Conheça a grade curricular da faculdade de Matemática

lousa representando faculdade de matemática

Antes de escolher a instituição onde você pretende estudar, é preciso considerar alguns fatores como qualidade do ensino, infraestrutura e valor das mensalidades. Porém, um ponto que precisa ser avaliado com atenção é a grade curricular da faculdade.

Afinal, o conhecimento adquirido na faculdade é extremamente importante para ter sucesso na profissão, e é a grade de matérias que vai fornecer o itinerário do curso, com as disciplinas obrigatórias e optativas, as horas de estágio e de atividades complementares e outras especificações do curso escolhido.

No caso da faculdade de Matemática, a grade curricular prevê, ao longo de 8 semestres, matérias teóricas e pedagógicas, estas específicas para a Licenciatura. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para lecionar no ensino fundamental II e no médio, em escolas públicas ou particulares.

Conheça mais a fundo as disciplinas que compõem o currículo do curso de Matemática e veja se essa é a melhor opção para você!

Introdução ao Cálculo

Entre as principais matérias da faculdade de Matemática estão as que se relacionam a Cálculo. O tema é tão complexo que precisa ser dividido em várias disciplinas ao longo do curso:

Basicamente, Cálculo é um ramo da Matemática que deriva da Álgebra e da Geometria. Seu estudo foca taxas de variação de grandezas, derivadas e antiderivadas. Na Introdução, você vai rever conteúdos do ensino médio, como funções, trigonometria, polinômios e geometria, que constituem a base da ciência.

À medida que vai se aprofundando, estuda o Teorema Fundamental do Cálculo.

Pré-cálculo

Alguns cursos de graduação em Matemática apostam nessa disciplina, anterior à Introdução, visto que muitos estudantes chegam ao primeiro período do curso sem dominar as noções básicas da Matemática que deveriam ter aprendido na educação básica.

Dessa forma, o Pré-cálculo envolve:

  • Conjuntos e Aritmética Básica;
  • Cálculo com Expressões Algébricas;
  • Equações e Inequações;
  • Funções.

Nessa fase, trabalha-se mais com exercícios do que com a teoria, a fim de que você seja preparado para os estudos da Matemática em nível superior.

História da Matemática

Praticamente em todos os cursos de graduação, existe uma disciplina que guarda a memória daquele campo de estudos. Quando surgiu, como e quem foi o primeiro a falar sobre o tema são questões presentes na História da Matemática.

Os estudos remontam à Pré-História, passando por civilizações egípcia, grega, babilônica e a forma como esses povos concebiam a Matemática, até chegar à matemática Moderna, pós-segunda guerra.

São tópicos da matéria:

  • História da Álgebra;
  • História dos Algarismos e Numeração;
  • História do Cálculo;
  • Tendências no Ensino da Matemática.

Hoje, a historiografia da Matemática procura relacionar a forma como se pensa a disciplina hoje e compará-la com outros tempos e sociedades.

Lógica Matemática

A Lógica Matemática é ensinada também em Elementos da Matemática, disciplina que tem por finalidade explorar as aplicações da ciência na sociedade. Relaciona-se, principalmente, à Ciência da Computação.

Análise Matemática

Essa matéria é dada no último ano do curso e já tem um teor mais aprofundado. É preciso ter cursado e compreendido outros temas para que ela faça sentido. Aquele Cálculo Diferencial e Integral que citamos lá atrás, por exemplo, vai ser aplicado aqui, junto com:

  • Conjuntos e Números Reais;
  • Medidas;
  • Limites;
  • Funções;
  • Séries e Sequências;
  • Topologia.

Álgebra

A Álgebra, assim como o Cálculo, é um campo vasto dentro da Matemática Pura e precisa ser segmentada em pontos mais específicos. Assim, o estudante de Matemática vê, durante o curso:

  • Álgebra Linear e Vetorial, que estuda matrizes e sistemas, vetores etc.;
  • Álgebra Elementar;
  • Álgebra Abstrata.

De modo geral, essa ciência se dedica a resolver equações, operações matemáticas e polinômios. É bem conhecida dos estudantes desde o ensino básico, e agora passa a ser mais aprofundada.

Estatística

Probabilidade e Estatística é uma disciplina estudada geralmente no sexto período do curso. Ela fornece conhecimentos para que o futuro profissional possa realizar medições numéricas, usar métodos tabulares e gráficos, além de fazer distribuições de probabilidade discretas e contínuas, inclusive em ambiente digital, no Excel.

Com a Estatística, coletamos, analisamos e interpretamos dados de diversas fontes e naturezas.

Geometria Analítica

A Geometria não pode faltar na grade curricular de Matemática, pois ela é um dos pilares do curso. Além da Analítica, você vai estudar Geometria Plana e Espacial. Se na primeira o foco é nas retas, circunferências, polígonos, círculos e triângulos, na segunda essas figuras ganham uma terceira dimensão além da altura e da largura: a profundidade.

Na Geometria Analítica, no entanto, os elementos geométricos são traduzidos por expressões algébricas. Também é chamada de Geometria Cartesiana. São estudados os seguintes conteúdos:

  • Sistema Cartesiano Ortogonal e Planos;
  • Equações de Retas no Espaço;
  • Equações de Cônicas no Plano;
  • Superfícies Quádricas;
  • Vetores.

Teoria dos Números

Vista como uma disciplina separada ou inserida em Estruturas Algébricas, a Teoria dos Números, ou Aritmética, é a mãe da Matemática. Ela se dedica ao estudo dos números inteiros e várias teorias decorrentes dela, por exemplo:

  • Teoria Elementar;
  • Teoria Analítica;
  • Teoria Transcendente.

Disciplinas Pedagógicas

Quem opta pelo curso de Licenciatura em Matemática tem o diferencial na grade de matérias didático-pedagógicas. Algumas fazem parte da formação de qualquer professor, outras são exclusivas do ensino de Matemática. Veja algumas:

  • Educação Inclusiva;
  • Educação e Tecnologias;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Didática: Planejamento e Avaliação;
  • Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas;
  • Metodologia do Ensino da Matemática.

Além do que se estuda em Matemática, por lei, o futuro professor precisa cumprir 400 horas de estágio obrigatório em instituições de ensino fundamental e médio, além de gestão escolar.

Aqui na Anhanguera, oferecemos ainda a complementação de formação pedagógica para quem já tem o Bacharelado em Matemática e quer se tornar professor ou seguir carreira acadêmica.

Se você curte Ciências Exatas, gostou do que viu até aqui e tem perfil para se tornar professor, saiba que é possível fazer a faculdade EAD, ou seja, no modelo a distância.

A Anhanguera é referência quando se trata de educação a distância, sendo avaliada como uma das melhores faculdades do Brasil. E você pode escolher cursar Matemática na modalidade semipresencial ou na 100% online.

Não quer ser professor? Veja outras possibilidades!

Conheça mais sobre cursos e faculdades para quem gosta de Matemática, mas não combina com a profissão de professor, ou seja, pretende trabalhar em empresas, indústrias etc. A Matemática é uma ciência que está presente em várias profissões, mas lembre-se sempre de analisar a grade curricular antes de começar o curso!

Se a carreira ainda está sendo decidida, a Anhanguera já pode ser a escolhida! Inscreva-se no vestibular online e tenha acesso a todas as vantagens de estudar aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 80

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados