5 características essenciais para o profissional do futuro

profissional do futuro

O mercado de trabalho passa por constantes alterações, muitas delas causadas pela ascensão de novas tecnologias e mudanças na forma de consumo.

O profissional que não se adapta corre sérios riscos de ficar defasado, assim como acontece quando não aprimora as habilidades técnicas necessárias. Nesse sentido, o futuro dele também requer o desenvolvimento de competências comportamentais.

Quer saber quais são as características do profissional do futuro e o que esperar dele? Conheça a lista que a Anhanguera preparou sobre o assunto!

Autoconhecimento

Já pensou que, quando você não entende os próprios pontos fracos e fortes ou características pessoais, as chances de tomar decisões ruins são maiores?

Um exemplo é a escolha da graduação. Ainda que seja a melhor faculdade do Brasil, ela não será capaz de proporcionar a realização esperada, porque o caminho pode não ser o ideal para sua carreira.

É bem diferente quando você faz essa escolha com autoconhecimento. Isso acontece ao trabalhar essa habilidade em outras áreas da sua vida. Em sua atuação profissional, ela serve para dar prazos realistas a clientes, assumir responsabilidades e assim por diante. Assim, é possível se comprometer com maior qualidade e eficiência.

Inteligência emocional

Uma prática que está se tornando comum nas empresas é o compartilhamento de feedbacks. O profissional do futuro é aquele que consegue receber bem as críticas e sugestões de melhoria, sem se deixar abalar ou levar para o pessoal. Além disso, usa essas indicações para crescer pessoalmente e motivar os colegas a se desenvolverem junto.

A inteligência emocional é o centro de todas essas atitudes. Isso significa que o colaborador tem foco em uma atuação de excelência e está aberto a progredir sempre, mesmo que envolva mudanças drásticas.

Agilidade nas entregas

Produtividade é uma característica muito apreciada no mercado. Mas é preciso entender algo: nem sempre é possível manter ritmo todos os dias. Temos aqueles momentos em que a mente trabalha melhor, enquanto, em outros, ela só quer um descanso dos problemas. É normal. Só não dá para se apoiar nessa compreensão para fazer “corpo mole”.

Por essa razão, é importante utilizar os seus momentos mais produtivos para agilizar as entregas, garantindo o cumprimento dos prazos. Não quer dizer que vai fazer tudo de qualquer jeito somente para se livrar da responsabilidade. A ideia é entender como dar o melhor para sua atuação.

Boa comunicação

Entre as habilidades profissionais desejadas pelo mercado está a comunicação eficiente, tanto escrita quanto verbal. O alinhamento de expectativas é essencial para que, cada um com a sua função, os membros das equipes corporativas produzam melhor para o cliente. E é aí que entra em cena a importância dessa competência.

Mas não somente para isso. É preciso saber dialogar com clientes, fornecedores, colegas, superiores etc. por diversos motivos: combinar prazos, alinhar estratégias, informar sobre o andamento de atividades, discutir abordagens, sugerir melhorias e assim por diante.

Capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho

A sustentabilidade e as compras pela internet são alguns exemplos de mudanças que movimentaram o mercado nos últimos anos. As empresas respondem a essas novas necessidades do público com a alteração em seus processos internos, o que exige uma boa dose de adaptabilidade dos colaboradores.

Quer uma boa notícia? A Anhanguera se preocupa em formar profissionais do futuro com as habilidades digitais.

Além de um aprendizado completo e atualizado por meio das Trilhas de Carreira, ainda tem a chance de trabalhar as habilidades e competências da alfabetização digital e das skills transversais. Sem falar na parceria exclusiva com o Canal Conecta, que ajuda você a encontrar as vagas que se alinham ao seu perfil.

Seja você também o futuro do mercado!

Sabendo o que esperar do profissional do futuro, é possível desenvolver o necessário para se tornar essa pessoa. Quando você aumenta o seu valor perante o mercado, fica mais próximo de alcançar objetivos na carreira e de conquistar o emprego dos sonhos. Em vez de as empresas darem as cartas, dá para se posicionar, trabalhar com autonomia e menos preocupações.

Agora que você sabe qual é o profissional do futuro, descubra quem é você no mercado! Confira o próximo post com dicas para encontrar a sua vocação profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.