Descubra a nota de corte de Odontologia!

nota de corte odontologia

Você sabe qual é a nota de corte de Odontologia? Não? Bom, não se preocupe! Preparamos este artigo para sanar essa dúvida muito pertinente. Entender certos conceitos e ter informações detalhadas sobre o curso pretendido é uma das prioridades na hora de nos prepararmos para o vestibular!

O curso de Odontologia é bastante concorrido. Afinal, muitas pessoas têm interesse por essa área, que representa ótimas oportunidades profissionais e, de quebra, permite que você ajude o próximo a sorrir. Nada melhor, não é mesmo?

New call-to-action

Então, vamos lá! Chegou a hora de descobrir qual é a nota de corte para esse curso e entender as possibilidades de uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesse processo. Assim, você aumenta as suas chances e pode se preparar de modo mais eficiente. Boa leitura!

O que é a nota de corte?

Além de sabermos quanto custa a faculdade de Odontologia e outros aspectos importantes sobre o curso, precisamos entender também o conceito de nota de corte. Essa compreensão é importantíssima para que o estudante se prepare direitinho para as provas!

Nota de corte é o conceito que caracteriza a menor nota obtida por um candidato para o ingresso em um determinado curso.

Vamos exemplificar? Imagine que, para Odontologia, existam 50 vagas disponíveis e que o 50.º colocado tenha obtido uma pontuação de 650. Essa será a nota de corte.

Lembrando que a nota de corte também é definida de acordo com a concorrência do curso. Afinal, quanto mais candidatos, mais pessoas preparadas concorrendo pela vaga. E, no curso de Odontologia, isso é bem evidente!

Você sabe tudo sobre a faculdade de Odontologia? 🤔 Faça o nosso teste e descubra! 

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem?

Agora, veremos quais são as possibilidades de ingresso na faculdade de Odontologia, como usar a nota do Enem para conquistar a sua vaga e, é claro, as notas de corte para cada uma!

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma das principais portas de entrada no ensino superior. Ele oferece vagas na educação pública, ou seja, faculdades estaduais e federais de todo o Brasil.

As notas aqui, no entanto, costumam ser bem altas. Isso ocorre devido à alta concorrência e à baixa oferta de vagas disponíveis. As notas de corte do Sisu para Odontologia giram em torno dos 700 a 750 pontos.

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é alternativa para quem quer utilizar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade particular. Ele é um programa de financiamento a juros baixos, que permite que o aluno só comece a pagar os encargos das mensalidades após a conclusão da graduação.

A nota de corte de Odontologia no FIES é de, em média, 550 pontos. Isso demonstra que a pontuação necessária para o ingresso nessa modalidade é muito mais fácil de ser atingida!

Prouni

Além do FIES, estudantes em situação de vulnerabilidade financeira podem contar com a ajuda do Prouni (Programa Universidade para Todos). Aqui, ao invés de um financiamento, é concedida bolsa de 100% ou 50% aos melhores colocados no processo seletivo. Caso você não consiga a bolsa integral, pode tentar financiar o restante.

A nota de corte de Odontologia no Prouni é de cerca de 570 pontos. Novamente, esta é uma ótima alternativa para quem quer ingressar em um curso de qualidade e obter sucesso profissional sem gastar tanto!

Ingresso direto em faculdades privadas

Muitas faculdades particulares oferecem uma prova exclusiva, preparada pela própria instituição. Nesse caso, a nota do Enem também pode ser utilizada como substituta ao vestibular de Odontologia.

Essa é uma opção oferecida aqui na Anhanguera, uma instituição repleta de diferenciais e que realmente prepara o estudante, desde o início da graduação, para o mercado de trabalho. Dê uma olhada em nosso site oficial e aprenda mais sobre a nossa história!

Como me preparar para ir bem no Enem?

Para finalizar, que tal conferirmos algumas dicas de como mandar bem no Enem e conseguir uma nota bem acima do corte? Confira algumas recomendações a seguir!

Utilize bons materiais

O primeiro passo para se preparar bem para as provas é contar com materiais de qualidade, atualizados e cheios de dicas para otimizar o seu resultado nos exames.

A boa notícia é que isso pode ser encontrado online de forma bem fácil! O portal Trilha do Enem é um ótimo exemplo. Ele conta com várias videoaulas dadas por professores altamente qualificados e com muita experiência nos principais vestibulares do Brasil.

Faça um cronograma eficiente

Não sabe como ter disciplina para estudar em casa ou no cursinho? Realmente, isso pode ser bem complicado para algumas pessoas.

Por isso, o primeiro passo para driblar essa realidade é fazer um cronograma de estudos personalizado para as suas necessidades e para a sua personalidade. Ele diminuirá as distrações e fará com que você seja muito mais produtivo!

Resolva questões, provas antigas e simulados

Um dos principais erros cometidos por vestibulandos é negligenciar a resolução de questões ao longo da preparação para as provas. Praticar é fundamental para controlar o nervosismo na hora do exame e fazer com que você conheça melhor o estilo das perguntas.

Sendo assim, faça simulados frequentes ou, pelo menos, resolva provas antigas dentro do tempo exato que você terá disponível no dia do Enem. Esse tipo de atitude renderá bons frutos e ótimos resultados!

Descanse

Nada de agir como uma máquina de estudos, ok? O descanso também é imprescindível durante a preparação para as provas. Uma mente sã e um corpo relaxado serão fundamentais para um bom desempenho.

Por isso, tire um tempinho para realizar atividades que, mesmo que não sejam produtivas, tragam prazer e felicidade para o seu dia a dia. Não descuide de sua saúde mental!

Agora é com você!

Já falamos bastante sobre a nota de corte de Odontologia e outros detalhes importantes para o seu ingresso nesse curso. Agora, é hora de pôr as mãos na massa, estudar bastante e se preparar para conquistar a sua sonhada e merecida vaga no ensino superior em Odonto!

Por isso, não deixe de se inscrever no vestibular de Odontologia da Anhanguera. Com isso, você já começa o seu futuro agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content