o vasto campo de possibilidades que se abre quando o assunto é Segurança no Trabalho? O curso nessa área oferece um mundo de conhecimento e oportunidades para aqueles que desejam tornar a segurança no ambiente de trabalho uma prioridade. Neste texto, vamos explorar as principais áreas de estudo e as perspectivas de carreira que ela oferece.

Se você é um estudante em busca de um curso que combine impacto social, desenvolvimento profissional e a chance de fazer a diferença, continue lendo para descobrir se a Segurança no Trabalho é a escolha certa para você. Vamos desvendar todos os aspectos desse campo empolgante, para que você possa tomar uma decisão informada sobre o seu futuro acadêmico e profissional.

Como funciona o Curso de Segurança do Trabalho?

O Curso de Segurança do Trabalho tem o objetivo de capacitar os estudantes a atuarem na prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde ocupacional.

É bastante comum encontrar o formato de Tecnólogo para o curso de Segurança do Trabalho no Brasil. Mas o Ministério da Educação (MEC) também autoriza a graduação na forma de Bacharelado para quem deseja ingressar na área.  Outra opção são os Cursos Profissionalizantes. Abaixo, entenda como funciona cada um dos formatos.

Bacharelado em Segurança do Trabalho 

O Bacharelado em Segurança do Trabalho oferece uma formação ampla em diversos aspectos relacionados à segurança ocupacional. Essa graduação tem uma duração de 4 a 5 anos e engloba uma gama diversificada de disciplinas teóricas e práticas.

Apesar de não ser o formato mais tradicional para o curso, o Bacharelado em Segurança do Trabalho é conhecido por ter um currículo abrangente, que permite aos estudantes adquirir uma compreensão multidisciplinar das questões relacionadas a um ambiente de trabalho seguro.

Licenciatura em Segurança do Trabalho

A Licenciatura em Segurança do Trabalho não é autorizada pelo MEC no Brasil, já que esse tipo de graduação se concentra em preparar profissionais para atuar como docentes na educação básica.

No entanto, se o profissional de Segurança do Trabalho tem inclinações para dar aulas, pode buscar uma formação acadêmica complementar após a faculdade.

Tecnólogo em Segurança do Trabalho

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho é o formato mais comum para o curso, porque tem uma abordagem direcionada para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Esse tipo de graduação geralmente dura de 2 a 3 anos.

Por ter uma duração menor em comparação com o Bacharelado, o Tecnólogo busca fornecer aos estudantes conhecimentos específicos e práticos relacionados à prevenção de acidentes, normas regulamentadoras, análise de riscos e medidas de proteção. 

Os profissionais tecnólogos em Segurança do Trabalho têm capacitação para desenvolver programas de segurança, elaborar treinamentos para empresas e realizar inspeções em ambientes de trabalho.

Mas o formato de curta duração é apenas uma das vantagens de entrar na faculdade de Segurança do Trabalho. Para os interessados nessa graduação, vale a pena continuar entendendo o que o curso pode agregar à sua vida profissional.

Curso Profissionalizante em Segurança do Trabalho

Já o curso profissionalizante em segurança do trabalho oferece uma abordagem mais prática e direcionada para capacitar os estudantes a atuarem como técnicos em segurança do trabalho em diversos ambientes laborais. 

Diferentemente do bacharelado e do tecnólogo, que proporcionam uma formação mais abrangente e teórica, o curso profissionalizante foca especificamente nas habilidades e conhecimentos necessários para identificar, prevenir e controlar os riscos ocupacionais, além de enfatizar aspectos legais e normativos relacionados à segurança no trabalho.

Essa modalidade de curso é ideal para aqueles que desejam uma formação mais rápida e voltada para o mercado de trabalho, possibilitando uma inserção mais ágil e eficaz na área da segurança ocupacional. A duração deste tipo de curso pode variar de acordo com a instituição de ensino e o programa específico oferecido, com a especificidade de ser contabilizado em horas e não em semestres.

curso de segurança do trabalho

Quais as modalidades de estudo para Segurança do Trabalho?

O curso de Segurança do Trabalho é oferecido em modalidades de ensino que proporcionam uma formação prática aos alunos. Além do tradicional formato presencial, muitas instituições disponibilizam a modalidade híbrida, que combina encontros presenciais com atividades online, e cursos EaD.

A seguir, vamos entender quais são as características de cada formato de curso. Continue e tire suas dúvidas!

Segurança do Trabalho EAD

Em uma modalidade totalmente EAD, as aulas são 100% online. Os conteúdos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição de ensino. Por lá, os estudantes acessam as aulas e os materiais de estudo de qualquer lugar e a qualquer momento, sem encontros presenciais.

Segurança do Trabalho presencial

A graduação de Segurança do Trabalho presencial tem todo o conteúdo ministrado em sala de aula, em uma unidade da faculdade escolhida no momento da matrícula. Os alunos têm a oportunidade de interagir diretamente com professores e colegas, participar de discussões em tempo real e realizar atividades práticas na infraestrutura da instituição de ensino.

Na modalidade presencial, os horários são pré-definidos pela instituição, com todas as aulas ao vivo, geralmente de segunda a sexta-feira. Essa estrutura mais rígida pode não ser tão adequada para quem tem uma rotina muito corrida, como os alunos que estudam e trabalham.

Segurança do Trabalho híbrido

A modalidade híbrida é uma opção comum para o curso de Segurança do Trabalho. Nas instituições que oferecem esse formato, uma parte do ensino é realizado online, enquanto algumas atividades demandam a presença física na instituição de ensino.

Dessa forma, os alunos podem realizar as atividades práticas exigidas pela formação em Saúde e Segurança com orientação presencial dos professores. Os demais compromissos da graduação são cumpridos de forma online.

A modalidade semipresencial proporciona uma flexibilidade em relação ao tempo, já que os estudantes fazem boa parte do curso sem saírem de casa, e a interação direta com professores e colegas fica restrita a algumas ocasiões.

Se você quer obter um panorama do curso de Segurança do Trabalho, também é preciso conhecer a grade curricular oferecida pelo curso. Assim, será mais fácil descobrir se essa é a escolha certa para sua carreira.

O que se estuda no Curso de Segurança do Trabalho?

Durante a formação, os alunos aprendem a identificar riscos profissionais, desenvolver planos de prevenção, fazer inspeções de segurança ocupacional, promover treinamento em combate a incêndios e garantir a conformidade com as normas de segurança no emprego.

O repertório adquirido no curso de Segurança do Trabalho envolve áreas como legislação de saúde e segurança ocupacional, ergonomia no emprego, primeiros socorros e avaliação de riscos.

A combinação desses aprendizados permite que os profissionais certificados atuem em diversos setores, incluindo a indústria, construção civil, saúde, transporte e serviços.

Com o diploma do curso em Segurança do Trabalho, os profissionais podem ser supervisores ou consultores, colaborando com equipes formadas por outros profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional, como engenheiros, psicólogos, enfermeiros e bombeiros.

“A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.”

Ministério da Educação (MEC)

A importância crescente da segurança ocupacional em diversos segmentos faz com que os profissionais formados em Segurança do Trabalho sejam procurados e valorizados. Além disso, existem muitas formas de entrar em uma faculdade, o que torna o curso ainda mais interessante para quem busca uma formação profissional em alta.

O curso técnico de segurança do trabalho tem muita matemática?

A quantidade de matemática presente no curso pode variar de acordo com a instituição de ensino e o programa específico. Em geral, embora a matemática seja uma parte importante do currículo, ela não é o foco principal da área

Normalmente, os conteúdos de matemática abordados estão relacionados a cálculos de probabilidade, estatísticas básicas, interpretação de gráficos e tabelas, além de cálculos relacionados a medidas de segurança e saúde ocupacional, como avaliação de riscos e dimensionamento de equipamentos de proteção. 

Portanto, enquanto a matemática é uma parte integrante do curso, não costuma ser excessivamente predominante em relação a outras disciplinas específicas da área de segurança do trabalho.

Qual o perfil ideal do profissional?

Alguns traços comportamentais e habilidades dos estudantes podem influenciar positivamente a trajetória acadêmica no curso de Segurança do Trabalho, bem como o desenvolvimento da carreira após a graduação. Alguns exemplos são: capacidade analítica, resiliência e bom relacionamento interpessoal

Personalidade

Veja quais são as características frequentemente compartilhadas por alunos que se destacam na Segurança do Trabalho:

  • sentimento de empatia e um profundo compromisso com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores;
  • habilidade para analisar situações e riscos, identificando soluções eficazes para a prevenção de acidentes;
  • capacidade de comunicar informações de forma clara e objetiva, seja ao relatar riscos ou fornecer treinamento de primeiros socorros;
  • competência para identificar potenciais riscos de forma minuciosa e garantir que medidas de segurança sejam abrangentes;
  • disposição para entender as necessidades das outras pessoas e cultivar relacionamentos colaborativos, contribuindo para a promoção de uma cultura de segurança;
  • habilidade de lidar com desafios, capacidade de suportar a pressão e resiliência para superar os obstáculos.

Para avaliar se você tem os traços comportamentais que fazem parte do perfil para estudar e trabalhar com Segurança do Trabalho, uma dica importante é fazer um teste vocacional.

Rotina de estudo

A rotina de estudos do estudante da faculdade de Segurança do Trabalho pode variar com base na modalidade de ensino. Por exemplo, no ensino presencial, os alunos frequentam aulas regulares e realizam atividades práticas. Após as aulas, eles podem dedicar tempo à revisão de conteúdo, realização de exercícios e preparação para as avaliações.

Na modalidade híbrida, os estudantes combinam aulas presenciais com atividades online. Por isso, esse formato exige uma gestão do tempo para equilibrar a participação nas aulas físicas e o acompanhamento das atividades virtuais, mas também oferece mais praticidade na rotina.

curso de segurança do trabalho

Para que serve a certificação?

Os recém-formados em segurança do trabalho encontram oportunidades de emprego em diversas empresas com funcionários contratados, independentemente do ramo. As principais áreas de atuação para esses profissionais incluem consultoria em segurança, treinamento de prevenção de acidentes, assim como auditoria e avaliação de riscos.

A seguir, você confere as responsabilidades mais comuns nas principais áreas de atuação para os recém-formados no curso de de Segurança do Trabalho.

  • Consultoria em segurança: Atuando como consultores, os profissionais de Segurança do Trabalho podem oferecer orientações em empresas de diferentes setores, auxiliando na implementação de práticas seguras e em conformidade com regulamentações específicas;
  • Gestão de programas de prevenção: A coordenação de programas preventivos é necessária em todos os setores e visa garantir ambientes de trabalho seguros, desde fábricas até escritórios corporativos;
  • Treinamento: Todos os segmentos, incluindo indústrias, hospitais, escolas e estabelecimentos comerciais, demandam treinamentos em segurança para aumentar a conscientização entre os colaboradores sobre os riscos no ambiente de trabalho. Os profissionais da área podem dar aulas de proteção no ambiente laboral e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
  • Auditoria e avaliação de riscos no trabalho: Empresas de variados segmentos, indo da construção civil à tecnologia, necessitam de avaliação de riscos para manter um ambiente seguro para seus funcionários;
  • Saúde ocupacional: A saúde dos trabalhadores é vital em qualquer setor, desde locais de trabalho com muitas pessoas, como hospitais e fábricas, até empresas de médio ou pequeno porte.

Além de atuar diretamente com os trabalhadores das empresas, fornecendo orientações e treinamentos, é possível trabalhar em órgãos reguladores de segurança e centros de saúde ocupacional.

Antes mesmo de entrar em um curso ou buscar emprego nas principais áreas de atuação, será preciso tomar outras decisões importantes sobre a instituição de ensino em que você estudará. A escolha entre faculdade pública ou privada, por exemplo, pode impactar diretamente a sua formação para o mercado de trabalho.

Quanto custa um Curso de Segurança do Trabalho?

Não há um valor único para a mensalidade do curso de Segurança do Trabalho. O preço tende a mudar conforme a instituição de ensino, região do país, tipo de graduação (Bacharelado, Tecnólogo ou Curso Profissionalizante) e até modalidade de ensino (EAD, semipresencial ou presencial). Além disso, pode haver outras despesas na rotina de estudos, como transporte e alimentação.

Geralmente, a mensalidade da graduação em Segurança do Trabalho a distância (EAD) ou semipresencial é mais econômica em comparação com a presencial. A graduação do tipo Tecnólogo, com uma duração mais curta, também costuma oferecer mensalidades mais acessíveis em comparação com cursos de Bacharelado.

O custo de vida ainda pode variar dependendo da cidade ou região onde a faculdade está localizada. Se você estiver morando em uma cidade diferente da instituição, por exemplo, precisará considerar os gastos com transporte, alimentação e, em função da situação, moradia.

Como muitos fatores podem influenciar nos custos com a formação em Segurança do Trabalho, é bom pesquisar diversas opções de instituições de ensino e comparar os valores das mensalidades, levando em conta o equilíbrio entre qualidade e custo.

Bolsa de estudos

Não se esqueça de verificar a disponibilidade de bolsas de estudo ou outros programas de apoio financeiro de acordo com o seu perfil e projeto. Esse tipo de ajuda pode deixar o preço da mensalidade do curso ainda mais acessível.

Qual curso fazer depois de virar técnico em segurança do trabalho?

A partir das primeiras experiências na área e dos interesses despertados durante o curso, os recém-formados em Segurança do Trabalho têm a oportunidade de se aprofundar nos estudos e adquirir uma formação acadêmica complementar em várias especializações, como Gestão de Riscos, Ergonomia e Psicologia do Trabalho.

Abaixo, veja o que você pode estudar em algumas das principais opções de especialização em Segurança do Trabalho:

  • Gestão de Riscos: A especialização capacita os profissionais a identificarem e gerenciarem riscos inerentes às atividades laborais. Os especialistas atuam na instrução de prevenção de riscos laborais para garantir a integridade dos trabalhadores e a produtividade das empresas;
  • Gestão Ambiental: A integração da Segurança do Trabalho com a Gestão Ambiental é fundamental para garantir ambientes saudáveis e sustentáveis. Os especialistas nessa área combinam conhecimentos sobre prevenção de riscos ocupacionais com práticas de preservação ambiental, promovendo uma abordagem ampla para a saúde e segurança no trabalho;
  • Ergonomia: Os profissionais que se especializam nessa área desenvolvem soluções ergonômicas para melhorar a eficiência, o conforto e a saúde dos colaboradores, minimizando riscos de lesões relacionadas ao trabalho;
  • Psicologia do Trabalho: Os profissionais de Psicologia do Trabalho se concentram nas dimensões emocionais e psicológicas dos ambientes laborais. Eles aplicam princípios psicológicos para melhorar a satisfação, a motivação e o bem-estar dos colaboradores;
  • Higiene e Segurança no Trabalho: Essa especialização se concentra na avaliação e controle de agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho que podem afetar a saúde dos colaboradores. A ideia é desenvolver estratégias de monitoramento e controle para prevenir doenças ocupacionais.
  • Saúde Ocupacional: A promoção da saúde dos trabalhadores é o foco da especialização em Saúde Ocupacional. Os profissionais dessa área realizam exames médicos periódicos, identificam fatores de risco à saúde e implementam programas para melhorar o bem-estar geral dos colaboradores.

Assim como as possibilidades de especialização, as áreas de atuação para quem terminou o curso de Segurança do Trabalho são amplas e diversificadas. Isso torna a carreira atrativa para quem busca uma formação valorizada no mercado de trabalho.

Vale a pena se formar em Segurança do Trabalho?

Cursar Segurança do Trabalho é uma escolha vantajosa se considerarmos a média salarial atrativa para a profissão e o retorno que os recém-formados obtêm ao aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho. 

A seguir, entenda mais sobre os motivos que fazem do curso o passo inicial de uma carreira rentável.

Salário

Um tecnólogo em Segurança do Trabalho ganha em média R$ 3.094,14 para uma jornada semanal de 43 horas, de acordo com pesquisa da plataforma Salário. Mas é bom ter em mente que essa remuneração pode variar em função da região do país e da área de atuação.

Por exemplo, no segmento de “Serviços combinados de escritório e apoio administrativo”, o profissional de Segurança do Trabalho tem uma média salarial de R$4.102,38. Enquanto isso, no setor de “Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial”, o profissional da área ganha, em média, R$3.672,26.

Percebemos que optar por uma carreira em Segurança do Trabalho não só oferece a oportunidade de contribuir para ambientes de trabalho mais seguros, mas também apresenta boas perspectivas financeiras.

Investimento vs retorno

O curso de Segurança do Trabalho oferece uma excelente relação entre investimento e retorno para quem busca uma formação sólida, com rápida inserção no mercado de trabalho.

A formação prática, curta duração e demanda contínua por especialistas em SST são os ingredientes perfeitos para um retorno rápido e efetivo do investimento feito nas mensalidades e no tempo dedicado ao curso.

Os recém-formados têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e aplicar imediatamente suas habilidades. Assim, você colhe os benefícios financeiros e profissionais da escolha da faculdade de Segurança do Trabalho.

No entanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental investir no curso em uma instituição de qualidade. Uma boa faculdade de Segurança do Trabalho vai proporcionar um ensino atualizado, capaz de preparar os alunos para enfrentar os desafios do mercado com confiança.

curso de segurança do trabalho

Curso Profissionalizante em Gestão de Segurança do Trabalho X Tecnólogo em Segurança do Trabalho: qual escolher?

O Curso Profissionalizante geralmente oferece uma abordagem mais prática e direcionada, focando especificamente nas habilidades técnicas necessárias para atuar como técnico em segurança do trabalho. Por outro lado, o Tecnólogo proporciona uma formação mais abrangente e teórica, explorando não apenas as questões técnicas, mas também aspectos gerenciais e estratégicos da segurança ocupacional. 

Portanto, a escolha entre essas opções dependerá das aspirações e objetivos individuais de cada aluno. Se o objetivo principal for uma rápida inserção no mercado de trabalho com um foco mais técnico, o Curso Profissionalizante pode ser a escolha ideal. Por outro lado, se o aluno busca uma formação mais completa e deseja explorar oportunidades de carreira em níveis gerenciais, o Tecnólogo em Segurança do Trabalho pode ser mais adequado. Em última análise, a decisão deve ser baseada nas necessidades e metas específicas de cada estudante.

Onde fazer um Curso de Segurança do Trabalho?

Se você está se perguntando onde fazer e qual é o melhor curso de segurança do trabalho, temos uma dica: na Anhanguera!

A seguir, elencamos os motivos que tornam os cursos de Segurança do Trabalho na Anhanguera a escolha certa para quem deseja atuar na área.

  • Faculdade de tradição: Fundada em 1994, a Anhanguera se consolidou como uma instituição de confiança ao longo dos anos no Brasil, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, em várias modalidades de ensino.

A tradição da Anhanguera assegura aos alunos uma educação de qualidade, alinhada às exigências do mercado de trabalho.

  • Apoio personalizado: Na Anhanguera, cada pessoa é única, e isso se reflete em um acompanhamento próximo de todas as fases da formação acadêmica. O apoio personalizado garante que os alunos tenham as ferramentas e orientações necessárias para alcançar o sucesso em seus estudos e na construção de suas carreiras.
  • Avaliação continuada: Reconhecendo o esforço dos alunos, a Anhanguera preza pela avaliação contínua ao longo do semestre. É uma forma de incentivar a dedicação constante e garantir que o seu progresso como estudante seja valorizado e recompensado.
  • Várias formas de ingresso: A Anhanguera oferece diversas formas de ingresso, incluindo nota do Enem, vestibular online, transferência e segunda graduação. Essa flexibilidade permite que os alunos escolham a opção que melhor se adapte às suas circunstâncias e objetivos.
  • Modalidade semipresencial e EaD: A Anhanguera oferece o tecnólogo semipresencial em Segurança do Trabalho, que combina o melhor dos mundos presencial e online. Essa modalidade oferece mais flexibilidade nos estudos, mantendo a interação e os benefícios práticos do aprendizado em sala de aula.

Já o curso profissionalizante entra na modalidade EaD e traz maior praticidade e conforto para o aluno.

  • Curso reconhecido pelo MEC: O tecnólogo em Segurança do Trabalho na Anhanguera é oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento é uma garantia de que o curso atende a padrões de qualidade e cumpre requisitos acadêmicos estabelecidos pelo órgão. Optar por um curso reconhecido pelo MEC assegura aos alunos que estão investindo em uma educação legítima, com respaldo no mercado de trabalho.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre o curso de Segurança do Trabalho e esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre ele. Como vimos, a qualidade da sua formação profissional vai depender em grande parte da instituição de ensino que escolher estudar. Aqui na Anhanguera, oferecemos a estrutura que você precisa para potencializar seu sucesso profissional.Aproveite para dar o pontapé na sua carreira: inscreva-se já no Tecnólogo em Segurança do Trabalho ou no Curso profissionalizante em Gestão de Segurança do Trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados