Qual a função da Nutrição? Conheça os objetivos dessa área!

nutricionista-esportivo

Os cuidados com saúde e bem-estar estão cada vez mais em alta e essa é uma função da nutrição, sabia disso? Ajudar a manter rotinas saudáveis alimentares e proporcionar melhor qualidade de vida para a pessoa.

Mas ela não se restringe a apenas isso. Temos diversas possibilidades de atuação para o profissional na área que mostram sua importância no momento atual.

Ficou curioso? Aproveite e confira quais são as principais funções da nutrição!

Promover uma alimentação saudável e qualidade de vida

Uma primeira função da nutrição, e talvez uma das mais importantes, é ajudar a pessoa a ter uma alimentação mais saudável e que possa proporcionar melhor qualidade de vida.

O profissional ajuda na definição de cardápios de acordo com as demandas da pessoa (por exemplo, um atleta tem necessidades diferentes de uma pessoa que realiza práticas de atividade física com menor intensidade).

Ajudar no tratamento de transtornos alimentares

Outra função da nutrição é ajudar no tratamento, de forma multidisciplinar com profissionais da área de saúde mental para os cuidados com transtornos alimentares.

Neste caso, o profissional vai ajudar na retomada de uma relação saudável com a alimentação em casos de compulsão alimentar, anorexia e bulimia. Você estudará no curso de nutrição sobre como lidar com essas situações.

Ajudar no tratamento e prevenção de doenças

Uma alimentação saudável, com os nutrientes adequados, ajuda na prevenção de doenças crônicas que podem afetar a saúde e o bem-estar do paciente. Por exemplo, um planejamento alimentar saudável pode minimizar os riscos de desenvolvimento de diabetes em pessoas que tenham predisposição para o problema.

Algumas doenças que podem ser prevenidas ou controladas por meio do trabalho do nutricionista são:

  • diabetes;
  • hipertensão;
  • problemas cardiovasculares;
  • problemas renais;
  • obesidade;
  • câncer.

Proporcionar um processo de reeducação alimentar

Essa é uma função da nutrição que, muitas vezes, é entendida de forma equivocada. A reeducação alimentar, neste caso, fala muito sobre como educar a pessoa para que ela possa compreender melhor sua relação com a alimentação.

Aqui entra o processo de ajudar a trazer alimentos mais saudáveis, tirar o aspecto de “vilão” de alguns deles e permite maior autonomia para pessoa poder criar o seu próprio cardápio diário, educando-a para uma alimentação saudável.

Essa é uma das áreas da nutrição mais importantes: a de saúde coletiva. Os impactos sociais dela são enormes.

Comece sua trajetória como nutricionista na Anhanguera!

Você considera seguir na carreira de nutricionista e isso ganhou ainda mais força agora que você descobriu mais sobre a função da nutrição? Então faça a sua formação na melhor faculdade: venha para a Anhanguera!

Estudar em uma instituição conceituada será o diferencial para destacar-se no mercado. A Anhanguera possui mais de 25 anos de experiência, sendo uma das melhores do país.

Então agora que você está preparado, é o momento de fazer a mudança na sua carreira e começar uma trajetória de sucesso rumo à profissão de nutricionista.

Faça sua inscrição agora no vestibular da Anhanguera! Não perca a oportunidade de começar um curso de excelência que vai mudar a sua vida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados