Carreira em Marketing: desafios e experiências de quem já se formou

carreira em marketing digital

Se você está procurando uma profissão que permita usar seus talentos e criatividade para promover marcas e produtos, investir na carreira em Marketing é uma escolha alinhada com o seu perfil profissional.

Existem muitos cargos na área para novos profissionais, e o melhor de tudo é que as responsabilidades e funções variam bastante, desde design até redação publicitária ou planejamento estratégico.

Quer entender mais sobre os desafios e oportunidades de uma carreira em Marketing? Veja o que diz sobre o assunto a profissional Aline Andrade, pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital!

Como anda o mercado de trabalho na área de Marketing?

O mercado de Marketing está bem aquecido, e o profissional da área pode atuar de diversas maneiras. Conforme indica Aline Andrade, uma carreira em Marketing Digital, por exemplo, é um bom caminho para conquistar grandes oportunidades.

“É fato que na área de Marketing como um todo o Marketing digital tem uma relevância muito grande. Como o público está cada vez mais conectado à internet, as empresas, marcas e produtos também precisam estar nesse meio”, afirma.

No Marketing Digital, um dos destaques do mercado de trabalho para Aline é o Marketing de Conteúdo. “Ele se baseia na produção de conteúdos para serem consumidos pelo público, como os artigos de blog, os e-books, experiências interativas como quiz, vídeos e assim por diante.”

As redes sociais também desempenham um papel crucial no mercado de trabalho para os profissionais de Marketing. A especialista explica que, “como as mídias sociais estão muito em alta, é interessante se especializar atuando com o Marketing voltado para as redes sociais”.

“Além disso, as pessoas estão cada vez mais se conectando em função de uma causa. Há tendência de formação de grupos, logo, o Marketing de Comunidade é bem promissor. Ele ajuda a vender um estilo de vida ao redor de uma marca, o que atrai as pessoas que se identificam com ele. E como as marcas também precisam se fortalecer, o Brand Marketing se mostra uma excelente alternativa.”

O Marketing Esportivo é outra vertente notável. Nesse campo, o foco está na promoção de eventos esportivos, times, atletas e produtos relacionados ao esporte. Para Aline Andrade, essa pode ser uma área interessante para quem se interessa por esportes.

“Basta observarmos as transações milionárias que acontecem entre os times de futebol negociando jogadores, além da grande audiência que esses eventos atraem. Tudo isso gera uma visibilidade muito grande para as marcas patrocinadoras”, aponta a profissional.

No que diz respeito às mudanças no mercado de trabalho provocadas pela tecnologia e Inteligência Artificial (AI), Aline Andrade ressalta que há mais oportunidades a serem aproveitadas do que motivos para se preocupar:

“Vejo aqui uma possibilidade de utilizar uma ferramenta valiosa para ter ideias de temas para serem desenvolvidos. Também para otimizar ideias já existentes e aumentar cada vez mais a qualidade do trabalho realizado.”.

Frente às novas ferramentas, Aline pontua que o papel do profissional de Marketing é o de pesquisar para saber quais opções podem trazer resultados para o seu trabalho.

“O marketing tende a se tornar um setor cada vez mais eficiente e com grandes resultados, mas o profissional precisa acompanhar essas novidades. Deve aprender sobre as tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, sistemas automatizados, ciências de dados e até mesmo programação, uma vez que tudo isso se relaciona de forma direta ou indireta com o trabalho feito no dia a dia e os resultados que podem ser entregues para os clientes.”, pontua a profissional.

O que é preciso para se destacar como profissional de Marketing?

Para se destacar como profissional de Marketing é necessário desenvolver uma combinação de habilidades, estratégias e dedicação. Aline destaca, por exemplo, a importância de fazer a escolha de uma boa faculdade para cursar Marketing.

“Existem muitas opções de instituição de ensino, mas é fundamental entender que, ao receber o diploma, o título estará atrelado ao nome daquela faculdade. Portanto, essa escolha precisa ser baseada na aceitação dela no mercado, na credibilidade que tem e também, é claro, na qualidade do ensino”, aconselha a especialista em Marketing Digital.

A educação formal, no entanto, é apenas o começo. O Marketing é um campo abrangente e em constante evolução, em que novas estratégias, ferramentas e abordagens surgem a todo momento. Então, outra dica para os novos profissionais é se dedicar continuamente aos estudos.

Aline explica que, “ainda durante a faculdade, é importante conhecer mais sobre o Marketing, estudar o mercado e ampliar ao máximo o leque de conhecimentos, fazendo pesquisas por conta própria, buscando leituras, consumindo conteúdos de especialistas na internet e de agências que atuam no ramo.”

Além do conhecimento padrão, existe uma peça adicional no quebra-cabeça: o diferencial. Em um mercado onde muitos profissionais compartilham habilidades e formação semelhantes, o que torna você único é o que pode realmente destacá-lo.

“Hoje em dia, obter um diploma de graduação é mais fácil, por isso, é interessante ir além após terminar a faculdade. É válido fazer uma especialização, buscar uma pós-graduação para focar em uma área do Marketing em que você deseja atuar”, indica Aline.

Tanto conhecimentos técnicos quanto habilidades finas também são fundamentais, como a boa comunicação, o trabalho em equipe, a resiliência e o senso de liderança. Afinal, essas competências são indispensáveis para acompanhar o dia a dia dinâmico dessa profissão.

Quais são os maiores desafios dessa área?

Um dos principais desafios para o profissional de Marketing hoje é conseguir se manter atualizado sobre as tendências do mercado.

Aline compartilha que as mudanças vêm acontecendo muito rápido. “Para os profissionais dessa área, é muito importante observar as demandas de mercado, e elas mudam conforme o comportamento e as preferências apresentadas pelo público.”

Acompanhando as novas ferramentas, alterações no comportamento dos consumidores e as tendências tecnológicas que estão em alta, é possível perceber mudanças que impactam o trabalho do setor de Marketing, segundo a especialista.

“De alguns anos para cá, a quantidade de pessoas que fazem compras pela internet, por exemplo, cresceu de uma forma significativa. As empresas começaram a migrar para o mundo digital, e os especialistas em Marketing também tiveram que se atualizar para atender às necessidades dessas empresas e conversar da maneira adequada com o público.”

Aline destaca que a criação de uma rede de contatos (networking) foi outro desafio na sua carreira no Marketing. Por ter iniciado como freelancer de marketing de conteúdo, ela diz que sair do anonimato foi algo indispensável para conquistar os primeiros clientes.

“Apresentar o meu trabalho foi fundamental, mas também fiz parcerias importantes ao longo do caminho. Um profissional que não é conhecido tem mais dificuldade para entrar no mercado.”

Além de criar um portfólio, a especialista ressalta que trabalhou duro para fazer seu nome ser conhecido por outros profissionais do Marketing. Foi preciso disposição fazer novas conexões, parcerias e até trabalhos voluntários, destaca Aline.

Qual a importância da capacitação na carreira de um profissional de Marketing?

A formação para atuar em Marketing começa na faculdade, mas a competitividade do mercado de trabalho leva os profissionais a investirem em uma especialização.

Foi o que aconteceu com a Aline: “buscar uma boa graduação e continuar aprendendo é indispensável para ter sucesso. Sou formada em Letras e, no início, essa graduação foi suficiente para começar a produzir meus primeiros textos em blogs e sites. Mas aconteceram mudanças no mercado, a competitividade cresceu, e senti necessidade de me especializar na área em que eu já estava atuando.”

A escolha de uma pós-graduação foi o caminho que ela escolheu para ter mais oportunidades e elevar a qualidade da sua atuação. “Essa formação fez toda a diferença para que eu pudesse ter oportunidades de trabalho e para elevar a qualidade dos serviços que eu já prestava.”

Da graduação até a pós, Aline destaca que é importante considerar vários fatores para investir em capacitação profissional. Além de perceber inspirações e afinidades pessoais com determinado cargo ou área, vale a pena acompanhar quais são as tendências em alta no mercado de trabalho que demandam as suas habilidades, segundo a especialista:

“Fiz a faculdade de Letras com o intuito de trabalhar com editoração, mas o marketing de conteúdo estava crescendo de forma significativa, e um amigo sugeriu que eu tentasse essa área. Então, na verdade, tudo começou como uma experiência, mas eu me envolvi cada vez mais com o marketing, me identifiquei com a área, tive muita facilidade para aprender e decidi fazer a pós-graduação para me especializar e me dedicar exclusivamente a ele.”

Conhecendo os desafios e as experiências de quem já se formou na área, agora você tem tudo para dar os seus primeiros passos na carreira em Marketing. Então, comece estudando em uma faculdade de qualidade, que oferece as oportunidades certas para desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Aproveite para fazer sua inscrição no vestibular da Anhanguera e iniciar sua carreira em Marketing!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados