Se eu não passar no vestibular, posso fazer faculdade?

se eu não passar no vestibular posso fazer faculdade

“Não passei no vestibular, e agora?” Esse pensamento dá um enorme frio na barriga de todo candidato, especialmente se seu curso for muito concorrido e já houver um tempo que você terminou o ensino médio.

A boa notícia é que o vestibular tradicional não é a única opção de ingresso na faculdade, e usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo é um grande trunfo para ampliar ainda mais suas chances de entrar na faculdade.  

Então, se vier à sua mente a indagação “se eu não passar no vestibular, posso fazer faculdade?”, saiba que a resposta é SIM, e nós vamos mostrar a você como. Basta acompanhar este post até o fim!

Quais são as formas de ingresso na faculdade sem vestibular?

Vamos comentar aqui as formas de aprovação no vestibular, sem necessariamente fazer a prova. Para começo de conversa, além de entender os tópicos a seguir, é importante ler atentamente o edital de vestibular de cada faculdade pretendida, a fim de conhecer os critérios de admissão e reprovação, notas de corte, lista de espera etc.

Isso é importante, pois, especialmente nas instituições particulares, as regras podem variar bastante. Então, prossigamos com a leitura!

Ingresso pelo Enem

Tenha bastante consciência em como usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Considerado o “maior vestibular do país”, o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou tamanha importância ao longo dos anos e, hoje, é utilizado como nota principal para entrar nas faculdades — muitas vezes, substituindo a prova tradicional, tanto na rede pública quanto privada.

Mas não para por aí: ainda que o vestibular comum seja mantido, seus pontos no Enem podem servir de complemento à nota e, com isso, fazer sua colocação subir!

Prouni

Para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), é indispensável ter prestado o Enem no ano anterior à sua inscrição, obter o mínimo de 450 pontos nas provas e não tirar zero na redação

Se você estiver entre os pré-selecionados do Prouni, não precisará necessariamente fazer o vestibular tradicional, pois o Enem é considerado um vestibular. A faculdade, porém, pode exigir sua participação em algum processo de admissão interno e, até mesmo, a realização de provas. No entanto, é proibida pela legislação a cobrança de taxas. 

Lembre-se de que seu esforço de se sair bem no Enem pode contribuir muito para sua aprovação no Prouni, já que alguns cursos têm notas de corte altas. 

FIES

Assim como no Prouni, a seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) utiliza a nota do Enem para critério de participação. Caso seja pré-selecionado, o candidato também é liberado da realização obrigatória de provas do vestibular, a menos que esteja entre as regras da faculdade a aplicação de um processo de admissão, igualmente sem taxas.

Segundo as regras para 2021, é obrigatório ter feito o Enem de 2010 para cá, obtido o mínimo de 450 pontos nas provas e 400 pontos na redação.

Entrevista

Embora seja menos utilizada para aprovação no vestibular, a entrevista é utilizada em alguns casos, como com os pré-selecionados do Prouni e do FIES. Porém, no Brasil, é geralmente associada a outra forma de admissão. Nos Estados Unidos, por outro lado, é uma prática muito comum.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é exclusivo para instituições públicas. Basicamente as faculdades disponibilizam, parcial ou integralmente, suas vagas por meio desse sistema, e os alunos vão sendo aprovados de acordo com suas pontuações. A inscrição é feita a partir dos seus dados no Enem.

Por que considerar mais de uma opção?

Considerar mais de uma opção de admissão na faculdade é um caminho importante para que seja mais fácil conquistar sua vaga. Pensando nisso, além do ingresso com a nota do Enem, nós da Anhanguera contamos com as seguintes variações ao vestibular tradicional:

  • vestibular agendado: o vestibular agendado é ideal para quem tem dificuldades de comparecer à faculdade no dia estipulado para o exame presencial. Nesse caso, na hora de se inscrever, você faz a opção pelo agendamento e escolhe os melhores dia e horário, de acordo com as alternativas apresentadas na inscrição;
  • vestibular online: esse é um processo bem diferente, realizado inteiramente pela internet ― da inscrição às provas. Você só precisa ter um computador conectado ao Wi-Fi e seguir as instruções para completar o exame. A principal vantagem é fazer tudo com muito mais tranquilidade e conforto;
  • segunda graduação: se você já tem uma graduação, a Anhanguera pode aceitar sua matrícula para o novo curso, mediante a existência de vagas e a análise da documentação estipulada, sem a necessidade de fazer vestibular.

Como se preparar para conquistar a aprovação?

Toda conquista exige uma preparação adequada. Então, veja nossas dicas para você alcançar a sonhada aprovação no vestibular.

Tenha em mente o curso e a faculdade desejados

Saber qual curso fazer e elencar as faculdades de interesse ajuda muito a facilitar a aprovação no vestibular. Assim, é possível verificar a quantidade de vagas, modalidades de ensino, calcular a concorrência e observar com calma as formas de ingresso além do modelo tradicional, entre outras informações úteis.

Ao se antecipar, você ganha em planejamento, pois consegue traçar uma estratégia mais adequada para esse desafio.

Tenha atenção ao calendário do Prouni e FIES

Vai prestar o Prouni ou o FIES? Então, atente para não perder nenhuma data do calendário. As edições dos programas são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Essas informações podem ser acessadas pelos próprios sites dos programas e são divulgadas com antecedência. Anote aí os endereços: prouniportal.mec.gov.br e sisfiesportal.mec.gov.br.

Verifique se há flexibilidade para se matricular na faculdade em diferentes épocas do ano

Além dos cursos presenciais, os semipresenciais e 100% distância estão em alta. Estes últimos costumam ser muito mais flexíveis em razão da infraestrutura, que conta, em boa parte do tempo, com atividades centralizadas em uma plataforma de estudos online. Para entender como funcionam as graduações a distância, confira este post em que mostramos tudo sobre o EAD Anhanguera.

Crie uma rotina de estudos

Por fim, mas não menos importante, valorize uma rotina de estudos consistente, tanto para o Enem quanto outras formas de ingresso. Por isso, sugerimos que você confira o portal Trilha do Enem, no qual é possível fazer simulados, tirar dúvidas e receber planos de estudos personalizados!

Garantir um alto desempenho nos exames é essencial para que você consiga mais facilmente a aprovação no vestibular e em programas de bolsa. Inclusive, os estudantes mais bem-sucedidos ganham bolsas de estudo e descontos nas mensalidades. Que maravilha entrar na faculdade com esses benefícios, não?

Não adie o seu sonho de entrar no ensino superior!

Respondemos à pergunta “se eu não passar no vestibular, posso fazer faculdade?”. Então, agora é hora de prosseguir. Se você deseja uma faculdade moderna, com cursos flexíveis, antenada com as demandas do mercado e presente em todo o Brasil, a Anhanguera é a instituição ideal para sua graduação.

Inscreva-se agora mesmo e comece já o caminho rumo ao sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.