Faculdade de Embelezamento E Imagem Pessoal: tudo sobre o curso

Curso de Embelezamento e Imagem Pessoal

Você já se perguntou como os profissionais da beleza e da imagem pessoal conseguem transformar algo comum em extraordinário? Já imaginou como seria dominar as técnicas e segredos por trás de uma maquiagem impecável, dos cortes de cabelo estilosos e do cuidado com a imagem pessoal? Se você é apaixonado por beleza e deseja transformar essa paixão em uma carreira profissional lucrativa e bem sucedida, esse texto foi feito para você. Conheça o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal.

Como é a graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal?

A graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal tem como objetivo principal capacitar indivíduos na aplicação de técnicas que promovam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, com foco especial em estética. Os profissionais dessa área aprendem não apenas a desenvolver, mas a manter e restaurar a autoestima dos seus clientes.

O Tecnólogo em Embelezamento e Imagem Pessoal possui uma grade curricular completa e tem contato com diversas áreas de aprendizado, incluindo cuidado com o corpo, pele e cabelos.

Mulher fazendo tratamento facial
O curso capacita o profissional a praticar cuidados com corpo, pele e cabelos

Quais os tipos de Graduação em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Em geral os cursos de graduação podem ser de três tipos: Licenciatura, Tecnólogo ou Bacharelado. Veja a seguir quais dessas modalidades estão disponíveis para o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal.

Bacharelado em Embelezamento e Imagem Pessoal

A Graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal não está disponível para o bacharelado. Em geral, esse tipo de graduação tem como função principal formar profissionais que podem atuar em diversas áreas, diferente da Licenciatura, por exemplo, que é direcionada para a área da educação.

Licenciatura em Embelezamento e Imagem Pessoal

Atualmente, o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal não está disponível no formato de licenciatura. Essa modalidade é voltada principalmente para cursos relacionados à educação, como História, Geografia ou Matemática.

No entanto, embora não exista uma Licenciatura para esse curso, nada impede que após a graduação, você atue na área como professor especialista em Embelezamento ou em Imagem Pessoal.

Tecnólogo de Embelezamento e Imagem Pessoal

Tecnólogo é o único tipo de graduação disponível para o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal. Os cursos tecnológicos, assim como a licenciatura e o bacharelado, são cursos de ensino superior.

A principal vantagem dessa modalidade é a possibilidade de ter acesso a um curso universitário com um período de duração mais curto, através de um curso completo, no entanto, mais compacto. É a oportunidade perfeita para ingressar no mercado de trabalho de forma rápida.

Esteticista analisando rosto de cliente
O curso tecnólogo prepara a pessoa para entrar no mercado de trabalho mais rápido

A faculdade de Embelezamento e Imagem Pessoal é boa?

Para responder a essa pergunta, seria necessário conhecer você um pouco mais. Isso porque, o que vai definir se esse curso é uma boa opção para você, é saber se você possui o perfil adequado para o curso e se o curso corresponde a suas expectativas de vida acadêmica ou profissional.

A seguir, veja algumas características que podem te ajudar a escolher.

A faculdade Embelezamento e Imagem Pessoal é aprovada no MEC?

Para saber se o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal é aprovado pelo MEC, é necessário realizar uma pesquisa no E-mec (Sistema de Regulação do Ensino Superior). Através da pesquisa será possível saber se a Instituição de Ensino (IES) escolhida por você está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Realizar essa consulta antes de efetuar matrícula em uma universidade é essencial, porque caso ocorra conclusão de um curso e ele não seja aprovado pelo MEC, o certificado de conclusão não será entregue ao estudante, o que pode significar prejuízo não apenas financeiro, mas de tempo e até mesmo psicológico.

Aprovação de Embelezamento e Imagem Pessoal no Mercado

A preocupação com a beleza e com a própria imagem está sempre presente, principalmente com o crescimento da área de Marketing, e é isso que torna o mercado de trabalho extremamente rico para os profissionais dessa área. São diversas possibilidades de atuação e a procura por profissionais especializados cresce de forma contínua.

Sempre haverá espaço para profissionais da área de beleza e estética, inclusive para os recém formados. Isso serve de motivação, inclusive, para concluir o curso. Pois significa que o retorno será quase que imediato após a conclusão do curso.

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mesmo após a pandemia, esse segue sendo um dos setores que mais cresce no Brasil. Confira a seguir a declaração do presidente-executivo da associação.

Os resultados do primeiro trimestre deste ano sinalizam positivamente, mostrando uma recuperação. Em alguns casos, os números são surpreendentes. Eu acho que nossa indústria vive um momento bom e nós vamos superar a expectativa.

João Carlos Basílio
Cabeleireira fazendo escova em moça
Beleza e Estética é uma das áreas que mais crescem no Brasil

Qual o perfil ideal de aluno de Embelezamento e Imagem Pessoal?

Os seres humanos são individuais e possuem características distintas, entretanto, alguns traços de personalidade podem ser comuns a maioria dos profissionais de determinada área e o mesmo acontece quando se trata da área de Embelezamento e Imagem Pessoal. Veja a seguir quais são as principais características dos alunos desse curso.

Personalidade do aluno da área de Embelezamento e Imagem Pessoal

A principal característica do aluno da área de Embelezamento e Imagem Pessoal certamente é a paixão por tudo que é belo. Isso reflete-se não apenas no cuidado com a própria aparência, mas em gostar de cuidar da aparência do outro.

Falando nisso, outra característica forte nos alunos e profissionais dessa área é a empatia. Algo que é percebido na preocupação em atender às expectativas dos clientes. Mais do que deixar mais bonito, a missão desses profissionais é melhorar a auto estima e promover o bem estar dos clientes.

O aluno de Embelezamento e Imagem Pessoal também possui um olhar crítico e aguçado para tudo relacionado à beleza, possui uma preocupação considerável com imagem pessoal, gosta de acompanhar as tendências, além de ser curioso.

Está na dúvida entre Embelezamento e Imagem Pessoal ou Estética? Confira as diferenças.

Moça maquiando garota em camarim
Ter empatia e gostar de beleza são características de quem faz o curso

Rotina de estudos para quem estuda Embelezamento e Imagem Pessoal

A rotina de estudos para quem estuda Embelezamento e Imagem Pessoal, assim como outros cursos, precisa ter a organização como base, principalmente se os estudos não forem a única sua única responsabilidade.

Mas essa não é a nossa dica. Existem diversas medidas que podem ser tomadas para otimizar o seu tempo. Confira quais são:

  • Separe um espaço para os estudos;
  • Livre-se de todas as possíveis distrações;
  • Estabeleça metas claras e reais;
  • Determine um horário para estudar;
  • Cumpra suas metas;
  • Não se esqueça de descansar.

Se for do seu interesse, confira algumas dicas que separamos para você montar o cronograma de estudos perfeito para a sua rotina.

Moça sorridente lendo caderno
É importante ter metas claras e horários estabelecidos para estudar

Quais as modalidades de estudo para Embelezamento e Imagem Pessoal?

Existem três modalidades de cursos de graduação: EAD, presencial e semipresencial. Vamos descobrir a seguir quais dessas modalidades estão disponíveis para a graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal.

Dá para fazer o Embelezamento e Imagem Pessoal EAD?

Atualmente, com exceção dos cursos de saúde, a maior parte das graduações já são disponibilizadas na modalidade Educação à distância (EAD). Entretanto, esse não é o caso do curso de Embelezamento e Imagem Pessoal. Embora não conste nenhuma regra proibindo Embelezamento e Imagem Pessoal EAD, não foi possível localizar nenhuma instituição que o fizesse.

Existe o Embelezamento e Imagem Pessoal Presencial?

Da mesma forma, não foi possível localizar o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal de maneira 100% presencial em nenhuma faculdade, ao menos não nas mais conceituadas, nem mesmo aprovadas pelo MEC.

Tem o Embelezamento e Imagem Pessoal no modelo Semi Presencial?

Embora não exista, até o momento, a graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal na modalidade presencial ou à distância, a verdade é que ela está disponível na junção dessas duas modalidades.

A graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal está disponível apenas na modalidade semipresencial. Grande parte das atividades são feitas online, mas em datas pré determinadas ocorrem atividades presenciais.

Rapaz estudando com laptop e papéis
O curso pode ser feito de forma semipresencial, com aulas online e práticas

Qual a duração e as matérias do curso de Embelezamento e Imagem Pessoal?

A graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal está dividida em 4 semestres, com duração de 2 anos.

1º semestre

  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor
  • Conceitos e Práticas em Imagem Pessoal Aplicada ao Embelezamento
  • Maquiagens e Suas Tendências
  • Técnicas de Massagem
  • Visagismo e Coloração Pessoal

2º semestre

  • Drenagem Linfática Manual
  • Embelezamento Capilar, Penteado e Estilo
  • Embelezamento do Olhar
  • Introdução aos Cuidados de Mãos e Unhas
  • Tricologia, Terapia e Química Capilar

3º semestre

  • Cosmetologia Aplicada à Beleza
  • Fundamentos da Cosmetologia
  • Projeto de Extensão I – Embelezamento e Imagem Pessoal
  • Técnicas de Spa
  • Terapias Integrativas

4º semestre

  • Embelezamento e Saúde
  • Projeto de Extensão II – Embelezamento e Imagem Pessoal
  • Psicologia Aplicada à Saúde
  • Técnicas de Corte e Barbearia
  • Técnicas para Embelezamento Facial e Corporal
  • Tendências e Técnicas de Beleza de Mãos e Unhas

5º semestre

  • Alimentação e Qualidade de Vida
  • Biossegurança em Centros de Beleza
  • Gestão de Pessoas
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
Mulher fazendo tratamento facial em aula
“Biossegurança em Centros de Beleza” é uma das matérias estudadas no curso

Quais as possibilidades de especialização em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Para ter uma carreira profissional de sucesso hoje em dia, somente a realização da graduação não é o suficiente. Isso é, é preciso continuar se desenvolvendo, pessoal e profissionalmente. E uma ótima ferramenta para isso são os cursos de especialização.

Além disso, através da especialização, é possível dedicar-se a uma área mais específica. Na área de beleza, por exemplo, além da graduação, é possível realizar cursos relacionados a depilação, cosmetologia, massoterapia e até mesmo de cabeleireiro.

Homem fazendo tratamento facial
Existem vários tipos de especialização para quem é da área

Quais as principais áreas para recém-formados?

O mercado de trabalho da área de embelezamento e Imagem Pessoal é bastante amplo e as possibilidades de atuação também, até mesmo para os recém-formados. Entre as principais áreas escolhidas podemos citar:

  • Técnicas de visagismo e maquiagem;
  • Assessorias e consultorias sobre imagem pessoal e embelezamento;
  • Orientar em compras de cosméticos, roupas e acessórios;
  • Gerenciamento de centros de beleza;
  • Aplicação de cosméticos;
  • Ensinar sobre etiqueta;
  • Abordagens terapêuticas manuais.
Mulher pingando óleo no dedo da mão
Recém-formados podem trabalhar em muitas áreas, como na de aplicação de cosméticos

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Depois de escolher o curso dos seus sonhos, é hora de escolher qual instituição vai realizá-los. Mais do que isso, é preciso escolher entre uma faculdade pública ou privada. Essa escolha vai depender de fatores relacionados à situação financeira, tempo disponível para dedicar aos estudos, turno desejado e afins. 

Faculdade Pública em Embelezamento e Imagem Pessoal

Para realizar uma graduação na rede pública do ensino superior, é preciso, antes de tudo, que as universidades públicas disponibilizem o curso em sua grade.

Infelizmente não consta, até o momento, a disponibilidade da graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal em instituições públicas. Muito disso, provavelmente, se deve ao fato de ser um curso do tipo tecnólogo e pela metodologia semipresencial escolhida como padrão.

Faculdade Privada para Embelezamento e Imagem Pessoal

Embora a área da estética seja tão ampla, ainda não existem muitas instituições que oferecem o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal. Curiosamente, as duas faculdades particulares que possuem essa graduação na grade curricular são: Anhanguera e Unopar. Instituições que fazem parte do mesmo grupo e que possuem notas acima do esperado pelo MEC.

O ideal é realizar uma consulta para saber qual das duas faculdades possuem espaço físico mais próximo, considerando que o curso é semipresencial e você precisará comparecer a alguns encontros.

Moça escrevendo em caderneta
É importante consultar as faculdades para saber qual é a melhor opção

Quanto custa a graduação em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Atualmente o custo médio de uma graduação em Embelezamento e Imagem Pessoal é de R$ 200,00. O valor pode variar, no entanto, por influência de alguns fatores. Fatores como região, faculdade escolhida para realizar o curso, modalidade do curso, turno e até mesmo o nível de procura pelo curso.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Embelezamento e Imagem Pessoal

Sim, é possível conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal.

E as maneiras são duas: Através da realização do Enem, para concorrer a uma vaga fazendo uso do programa Sisu ou através de plataformas que disponibilizam bolsas de estudo em diversas instituições, como é o caso do Educa Mais Brasil ou da Quero bolsa.

Como entrar em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Existem diversas formas de entrada em uma universidade, e isso inclui, é claro, a graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal. Saiba quais são as formas de entrada disponíveis nesse caso.

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é comumente utilizado por indivíduos que desejam alcançar uma vaga nas universidades públicas ou uma bolsa de estudos nas faculdades particulares.

No caso da graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal, que não está disponível na educação pública, a segunda opção é a mais útil.

Nesse caso, basta que o candidato participe do exame, e em seguida use a sua nota para concorrer às vagas disponibilizadas em faculdades particulares através do Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas integrais ou parciais (50%).

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o programa utilizado pelos candidatos que desejam obter uma vaga em uma instituição pública. No caso de Embelezamento e Imagem Pessoal, como não existem vagas disponíveis atualmente na rede pública, não seria possível fazer a utilização do programa.

Vale ressaltar ainda que, a participação no Sisu, assim como acontece com o Prouni, se dá através da realização do Enem. O exame é hoje uma das portas de entrada mais utilizadas para alcançar um diploma universitário.

Vestibular para Embelezamento e Imagem Pessoal

Enquanto o Enem é a porta de entrada mais disputada, o vestibular é o processo seletivo mais tradicional para entrar numa faculdade particular. 

O vestibular funciona da seguinte maneira: o candidato realiza uma prova, que no caso da Anhanguera, pode ser realizada em casa. E o resultado obtido nesta prova, será usado para dar início ao seu processo de matrícula.

As provas, em geral, são simples e possuem como função principal avaliar o conhecimento que foi adquirido até agora.

Pessoa preenchendo gabarito com lápis
O vestibular é uma das formas de entrar em Embelezamento e Imagem Pessoal

Quais as exigências para se formar em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Agora que já falamos um pouco sobre os compromissos das instituições de ensino e até mesmo do Governo Federal em relação a você e seus estudos. Que tal falarmos um pouco sobre os requisitos e obrigações dos alunos de Embelezamento e Imagem Pessoal?

Embelezamento e Imagem Pessoal exige estágio obrigatório?

O estágio de Embelezamento e Imagem Pessoal é um estágio curricular não obrigatório. O que significa que, embora o estágio seja uma etapa importante na conclusão de uma graduação, especialmente para adquirir segurança e experiência, a sua não realização não implica na obtenção do certificado de conclusão do curso.

Enade para Embelezamento e Imagem Pessoal

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame que, como o próprio nome indica, tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos que concluíram a graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal.

A ideia é avaliar se o estudante conseguiu adquirir todos os conhecimentos necessários para desempenhar a nova profissão. Além disso, através do Enade é possível avaliar também o nível e qualidade de ensino das instituições de ensino superior.

A participação no Enade é obrigatória, desde que o curso tenha sido escolhido para participar. Nesse caso, a não realização do exame, pode impactar diretamente na obtenção do seu certificado de conclusão de curso. É possível, inclusive, através do portal do Enade realizar uma breve consulta para verificar as edições passadas em que o curso participou da avaliação.

TCC de Embelezamento e Imagem Pessoal

Atualmente, são as instituições que definem se o TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) será obrigatório ou não. No caso do curso de Embelezamento e Imagem Pessoal, é mais comum que seja solicitado a realização de atividades parecidas, como um Estudo Dirigido, no lugar da monografia tradicionalmente conhecida.

Através do Estudo Dirigido, o aluno tem acesso aos conhecimentos teóricos e práticos, têm acesso aos materiais didáticos, pode interagir com outros alunos. Além de possibilitar a avaliação dos alunos.

Vale a pena se formar em Embelezamento e Imagem Pessoal?

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não se formar em Embelezamento e Imagem Pessoal, o primeiro passo é compreender quais são as suas expectativas e prioridades.Saiba se o salário está de acordo com as suas metas, se o retorno está dentro das suas expectativas, entre outros fatores ideais para garantir a sua satisfação após a conclusão do curso.

Salário para formados em Embelezamento e Imagem Pessoal

A média salarial dos formados em Embelezamento e Imagem Pessoal é R$ 2.200,00. No entanto, se esse valor está abaixo das suas expectativas, não se preocupe, esse valor poderá ser mais do que triplicado, dependendo do tipo de atendimento que você pretende oferecer.

São diversas áreas para atuação: Salões de Beleza, SPAs, clínicas dermatológicas, centros de estética, hotéis e resorts. E você ainda pode escolher se deseja ser funcionário ou proprietário de um desses espaços.

Investimento Vs Retorno do Embelezamento e Imagem Pessoal

Toda graduação é um investimento, e embora a gente saiba que vale a pena investir em educação, um dos objetivos principais é obter algum retorno desse investimento. Uma das principais vantagens de escolher uma área muito procurada no mercado, como é o caso da graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal é a possibilidade de obter esse retorno logo após a formação.

Em alguns casos, é possível ter acesso a esse retorno antes mesmo de finalizá-lo, através de estágio ou de trabalho autônomo. Além disso, tenha sempre em mente que quanto mais experiência e cursos adicionais de capacitação você possuir, maiores as chances de aumentar consideravelmente os seus ganhos.

Confira também: veja as dicas de como fazer a matrícula na Anhanguera!

Por que cursar Embelezamento e Imagem Pessoal?

A graduação de Embelezamento e Imagem Pessoal é uma ótima opção para quem além de gostar desse mundo envolvente da beleza, estética e embelezamento, tem interesse em um curso mais curto e que vai acelerar a sua inserção no mercado de trabalho.

No entanto, mesmo com as vantagens do curso, ele não é capaz de fazer todo o trabalho sozinho. E por isso, é preciso escolher uma instituição de ensino comprometida com o seu aprendizado e que conta com um grupo de profissionais que te acompanham de perto e se importam com o seu futuro.

Essa instituição é a Anhanguera, e as vagas para Embelezamento e Imagem pessoal estão abertas. Inscreva-se no nosso vestibular. É gratuito e você nem precisa sair de casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados