O que é o ChatGPT e como vem impactando o mercado de Marketing?

chatgpt

Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses nas principais redes sociais, o ChatGPT tem gerado muitos burburinhos no mercado de Marketing Digital. Isso porque há pessoas fazendo projeções relacionadas a essa ferramenta.

O problema é que, em sua maioria, essas projeções são tendenciosas e sem embasamento técnico e estão fortalecendo um sentimento de insegurança em muitos profissionais em relação à sua estabilidade no mercado.😐É por isso que, neste artigo, você vai ficar por dentro do que é o ChatGPT e o que esperar de fato dessa inovação no mercado. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é ChatGPT? Para que serve?

Essa é uma aplicação de inteligência artificial que atua como um simulador de conversas e interações humanas.

Novembro de 2022: data de lançamento do ChatGPT. Para ter ideia da força de uso dessa tecnologia, em apenas 2 meses após a sua chegada ao mercado, o app já conta com mais de 100 milhões de usuários ativos.

Devido à funcionalidade do ChatGPT, ao sucesso de engajamento de usuários com a ferramenta e aos movimentos de mercado, muitas questões têm sido levantadas.

Preocupação com relação ao ChatGPT

Algumas são apenas especulações sem respaldo de pesquisa, e outras são perguntas importantes para entendermos melhor o impacto da inteligência artificial nas relações humanas, principalmente no mercado profissional.

A verdade é que a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia há pelo menos duas décadas. Sempre houve especulações e chamadas sensacionalistas trazendo o terror para os profissionais.

No caso do ChatGPT, a aplicação é o resultado de uma programação de IA chamada processamento de linguagem natural.

Essa já era uma tendência de mercado apontada por consultorias de negócios. Então, a otimização dos chatbots e de outras soluções como Business Intelligence (Inteligência do Negócio) já eram esperadas.

Como usar o ChatGPT no marketing?

No marketing, o ChatGPT pode ser aplicado em diversos contextos. Mas, com certeza, o que podemos destacar é a contribuição na análise de dados complexos de maneira quase que instantânea e na otimização da experiência do cliente em um contexto de produto e CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente).

Afinal, o ChatGPT consegue conversar com seus usuários em diversos idiomas e tratar sobre diversos assuntos. Mas, como qualquer recurso de inteligência artificial, ele não tem todas as respostas.

Essas respostas são otimizadas na medida em que os usuários usam a ferramenta: é o que chamamos na tecnologia de Machine Learning (Aprendizado da Máquina).

Foco na experiência do usuário

A verdade é que estamos na era da experiência. Clientes estão dispostos a pagar mais por produtos que oferecem uma experiência melhor, e essa é a principal aplicação do ChatGPT. As empresas que usarem essa ferramenta nos seus processos podem otimizar a experiência do usuário em diversas interfaces que ele tiver com o negócio.

No entanto, assim como qualquer outra solução de tecnologia, é preciso contar com um time de profissionais competentes e experientes para fazer com que a ferramenta alcance o resultado esperado.💪🏽

Hoje, temos o WhatsApp, chatbots e até as assistentes de voz, e nenhuma dessas soluções funcionam bem se não houver inteligência humana por trás. 🧠Ela é a responsável por construir processos de negócios inteligentes e com foco na experiência do usuário.

Como o ChatGPT deve impactar o marketing?

Dentre as principais especulações que surgiram assim que o ChatGPT foi lançado, uma que tem causado muita insegurança entre os profissionais é o impacto que essa inovação deve causar no Marketing Digital.

A verdade é que o surgimento de novos canais e plataformas sempre gerou essa especulação. E em todos os contextos, as profissões não acabaram, mas se reinventaram.😉

Devido ao caráter conversacional do ChatGPT, muitos “gurus” de redes sociais estão fomentando um sentimento de insegurança ao vender a ideia de que os profissionais de marketing de conteúdo serão substituídos pela plataforma.

É ingênuo pensar dessa forma. Por mais que a ferramenta seja inteligente, ela tem limitações que somente uma inteligência humana pode suprir.

Profissionais mais estratégicos

Assim, a tendência é de os profissionais assumirem tarefas cada vez mais estratégicas, de leitura de dados 📊 para criação de planos de táticos e melhoria da experiência do cliente para manter os negócios competitivos.

Em síntese, a maneira que o ChatGPT vai ser implementado em uma empresa depende dos profissionais envolvidos no processo. E, claro, o nível de eficiência para o negócio também depende desses profissionais.

Assim, podemos esperar que o mercado fortaleça o movimento de criar cada vez mais profissionais de marketing estrategistas e guiados a dados.

Logo, é natural que, a partir de agora, a área de marketing demande cada vez mais conhecimento tecnológico e de dados dos seus profissionais também. Isso não significa ser um expert, mas sim entender suas aplicações para tornar o seu marketing mais eficiente considerando esse cenário.

Há outras tendências de marketing relacionadas ao tema?

O mercado está passando por uma aceleração da transformação digital como nunca havíamos visto. Nesse contexto, há duas pautas que estão em destaque e sempre serão tendências: a experiência do cliente e o desempenho sustentável de negócios.🚨

Nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, é possível identificar que o tópico de maior destaque na experiência do cliente é em como as empresas fazem o marketing delas.

Por exemplo, depois da pandemia, o assunto saúde mental ganhou muita força, e com razão. Agora, percebemos que os consumidores buscam empresas que sejam empáticas em suas chamadas e interações com o cliente. Assim, o velho marketing apelativo, estimulador de ansiedade, não é o que os usuários esperam.

O segundo ponto, que é a sustentabilidade 🍃, fará parte das discussões sociais e econômicas para sempre. Afinal, o uso inteligente dos recursos naturais e a forma como empresas se relacionam com o ecossistema social são questões de sobrevivência humana.

Prepare-se para o futuro do Marketing Digital

Independentemente dos caminhos e tendências, para se destacar na profissão de marketing, é fundamental contar com uma formação que dê a bagagem de conhecimento necessária para se adequar às mudanças e às novidades do mercado, como o ChatGPT.

E estudar em uma instituição de referência é o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional que você espera. Inscreva-se no vestibular de Marketing Digital da Anhanguera e prepare-se para o que há por vir no mercado no futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados