Como trocar de curso na faculdade? Confira o processo

A vida é feita de mudanças. E tá tudo bem! Se você se encontra em uma situação do tipo “entrei em um curso, mas não gostei e agora quero mudar”, não se sinta desesperado. Você não está sozinho, pode ter certeza. Isso acontece com muita gente. Há diversas razões para que a gente se “desencante” com um curso que, à primeira vista, parecia perfeito.

E seja qual for a sua razão, fique tranquilo. É possível encontrar uma graduação que seja a sua cara e, quem sabe, até mesmo trocar de instituição! Quer saber como trocar de curso na faculdade? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Ao final da nossa conversa, você estará muito mais seguro para dar os próximos passos e verá que a Anhanguera está do seu lado nessa decisão. Vamos lá! ?

Como trocar de curso na faculdade?

Há duas formas de trocar de curso: fazendo a transferência interna ou a externa. No primeiro caso, o estudante realiza a mudança dentro da própria instituição de ensino. No segundo, é necessário mudar de faculdade.

A transferência interna pode, na maioria das vezes, ser feita sem que você precise prestar um novo vestibular. No entanto, fique ligado: isso só é possível quando os cursos são da mesma área. Por exemplo: Nutrição e Enfermagem, mas nunca Nutrição e Matemática.

No caso da transferência externa, pode ser necessária a realização de uma prova ou a inscrição em um processo seletivo. Cada instituição vai ter as suas próprias regras. Por isso, é importante que você entre em contato diretamente com ela para saber como funciona, combinado?✌?

Como funciona a transferência interna de curso?

A transferência interna — que é feita, como o nome indica, dentro de uma mesma instituição — é uma alternativa interessante para quem quer mudar de curso, período, modalidade de ensino (do EAD para o presencial, por exemplo) e/ou campus.

Na maioria das vezes, ela é feita com a ajuda da secretaria da faculdade. Entre em contato com a sua instituição e tire as suas dúvidas, verificando quais são os documentos necessários e os requisitos para fazer essa mudança.

Por que é importante considerar a transferência externa?

Caso você esteja insatisfeito com o seu curso e também não goste tanto assim da sua faculdade, é possível fazer a transferência externa. No entanto, atenção: ela também é válida caso só queira mudar de instituição de ensino, mas sem trocar a graduação!

Nesse caso, novamente, tudo vai depender da instituição para a qual você quer migrar. No caso da Anhanguera, todo o processo pode ser feito online, em um portal intuitivo. ?Mas, se você preferir, também pode procurar a unidade mais próxima e dar entrada no processo presencialmente.

Quando é feita uma transferência externa, o aluno passa pelo que é chamado de “adequação curricular”. Em algumas situações, você poderá aproveitar matérias que já foram feitas, mas, infelizmente, pode ser preciso repeti-las caso exista alguma divergência. Um bom exemplo é a carga horária.

Além disso, você não pode ter trancado o seu curso original há mais de 6 meses para dar início à transferência externa na Anhanguera. Então, fique de olho!

Como escolher o curso e a instituição ideal?

Agora, confira algumas dicas para escolher o melhor curso e optar por uma instituição que esteja entre as melhores faculdades do Brasil! Vamos lá?

Pense nos seus gostos

O primeiro passo é entender quais são os seus gostos e preferências. Analise com calma, reflita sobre as suas competências e habilidades e, depois, verifique qual é o perfil do estudante da graduação que você pretende fazer. Assim, as chances de uma escolha inadequada diminuem bastante.

Identifique o que não agradou no curso anterior

Quais foram os motivos que levaram você a desejar mudar de curso? ?Pense neles. Depois, tente incluí-los em sua reflexão sobre a nova graduação dos seus sonhos: será que pode acontecer a mesma coisa? Esse tipo de cuidado é fundamental na hora de fazer uma mudança desse porte. Não tome decisões precipitadas!

Analise a grade curricular

Outro ponto muito importante quando o assunto é mudar de faculdade é, sem dúvidas, analisar a futura grade curricular. Compare-a com a do curso que você já fazia e tente identificar se essa nova graduação realmente vai suprir as suas expectativas. Além disso, não deixe de comparar as grades de diferentes instituições para ver o que é melhor.

Estude o mercado

Estudar o mercado é válido tanto para a escolha do curso perfeito quanto da faculdade ideal. Por isso, verifique quais são as possibilidades de atuação desse profissional, se há oportunidades surgindo e, claro, se a faculdade em questão é valorizada pelos empregadores da área. Não deixe a análise da reputação da instituição de fora!

Converse com ex-alunos

Também é importante ver a opinião de ex-alunos. ??‍?Novamente, isso é muito importante para a escolha do curso e da instituição. Veja a opinião da galera sobre a infraestrutura da faculdade, o reconhecimento no mercado de trabalho, as oportunidades que se abriram com aquele currículo e muito mais. É algo bem importante para que você tome uma decisão consciente, ok?

Veja os diferenciais da instituição

YouTube video

Por fim, não deixe de verificar o que a instituição para a qual você pretende ir tem a oferecer. De quais formas ela pode ajudar você a se tornar o melhor profissional possível? Na Anhanguera, você encontra os seguintes diferenciais:

  • grade curricular atualizada;
  • docentes preparados e cheios de experiência ??‍?;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • laboratórios equipados para todas as áreas do ensino? ;
  • infraestrutura de primeira;
  • ajuda para ingresso no mercado de trabalho;
  • suporte contínuo da equipe pedagógica e muito mais!

E então, o que você está esperando?

Agora é com você!

Você já sabe como trocar de curso na faculdade. Então, chega de enrolação: é hora de fazer essa mudança de uma vez por todas. Dê essa chance ao seu futuro e encontre uma profissão que realmente seja a sua cara. Não tenha medo! ?

Se você já está decidido e quer fazer essa mudança agora mesmo, vem pra Anhanguera! Dê início ao seu processo de transferência externa e realize uma revolução em sua vida acadêmica e profissional. Estamos esperando de braços abertos, hein?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.