Veja as novidades do curso de Pedagogia na Anhanguera

professora formada em pedagogia

A Anhanguera faz parte do primeiro grupo de Educação do país a oferecer o curso de Pedagogia de acordo com a nova BNCC

Nos últimos anos, o estudo da Pedagogia precisou se renovar e incluir novas tendências de ensino e didática. A utilização de ferramentas digitais e uso da tecnologia possibilitou a inovação e práticas didáticas que transformam a experiência do aluno em sala de aula.

Nesse sentido, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimentos, pensamento crítico, empatia, cooperação e muito mais, a Faculdade Anhanguera criou um novo curso de Pedagogia Presencial. Confira nas próximas linhas todas as novidades previstas nessa proposta!

Quais são as novidades do curso?

Para você ensinar de forma estimulante e totalmente alinhado com o mercado pedagógico, a Anhanguera reformulou a base curricular com um curso planejado para você se tornar o professor do século 21, com diferenciais que tornam o seu currículo mais valorizado.

A Anhanguera faz parte do primeiro grupo de Educação do país a oferecer o curso de Pedagogia de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Mas não são apenas essas novidades! Confira abaixo todas na íntegra:

Curso adequado a BNCC

Com ensino por competências e vivência prática ao longo de toda a graduação, o novo curso de Pedagogia da Anhanguera está alinhado às novas normas da Base Nacional Comum Curricular.

Você sabe a importância dessa política educacional? Vamos explicar:

O que é a BNCC? 

É um documento normativo que define as habilidades e competências essenciais a todos os alunos da educação básica. O documento orienta a formulação dos currículos escolares, formação de professores, produção de material didático, dentre outros.

Sua implementação foi feita em todas as escolas de educação básica em Dez/2019 e todas as instituições de ensino superior devem adequar seus cursos até Dez/2021.

Como o seu principal objetivo é estabelecer a qualidade da educação, ao seguir a nova BNCC, você estará alinhado às principais diretrizes de aprendizagem do MEC para se tornar um profissional da educação pronto para atuar no mercado de trabalho.

Aulas práticas

Na Anhanguera, o aluno pode contar com aulas práticas pedagógicas dentro de cada disciplina durante toda a graduação. Assim, o estudante ganha experiência necessária para o ensino dos conteúdos aprendidos.

Aulas estritamente teóricas estão ultrapassadas. O novo curso de Pedagogia garante a prática como componente curricular ao longo do curso, onde o aluno pode ver a aplicabilidade prática de tudo que é aprendido.

Formação ampliada 

O estudante terá uma formação ampliada, tendo em vista o desenvolvimento de competências complementares para atender às demandas do mercado de trabalho.

Material didático 

O aluno conta com material didático produzido por referências acadêmicas, de mercado e de inovação. 

Valorização de competências

Diferente do modelo anterior, em que o aluno egresso deveria se formar sabendo somente uma gama de conteúdos teóricos de base, agora, o estudante também pode contar com foco no desenvolvimento de competências que o capacitam para o mercado de trabalho.

Foco em 10 competências gerais

Como futuros professores da educação básica, é necessário que o aprendizado por competências seja proposto na nova estrutura curricular, para que eles sejam parte da metodologia de ensino dos novos docentes. São elas dez qualificações a seguir:

  • argumentação;
  • conhecimento;
  • cultura digital;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • trabalho e projeto de vida;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • empatia e colaboração;
  • responsabilidade e cidadania;
  • autoconhecimento e autocuidado.
competências gerais de aprendizagem
Foco em 10 competências gerais

O novo curso de Pedagogia já está disponível?

Sim! Valendo já para os calouros do curso de Pedagogia Presencial do primeiro semestre de 2020.

  • Qual a duração?

O curso de Pedagogia na modalidade presencial tem duração de 8 semestres.

Se você está matriculado ou pensa em fazer Pedagogia EAD, não fique desanimado! Muito em breve, algumas das novidades também estarão disponíveis para o ensino à distância na Anhanguera 😉

Agora que você já tirou as suas dúvidas a respeito do novo curso de Pedagogia da Anhanguera, confira se o curso está disponível na sua cidade! Acesse vestibulares.com.br/anhanguera e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados