Faculdade EAD com vestibular online: como funciona?

estudante ead

Não é de hoje que quem pretende ingressar no ensino superior pode entrar na faculdade EAD com vestibular online, aquele feito pela internet. Esse processo seletivo mais flexível não foi criado em função da pandemia do coronavírus, mas tem sido mais uma excelente alternativa nesse momento.

Com o isolamento social, as instituições de ensino precisaram adequar seu sistema de trabalho. Aquelas que já ofereciam o vestibular online tiveram vantagem extra, proporcionando para o público uma opção segura de fazer as avaliações mesmo durante a quarentena.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Aqui na Anhanguera, inicialmente o vestibular digital era voltado para os cursos 100% online. Hoje ele foi estendido também às modalidades semipresencial e presencial, por isso ficou ainda mais interessante. Quer saber como funciona? Então, continue lendo!

Como é feita a inscrição para o vestibular online?

Fazer o processo seletivo para uma faculdade EAD com vestibular online é a melhor alternativa nesse momento. Nessa modalidade, o candidato não precisa comparecer à instituição, porque pode fazer as avaliações pela internet em sua casa, com toda a segurança, conforto e tranquilidade de que precisa para ter um bom desempenho.

Todo o processo é realizado a distância; assim, você também não precisa comparecer à faculdade para fazer a inscrição. Ela é realizada pelo Portal Vestibulares, então, basta acessar o site para ter acesso ao link no qual a prova ficará disponível.

No portal, você deve escolher a graduação que deseja. Também escolherá a unidade de ensino ou o polo de apoio mais perto da sua casa, ou pelo qual você tem preferência. Além disso, deverá escolher a modalidade de ensino.

Depois de finalizar a inscrição, você receberá um link para acessar a prova online. Tem a opção de realizar o processo seletivo imediatamente ou de deixá-lo para um momento mais apropriado. Nesse caso, precisará acessar o portal novamente por meio da área do candidato, inserir os seus dados e seguir as instruções para realizar a prova.

Somente os cursos EAD têm vestibular online?

Como explicamos, o vestibular online da Anhanguera, quando foi lançado, em 2018, era destinado para quem desejava ingressar nos cursos EAD 100% online. Porém, em 2020, o processo seletivo foi estendido.

No ato da inscrição, você agora pode optar pelo vestibular online para ingressar também em uma graduação das modalidades semipresencial e presencial, seja Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo.

Essa medida foi adotada porque já havia demonstrado eficácia a quem desejava fazer uma faculdade EAD com vestibular online. Então, com a necessidade de adequar o sistema educacional, foi adotada essa mudança para contemplar aqueles que desejam cursar a graduação em outras modalidades de ensino.

Quem já pretendia ingressar em um curso da Anhanguera 100% a distância ou semipresencial tem no vestibular online uma alternativa muito interessante. Afinal, as modalidades EAD são a preferência de quem não pode comparecer à faculdade. Melhor ainda se puder prestar o processo seletivo pela internet!

Como funciona o vestibular online?

Você viu que, para fazer a inscrição em uma faculdade EAD com vestibular online, ou mesmo nas modalidades semipresencial e presencial, é muito fácil, certo? Mas e quanto à realização da prova em si? Como funciona o processo seletivo?

Como dito, nesse caso, a avaliação é feita pela internet, por isso não há necessidade de comparecer à instituição de ensino. Não existe uma data específica nem um horário exato para realizar a prova. O candidato pode definir o melhor momento para isso.

As questões ficarão à sua disposição no link criado no ato da inscrição. Quando desejar fazer a prova, basta acessar a área do candidato no Portal Vestibulares. Não há cadernos impressos nem gabaritos que precisam ser preenchidos à mão.

Conexão com a internet e outros cuidados

É muito importante conferir a conexão com a internet, porque a prova não pode ser pausada. Além disso, ela deve ser entregue em, no máximo, 60 minutos, tempo controlado por meio de um cronômetro e que encerra a avaliação uma vez que o tempo limite é atingido.

O candidato deverá se manter na aba em que a prova está aberta durante esse tempo. Se houver alguma alternância no navegador, automaticamente o sistema fecha a avaliação, e ela deve ser reiniciada. Como pode acontecer algum problema, como uma queda da conexão com a internet, o candidato tem cinco tentativas.

Possibilidade de realizar a prova pelo celular

Da mesma forma como você pode estudar pelo celular nas modalidades de ensino a distância, o vestibular online EAD tem a vantagem de poder ser realizado utilizando esse dispositivo móvel. Mas, se preferir, pode acessá-lo por meio de um notebook ou desktop.

Resultado

As respostas são encaminhadas para uma banca de tutores. Na Anhanguera, o resultado está disponível cerca de 2 a 4 dias depois da entrega da avaliação. Ele pode ser consultado também na área do candidato do Portal Vestibulares.

Qual é a diferença para o vestibular tradicional?

Quando falamos em faculdade a distância, ainda é bastante comum as pessoas terem dúvidas sobre o mercado de trabalho EAD, ou se há diferença no diploma e na qualidade do ensino. Isso também acontece com o vestibular online.

Ainda existe um certo preconceito, porque há quem acredite ser mais fácil entrar na faculdade dessa forma e que qualquer um é aprovado, por isso uma faculdade EAD com vestibular online ofereceria uma preparação inferior — mas isso não é verdade.

Também existem regras para prestar o processo seletivo digital. A única diferença dele para o vestibular tradicional é o fato de que você não precisará comparecer ao local da prova para realizar a avaliação.

O objetivo de digitalizar o vestibular para faculdade EAD e presencial é trazer praticidade a quem não pode prestar as provas presencialmente. Como aqueles que têm jornada de trabalho intermitente, cuidam da casa e da família, têm alguma dificuldade de locomoção ou moram longe da faculdade.

Se você quiser fazer uma graduação presencial, semipresencial ou EAD na Anhanguera, tem a facilidade de ingressar com o vestibular online. É uma ótima alternativa agora, com o isolamento, mas também depois que a crise passar, já que traz flexibilidade a quem precisa fazer os seus próprios horários, mas não abre mão da faculdade.

Gostou da possibilidade de ingressar em uma faculdade EAD com vestibular online? Não se esqueça de que ele também está disponível para outras modalidades. Agora você tem mais liberdade para definir como quer cursar a sua graduação, tudo isso com praticidade e segurança desde o primeiro momento!

O seu futuro não pode esperar. Aproveite a possibilidade de prestar o vestibular pela internet! Faça sua inscrição e conquiste seu diploma de ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados