O que se faz em Segurança do Trabalho? Conheça as funções desse profissional!

Segurança do Trabalho o que faz

A área da Segurança do Trabalho não é essencial somente pelas oportunidades de trabalho que apresenta. Ela também é uma grande preocupação de vários empresários, notadamente aqueles que necessitam de regulamentação de procedimentos e espaços baseados nas Normas Regulamentadoras.

A profissão é considerada uma das mais promissoras e, por conta do mercado aquecido, muita gente se pergunta o que faz o profissional de Segurança do Trabalho em sua rotina de atuação. De modo geral, ele é responsável por averiguar, analisar e orientar as condições de proteção dos funcionários em um ambiente corporativo, como fábricas, empresas, indústrias, etc.

E aí, ficou interessado no assunto e quer conhecer as funções do profissional de Segurança do Trabalho? Então, vem com a gente que vamos explicar! ?

Saiba o que faz um profissional de Segurança do Trabalho em diferentes cargos e setores

Se você se interessa pela área da Segurança do Trabalho, mas não sabe direito os cargos de um profissional da área, fique tranquilo! Abaixo, vamos mostrar as principais funções desempenhadas por ele em diferentes setores e cargos. Fique ligado!

Quais as funções do profissional de Segurança do Trabalho?

O objetivo da Segurança do Trabalho é defender a integridade mental e física dos trabalhadores. Nesse caso, os profissionais são responsáveis por verificar se todas as 36 normas regulamentadoras (NRs) de segurança do trabalho e saúde estão sendo cumpridas. ?

Dependendo da função ocupada, eles atuam dentro das empresas implementando e orientando as diretrizes ou como fiscais do Ministério do Trabalho. Outras atribuições desempenhadas pelo profissional de Segurança do Trabalho são:

  • realizar análises de todos os dados sobre acidentes dentro da empresa, propondo soluções;
  • criar medidas preventivas para situações de risco que estejam acontecendo dentro da corporação;
  • avaliar se a empresa está atuando de acordo com as normas de segurança;
  • investigar acidentes nos ambientes de trabalho;
  • acompanhar, implementar e formular a política de Segurança do Trabalho dentro das empresas.

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho em empresas, de forma geral?

Seja uma empresa da iniciativa privada, seja uma empresa estatal, é fundamental ter especialistas capacitados na área da Segurança do Trabalho. Nesse caso, você será responsável por verificar se as instalações de equipamentos ocorreram de maneira correta, além de analisar se as medidas administrativas de combate ao acidente são eficazes.

O profissional desse ramo se torna cada vez mais importante, já que, ao aplicar medidas de segurança, auxilia na redução do número de trabalhadores afastados por acidentes de trabalho. Com isso, há um maior retorno econômico para a empresa, pois as atividades serão feitas de maneira mais precisa e segura.

O que faz o profissional de Segurança no Trabalho na construção civil?

Segurança na operação de equipamentos, demarcação dos espaços de obras, construção de andaimes, uso de EPCs e EPIs — Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual — são as principais adaptações feitas na Construção Civil. ?‍♂️

A saúde dos trabalhadores deve ser resguardada contra materiais pesados, manuseio incorreto de ferramentas, ruídos altos que danificam a audição, acidentes e muitos outros. Então, uma das atribuições desempenhadas pelo profissional de Segurança do Trabalho é assegurar o bem-estar dos trabalhadores que atuam nos canteiros de obras.

Isso porque é na área da construção que ocorre grande parte dos acidentes de trabalho, incluindo os letais. Portanto, o esforço para seguir as normas de segurança é essencial.

Quais as atribuições do profissional de Segurança do Trabalho em indústrias?

Um cargo que exige bastante do trabalho do profissional de Segurança do Trabalho é a indústria. Em muitos casos, os trabalhadores lidam diretamente com máquinas que podem provocar acidentes graves quando são utilizadas de maneira incorreta, podendo levar ao óbito.

Algumas das funções desempenhadas pelo profissional que decide atuar na indústria são:

  • controlar a temperatura do local de trabalho;
  • verificar a qualidade do ar e da água;
  • fiscalizar e orientar o uso dos EPIs;
  • analisar e coletar materiais tóxicos com que os funcionários terão contato;
  • treinar o operador de máquina;
  • verificar se os equipamentos se enquadram no padrão estabelecido em legislações.

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho em hospitais?

Tanto em unidades básicas de saúde, quanto em hospitais, os colaboradores devem manusear diversos instrumentos e equipamentos, como aventais e máscaras. Com isso, eles também correm riscos de sofrer determinados acidentes. ?

Contudo, um dos problemas mais graves a serem evitados é a contaminação. Portanto, a presença do profissional da área é essencial, já que ele orienta os funcionários sobre a importância de cumprir a NR-32 (Norma Regulamentadora 32), que apresenta informações sobre a segurança do trabalhador no ramo da saúde.

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho na Agroindústria?

O setor agropecuário também necessita da ajuda dos profissionais de Segurança do Trabalho, sabia? Com o crescimento no uso de máquinas para plantação e colheita, é importante que os trabalhadores saibam operá-las de modo seguro.

Além disso, o trabalho exercido pelos funcionários acontece a céu aberto e, por isso, é fundamental instrui-los sobre os problemas de pele que o sol pode causar. Nesse caso, é necessário fiscalizar o uso de equipamentos adequados de proteção.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Viu só como o profissional de Segurança do Trabalho conta com um amplo leque de atuação? Além de trabalhar em empresas, também é possível exercer as funções em indústrias, hospitais, construção civil, etc.

Então, para não dar mole e perder as principais oportunidades de emprego, o primeiro passo é fazer um curso superior na área em uma faculdade qualificada para oferecer o melhor ensino. Na Anhanguera, você encontrará um time de corpo docente especialista e experiente, preparado para tirar todas as suas dúvidas. ?

Além disso, você encontrará várias formas de ingresso para estudar com a gente, como vestibular tradicional, transferência externa, vestibular online e uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Caso escolha essa última opção, lembre-se de colocar a mão na massa e estudar para o Enem para tirar uma boa pontuação, beleza?

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz o profissional de Segurança do Trabalho, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e receba um ensino atualizado e de acordo com as demandas do mercado!

Gostou de saber o que faz o profissional de Segurança do Trabalho e quer fazer a graduação na Anhanguera? Então, partiu fazer a inscrição em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.