Melhores faculdades do Brasil: saiba o que elas têm em comum!

melhoresfaculdadesdobrasilsaibaoqueelastememcomum

Você já considerou estudar em uma das melhores faculdades do Brasil? Não pense que isso é um sonho inalcançável, e, muito menos, que é preciso ter muito dinheiro para pagar cursos preparatórios ou mensalidades.

Nos últimos anos, o Brasil avançou sua política educacional. Ao mesmo tempo em que a oferta de cursos aumentou, a concorrência para conquistar novos alunos também. Sabe por que isso é bom para você?

Porque as faculdades precisaram melhorar seus currículos acadêmicos e infraestrutura para manterem-se na concorrência. Ou seja, sua vaga em uma das melhores faculdades do Brasil está esperando por você, só falta identificar qual delas tem todas as qualidades fundamentais para seu perfil. Confira neste post como descobrir.

Infraestrutura física e digital diferenciadas

Um dos primeiros critérios que devem ser analisados é a estrutura da faculdade em suas unidades, polos de ensino e também no ambiente virtual, como site de apoio ao aluno e EAD (ensino a distância).

O curso de Marketing Digital aqui da Anhanguera, por exemplo, pode ser realizado semipresencial ou 100% digital. No primeiro caso, o aluno assiste às aulas em transmissão ao vivo no polo que está inscrito e conta com uma infraestrutura que garante uma experiência de aprendizado valiosa.

Além disso, ele também terá encontros com seu tutor e precisa de uma sala reservada para que possa tirar suas dúvidas e receber suas orientações, não é mesmo? Ou seja, a parte estrutural é muito importante. Para os alunos dos cursos 100% digitais não é diferente, já que as provas mais relevantes também são realizadas presencialmente.

Ambiente digital

Um bom ambiente digital também ajuda a definir qual a melhor faculdade privada do Brasil, afinal de contas, muitas oferecem os cursos EAD ou até mesmo a possibilidade de realizar algumas disciplinas da graduação convencional de forma virtual.

A forma de usar esse ambiente deve ser muito simples e intuitiva, desde o vestibular. É claro que manuais e vídeos que explicam a forma de navegar são importantes, assim como a equipe de apoio, mas conseguir fazer tudo isso com etapas fáceis de compreender faz toda a diferença.

Aqui no site da Anhanguera, consultar planos de parcelamento, solicitar bolsas de estudos ou saber como transferir de um curso para o outro é muito simples.

Além disso, é importante também que o ambiente virtual atenda 100% das suas necessidades como aluno, ou seja, além das aulas, ele deve ter suporte para o contato com a administração da faculdade e uma biblioteca virtual para ajudar no seu desenvolvimento.

No ambiente virtual da Anhanguera, você pode acessar várias bibliotecas virtuais, além de publicações de periódicos e ensaios científicos. Também pode usar o Canal Conecta para encontrar oportunidades de emprego, afinal de contas, colocar seus conhecimentos em prática também é muito valioso para o aprendizado, não é mesmo?

Corpo docente qualificado

Todo mundo tem uma lembrança sobre algum professor, seja ela boa, seja ela ruim. Isso acontece porque eles têm um importante papel em nosso desenvolvimento e precisam ser preparados para isso. Nesse sentido, o corpo docente também ajuda a definir qual a melhor faculdade do Brasil e do mundo.

Não por acaso, o Ministério da Educação (MEC) estabelece alguns requisitos mínimos para o funcionamento de uma instituição de ensino. E, advinha só?

A qualificação dos professores é uma das características mais importantes para a nota do MEC, mas, principalmente, para seu aprendizado! Quanto maior a graduação dos educadores, mais rica será a contribuição deles para seu curso.

Para o MEC, uma faculdade tem o padrão de qualidade A quando possui 15% de doutores, 40% de mestres e 30% de especialistas no corpo docente, por exemplo. Mas além do nível de estudos que cada um deles possui, também é importante conhecer a experiência, seja na vida acadêmica, seja no mercado de trabalho.

As melhores faculdades de Direito no Brasil devem ter professores que tenham atuado ou atuem como advogados, procuradores, juízes e outros cargos fundamentais do sistema judicial brasileiro, não é mesmo? Isso enriquecerá os exemplos durante as aulas e até mesmo será a inspiração para muitos alunos que queiram seguir carreiras como essas.

Matriz curricular constantemente atualizada

Se os professores precisam estar atualizados com o mercado e com o que acontece nele, a matriz curricular também, certo?

Esse é justamente um ponto que separa as faculdades comuns daquelas consideradas as melhores no Brasil, pois somente as faculdades que atualizam constantemente sua grade curricular estão atentas às necessidades e às melhorias necessárias para a formação dos alunos.

Alunos de um curso de Administração, por exemplo, estudam áreas como a gestão de pessoas e o posicionamento estratégico do negócio. Sendo assim, as matérias relacionadas a cada uma dessas áreas precisam estar alinhadas com o mercado.

É essencial falar sobre gestão de talentos, carreira, feedback e automação de processos nas aulas sobre recursos humanos, pois são temáticas que fazem parte do cotidiano das empresas. Ou seja, o cuidado de manter uma matriz curricular atualizada garante que o aluno esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho dominando seus desafios e suas novidades.

Outro fator importante da matriz curricular é que ela deve ser ofertada de maneira inovadora, favorecendo o aprendizado do conteúdo, como fazem as disciplinas interativas (DI) da Anhanguera. Além disso, é importante ter um estímulo à associação do que é estudado com ferramentas e tecnologias comuns no cotidiano das empresas nas quais o candidato deseja trabalhar no futuro.

Especialização em áreas de conhecimento

Algumas áreas do conhecimento são muito amplas, o que permite que algumas faculdades se especializem nelas e otimizem ainda mais seus cursos de graduação.

Isso faz com que elas se tornem referência no mercado. Assim, até mesmo o fato de o aluno ter estudado na instituição é um status que o diferencia de outros candidatos em uma eventual entrevista de emprego.

Faculdades especializadas em áreas como Direito ou Engenharia, por exemplo, acabam ampliando seus níveis de graduação, oferecendo a continuidade dos estudos para os níveis de pós-graduação, especializações, MBAs e cursos livres, aumentando, por consequência, o número de publicações acadêmicas na instituição.

Em outras palavras, elas tornam-se autoridades na área de conhecimento, produtoras e analistas das novas tendências do mercado, e isso é muito valorizado no mercado de trabalho.

Premiações que fazem das instituições as melhores faculdades do Brasil

Ser reconhecida como especialista em uma área de conhecimento é muito importante, mas outras premiações e parcerias no mercado também ajudam a definir quais são as melhores faculdades do Brasil.

A Anhanguera tem mais de 8.000 convênios com bancos, montadoras de carros, drogarias e redes de supermercados, o que dá mais tranquilidade e economias para seus alunos, seja para o cotidiano, seja para ingressar no mercado de trabalho, não é mesmo?

Premiações também mostram o esforço da faculdade em oferecer o melhor ensino, e esse reconhecimento não é classificado apenas pelas notas do MEC. Aliás, sabia que elas têm outras divisões?

Por isso, atenção às notas das faculdades no:

  • Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que é a nota individual de cada curso de graduação;
  • Índice Geral de Cursos (IGC), que é dada para a faculdade depois de uma visita e avaliações do Inep.

Premiações também podem demonstrar seu posicionamento no mercado e isso traduz a forma como a faculdade enxerga o mundo. Se você se preocupa com o meio ambiente e cidadania, gostaria de estudar em uma instituição com selo de Empresa Cidadã, certo?

Por isso, conhecer quais são as melhores faculdades do Brasil é apenas o primeiro passo. Depois, você precisa definir qual delas tem o seu estilo e está pronta para superar suas expectativas.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a Anhanguera e seus diferenciais? Acesse nosso site agora mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content