Como você sabe, um diploma do curso superior muda a vida profissional de qualquer pessoa, abrindo oportunidades de carreira antes inacessíveis.
Uma das possibilidades é se formar para ser professor de alguma disciplina e dar aulas em escolas e em colégios. Para isso, é preciso fazer um curso de Licenciatura. Essa habilitação é que vai preparar o estudante para atuar no espaço da sala de aula e desenvolver técnicas de ensino e aprendizagem, além de absorver todo o conteúdo da área.
O curso para professor de Educação Física forma profissionais para atuar nesse campo de trabalho, o que pode ser muito recompensador tanto do ponto de vista financeiro quanto em termos de realização pessoal. Afinal, poder ensinar ao público jovem e conviver com ele é, por si só, um aprendizado diário e gratificante.
Vai ingressar no ensino superior ou está em busca de uma formação específica na área? Quer saber mais de perto como funciona a Licenciatura em Educação Física? Prossiga a leitura!
As oportunidades de trabalho como docente de Ed. Física
As áreas da Educação Física para o profissional formado no Bacharelado são muitas: ele pode atuar como personal trainer, por exemplo, trabalhando em academias, clubes, condomínios ou de forma particular.
O salário do educador físico não é nada mal, dependendo da posição que ele ocupa no mercado e do número de aulas que tem que dar durante a semana.
Porém, quem tem formação docente, ou seja, quem fez o curso de Licenciatura em Educação Física, também pode trabalhar como professor da educação básica, recebendo bons rendimentos.
Já para lecionar na faculdade, é preciso complementar os estudos com uma pós-graduação em Docência no ensino superior ou outra que capacite o professor a atuar nesse segmento, como cursos de Mestrado ou Doutorado.
A Licenciatura em Educação Física
O curso de Educação Física na Anhanguera é oferecido nas modalidades EAD 100% online ou semipresencial. No primeiro caso, o aluno pode escolher o dia da semana em que assistirá às teleaulas no polo da faculdade. Por exemplo, sábado de 9h às 11h55 ou terça de 19h05 às 22h. Essa informação é dada ao candidato antes da inscrição.
Já na modalidade 100% online, é o próprio estudante quem organiza seu horário e assiste às webaulas quando achar melhor. O importante é que, em qualquer uma das opções, a formação que ele vai receber é de máxima qualidade, em uma instituição reconhecida tanto pelo MEC (Ministério da Educação) quanto pelo mercado. Abaixo, veja mais detalhes sobre o curso de Educação Física EAD aqui na Anhanguera:
Grade curricular
Logo no início do curso de Educação Física, o estudante terá disciplinas básicas, comuns a todos os cursos da Anhanguera e focadas na Licenciatura, como:
- Educação a Distância;
- Homem, Cultura e Sociedade;
- Metodologia Científica;
- Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
- Ética, Política e Cidadania.
A grade curricular também é composta por disciplinas específicas da área das Ciências Biológicas e da Saúde, que são ministradas durante todo o curso, desde o primeiro período:
- Saúde Coletiva;
- Primeiros Socorros;
- Fundamentos do Movimento Humano;
- Crescimento e Desenvolvimento Humano;
- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
- Atividade Física, Lazer e Saúde;
- Aprendizagem Motora e Psicomotricidade;
- Atividades Físicas e Esportes Adaptados;
- Anatomia Aplicada à Educação Física;
- Ciências Moleculares e Celulares;
- Fisiologia do Exercício I e II;
- Cinesiologia Aplicada à Educação Física;
- Medidas e Avaliação em Educação Física;
- Tópicos em Movimento Humano.
Há matérias voltadas ao ensino da Metodologia, que apresentam aspectos teóricos e didáticos de cada modalidade esportiva:
- Metodologia do Ensino da Ginástica;
- Metodologia do Ensino do Atletismo;
- Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança;
- Metodologia do Ensino do Voleibol;
- Metodologia do Ensino do Handebol;
- Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol;
- Metodologia do Ensino do Basquetebol.
Para ser um professor licenciado, o estudante precisa cursar disciplinas próprias da Educação, oferecidas a partir do 4º período:
- Libras – Língua Brasileira de Sinais;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Didática: Planejamento e Avaliação;
- Fundamentos da Educação;
- Educação e Diversidade;
- Políticas Públicas da Educação Básica;
- Educação e Tecnologias;
- Educação Formal e Não Formal;
- Gestão Educacional;
- Projeto de Ensino em Educação Física.
Também é necessário cumprir as 760 horas de Práticas Pedagógicas, distribuídas em:
- Gestão da Sala de Aula;
- Identidade Docente;
- Gestão da Aprendizagem;
- Cultura Corporal e Cidadania;
- Práticas Corporais: das Brincadeiras aos Esportes.
E, é claro, não se forma um professor sem passar pelos estágios em todas as etapas da rede escolar:
- Estágio Curricular em Educação Física I – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150 horas);
- Estágio Curricular em Educação Física II – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (150 horas);
- Estágio Curricular em Educação Física III – Gestão Educacional (100 horas).
Ao fim do curso, espera-se que o licenciado tenha compreendido a importância da Educação Física como disciplina curricular e saiba aliar a fundamentação teórica à prática no contexto educacional.
Segunda Licenciatura
Se você tem um diploma e já é professor, pode obter muitas vantagens ao cursar uma segunda Licenciatura, sabia? Além do volume reduzido de matérias, já que você terá que fazer apenas as específicas da nova área, a formação fica bem mais completa!
Professores de Língua Portuguesa podem se beneficiar na preparação dos alunos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que Educação Física é uma das disciplinas cobradas na prova de Linguagens e suas Tecnologias, assim como a Literatura.
Uma pessoa que dá aula de Artes para a educação infantil pode ampliar o conhecimento ao complementar sua formação com Educação Física, unindo o aprendizado para preparar aulas mais dinâmicas.
A complementação pedagógica para não licenciados
Agora, se você já cursou as disciplinas do Bacharelado em Educação Física, obter o título de licenciado é mais fácil ainda! Para isso, existe a Formação Pedagógica para não licenciados.
O profissional, ao complementar a grade curricular apenas com a formação pedagógica específica, torna-se muito mais competitivo no mercado e pode efetivamente atuar em todas as áreas da Educação Física, inclusive na rede de ensino regular.
Viu como ser prof. de Educação Física? Para se tornar um, é preciso fazer a Licenciatura na área ou, se já tiver cursado o Bacharelado, apenas complementá-lo com as disciplinas pedagógicas. E fazer isso na Anhanguera é uma vantagem a mais, pois a faculdade oferece parceria com o Canal Conecta, uma plataforma que auxilia o estudante a encontrar vagas em estágios e em empresas em todo o país.
Não perca a oportunidade de se matricular na Faculdade Anhanguera em um curso para professor de Educação Física! Inscreva-se agora mesmo!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 30
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?