Uma dúvida muito comum entre os estudantes que desejam ter uma formação sólida para os desafios do mercado de trabalho é se o curso de tecnologia é superior. A formação Tecnóloga tem a vantagem de fornecer uma visão mais abrangente da área em um tempo menor do que outros tipos de graduação — como o Bacharelado e a Licenciatura.
Em dois ou três anos, o aluno pode conquistar o diploma e estará preparado para entrar no mercado de trabalho. Se você quer saber o que é Tecnólogo e quais são as características dessa formação, não perca nosso post. Boa leitura!
- 1 O que é Tecnólogo?
- 2 Quais são os cursos Tecnólogos mais relevantes?
- 3 Qual é a diferença entre o curso Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura?
- 4 Qual é a diferença entre um curso técnico e um Tecnólogo?
- 5 Quais são as características da graduação tecnológica?
- 6 Quais são os benefícios do curso superior tecnológico?
- 7 Posso fazer pós-graduação com um diploma Tecnólogo?
- 8 Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?
O que é Tecnólogo?
Afinal, o curso de tecnologia é superior? A resposta é sim! Para fazer uma graduação tecnológica, é preciso ter concluído o ensino médio. Essa formação pode ser oferecida nas modalidades presencial e a distância.
Quando surgiram, os cursos Tecnólogos tinham foco muito maior em áreas técnicas. Por isso, receberam essa nomenclatura. Com as transformações do mercado de trabalho, esse tipo de graduação passou a atender uma demanda de profissionais que precisam, em um curto espaço de tempo, de conhecimentos em áreas específicas.
O objetivo dos cursos Tecnólogos é atender às necessidades do mercado, formando profissionais especializados, capacitados e atualizados. Dessa forma, independentemente da área de formação, a grade curricular conta com certa carga de disciplinas teóricas essenciais ao exercício da profissão, assim como com muitas matérias de caráter prático. Isso permite que os profissionais recém-formados entrem rapidamente no mercado.
O Conselho Nacional de Educação define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de nível Tecnólogo, que devem:
- promover o desenvolvimento da compreensão do processo tecnológico e da capacidade empreendedora, em suas causas e efeitos;
- estimular a inovação e a produção científico-tecnológica, e suas respectivas aplicabilidades no mercado de trabalho;
- desenvolver habilidades profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para o controle de processos e a produção de serviços e bens;
- possibilitar a avaliação e a compreensão dos impactos econômicos, sociais e ambientais consequentes da gestão, da produção e da incorporação de novas tecnologias;
- possibilitar a capacidade de acompanhar as mudanças nos ambientes de trabalho e de investir em educação continuada por meio do estudo em cursos de pós-graduação;
- garantir a identidade da organização curricular e do respectivo perfil profissional de conclusão de curso;
- adotar a interdisciplinaridade, a flexibilidade, a atualização permanente e a contextualização permanente dos cursos e seus currículos.
Quais são os cursos Tecnólogos mais relevantes?
Na Anhanguera, você encontrará uma variedade de cursos Tecnólogos de curta duração de bastante qualidade. Ao concluí-los, você estará apto para ingressar no mercado de trabalho. Veja, a seguir, algumas opções!
Sistemas de Informação
Com duração de 2 anos, o curso de Sistemas de Informação tem o objetivo de capacitar o profissional para atuar na recuperação e no armazenamento de dados e instalar e adaptar softwares em vários tipos de empresas. Além disso, você é preparado para gerenciar e montar banco de dados de modo seguro e de acordo com as necessidades da organização.
Gestão Comercial
A graduação em Gestão Comercial tem duração de 4 semestres e é responsável por formar um gestor capaz de alavancar a lucratividade de empreendimentos a partir de estratégias que envolvem investimentos em produtos, estruturação do plano de vendas, táticas de inovação e pesquisas de concorrentes.
Logística
Também com duração de 2 anos, a graduação em Logística forma profissionais aptos para lidar com questões como transporte, armazenamento, compra, distribuição e entrega de mercadorias. Seu dever é encontrar maneiras mais rápidas, econômicas e seguras para concluir essas tarefas.
Gestão Pública
Em 4 semestres, você conclui o curso preparado para prestar serviços no setor público. Alguns exemplos são:
- estipulação de contratos;
- controle e auditoria de recursos públicos;
- implementação e avaliação de políticas públicas.
Gestão Ambiental
No curso de Gestão Ambiental, que tem duração de 4 semestres, você será responsável por adequar as empresas à legislação ambiental vigente e, com isso, a novos padrões de:
- processos de produção sustentáveis;
- manejo de áreas degradas;
- gerenciamento de recursos naturais.
Qual é a diferença entre o curso Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura?
Se você tem o sonho de ingressar no ensino superior, provavelmente já se perguntou quais são as diferenças entre os cursos Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura, certo? As três opções são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e podem ser cursadas nas modalidades EAD ou presencial.
No entanto, alguns pontos se diferem e um deles é o tempo de duração. Enquanto a Licenciatura e o Bacharelado duram de 4 a 6 anos, o Tecnólogo leva entre 2 e 3 anos. Outra diferença significativa é em relação à grade curricular.
O Bacharelado e a Licenciatura são graduações mais amplas e contam com matérias práticas e teóricas. Nas aulas teóricas, o aluno aprende os principais conceitos que fazem parte da profissão. Já a prática é destinada para que o graduando vivencie a rotina da área.
Por outro lado, o curso Tecnólogo conta com uma matriz curricular mais prática e objetiva, direcionando os profissionais para uma área de interesse específica.
