Entrevista: o mundo do marketing digital por Caio Grasiano

entrevista marketing digital

Talvez você já saiba que o Academia Tech é um hub cheio de conteúdos interessantes na área de TI, o principal foco. No podcast da Academia Tech, diferentes profissionais são convidados para falar sobre o mercado e suas carreiras — exatamente o que aconteceu na entrevista de Marketing Digital realizada com Caio Grasiano.

Atualmente, ele ocupa o cargo de Growth Market Sênior do Itaú, e, apesar de ainda ser jovem, tem um currículo com ótimas experiências. Já dá para imaginar que foram muitos os aprendizados ao longo dessa conversa, não é mesmo? Aproveite para conferir um resumo da conversa a seguir! ?

Como você era antes de escolher a sua profissão?

Caio destaca que sempre foi uma pessoa comunicativa espontânea, o que acabou motivando a escolha por uma área ligada à Comunicação. Porém, ele também se interessava por tecnologia, até porque fazia o Ensino Médio conjugado com um curso técnico de processamento de dados.

“Eu gostava bastante, mas ainda não era o que eu queria. Mais para frente eu consegui juntar os dois mundos, o Marketing com a tecnologia.” A escolha pela Publicidade foi para começar a entender um pouco mais sobre todo esse universo de possibilidades, que cresce cada vez mais. ?

Como foi o início da carreira?

A carreira de Caio começou quando ainda nem tinha iniciado a faculdade, aos 16 anos. Ele tinha essa vontade de aprender desde muito jovem, e uma das suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho foi como jovem aprendiz da Azul Linhas Aéreas.

Segundo ele, “as atividades que eu tinha não eram muito voltadas para estratégia ou para o mundo do marketing digital. Era um trabalho mais simples, de atendimento ao cliente do programa de fidelidade. Entrei como jovem aprendiz, depois passei para um período de estágio, e ali eu vi uma oportunidade de ir para a área de e-commerce da companhia, que cuida de toda essa frente de marketing digital que escutamos falar demais nos dias de hoje. A parte de social, SEO, email marketing, mídia etc.”.

Disposto a conhecer as diferentes vertentes do marketing, ele ficou na companhia por quase 6 anos e, depois de um tempo, sentiu a necessidade de ter novos desafios, crescer e evoluir. O próximo passo foi entrar na Dafiti, hoje Global Fashion Group, para assumir uma área de CRM e e-mail marketing.

Qual a importância da atualização nessa área?

Um dos insights comentados ao longo do bate-papo é exatamente sobre a importância de continuar sempre se atualizando e aprendendo.

“A faculdade é uma abertura muito boa que temos para conseguir dar o primeiro passo e entrar no mercado, mas não acaba por aí. Estamos trabalhando com tecnologia em marketing, e tecnologia em marketing sempre se renova. Não basta a gente achar que tendo uma graduação vai conseguir trabalhar com isso para sempre e saber exatamente o que fazer pelos próximos 20 anos. Pode ser que daqui a seis meses ou um ano você já tenha que aprender ou reaprender um monte de coisa nova.”

Atualmente, ele atua na área de MarTech no banco Itaú, conseguindo conectar o Caio do ensino técnico de 20 anos atrás com o profissional que optou pela carreira em Marketing. Aliás, a proposta é exatamente essa, usar a tecnologia para impulsionar o Marketing e fazer um trabalho mais inteligente por meio de dados.?

Um dos entrevistadores acaba contribuindo com mais uma dica nesse sentido. “Quem for começar a faculdade hoje tem uma vantagem, porque hoje temos a graduação focada nessa área de Marketing Digital. Então, o aluno já sai muito mais focado para atuar no mercado.”

Quais dicas você pode dar para o jovem aprendiz?

A primeira dica de Caio é ir para a área de digital. “Se você não se identificar com e-mail marketing, tenta social, SEO, mídia etc. Essa área tem espaço para todo mundo e todos os gostos. Você não precisa ser uma pessoa que manja muito de matemática para conseguir fazer um bom trabalho. Do mesmo modo que você não precisa ser uma pessoa que escreve superbem para estar nessa área, ela tem espaço para perfis híbridos, mais dedicados e especialistas em algo”.

A outra dica é buscar conhecimento. “Não pare de estudar, porque quanto mais você estuda, mais você consegue ver o quanto está na ponta do iceberg. Aí você começa a colaborar muito mais com o time que trabalha, muito mais com as pessoas que trabalham para você, e esse é um caminho muito bom para conseguir se destacar.”

Para completar, ele diz que a terceira dica é fazer as duas primeiras muito bem. ?

Quais conselhos você pode dar para quem quer trabalhar com Marketing Digital?

Com toda a experiência do profissional, não dava para deixar de aproveitar a chance de pedir uma dica específica de Marketing Digital. Pensando nos jovens que estão começando ou já começaram a faculdade, a sugestão de Caio é focar em dados.

“Hoje em dia não tem mais volta, os dados chegaram e não dá para não ir mais para essa direção. Eu acho que quanto mais as decisões forem embasadas em dados, melhor vai ser. Vocês vão desmistificar um monte de achismo e de querer as coisas só por achar legal. Tudo bem, você pode achar legal e eu também, mas os dados às vezes mostram que não é legal.”

Ele se recorda de uma frase que ficou gravada na sua cabeça, que ouviu na época de convivência com alguns diretores mais experientes da Azul. “É uma frase meio padrão, mas que é ótima: ‘quando os números falam, os deuses se calam’”.

É importante estar atento para tentar se renovar sempre, ficar de olho nas tendências do mercado e aprender. Além de buscar capacitação através de cursos, Caio lembra que é possível estudar até pelo Google, livros, sites e outros meios. Ou seja, o que mais importa é a motivação e a dedicação de cada um para construir a sua história!

Para finalizar, destacamos uma parte legal que conseguimos perceber ao longo da conversa e que um dos entrevistadores também ressalta. No começo, Caio saía em busca de novos desafios e se candidatava para vagas. Em determinado momento, ele começa a ser chamado por conta da sua expertise. Por que isso é importante? Ao se especializar em uma área aquecida, o currículo dele se tornou muito atrativo e passou a estar no radar do mercado, abrindo portas e recebendo convites. ?

Isso é interessante a ser considerado por quem está tomando a decisão de escolher uma faculdade. Alguns mercados já estão mais saturados e outros ainda estão carentes de profissionais. No caso do Marketing Digital, vemos pela entrevista que se trata de um exemplo de área que precisa de bons profissionais.

Acredite no seu potencial!

Enfim, acho que deu para perceber que o papo foi muito rico e você pode conferir o podcast completo no Academia Tech para não perder nenhuma dica!

Aproveite também para fazer sua inscrição no nosso vestibular e já começar fazendo uma ótima escolha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados