Faculdade de Fotografia: Veja a panorâmica do curso e saiba tudo

Estudante em estúdio de fotografia com colega

Na Faculdade de Fotografia você terá a oportunidade de desvendar todos os segredos do processo fotográfico, desde a composição e iluminação até o uso sofisticado de equipamentos e softwares de edição. 

O curso superior em Fotografia explora a magia por trás das lentes, e te ajuda a mergulhar nas técnicas avançadas e desenvolver uma visão criativa, transformando imagens em poderosas narrativas visuais. 

Se você também tem paixão por fotografia e quer fazer dessa paixão sua carreira, sinta-se convidado a conhecer mais detalhes sobre esse curso e as oportunidades que te esperam.

Como é o curso de Fotografia? 

O curso de Fotografia é repleto de disciplinas que abrangem desde os fundamentos da fotografia, como composição, iluminação e enquadramento, até o domínio avançado de equipamentos fotográficos e softwares de edição de imagem. 

No Tecnólogo em Fotografia você aprende a utilizar câmeras, lentes, flashes e técnicas para finalizar e tratar as imagens. Essa abordagem te permite colocar em prática rapidamente os conceitos aprendidos em sala de aula. 

Você verá ainda matérias sobre História da Fotografia, História da Arte, Empreendedorismo, Gestão e Planejamento que vão auxiliá-lo a desenvolver e administrar de forma completa os seus projetos fotográficos. 

Depois de formado, você será capaz de contar histórias visualmente impactantes e contribuir significativamente para o campo dinâmico da fotografia, atuando na produção fotográfica em diferentes setores do mercado como direção de fotografia, pós-produção e tratamento de imagens.

Mulher e homem planejando trabalho com notas coloridas
No curso de Fotografia também se estuda Gestão e Planejamento

Quais os tipos de Graduação em Fotografia?

A graduação em Fotografia é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnológico.

Tecnólogo em Fotografia

O Tecnólogo em Fotografia possui foco na prática e na segmentação do conhecimento. 

O curso é dividido em 4 semestres, e, por ser um curso mais objetivo, as aulas são dinâmicas e organizadas para te ajudar a adquirir repertório de forma rápida, sem abrir mão da qualidade. 

Cursos de nível superior nesse formato normalmente são caracterizados pelo menor tempo de duração, e em praticamente metade do tempo de um bacharelado, você se forma e já pode começar a atuar na área.

Bacharelado em Fotografia

Não existe curso de Bacharelado em Fotografia. Esse tipo de graduação possui um currículo mais abrangente, que oferece uma visão generalista e ampla, com formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

Licenciatura em Fotografia

Para Fotografia não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica.

O curso de Fotografia é bom?

O curso de Fotografia continua sendo uma excelente escolha para quem deseja se aprofundar de forma criativa no universo da fotografia. 

Mesmo com a evolução da fotografia digital e com o avanço tecnológico que permite qualquer pessoa, com um celular em mãos, tirar fotos rápidas para postar nas redes sociais, é importante lembrar que tirar foto não se trata apenas da captura de imagem.

Quando falamos de fotografia, estamos falando sobre desvendar o poder narrativo que uma fotografia possui. Estamos falando de composição visual, de iluminação fotográfica e do processo fotográfico como um todo.

Explorar a arte fotográfica permite aos profissionais da área desenvolver uma fotografia criativa, que gera resultados impactantes e incontáveis possibilidades visuais. 

Mulher mostrando produto em caixa em gravação com celular
Uma boa fotografia envolve aprender sobre o processo narrativo e a composição visual

O curso de Fotografia é aprovado no MEC?

A graduação em Fotografia é sim aprovada pelo MEC. Ser aprovado pelo Ministério da Educação é requisito essencial para o seu diploma ser respeitado no mercado de trabalho. 

É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do seu diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores. 

Quando você estiver em dúvida sobre aprovação de um curso, em poucos passos é possível consultar se o mesmo é reconhecido pelo MEC e se a instituição de ensino que você pretende escolher também tem autorização para oferecê-lo. 

Aprovação do curso de Fotografia no Mercado 

A aprovação do curso de Fotografia no mercado reflete a crescente demanda por profissionais qualificados e criativos na indústria visual. 

A habilidade de contar histórias através de imagens tornou-se uma necessidade em diversos setores, desde agências de publicidade tradicionais até agências de marketing digital

E com o advento das redes sociais, as imagens estão ocupando cada vez mais espaço no nosso dia a dia, e conseguir se diferenciar é um desafio que só os fotógrafos profissionais têm capacidade de atender.

Qual o perfil ideal do aluno de Fotografia? 

O aluno de fotografia precisa ter perfil criativo e inovador. Ser detalhista e paciente também é indispensável. 

Como diria Sebastiao Salgado (fotógrafo brasileiro, considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial): 

“Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo”. 

Além de gostar de tirar fotos, ter familiaridade ou disposição para aprender a editar fotos com softwares de tratamento de imagens, como Adobe Photoshop, será um grande diferencial. 

Também é necessário organização, comprometimento, disciplina e grande capacidade de comunicação para entender as necessidades dos clientes. 

É imprescindível ainda ter afinidade com arte, senso estético, ousadia e autenticidade, para se destacar no mercado e tornar seu trabalho reconhecido. 

Homem olhando para computador sorridente
É preciso gostar de tirar fotos e dominar softwares de edição

Personalidade do aluno da área de Fotografia 

A personalidade do aluno na área de Fotografia abrange traços que refletem tanto a natureza artística quanto técnica dessa disciplina visual. 

Como principais características, podemos citar: 

  • Paixão por fotografia: ter entusiasmo pela fotografia é fundamental. O profissional dessa área deve ter uma paixão genuína por capturar momentos, contar histórias e explorar a linguagem visual de forma criativa. 
  • Olhar sensível e apurado: a habilidade aguçada de observação é crucial para capturar imagens impactantes e gerar significado para cada momento. Os alunos de Fotografia com sensibilidade para perceber nuances e detalhes no ambiente ao seu redor, tendem a se dar melhor durante o curso e a carreira. 
  • Persistência e Dedicação: a busca pela imagem perfeita muitas vezes requer tempo, paciência e esforço contínuo. Alunos de Fotografia precisam ser persistentes e dedicados para aprimorar suas habilidades técnicas e artísticas ao longo do tempo. 
  • Empatia e Comunicação: a empatia e capacidade de se comunicar com clareza vão além de entender as necessidades dos clientes. Em trabalhos jornalísticos por exemplo, o profissional de Fotografia precisa cultivar empatia para se conectar com os assuntos abordados e comunicar a mensagem de forma clara através das imagens registradas. 
  • Adaptabilidade: dada a evolução constante da tecnologia na Fotografia, a adaptabilidade é uma qualidade essencial. Além de aprimorar a técnica fotográfica, e saber trabalhar com câmeras digitais e analógicas, entender de diferentes lentes e filtros, alunos desta área precisam se manter inteirados sobre tendências, inspirações, referências e novas ferramentas, para acompanhar as mudanças no cenário e continuar se destacando na área. 
  • Espírito Empreendedor: ao contrário de muitas profissões, as melhores oportunidades para fotógrafos estão fora do mercado formal de trabalho. Seja trabalhando com fotografia artística ou tratamento de foto, desenvolver habilidades de gestão irão ajudar a captar novos clientes e crescer como profissional autônomo.
Duas mulheres mexendo em computador e vendo fotos de móveis
O fotógrafo deve ter olhar sensível e saber se comunicar com o cliente

Rotina de estudos para quem estuda Fotografia

A rotina de estudos durante o curso de Fotografia pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e é totalmente focada no exercício profissional. 

A duração do curso superior de tecnologia é mais curta do que o Bacharelado. Isso permite que a grade curricular seja enxuta, com uma abordagem mais específica, voltada diretamente para a realidade do mercado de trabalho. 

Em 2 anos você terá o diploma em mãos e estará preparado para iniciar a carreira. E se optar pela graduação EAD, a rotina de estudos será ainda mais tranquila. Essa modalidade te permite assistir as aulas de acordo com sua disponibilidade de horários, podendo conciliar os estudos com o trabalho e lazer de forma equilibrada. 

E para concluir a faculdade, verifique com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso. 

Garoto correndo na rua atrasado
A rotina de estudos é mais tranquila e permite equilibrar diferentes responsabilidades

Quais as modalidades de estudo para Fotografia?

A graduação de Fotografia é oferecida nas modalidades Presencial e EAD. Entenda mais sobre essas modalidades:

Curso de Fotografia Presencial

No curso presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos e os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas. E as disciplinas são teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes curriculares para Fotografia estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Fotografia EAD

A graduação em Fotografia EAD é 100% online. Essa modalidade de ensino oferece mais flexibilidade para o aluno, que pode estudar quando puder e onde quiser.

As aulas são ensinadas por meio de Disciplinas Interativas em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas pode ser feita por meio de fóruns interativos e o suporte virtual é contínuo.

Durante esse período, você não precisa comparecer à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A sua presença pode ser necessária apenas para a realização de provas semestrais.

O diploma dessa modalidade, assim como os cursos presenciais, tem a mesma validade. Inclusive, estudar a distância te ajuda a adquirir novas habilidades digitais, que serão necessárias durante a jornada universitária.

Curso de Fotografia no modelo Semi Presencial

A faculdade semipresencial é feita de forma híbrida. A maioria das aulas são online, com a necessidade de se dirigir até a faculdade algumas vezes para realização de aulas práticas.

O curso de Fotografia normalmente não é disponibilizado nessa modalidade, mas sempre consulte as opções disponíveis na instituição de ensino escolhida antes de se matricular.

Qual a duração e as matérias do curso de Fotografia? 

A faculdade de Fotografia tem duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos, distribuídos em uma carga horária de 1.420 horas. 

As matérias do curso respeitam currículo de Fotografia conforme diretrizes educacionais e são organizadas da seguinte forma:

1º semestre (300h)

  • ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE;
  • FOTOGRAFIA AUTORAL E RETRATO – OPTATIVA;
  • FOTOGRAFIA CONCEITUAL E ARTÍSTICA – OPTATIVA;
  • PROCESSO DA CRIATIVIDADE;
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA.

2º semestre (360h)

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA;
  • FOTOGRAFIA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA;
  • FOTOGRAFIA DE EVENTOS SOCIAIS;
  • ILUMINAÇÃO;
  • PROJETO DE EXTENSÃO I – FOTOGRAFIA TÉCNICA E EQUIPAMENTO;
  • FOTOGRÁFICO – OPTATIVA.

3º semestre (360h)

  • DIREÇÃO E PRODUÇÃO EM FOTOGRAFIA;
  • EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS – OPTATIVA;
  • FOTOGRAFIA DIGITAL E ANÁLISE DA IMAGEM;
  • FOTOGRAFIA EDITORIAL E FOTOJORNALISMO;
  • LEGISLAÇÃO E ÉTICA APLICADA À IMAGEM;
  • PROJETO DE EXTENSÃO II – FOTOGRAFIA.

4º semestre (400h)

  • FOTOGRAFIA DE MODA;
  • FOTOGRAFIA PARA CINEMA E VÍDEO;
  • TÉCNICAS AVANÇADAS DE FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO;
  • TÉCNICAS E LINGUAGENS FOTOGRÁFICAS;
  • TRATAMENTO DE IMAGENS AVANÇADO;
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Documento escrito copyright com martelo de juiz em cima
Legislação também é uma matéria no curso

Quais as possibilidades de especialização em Fotografia? 

As possibilidades de especialização em Fotografia oferecem oportunidades únicas, permitindo que os profissionais da área escolham caminhos que melhor se encaixem às suas habilidades e que estejam alinhados aos seus objetivos de carreira. 

E sabendo que a competitividade faz parte do mundo do trabalho, buscar uma especialização é o meio mais eficaz de se diferenciar e se destacar entre os concorrentes. 

Algumas das principais possibilidades de especialização incluem: 

  • Fotografia de Casamento: uma das especialidades mais buscadas no ramo da fotografia, especializar-se na cobertura de casamentos é uma ótima escolha. Essa especialização exige do profissional um olhar cuidadoso que capture momentos especiais e emocionantes durante o evento, seja durante o próprio casamento, na cobertura da festa ou em ensaios de pré-wedding. 
  • Fotografia de Estúdio: quando falamos de fotografia de estúdio, muitos são os segmentos que o profissional pode atender. Mas podemos destacar três destes segmentos:
    • Fotografia de Moda: Editoriais de moda, catálogos, fotografia de passarela; 
    • Fotografia Publicitária: Fotografia de produtos, publicidade digital, campanhas de marketing; 
    • Fotografia de Alimentos: Fotografia para menus, blogs de culinária, publicidade gastronômica. 
  • Fotojornalismo: se você optar por se especializar em fotojornalismo, para trabalhar em redações ou cobertura de eventos, é importante que você desenvolva um olhar autêntico, e aprenda a capturar histórias de maneira objetiva e informativa. 
  • Fotografia Documental: essa especialização normalmente busca narrar e apresentar, de forma visual, eventos culturas e questões sociais, por meio de projetos documentais, exposições e colaborações com organizações humanitárias. 
  • Fotografia de Natureza e Paisagem: se você gosta de explorar a beleza natural do mundo, incluindo paisagens, vida selvagem e elementos naturais, esse é um ótimo caminho para especialização. 
  • Fotografia de Drone: esse é um ótimo exemplo sobre como acompanhar as evoluções tecnológicas podem gerar grandes oportunidades. Utilizar drones na captação de imagens aéreas, além de explorar perspectivas únicas, tornou a cobertura de eventos, a fotografia imobiliária e o mapeamento de espaços, muito mais acessível e detalhado. 
  • Fotografia Subaquática: se você é apaixonado por ambientes aquáticos, se especializar em capturar imagens debaixo d’água pode gerar grandes oportunidades em fotografia submarina, documentários marinhos e até mesmo colaboração com cientistas. 
  • Direção de Fotografia: um diretor de fotografia é responsável pela imagem de um filme. Ele consegue interpretar um roteiro e captar as imagens que melhor o traduzem, definindo os melhores ângulos, enquadramentos e iluminação, dando vida às ideias de roteiristas e diretores de arte.
Desfile de moda em passarela
Fotografia de Moda é uma das possibilidades da carreira

Quais as principais áreas para recém-formados em Fotografia? 

Recém-formados em fotografia encontram diversas áreas para atuar, como: 

  • Editoras;
  • Empresas de eventos;
  • Empresas jornalísticas;
  • Agências de publicidade;
  • Estúdios e laboratórios especializados;
  • Escritórios de decoração ou arquitetura;
  • Empresas cinematográficas;
  • Comércio de equipamentos fotográficos;
  • Escolas de Arte;
  • Emissoras de TV. 

Entretanto, trabalhar como autônomo ainda é a opção mais escolhida pela maioria dos profissionais. Entre as principais oportunidades podemos citar: 

  • Estúdios Fotográficos: os recém-formados podem iniciar suas carreiras trabalhando em estúdios fotográficos, se envolvendo em uma variedade de projetos como ensaios de moda e fotografia de produtos. 
  • Publicações de fotografia e Stock de Imagens: contribuir para agências de stock de imagens permite que recém-formados vendam suas fotos para uso em publicações, sites e campanhas de marketing. 
  • Fotografia de estilo de vida para Redes Sociais: com a ascensão das redes sociais, empresas e influenciadores estão sempre em busca de fotógrafos para criar conteúdo visual atraente. São inúmeras oportunidades de trabalho freelance e colaborações online. 
  • Ensino fotográfico: aqueles com interesse em compartilhar seu conhecimento podem considerar oportunidades de ensino em escolas de fotografia, workshops ou cursos online. 
  • Laboratório Fotográfico: laboratórios de impressão, estúdios de revelação e empresas de serviços fotográficos são caminhos interessantes para recém-formados, seja empreendendo ou trabalhando em laboratórios de terceiros, com oportunidades para envolvimento em processos de produção de imagens. 
  • Exposição fotográfica: para os recém-formados com olhar mais artístico, e que desejam contar histórias com suas fotos autorais, trabalhar junto a exposições e galerias pode ser uma excelente opção. Apesar de desafiador, criar narrativas autênticas com viés cultural e social a partir da fotografia, pode dar ainda mais significado à carreira de um fotógrafo.
Mulher mostrando fotos em pc para outra
Recém-formados podem encontrar espaço em agências de publicidade

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe a você considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais.

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples.

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Garoto tomando café e estudando na mesa da cozinha
É importante avaliar todas as opções para saber qual é a ideal para você

Faculdade Pública em Fotografia

O curso superior em fotografia normalmente não é oferecido pelas faculdades públicas.

Faculdades Públicas são instituições financiadas pelo governo, e a ausência de mensalidades é um grande atrativo, além da qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.

Mas fique tranquilo, se a sua busca por faculdades públicas é principalmente pela ausência de mensalidades, existem inúmeras chances de bolsa de estudo e descontos para cursar fotografia em uma faculdade privada.

Faculdade Privada para Fotografia

A faculdade privada para Fotografia pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Garota pegando livro de prateleira em biblioteca
A faculdade privada tem grade de horário flexível e programas especializados

Quanto custa a faculdade de Fotografia?

A mensalidade do curso de Fotografia vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, você pode cursar Fotografia na modalidade EAD e Presencial, que conta com uma infraestrutura digital de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Fotografia no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para a Faculdade de Fotografia?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Fotografia. Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam você a pagar a faculdade e se tornar um profissional em Fotografia.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que você não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Como entrar em Fotografia?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Fotografia. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Fotografia utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, e é uma prova realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

As notas do exame podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas, a partir de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou como substituto do vestibular em universidades privadas que adotam essa modalidade de seleção.

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Basta verificar como usar a nota do Enem seguindo as regras exigidas pelas instituições de ensino, como período de aplicação da prova e pontuação mínima.

Lembrando que quanto maior a nota obtida no Enem, maiores são as chances de conseguir uma Bolsa de Estudos, seja ela integral ou parcial.

Se o aluno se enquadrar nos requisitos, na hora de se inscrever para o curso é só selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula.

Estudante marcando gabarito a lápis
O Enem é uma das maneiras de entrar em fotografia

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Fotografia.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem verificar as regras gerais do programa, e acessar as instituições e cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Celular com tela do Sisu
Pelo Sisu, também é possível entrar em Fotografia

Vestibular para Fotografia

Para prestar vestibular para Fotografia, você precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Fotografia acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Fotografia no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

A prova para o vestibular online de Fotografia tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o teste. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Estudantes fazendo prova em sala de aula
O vestibular online ou presencial também é uma maneira de entrar na faculdade

Quais as exigências para se formar em Fotografia?

As exigências para se formar em Fotografia podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Fotografia

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Fotografia, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade de fazer o estágio.

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking.

Mulher tirando foto de bolo de cupcake em estúdio
Fazer estágio é uma boa maneira de começar a praticar a profissão

Enade para Fotografia

Para os alunos concluintes do curso de Fotografia que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Fotografia

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Fotografia.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido nos últimos anos da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Exposição de arte com quadros
O TCC pode ser exigido para a formação no curso

Vale a pena se formar em Fotografia? 

Se formar em Fotografia vale muito a pena. A Fotografia é uma narrativa que transcende barreiras culturais e se torna uma poderosa forma de comunicação. 

Seja trabalhando como fotógrafo independente, colaborando com marcas, ou ingressando em setores como publicidade, moda, ou fotojornalismo, a Fotografia oferece uma ampla gama de caminhos de carreira. 

E essa demanda por profissionais qualificados é alimentada pelo constante apetite da sociedade por conteúdo visual inovador. Isso prova o quanto essa área tem se mostrado dinâmica, com novas tendências e oportunidades sempre aparecendo e movimentando o mercado da fotografia. 

Um grande exemplo foi a onda retrô pós período da pandemia do COVID-19, que, conforme publicação no site G1.com, trouxe de volta à moda as câmeras digitais, resgatando modelos de câmeras de empresas renomadas como Canon Inc., Nikon Corporation e Kodak, que, mesmo melhores que as câmeras do celular, pouco se ouvia falar fora do mercado profissional de fotografia.

Esse movimento, mostra que a população tem consumido e se preocupado cada vez mais com a qualidade dos conteúdos compartilhados, principalmente nos canais digitais. 

Ao se formar em Fotografia, você se torna parte de uma comunidade vibrante, onde a inovação é incentivada e a expressão pessoal é valorizada. E o ensino superior é o primeiro passo para se tornar um profissional de sucesso nessa área.

Pessoa com celular com emojis de redes sociais
Com o grande consumo de imagens e conteúdos novos, a Fotografia oferece diversas possibilidades de carreira

Salário para formados em Fotografia

A alta demanda por profissionais em Fotografia reflete também em boas remunerações. No entanto, esses valores podem variar conforme o tempo de experiência, nível de especialização, atividade profissional e localidade de trabalho.

Veja quanto ganha em média alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área: 

  • Fotógrafo Documentarista: R$2.048,42*
  • Fotografo Publicitário: R$2.467,95*
  • Fotojornalista: R$3.770,91*;
  • Editor de Fotografia: R$3.935,76*. 

*Fonte: Salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Fotografia

Durante a graduação em Fotografia é possível procurar por estágios e fazer networking, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

Lembrando que por ser um curso tecnológico, o tempo para conclusão do curso é quase metade de um bacharelado, o que acelera ainda mais a entrada no mercado de trabalho. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem certificações adicionais ou especialização em áreas específicas, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores. À medida que o profissional ganha experiência e busca por educação continuada em Fotografia, seu salário pode aumentar significativamente, acompanhando a progressão de sua carreira.

Saiba também: descubra outras profissões fascinantes para você seguir!

Por que cursar Fotografia?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Fotografia, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso.

No curso de Fotografia da Anhanguera, você desenvolverá todas as competências necessárias para se destacar no mercado.

Em apenas 2 anos, nas opções EAD ou presencial, e com diversas opções de bolsas e descontos, você contará com um ensino de excelência e infraestrutura de ponta, com todo suporte necessário para se formar sem dor de cabeça.

Não perca tempo. Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e realize o sonho da faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!