Afinal, quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica?

estudantes de faculdade de engenharia elétrica

Você sabe o que faz um engenheiro eletricista? Esse profissional é o responsável por projetar, construir e calcular toda a parte elétrica de um local. Pode trabalhar com obras públicas e privadas, no setor industrial ou imobiliário, entre muitas outras áreas.

Por ser um profissional necessário para todo tipo de empreendimento, trata-se de uma das engenharias mais bem-pagas no mercado, além de existir uma alta demanda por esse serviço no Brasil e no exterior.

Se você tem interesse em conquistar um diploma de Engenharia Elétrica, saiba que é possível cursar a faculdade também na modalidade de ensino semipresencial, ideal para quem precisa conciliar trabalho, família e estudos.

Mas quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica? Quais são as matérias estudadas? Quanto custa a mensalidade? Saiba tudo isso a seguir!

Qual é a duração da faculdade de Engenharia Elétrica?

A faculdade de Engenharia Elétrica dura 5 anos, em média. Além da grade curricular do curso, é importante considerar possíveis dependências (as famosas DPs) e outros fatores, como horas de estágio e horas complementares a serem cumpridas, por exemplo. Tudo isso pode fazer com que o aluno leve alguns semestres a mais para concluir o curso.

Embora pareça bastante, todo esse tempo na faculdade é essencial para a formação técnica do profissional.

Geralmente, os dois primeiros anos são destinados ao ensino de conhecimentos básicos a todos os engenheiros. Depois disso, as disciplinas tornam-se mais específicas para cada área.

Além de aprender conceitos, o tempo de duração da Engenharia Elétrica também é importante para a formação do perfil do profissional: analítico, criativo, com bom raciocínio lógico e capaz de trabalhar em equipe!

Por isso, os 5 anos de faculdade não contribuem apenas para desenvolver o conhecimento necessário para ser engenheiro, mas também preparam o aluno para ser um bom profissional no mercado de trabalho.

Sabendo quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica, é hora de saber quanto é preciso investir!

Qual é o valor de uma faculdade de Engenharia Elétrica?

O valor da mensalidade depende de inúmeros fatores, como a localização da faculdade e o suporte oferecido. Bolsas de estudos e descontos também podem ser aplicados ao valor dependendo da instituição de ensino.

Aqui na Anhanguera, as mensalidades começam em R$ 399*. Existem ainda inúmeras formas de fazer a mensalidade da faculdade de Engenharia Elétrica caber no seu bolso. São programas de bolsas, benefícios e convênios que visam ajudar o estudante a conquistar um diploma sem comprometer as finanças pessoais e familiares.

Além disso, o preço dos cursos EAD, como o oferecido pela Anhanguera, também costuma ser mais em conta, já que uma parte das disciplinas é feita a partir do nosso sistema online, pela Internet, o que torna os custos mais baixos.

Qual é a grade curricular do curso?

Como falamos, geralmente os dois primeiros anos do curso de Engenharia Elétrica são destinados ao ensino de matérias bases da área. Nesse momento, o estudante tem disciplinas essenciais, que o preparam para conceitos mais complexos.

Sabendo as bases de conhecimento da Engenharia, o aluno passa a ter contato com disciplinas e temas mais específicos da elétrica, como:

  • automação;
  • circuitos elétricos e lógicos;
  • conversão de energia;
  • eficiência energética;
  • eletricidade;
  • eletromagnetismo;
  • eletrônica analógica e digital;
  • geração e distribuição de energia elétrica;
  • instalações;
  • máquinas elétricas;
  • materiais elétricos;
  • qualidade de energia;
  • e muito mais.

Na Anhanguera, a faculdade de Engenharia Elétrica ainda conta com outros diferenciais. Confira abaixo:

É importante salientar que o curso de Engenharia Elétrica apresenta diversas matérias práticas, em laboratório, sendo essa uma grande e importante parte da graduação. É no laboratório que o estudante consegue testar e aprofundar conhecimentos para que seu trabalho seja feito com qualidade e segurança no futuro.

Além disso, também é necessário que o estudante cumpra as horas de estágio solicitadas, comprovando já ter tido uma experiência na área junto a outros colegas de profissão. Sem isso, o aluno não consegue seu diploma. A Anhanguera facilita o contato entre os alunos e as empresas por meio da nossa plataforma exclusiva de vagas, o Canal Conecta — o que ajuda bastante nesse processo. Ótimo, não acha?

Quais são as áreas de atuação do engenheiro eletricista?

Essa área da Engenharia é uma das mais necessárias e valorizadas, existindo uma alta demanda desse profissional. Assim, o salário do engenheiro eletricista costuma ser bem acima da média brasileira, sendo mais um atrativo para quem quer começar essa graduação.

Além disso, existem diferentes áreas de atuação possíveis para o profissional, principalmente em um país em desenvolvimento como o Brasil. Algumas das áreas são:

  • automação: projeta mecanismos de automação, principalmente para máquinas e sistemas elétricos em indústria. Também pode trabalhar no setor imobiliário;
  • construção civil: projeta toda a parte elétrica de uma obra, seja pública, seja privada. Cuida tanto da sistematização quanto da escolha de materiais, pensando na segurança e na qualidade da energia;
  • eletroeletrônica: trabalha com o desenvolvimento de materiais eletrônicos, como placas de energia. Pode oferecer seus serviços tanto para empresas privadas quanto para obras públicas;
  • fornecimento de energia: atua principalmente em empresas de fornecimento, desde hidrelétricas até companhias municipais e estaduais. Também pode projetar novos sistemas de armazenamento e gestão de recursos.

E esses são apenas alguns dos setores nos quais o engenheiro eletricista pode trabalhar. Ainda existem muitas outras funções que o profissional pode exercer em indústrias e em construtoras, além de poder trabalhar de forma autônoma.

Vale a pena fazer faculdade de Engenharia Elétrica na Anhanguera?

Sim! E vamos mostrar o porquê!

Um dos primeiros passos para quem quer construir uma carreira de sucesso, em qualquer área, é procurar uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida pelo mercado de trabalho.

Na Anhanguera, o foco é sempre o aprendizado do aluno. Com disciplinas voltadas ao mercado, ensino de qualidade e infraestrutura adequada, o estudante sai preparado para atuar nas melhores empresas da área da Engenharia Elétrica.

Um dos grandes diferenciais da instituição é a oferta de bolsas de estudos, parcelamentos e benefícios do governo para pagamento da mensalidade. Isso sem falar nas diferentes formas de ingresso, que incluem vestibular online. Isso faz com que o acesso ao ensino superior seja cada vez mais difundido, melhorando a qualidade de vida daqueles que passam pela instituição.

Para quem quer fazer Engenharia Elétrica, a nota de corte da Anhanguera varia entre as unidades, e pena ficar de olho para conseguir um bom desconto para conquistar o seu diploma de ensino superior.

Agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica, o que é aprendido e muito mais, é hora de dar um passo em direção à sua carreira de sucesso.

O diploma do curso semipresencial de Engenharia Elétrica na Anhanguera tem o mesmo valor que um presencial e é perfeito para quem precisa conciliar os estudos com outros compromissos. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera para aproveitar tudo o que a instituição tem a oferecer!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.