Qual é a diferença entre um curso técnico e um Tecnólogo?
Para ingressar em um curso técnico, você precisa ter concluído o ensino médio. Essa opção é ideal para quem deseja ter conhecimentos básicos sobre determinada profissão e quer se inserir no mercado de trabalho rapidamente. A duração dos cursos dessa categoria é de cerca de 1 a 3 anos.
Já a graduação tecnóloga, ao contrário do técnico, oferece um diploma de ensino superior, sendo mais completo. Nesse caso, a duração é de 2 a 3 anos.
Quais são as características da graduação tecnológica?
A graduação tecnológica tem diversas características que a diferenciam do Bacharelado ou dos cursos técnicos — que não são de nível superior. Confira as particularidades dessa formação.
Menor duração
Uma graduação nas modalidades tradicionais costuma ter duração de 4 a 6 anos. Por outro lado, a formação de um curso Tecnólogo dura de 2 a 3 anos. Apesar disso, ele oferece toda a base necessária para o profissional atuar da melhor forma no mercado de trabalho.
Aprendizado mais específico
Ao contrário do que acontece em outras graduações, a formação Tecnóloga direciona o ensino para assuntos práticos e objetivos, visando atender às demandas do mercado de trabalho que exigem conhecimentos detalhados sobre determinados assuntos.
Assim, quem opta por fazer um curso superior de tecnologia encontra uma graduação com maior profundidade, sem descuidar dos elementos teóricos fundamentais à completa formação.
Foco em empregabilidade
Apesar de ter uma duração menor do que as modalidades de ensino Bacharelado e Licenciatura, os cursos Tecnólogos são riquíssimos em conteúdos atualizados e trazem grandes possibilidades de empregabilidade aos alunos.
Certificação
Em função das suas características, a graduação tecnológica proporciona uma certificação de conclusão de curso de nível superior, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, e a instituição de ensino, certificada. Nesses casos, podemos afirmar que o Tecnólogo tem diploma válido em todo o território nacional.
Quais são os benefícios do curso superior tecnológico?
A graduação tecnológica é uma excelente opção para quem deseja ingressar com mais agilidade no mercado de trabalho ou prefere um curso mais dinâmico. Cada vez mais, as empresas estão valorizando profissionais que têm habilidades específicas das suas áreas. Afinal, as organizações que entendem a importância do dinamismo das relações atuais se dão melhor diante da concorrência.
Existem diversos cursos tecnológicos disponíveis hoje no Brasil. Aqui na Anhanguera, oferecemos mais de 30 opções, passando por áreas como:
- Controle e Processos Industriais;
- Informação e Comunicação;
- Gestão e Negócios;
- Meio Ambiente e Saúde;
- Infraestrutura;
- entre outras.
Existem muitas outras vantagens de optar pela graduação tecnológica. Entre elas, estão:
- aprendizagem prática;
- alinhamento com as principais necessidades do mercado;
- rápida inserção no mercado de trabalho;
- constante atualização;
- metodologias de ensino eficientes;
- professores atuantes no mercado de trabalho.
Além disso, esses cursos apresentam um excelente custo-benefício e também oferecem a possibilidade de conseguir financiamentos e bolsas de estudo. Isso permite que alunos que não possam pagar a faculdade consigam estudar com mais tranquilidade.
Posso fazer pós-graduação com um diploma Tecnólogo?
No Brasil, são aceitos três diplomas de grau superior: de bacharel, licenciado e tecnólogo. Todas essas certificações são consideradas de nível superior; por isso, são válidas como pré-requisito para ingresso em cursos de pós-graduação, assim como em disputas de emprego e concursos públicos.
Para ingressar em uma pós-graduação, como mestrados, doutorados, MBAs ou especializações, na maioria dos casos, é preciso apenas ter concluído um curso de graduação em uma área afim. Por essa razão, o tipo de graduação tecnológica não é um problema, já que pessoas formadas em Gestão Ambiental podem tentar uma pós-graduação em Engenharia, por exemplo.
No caso dos concursos públicos, é necessário verificar o que o edital define. Se o requisito for apenas ter diploma de nível superior, sem nenhuma outra particularidade, é completamente viável concorrer com um curso Tecnólogo. Em alguns casos, pode haver exceção, caso o processo seletivo aponte a necessidade da Licenciatura ou do Bacharelado.
Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?
Gostou de conhecer as características de um curso Tecnólogo? Já decidiu que quer cursar uma das graduações dessa categoria? Então, que tal estudar em uma faculdade conceituada, reconhecida pelo MEC e que oferece um aprendizado de excelência?
Na Anhanguera, você encontra isso e muito mais! As graduações tecnólogas são ministradas por um corpo docente formado por mestres e doutores experientes em suas áreas de atuação. Além disso, a grade curricular é atualizada constantemente, apresentando todas as novidades do setor.
Confira outras vantagens:
- acesso ao Canal Conecta, portal que incentiva a entrada do estudante no ensino superior;
- formas de ingresso facilitadas;
- várias opções de bolsas de estudo que reduzem o preço das mensalidades.
Faça um curso Tecnólogo!
Agora que você já sabe que o curso de tecnologia é superior, pode considerar essa opção no momento de prestar vestibular. O diploma obtido nessa graduação permite que o profissional possa conseguir uma vaga de emprego rapidamente ou seguir seus estudos em um curso de pós-graduação.
Gostou do conteúdo? Então, acesse nosso site e conheça as modalidades de ensino que a Anhanguera oferece para você!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 405
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?