Afinal, quantos pontos precisa para fazer Odontologia?

Quantos pontos precisa para fazer odontologia

Terminar o curso de Odontologia abre muitas oportunidades na carreira, pois a graduação permite atuar em vários segmentos de mercado. O perfil ideal de estudante e profissional da área, no entanto, é aquele que se interessa pelos temas relacionados à saúde das pessoas, por meio de disciplinas como Biologia e Anatomia.

Também é aquele aluno que sabe estabelecer boas relações com o público, além de ser persistente e dedicado em sua profissão. Identificou-se com alguma característica do perfil indicado? Então, você provavelmente será um bom dentista.

Quantos pontos preciso para fazer Odontologia?

O próximo passo, após se decidir pela graduação, é saber quantos pontos precisa para fazer Odontologia e como ter acesso às melhores instituições com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira as principais notas de corte pra ser aprovado ou conseguir bons benefícios no curso superior:

  • Pra faculdade particular, a nota de corte mínima é 200 pontos;
  • Pra ingressar pelo Prouni em Odontologia, a nota de corte é, em média, 680.65 pontos;
  • Pra conseguir o FIES, a nota de corte média é 621.87 pontos em Odontologia;
  • Pra ser aprovado pelo Sisu, a nota de corte média é 750.15 pontos no Enem.

Quer saber mais sobre as notas de corte pra entrar no curso de Odontologia e, também, pra conseguir bolsas e outros incentivos financeiros? Então não deixe de conferir este conteúdo rico que preparamos pra você!

Posso usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Odontologia?

Atualmente, o método mais tradicional para entrar no ensino superior é por meio do vestibular de Odontologia, tanto nas faculdades públicas quanto nas particulares. Por outro lado, há alternativas para você usar a nota do Enem ao ingressar nas instituições.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado), por exemplo, destina vagas de unidades federais para os alunos participantes do Enem que tiveram boa nota.

Da mesma forma, as faculdades particulares também permitem entrar no curso dos sonhos com a nota alcançada no exame. Nesse caso, o aluno que teve um rendimento satisfatório pode entrar direto, sem passar por outros processos de seleção.

Além de entrar na graduação, a média também pode servir para o acesso em diferentes programas do governo, como Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

O primeiro oferece bolsas de 50% a 100% para quem cumpre alguns requisitos, entre eles a renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa. Já o FIES permite financiar de 50% a 100% das mensalidades e fazer pagamento após a conclusão do curso.

Por último, a nota do Enem também serve para programas institucionais que as próprias faculdades promovem, visando incentivar os estudantes com menos recursos financeiros.

Qual é a nota de corte para entrar em Odontologia?

Agora que você já sabe como usar a nota do Enem, saiba tudo sobre Odontologia e as notas de corte para conseguir uma vaga nessa graduação!

Faculdade particular

Como vimos, você pode entrar direto em uma faculdade particular a partir da média alcançada no Enem, certo? Diferentemente dos processos unificados, no entanto, não existe um parâmetro fixo que permita saber quanto você precisa tirar para conseguir a vaga.

Isso porque cada instituição define a nota mínima e outros critérios de aprovação conforme parâmetros próprios. Sendo assim, você precisa ficar atento aos critérios adotados pela faculdade em que deseja estudar.

A nota de corte da Anhanguera, por exemplo, exige que você tenha alcançado no mínimo 200 pontos na prova objetiva e na redação para concorrer a uma vaga.

Prouni

A nota de corte Odontologia do Prouni segue alguns critérios que valem para todo o país. Nesse caso, a nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa vai depender do número de vagas disponíveis, conforme o turno, a modalidade e o campus escolhido, e do rendimento que os candidatos inscritos tiveram.

Por exemplo, se na ampla concorrência para o curso de Odontologia da Anhanguera estão disponíveis 20 vagas, a nota de corte será igual à nota do vigésimo candidato selecionado.

Para você ter ideia, a média de nota de corte no Brasil para Odontologia em 2019 foi de 680.65 pontos. Lembre-se de que, de qualquer forma, para participar do programa, você precisa tirar mais de 450 pontos na prova objetiva, sem zerar a redação.

FIES

A nota de corte do FIES, que é o programa de financiamento do governo, também é definida de acordo com os fatores descritos no tópico anterior.

Sendo assim, você encontrará grande diferença na nota mínima exigida conforme a faculdade. Por esse motivo, é sempre legal ficar de olho em quais processos têm menos concorrência, ou seja, maior número de vagas ou menos candidatos, a exemplo do FIES Anhanguera.

Lembrando que, a partir de 2021, independentemente da nota de corte, você precisa alcançar um desempenho mínimo de 450 pontos na prova objetiva e 400 na redação para se inscrever.

A média para entrar no programa em 2017 ficou em 621.87 pontos, sendo a menor nota exigida no Brasil 532.00, e a maior, 759.00.

Sisu

O Sisu é o sistema de seleção unificado para faculdades públicas. Sendo assim, ao se questionar sobre quantos pontos precisa para fazer Odontologia, saiba que eles também podem ser diferentes dependendo da instituição de ensino.

Por exemplo, uma faculdade situada na capital ou em cidades mais populosas pode exigir desempenho maior que em municípios com menos candidatos. Para você ter ideia da concorrência, na edição de 2019, a nota de corte média no Brasil ficou em 750.15, sendo a maior 805.74, e a menor, 719.98. Os números, inclusive, se aproximam das notas de corte de Medicina.

É possível ingressar sem a nota do Enem?

A nota do Enem é uma alternativa para entrar nas melhores faculdades. Sendo assim, você pode tentar uma vaga sem apresentar o seu rendimento no exame. Nesse caso, você precisa se inscrever no vestibular de Odontologia e ser aprovado na avaliação desenvolvida pela faculdade. Esta é inclusive uma boa forma de começar a carreira, já que você pode tentar vaga diretamente nas melhores unidades do país.

Para tanto, é preciso ficar atento quanto à qualidade das instituições escolhidas. Afinal, o contato com um bom sistema de ensino e um corpo docente qualificado é o que fará você adquirir as habilidades teóricas e práticas de um bom odontologista e ter uma carreira de sucesso. Ao se inscrever no vestibular, também não perca a oportunidade de ver quanto custa uma faculdade de Odontologia e conferir opções de desconto.

Por último, saiba do enfoque do curso superior e se ele oferece um bom aprendizado prático na área que você quer trabalhar. Investigue, por exemplo, o que é Odontologia Clínica, e verifique se a faculdade oferece atividades que complementam o aprendizado, como palestras e oportunidade de pesquisa.

O Enem é uma etapa importante na vida acadêmica. Com a nota alcançada na prova, você pode ter acesso às melhores instituições e ainda conseguir descontos na mensalidade ou parcelar os investimentos. Independentemente de como você for usar a nota e de quantos pontos precisa para fazer Odontologia na faculdade que deseja, busque sempre por instituições de referência.

? Confira se já sabe tudo sobre o curso de Odonto, faça o nosso teste abaixo!

Faça Odontologia com a gente!

A Anhanguera é a melhor escolha. Além de permitir que você utilize sua nota do Enem ou entre pelo vestibular online, ainda oferecemos suporte personalizado em todas as etapas de formação. Isso sem contar o sistema de ensino interativo que prepara ao mercado de trabalho, bem como a presença de professores especialistas que contribuem para uma experiência agregadora no ensino superior.

E aí? Curtiu o conteúdo? Agora que você já sabe qual a nota para entrar em Odontologia, inscreva-se para o vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados