Como descobrir qual tipo de profissão mais combina comigo?

qual a profissão que mais combina comigo

O espaço entre o término do ensino médio e o início do ensino superior é marcado por sentimentos de dúvidas. Escolher um curso de graduação é um tanto assustador para alguns, já que a decisão impacta todo o futuro.

Você também é desses que se pergunta: “qual tipo de profissão combina comigo?”. Se sim, então, temos uma boa notícia! Este artigo é justamente para ajudar você a refletir sobre determinados pontos, de modo a chegar a melhor conclusão possível.

O primeiro passo é relacionar sua personalidade e suas preferências aos tipos de profissão, como:

  • criativa;
  • que atua em ambientes abertos;
  • focada em negócios e no mercado;
  • prática e objetiva;
  • tecnológica;
  • que lida diretamente com pessoas.

Então, vamos conversar um pouco sobre isso? É só continuar a leitura para descobrir qual carreira seguir!

Qual tipo de profissão mais combina comigo?

Como estávamos falando, é importante olhar um pouco para dentro de si. Reflita não apenas sobre suas preferências, mas, principalmente, sobre sua personalidade e seu jeito de ser. O motivo disso é que nem sempre relacionar nossos gostos com uma profissão é tão simples.

Por exemplo, não é só por que alguém ama jogar vôlei que deverá fazer o curso de Educação Física, entende? É preciso enxergar as entrelinhas, olhar o que está implícito por trás de cada interesse.

Sendo assim, entenda melhor essa relação abaixo!

Criativa

Um tipo de profissão criativa combina com quem tem facilidade para criar coisas. Sabe aquela pessoa que consegue relacionar pensamentos que, aparentemente, não têm ligação nenhuma? Ou que tem aquelas tiradas inteligentes de humor?

Seres criativos são bastante imaginativos e têm percepções diferentes das pessoas mais realistas. Para eles, profissões como Moda, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Interiores são ótimas escolhas. Nessas carreiras, será necessário contar frequentemente com suas boas ideias, para ter mais sucesso profissional.

Que atua em ambientes abertos

Profissões de ambientes abertos geralmente são atrativas a personalidades mais extrovertidas. São pessoas que gostam de trabalhar em grupo, não se incomodam muito com a falta de privacidade e têm certa atração por novidades e aventuras.

Um extrovertido se sente energizado pelo ambiente ao redor, gosta de relações sociais e de se comunicar. Seres aventureiros precisam de emoções frequentes, não se adaptando muito a mesmices e a rotinas.

Topar uma festa bem em cima da hora? É com eles mesmo!

Bons cursos são Medicina Veterinária, Educação Física, Agronomia, Engenharia Ambiental. Nessas profissões, será preciso lidar com imprevistos, contar com boa comunicação e ter foco no ambiente externo.

Focada em negócios e no mercado

Já conheceu alguém que adora planejamento e não faz nada sem antes se certificar de adotar as melhores opções? Muitas vezes, essas pessoas gostam de tomar decisões por contra própria, mas também consideram as influências do ambiente ao redor e a dos colegas com os quais convivem.

Elas também pensam bastante no futuro e, apesar de sempre analisarem com objetividade todas as soluções, têm grandes sonhos. Podem arriscar algumas atitudes, vez ou outra. Contudo, isso costuma ser, digamos, um “risco prudente”.

Desde cedo, pensar em formas de ganhar e poupar dinheiro é intrínseco a elas. É possível que, quando crianças, tenham tentado vender algo, para conseguir a própria grana.

Cursos como Administração, Empreendedorismo e Economia são boas opções. No dia a dia da profissão, será preciso habilidade para analisar como os meios interno e externo influenciam o seu trabalho.

Prática e objetiva

Tipos de profissão com essas características agradam pessoas pragmáticas e decididas. Sabe alguém que é sucinto nas palavras ou nas ações? Também é comum indivíduos assim terem preferência por tudo aquilo que pode ser comprovado, seja por números, seja pela ciência. Costumam usar muito o lado racional e lógico para tudo, principalmente em decisões importantes.

Boas profissões são as de Engenharias (Civil, Mecânica, Elétrica) e Matemática. No dia a dia, o profissional precisará analisar detalhes e trabalhar com números para criar projetos e fazer escolhas.

Tecnológica

Essas profissões tendem a atrair quem gosta do lado lógico da coisa. São pessoas acostumadas à tecnologia e com bastante facilidade em dominá-la.

São, ainda, pragmáticas e autênticas. Gostam de consumir conteúdos pelas internet e tendem a ser mais introvertidas.

As profissões indicadas? Tudo ligado à ciência, ao desenvolvimento tecnológico e ao trabalho mais individual e independente. Alguns exemplos podem ser Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

Que lida diretamente com pessoas

Profissões que lidam diretamente com pessoas costumam atrair aqueles com tendência a se preocupar com o próximo. Essas pessoas tendem a ser empáticas, tendo facilidade em enxergar e em entender a posição alheia.

Apesar de indivíduos com essas características gostarem de se relacionar, não necessariamente são extrovertidos, até porque a introspecção é um aspecto importante na atuação profissional. No entanto, dependendo da área escolhida, será necessário se expor com frequência para se comunicar melhor.

Cursos propícios são Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. No dia a dia, será preciso agir com responsabilidade perante a vida do outro ser humano.

Como identificar as profissões mais adequadas?

O que fazer, agora, para tomar a decisão? Como ter certeza de qual área combina comigo? Uma ideia é analisar os tipos de graduação. Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo requerem diferentes capacidades e tempo de dedicação, por exemplo.

Agora, se você tem muitas dúvidas do que realmente tem mais a ver com você, por que não faz um teste vocacional? Uma maneira prática de realizá-lo é contar com o auxílio de sites especializados. O Giro de Profissões, por exemplo, é um dos mais conhecidos. Seu teste vocacional é bem lúdico, atualizado e adequado ao público atual. É uma espécie de game, que aponta as áreas que mais combinam com o jogador.

Depois que você estiver mais convicto da sua escolha, não se esqueça de que investir em uma instituição de qualidade faz toda a diferença para a profissão e o plano de carreira. Aqui na Anhanguera, investimos em tecnologia e temos professores capacitados e bem preparados, pois nos preocupamos com a formação de nossos alunos.

Ao longo da leitura você viu uma forma de encontrar o curso ideal por meio da análise do seu perfil. Esperamos que você já saiba a resposta para a pergunta “qual tipo de profissão combina comigo?”!

Gostou das nossas dicas? Então, descubra agora o que uma boa instituição precisa ter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.