Qual é a história da faculdade Anhanguera?

Anhanguera história

Se você está em busca de uma instituição de ensino que ajude a impulsionar seus projetos de vida, já deve ter percebido quão difícil é encontrar uma faculdade que dialogue com sua visão de mundo e de mercado.

Mas olha: conhecer a história de uma faculdade faz toda a diferença na sua trajetória escolar e na sua carreira. Só assim você vai entender se a instituição está alinhada ao seu propósito, como ela pode colaborar com seus objetivos e o peso que terá em seu currículo. Por isso, viemos apresentar a Anhanguera e sua história.

Acompanhe o nosso post e venha conferir os destaques dessa trajetória que não só nos enche de orgulho, como também vem colaborando para levar mais oportunidades de educação e ascensão profissional em todo o nosso país!

Qual é a história da faculdade Anhanguera?

A faculdade Anhanguera foi fundada por Antônio Carbonari Netto, educador, matemático e empresário brasileiro. Ele tornou-se CEO e um dos principais acionistas da Anhanguera Educacional, uma das maiores holdings de ensino superior privado do país.

Graças à experiência adquirida nos negócios da família na infância, desde cedo, Carbonari começou a atuar como professor de cursinhos preparatórios para os grandes vestibulares da época. Seu sonho era ser professor e melhorar a inclusão de jovens no ensino superior.

Aos 25 anos, ele já havia adquirido experiência como chefe de departamento, coordenador de curso de graduação, vice-diretor e diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade São Francisco.

Mas o sonho de disponibilidade de cursos superiores de alta qualidade a preços acessíveis pulsava mais forte. Com um plano de negócios bem-estruturado, ele inaugurou a primeira unidade da Anhanguera. Na época, a faculdade contava com quatro opções de cursos superiores.

Em mais de duas décadas de história, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, ajudando a reconfigurar o mercado de trabalho brasileiro.

Alinhada à trajetória de desenvolvimento do nosso país, a instituição vem oferecendo conveniência e conteúdo compatível com as demandas de empresas e instituições de pesquisa, tanto em seus cursos de graduação quanto na pós-graduação — lato sensu e stricto sensu —, na extensão e no ensino técnico.

Quando a faculdade Anhanguera surgiu?

A faculdade Anhanguera foi fundada em 1994, em Leme (SP), buscando dialogar com uma juventude trabalhadora que pautava o mercado de trabalho, canais de entretenimento e até a esfera política com novas demandas.

Quanto tempo de mercado tem a faculdade Anhanguera?

Como já contamos por aqui, a faculdade Anhanguera tem mais de 25 anos de atuação, nos quais pôde acompanhar a revolução digital e seus desdobramentos no mercado, bem como as novas profissões trazidas pelas Revoluções 4.0, ou seja, o conjunto de processos e dispositivos trazidos pela automação, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).

Além, é claro, da 5.0, que torna máquinas e processos automatizados mais cooperativos com as pessoas e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Como é a linha de evolução da faculdade Anhanguera?

Como visto, a Anhanguera Educacional foi fundada em 1994. Em 2014, a Anhanguera passou a fazer parte do grupo Kroton — empresa brasileira com mais de 50 anos de experiência. Ela se transformou em referência mundial no segmento de educação, não só pela quantidade de alunos, como também pelo valor de mercado.

Hoje, oferece cursos de graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo), pós-graduação, bem como cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento, que contam com a cooperação de mais de 15 mil profissionais e professores.

Quais são os marcos importantes da história da faculdade Anhanguera?

Em mais de duas décadas de atuação, a Anhanguera acumulou uma série de conquistas. A fusão com o grupo Kroton foi uma delas. Essa parceria permitiu que a Kroton contasse com mais de 125 unidades de ensino superior em mais de 80 cidades brasileiras, além de 726 polos de graduação EAD credenciados pelo MEC (Ministério da Educação). Vale lembrar que, em 2018, a Kroton foi reconhecida com o Prêmio Valor de empresa mais inovadora da categoria de serviços.

A responsabilidade social é um dos maiores diferenciais da faculdade Anhanguera. Buscamos trazer melhorias para a vida de centenas de pessoas por meio de uma educação responsável e de qualidade, capaz de formar cidadãos e profissionais preparados para fomentar projetos de vida no mercado.

Por meio de nossos projetos de ação social, envolvemos alunos e colaboradores em ações que trazem impactos positivos para as comunidades em nosso entorno e estimulam o desenvolvimento de competências como empatia e capacidades de inovar e trabalhar em equipe. Ao longo de todos esses anos, três iniciativas se destacaram entre a nossa comunidade:

  • Trote Solidário: a ação busca mobilizar e receber calouros, estimulando o engajamento de alunos em ações de cidadania por meio de projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  • Semana de Ensino Responsável: a ação envolve diferentes áreas do conhecimento em atividades oferecidas gratuitamente às comunidades que vivem entorno das nossas unidades;
  • Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos: a iniciativa busca promover atividades educativas de combate à violência, ao preconceito e à discriminação. Ela é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e Cidadania.

Anos de trocas também nos ensinaram que somente por meio da escuta e da pluralidade conseguimos entregar a qualidade de que a nossa comunidade precisa. Foi com essa percepção que surgiu o projeto Máquina de Histórias, uma iniciativa que nos enche de orgulho. Essa plataforma, abrigada no site da Anhanguera, tem o objetivo de engajar nossos alunos por meio de depoimentos, nos quais eles compartilham suas histórias de sucesso e inspiram outras pessoas a atingirem sonhos e projetos de vida.

Em 2010, buscando dialogar com a potência industrial de nosso país, inauguramos a unidade Anhanguera Votorantim, localizada no centro de Votorantim (SP), próxima à cidade de Sorocaba (SP). Focada em cursos de Engenharia, a unidade conta com mais de mil alunos de graduação e pós-graduação, oferecendo uma infraestrutura completa.

Que tal vir estudar com a gente?

Viu só como conhecer a trajetória de uma instituição de ensino pode colaborar com uma escolha mais consciente para seu ensino superior? Com um olhar cuidadoso sobre a nossa história, fica fácil perceber por que a Anhanguera é confiável e tornou-se uma das instituições mais reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Agora que você conhece mais sobre a história da Anhanguera, faça sua inscrição no nosso vestibular online. Venha transformar realidades com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content