Administração de marketing: o que é e como atuar nesse ramo?

o que é administração de marketing

Administração e Marketing são duas áreas bastante correlacionadas, mas não devem ser igualadas e nem tratadas como administração de marketing, que é uma terceira área envolvida nessa confusão. ? O profissional especializado em cada um desses campos atua de forma distinta e seus objetivos em relação à empresa são diferentes. Por isso, neste post, você vai entender melhor o que é administração de marketing.

Essa é uma área que envolve os principais conceitos de marketing e também de administração, mas com atividades específicas e objetivos diferenciados. Então, se você costuma ficar confuso ao tentar escolher entre uma área ou outra, vamos apresentar uma nova forma de atuação. Acompanhe! ?

O que é administração de marketing?

A administração de marketing trata de todo o planejamento, a execução, o controle e a supervisão das estratégias e campanhas de marketing de uma empresa. Apesar de se valer muito dos conceitos administrativos, todos os seus objetivos são voltados para esse processo de troca entre as pessoas e a organização.

Um administrador de marketing lida com diversos recursos à sua disposição, como dinheiro, tecnologia e pessoas, para fazer com que uma empresa seja reconhecida no mercado e consiga se posicionar de forma mais atrativa. Finalmente, todo esse esforço deve se converter em mais vendas e lucros para o empreendimento.

O que faz o administrador de marketing?

O profissional que trabalha com administração de marketing é o responsável por posicionar a empresa de forma estratégica no mercado, torná-la confiável, atrativa e diferenciada da concorrência. Por isso, ele atua diariamente com o planejamento e a gestão das ações de marketing do negócio.

Entre a sua rotina estão atividades e funções como:

  • fazer uma análise detalhadas da concorrência;
  • identificar oportunidades de mercado e de diferenciação;
  • desenvolver um plano de marketing a ser consolidado em curto, médio e longo prazo;
  • gerenciar toda a equipe de marketing, delegando responsabilidades;
  • utilizar dados reais e atualizados para medir o desempenho da empresa;
  • tomar decisões estratégicas a partir dos insights gerados pelas métricas e indicadores;
  • alinhar a atuação da equipe de marketing aos objetivos do negócio.

Para realmente criar valor ao cliente e ao consumidor final, esse profissional ainda pode atuar em conjunto com outras áreas:

  • a administração de vendas;
  • os canais de distribuição;
  • a consultoria de promoções;
  • a pesquisa e o desenvolvimento de produtos.

Quanto mais alinhados estiverem os setores internos, maiores as chances de sucesso desse profissional.

Qual a diferença entre marketing e administração de marketing?

Existe bastante semelhança entre o profissional que trabalha com marketing e o que trabalha com administração de marketing. Em geral, ambos trabalham em cima de um planejamento que tira a empresa de um ponto A (um estado atual) para um ponto B (um estado desejado) em relação ao seu posicionamento.

Além disso, para atingirem os objetivos, precisam colocar à prova suas habilidades de negociação e de realmente promover o engajamento do público nas ações, seja um plano inteiro de marketing, seja uma ação em uma rede social. Essa visão aguçada sobre o mercado é comum entre os dois profissionais.

Mas, afinal de contas, no que eles se diferem então? A principal resposta é: no objetivo final do trabalho.

O profissional de administração de marketing trabalha para concretizar estratégias que alinhem as ações de longo prazo da empresa à imagem almejada por ela. Ele vai construir a autoridade e a solidez da marca, posicionando o negócio como uma grande referência no seu nicho.

Então, o administrador de marketing vai estar muito mais focado na estratégia utilizada e nos resultados. Porém, até ele chegar lá, precisa de pessoas que estejam aptas para assumir o campo de batalha, se atualizar e se aprofundar no que está funcionando aqui e agora: o profissional de marketing.

 

Administrador de marketingProfissional de marketing
monitorar os resultados em relação ao planejamento estratégico do negócio; ?o desenvolvimento de produtos e de soluções para serem lançados para o público;
mapear os movimentos necessários para que a empresa avance em termos de autoridade no seu nicho;a realização de campanhas de endomarketing e no engajamento interno;
gerenciar o relacionamento do marketing com todas as outras áreas da empresa;o gerenciamento de soluções que já estão rodando no mercado;
atribuir responsabilidades à equipe de marketing;o lançamento de recursos e ferramentas disponíveis no digital;
participar ativamente de eventos e de parcerias que a empresa fecha com parceiros estratégicos;a realização de planos de marketing de curto ou médio prazos;
alocar um orçamento compatível com os objetivos e as metas do marketing para o período.entre várias outras atividades.

Quem faz ADM pode trabalhar com marketing?

O curso superior de Administração permite que um profissional atue especificamente com o marketing. Porém, os conhecimentos obtidos durante a graduação são abrangentes e, muitas vezes, insuficientes para que você realmente aja como um especialista.

Por isso, nossa recomendação é que você use todas as ferramentas disponíveis dentro do curso de Administração (que não são poucas) para dar os primeiros passos nesse sentido, mas que invista em uma especialização direcionada para o marketing. Isso vai aumentar o seu foco nas estratégias que realmente farão diferença para esse setor. ?

Além disso, se você participar ativamente de eventos, palestras, cursos e workshops na área, as chances de ampliar os horizontes e ficar por dentro das principais novidades do setor são muito maiores. E, no fim, isso pode ser convertido em resultados significativos dentro da rotina da empresa.

Em geral, todo administrador quer vender para ter resultados. E quem quer vender sabe que é impossível fazer isso sem um bom relacionamento com o público. A diferença do administrador que trabalha com marketing é que o objetivo dele é transformar a empresa em um “sujeito” com o qual o cliente realmente goste de interagir.

Chegou o seu momento!

Agora você já está por dentro do que é administração de marketing e quais são as principais diferenças para áreas semelhantes de atuação. Então, está na hora de dar o próximo passo e realmente começar a fazer a diferença dentro de grandes empresas. ?

Inscreva-se no vestibular online Anhanguera e comece sua jornada como administrador de marketing!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados