Veja como passar no vestibular de Odontologia em 9 passos

como passar no vestibular de Odontologia

A carreira de dentista é uma das mais prestigiadas entre as que pertencem à área da saúde. Por conta disso, as provas para ingressar nessa faculdade estão entre as mais concorridas de todas! E aí? Como passar no vestibular de Odontologia?

Essa é uma dúvida bastante comum e muito pertinente. Afinal, o vestibular do curso de Odonto não é uma prova qualquer — ela traz suas particularidades e, para se dar bem e conseguir uma boa nota, você precisa conhecer muito sobre todas elas.

Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas que vão desde a preparação com o conteúdo cobrado nas provas até informações gerais sobre a escolha da melhor instituição para estudar. Vamos nessa? Boa leitura!

Como funciona o curso de Odontologia?

A faculdade de Odontologia é um curso do tipo Bacharelado com duração de 5 anos. Ela é oferecida na modalidade presencial.

Aqui na Anhanguera, o curso de Odontologia conta com uma série de diferenciais incríveis que prepararão você para ser um dos melhores cirurgiões-dentistas do mercado, independentemente de qual área decidir seguir!

E áreas não faltam! O dentista pode se especializar em vários campos e ter uma rotina que realmente combine com seus objetivos e personalidade. Um dos segmentos mais comuns é o da Odontologia Clínica. Neste, o recém-formado tem um salário de cerca de R$ 3.104* para uma jornada de 28 horas de trabalho semanais.

Como passar no vestibular de Odontologia?

Agora, veremos algumas dicas para ajudar a obter bons resultados em seu vestibular e em sua carreira!

Leia o edital do vestibular de Odontologia

Outra dica importantíssima para um bom vestibular é caprichar na leitura do edital. Esse é um documento disponibilizado pelas instituições no início do processo seletivo, ou seja, próximo à divulgação do cronograma com as datas de provas, de inscrição e tudo mais.

Aqui, o foco é prestar muita atenção nos detalhes do edital. Ele trará informações preciosas sobre as matérias que você deve estudar, itens que podem ou não podem ser levados no dia, número de questões da prova, entre outros pontos fundamentais. Em caso de dúvidas? Consulte sempre esse documento!

Crie um bom cronograma de estudos

O caminho rumo ao vestibular não pode ser traçado sem um cronograma afiado. Por isso, coloque quanto antes esse ponto em sua lista de prioridades!

A dica para um bom cronograma, que seja realmente eficiente, é sempre priorizar as tarefas com as quais você tem mais dificuldade. Tente intercalá-las com aquelas que você curte estudar, para não deixar os dias maçantes, e ponha as mãos na massa!

Priorize disciplinas do caderno de Ciências da Natureza no Enem

Outra dica para o seu cronograma de estudos é priorizar, se possível, as matérias que compõem o caderno de Ciências da Natureza no Enem. Em grande parte das instituições, essa nota pode ser utilizada com pesos diferentes, valendo mais do que os demais cadernos.

Lembrando que os conteúdos desse caderno envolvem questões de Biologia, Química e Física. Por isso, reserve um tempinho extra para esse aprendizado em sua rotina de estudos!

Não deixe de treinar a redação

Além de matérias das Ciências Biológicas, é importante não descuidar da redação. Seja no Enem ou em outros vestibulares, essa é uma parte fundamental da composição de uma boa nota.

Fazer uma boa redação pode ser, portanto, um diferencial que colocará você à frente dos concorrentes. Portanto, treine bastante e, se possível, peça para alguém dar uma opinião sobre o seu texto. Com bastante treino, escrever ficará cada vez mais fácil.

Faça simulados com provas antigas

Quer se dar bem nos seus vestibulares? Então, você não pode deixar a resolução de provas antigas de fora de seu cronograma. Essa também é uma dica que fará toda a diferença!

Os simulados preparam você tanto no âmbito de conhecimento sobre a prova e suas particularidades, quanto na questão emocional. Fazendo muitos testes do tipo, o corpo e a mente estarão muito mais habituados aos vestibulares e, no dia D, tudo fluirá naturalmente e com mais tranquilidade.

Participe de estudos em grupo

Estudar em grupos é outra forma de consolidar o seu aprendizado e tornar a sua preparação para o vestibular de Odontologia mais eficiente ainda. Não é necessário se unir apenas aos vestibulandos desse curso, mas junte a galera para melhorar o seu estudo!

Quando nos juntamos com outras pessoas e estudamos, conseguimos visualizar as informações sob diferentes pontos de vista. Assim, você terá várias mentes em uma só na hora de resolver as questões e aprenderá muito com os colegas.

Inscreva-se no vestibular de faculdades particulares da área

Fazer parte de uma instituição pública é, sem dúvidas, uma grande vantagem. Afinal, não precisamos nos preocupar com a questão das mensalidades e muito mais. No entanto, o processo de ingresso nesse tipo de faculdade nunca é simples, especialmente em um curso concorrido como Odontologia.

Sendo assim, que tal se inscrever também nos vestibulares de faculdades particulares? Além de serem de extrema qualidade, esses cursos disponibilizam várias opções para aqueles que não podem arcar com os seus custos.

Pesquise as opções de bolsa de estudos em Odontologia

As bolsas de estudos concedidas por faculdades particulares são uma realidade que não pode deixar de ser levada em consideração. Muitas instituições utilizam a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conceder descontos e têm bolsas e créditos próprios.

É o caso da Anhanguera! Aqui, você pode utilizar programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou Prouni (Programa Universidade para Todos) para começar o seu ensino superior. Outras opções podem ser conferidas em nossa página de bolsas, descontos e convênios!

Além disso, vale considerar nossa oferta de financiamento justo a Creditas, com juros bem abaixo do mercado e até 20 anos para pagamento.

Considere também estudar em cidades do interior

Por fim, uma dica legal para quem quer fazer Odontologia é não se prender apenas às capitais. Cursos oferecidos em cidades do interior também têm uma infraestrutura valiosa e podem ser perfeitos para você. Tudo isso com um detalhe: uma concorrência relativamente menor.

Na Anhanguera, você pode fazer o curso de Odontologia em Anápolis, Goiás. Esse é um campus altamente estruturado para cursos da área da saúde — e com tudo o que você precisa para se tornar um grande dentista!

Hora de ser aprovado no vestibular de Odontologia!

E aí, gostou de saber como passar no vestibular de Odontologia e de conhecer mais sobre essa graduação tão bacana? Agora é com você! Dê o seu melhor nos estudos e faça uma escolha inteligente na hora de determinar qual instituição será o seu “novo lar” pelos próximos anos. Esses são fatores fundamentais para a aprovação e o sucesso em sua carreira!

Aproveitando o assunto, que tal já se inscrever agora mesmo para o vestibular? Não há motivos para perder tempo! Faça a sua inscrição para as provas seletivas do curso de Odontologia da Anhanguera!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.