Como conciliar trabalho, faculdade e filhos? Veja 7 dicas

pais sentados na mesa e tentando como conciliar faculdade trabalho e filhos

Correr atrás dos nossos sonhos e conseguir realizá-los nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, é preciso encarar uma rotina corrida e ter o desafio de trabalhar, estudar e ser mãe. Tudo ao mesmo tempo! Sem dúvida, cada um desses cenários traz demandas que podem ser difíceis de organizar.

Ainda assim, são esforços que valem a pena, não é mesmo? Afinal, os obstáculos que você supera hoje estão construindo o sucesso na sua carreira e mais tranquilidade para a família no futuro. Então, a sensação é de que faz sentido continuar buscando o melhor para aqueles que você ama.

Mesmo diante dos desafios, é possível aprender como conciliar o trabalho, a faculdade e os filhos. Neste post, trazemos algumas dicas para isso:

  • lembrar o que motiva você;
  • estabelecer metas;
  • criar um plano de estudos;
  • criar uma rotina e permanecer no ritmo;
  • ter uma rede de apoio;
  • dedicar tempo de qualidade à família;
  • utilizar recursos de gestão do tempo.

1. Lembrar o que motiva você

Existem diversas orientações sobre gestão do tempo e organização para ajudar a ser mãe e fazer faculdade. Entretanto, achamos interessante começar pelo mais importante: a sua motivação. Certamente, existem razões muito significativas para que você esteja em um curso superior agora.

Manter a produtividade enquanto busca dar conta das necessidades de casa e da carreira é algo complexo. Por isso, em muitos momentos, é preciso parar um pouco, respirar fundo e lembrar o que motiva você a fazer tudo isso. Tirar um tempo para fazer esse exercício certamente vai proporcionar mais energia para seguir adiante.

Então, além de todas as dicas práticas que vamos dar, lembre-se de manter o foco no que impulsiona você para os seus sonhos. Fazer uma lista de motivações ou mesmo um cartaz com imagens que representem suas realizações futuras são algumas ideias úteis para manter a motivação em dia.

2. Estabelecer metas

Além de identificar e não perder de vista o que impulsiona você a seguir, também é interessante estabelecer e registrar as suas metas. Essa estratégia é útil para identificar seus principais objetivos e organizar as estratégias para transformá-los em realidade.

Tendo as metas bem claras, fica mais fácil planejar seus passos. Por exemplo, quem tenta saber como conciliar trabalho, faculdade e filhos normalmente enfrenta dificuldades em relação ao tempo. Assim, ser realista em relação ao objetivo de se formar é fundamental.

Suas metas devem considerar as possibilidades e os limites da rotina. Por isso, definir um prazo muito curto para a formatura não é o ideal. Outra orientação relevante é buscar meios que facilitem a realização dos objetivos — optar pela faculdade EAD, por exemplo, oferece flexibilidade de tempo.

3. Criar um plano de estudos

Montar uma rotina de estudos é mais uma dica que faz toda a diferença na vida das mães que precisam trabalhar e estudar sem deixar de lado a relação com seus filhos. Um plano de estudos é a maneira mais adequada de organizar os seus horários e os conteúdos.

Nele, você registra as matérias que precisa estudar e os períodos em que isso é possível. Sabemos que não há muitas horas disponíveis, então, é válido aproveitar pequenas oportunidades durante o dia — como antes do trabalho, no horário de almoço ou nos finais de semana.

4. Criar uma rotina e permanecer no ritmo

Ter um plano de estudos vai facilitar muito a tarefa de conciliar a maternidade ou paternidade na faculdade. Mas é claro que isso não significa que sempre será fácil cumprir os horários determinados. Como todo hábito, é preciso criar um ritmo e permanecer nele.

Mais uma vez, é importante considerar todas as particularidades da sua rotina na hora de se organizar. Definir muito tempo para os estudos, mas deixar de lado demandas do trabalho ou de casa pode fazer com que não seja possível cumprir o planejado. Assim, as tarefas acumulam-se, e você se sente frustrada.

Por isso, o melhor é definir seus horários de acordo com o possível. Aproveitar qualquer tempo em casa para estudar pode distanciar você da família. Logo, procure criar uma rotina que inclua tempo para tudo o que faz parte do seu dia a dia.

5. Ter uma rede de apoio

Ser mulher na faculdade envolve diversas especificidades, como a jornada dupla — principalmente quando se tem filhos. Pensando nisso, é fundamental ter com quem contar. Tentar ser uma super-mulher ou super-homem dando conta de diversas demandas complexas é algo muito exaustivo e que pode trazer sofrimento.

Por isso, não tenha medo de aceitar (e pedir) ajuda. Seja da família, de amigos, de colegas de trabalho ou faculdade etc. Em todos os lugares que você frequenta existem pessoas que podem dividir as cargas com você.

Para conciliar trabalho e estudo de maneira mais tranquila, aproveite oportunidades de:

  • dividir os cuidados com os filhos e a casa;
  • deixar as crianças com algum familiar;
  • fazer trabalhos em grupo na faculdade;
  • pedir ajuda aos professores nos estudos;
  • delegar ou compartilhar tarefas no trabalho.

6. Dedicar tempo de qualidade à família

Ao ter um filho, fazer faculdade e trabalhar, é normal que a dedicação a determinados aspectos fique menor em algum momento. Em semanas de provas ou de trabalhos importantes, pode ser bem difícil manter a atenção com a família.

Nesses momentos, além de contar com a sua rede de apoio, uma boa sugestão é conversar com seus filhos e explicar o que está acontecendo. Além disso, tenha em mente que é possível dedicar tempo de qualidade a eles, mesmo que não sejam períodos longos.

Fazer um pequeno passeio no final de semana ou conversar por alguns minutos todas as noites são exemplos de hábitos que mantêm a união. Nas épocas de férias, você consegue ter oportunidades de estreitar os laços e preparar-se para o novo semestre.

7. Utilizar recursos de gestão do tempo

Por fim, saiba que existem diversos recursos que auxiliam mães e pais na hora de conciliar trabalho, faculdade e filhos. Desde ferramentas simples, como uma agenda ou o bloco de notas do celular, até tecnologias mais complexas utilizadas para se organizar. Conheça algumas ferramentas de gerenciamento do tempo e identifique as que têm potencial para ajudar na sua rotina.

Neste post, você viu que há maneiras de aprender como conciliar trabalho, faculdade e filhos com mais calma. Não temos dúvidas de que o esforço que você faz hoje vai trazer bons resultados para sua família e sua vida profissional no futuro!

E então, nossas dicas foram úteis? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados