Você sabe o que é Radiologia Industrial e qual é a relevância da profissão no mercado de trabalho? O profissional formado na área utiliza os conceitos e os conhecimentos da Radiologia em serviços do âmbito da indústria.
Quem se qualifica no segmento tem grandes chances de empregabilidade e de conquistar estabilidade financeira. Assim, se você está se preparando para fazer a matrícula no ensino superior, saiba que esta pode ser uma excelente opção para o seu futuro!
Ficou interessado sobre o assunto? Então, acompanhe a seguir e veja quais são as possibilidades de trabalho na área de Radiologia Industrial. Confira!
O que é Radiologia Industrial e como trabalhar na área?
A Radiologia Industrial é uma das áreas dentro da Radiologia que diz respeito às práticas e aos processos de controle de qualidade em produtos e em materiais. Nesse caso, o profissional faz uso de radiações ionizantes para atingir os rigorosos parâmetros exigidos pelo mercado.
Além disso, quem atua no setor deve empregar as técnicas da profissão para assegurar a integridade de locais que recebem alta carga de pressão para o transporte de gases, óleos, entre outros. Esse tipo de serviço é de vital importância para a segurança do meio ambiente, de produtos, de trabalhadores e do público em geral.
Para ingressar na área de Radiografia Industrial, é preciso dedicar-se e buscar por qualificação. O caminho mais indicado, portanto, é iniciar os estudos no curso de Radiologia, pois assim você alcançará a titulação profissional necessária para atuar em diversos âmbitos da indústria, como a petroquímica, alimentícia, naval, siderúrgica, entre outros.
Quais são as opções de atuação?
Como a Radiologia Industrial faz parte de uma diversidade de segmentos, ela acaba oferecendo uma série de possibilidades de atuação para os recém-formados. No entanto, é fundamental contar com um diploma em Radiologia Médica ou técnico para operar os equipamentos emissores de radiação ionizante de forma segura e sem riscos.
A seguir, confira quais são as principais especialidades dos profissionais de Radiologia Industrial.
Inspeção corporal
No setor de inspeção corporal, o indivíduo deve saber como operar equipamentos de radioinspeção corporal para detectar objetos metálicos e não metálicos escondidos no corpo de uma pessoa. Isso é feito com a ajuda dos raios-X, bastante eficientes para sinalizar armas, drogas, explosivos, entre outros utensílios que apresentam riscos.
Inspeção de cargas e de contêineres
Nos últimos anos, a inspeção de cargas e de contêineres tem recebido grande investimento do setor industrial, principalmente por auxiliar a segurança de produtos e materiais.
O profissional responsável pela função deve saber como utilizar aceleradores lineares de alta energia para aplicá-los em estradas, divisas, fronteiras e portos, a fim de evitar que armas, drogas ou mercadorias falsas e irregulares circulem pelo país.
Radiografia industrial
Assim como a radiografia na área médica, a radiografia industrial é um método baseado no disparo da energia da radiação em um alvo, com o objetivo de obter uma imagem radiográfica. Isso porque a radiação interage com diferentes materiais e peças para visualizar descontinuidades, como rachaduras, falhas em soldas e variações presentes na composição de peças.
Medidores nucleares
Os medidores nucleares são dispositivos que utilizam fontes de radiação associadas a um detector, que permitem saber se o material medido está ou não presente no nível preestabelecido. O profissional pode atuar em inúmeros setores, como o alimentício, o de bebidas, cimenteiras, petrolífero, petroquímico, siderúrgico, metalúrgico, entre outros.
Perfilagem de poços de petróleo
Aqui, o indivíduo deve conhecer técnicas nucleares para a perfilagem de poços de petróleo. O trabalho consiste em fazer a medição e o registro da localização, da quantidade e da produtividade do óleo e do gás presentes no poço petrolífero. Para isso, geralmente é utilizada uma sonda de medição com fontes radioativas para fazer o levantamento dos parâmetros das paredes do poço e seu nível de perfuração.
Como está o mercado de trabalho de Radiologia Industrial?
O setor de Radiologia Industrial oferece boas oportunidades de trabalho; no entanto, este é um mercado exigente e dinâmico, demandando que o profissional tenha uma formação completa para conseguir atuar nas diferentes especialidades.
Também é fundamental estar atento à crescente e incessante inovação tecnológica, uma vez que ela é uma ferramenta primordial para o processamento digital e para o tratamento das imagens radiológicas. As funções e as responsabilidades da carreira dependem de alguns fatores, como o nível de formação, a experiência e o local da prestação de serviço.
Independentemente da área, é preciso obter um registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia para se tornar habilitado e autorizado a exercer os conhecimentos técnicos da profissão. Atualmente, o salário do profissional de Radiologia é de R$ 2.326,23* e, dependendo da qualificação, é possível obter uma remuneração maior.
Por que fazer o curso de Radiologia Industrial?
O curso em Radiologia aborda conteúdos de disciplinas das Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. A graduação oferece conhecimentos sobre o funcionamento dos equipamentos em aulas práticas e em laboratórios, além de matérias sobre a física das radiações.
Aqui na Anhanguera, o curso de Radiologia apresenta matérias gerais da Saúde, Psicologia, Biologia, Bioquímica, além de conteúdos específicos que abordam a questão administrativa da área. Além disso, oferecemos uma infraestrutura completa, garantindo que os estudantes tenham o apoio necessário para desenvolver o processo de ensino da melhor forma.
Uma boa notícia é que o Tecnólogo em Radiologia tem duração média de 3 anos, permitindo que o aluno se forme e ingresse rapidamente no mercado de trabalho.
Como a Radiologia Industrial envolve uma série de riscos devido à exposição de radiação, é fundamental investir em capacitação profissional para ter maior segurança na prestação do serviço.
Você deve ter em mente que realizar a graduação em Radiologia Industrial é essencial para conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho. Até porque o curso Técnico, nesse caso, não é uma qualificação suficiente para atender às demandas e às necessidades das indústrias.
Assim, se você deseja ter ainda mais chances de se destacar na área de Radiologia Industrial, busque investir em uma faculdade de Radiologia de excelência e qualidade, que se preocupe com a formação dos futuros profissionais.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera!
* Sujeito a alteração.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 98
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?