Psicologia ou Enfermagem? Qual carreira seguir?

psicologia ou enfermagem

Você está em dúvida se começa um curso de Psicologia ou Enfermagem? Ambos são bem-vistos na área da saúde e oferecem boas oportunidades, tanto no sentido de remuneração quanto no desenvolvimento de carreira.

No curso de Psicologia a saúde mental é o foco, sem desconsiderar a necessidade de equilíbrio entre corpo e mente, é claro. Já no curso de Enfermagem, os cuidados diretos com os pacientes, desde o primeiro atendimento até o acompanhamento na recuperação, é um dos objetivos do profissional.

Neste post, você vai ver características básicas dos cursos, como tempo de duração, vida profissional, perfil do estudante, funções em comum e principais diferenças entre as áreas. Boa leitura!

Como é o curso de Enfermagem?

A faculdade de Enfermagem tem como principal preocupação a preservação e a recuperação da saúde humana. Para isso, o enfermeiro desenvolve, durante o curso, habilidades para atuar nos cuidados individuais e coletivos. Além de termos técnicos de Enfermagem, a humanização é essencial para uma formação completa e de qualidade.

Entre as matérias do curso de Enfermagem, você vai estudar desde questões mais teóricas envolvendo Anatomia e Imunologia, por exemplo, até matérias mais práticas, com aulas em laboratórios e no atendimento a pacientes. Também são comuns disciplinas ligadas à gestão, já que o profissional também pode desenvolver um perfil empreendedor.

Como você pode perceber, é uma formação um tanto versátil, que possibilita ampla visão das necessidades no mercado. Ao entender de administração, o estudante de Enfermagem também estará preparado para gerir e fazer parte de equipes multidisciplinares, algo comum em hospitais.

A seguir, destacamos algumas matérias essenciais para essa etapa:

  • Saúde Coletiva;
  • Gestão em Saúde;
  • Estratégia da Saúde da Família;
  • Enfermagem e Trabalho.

Na Anhanguera, você pode fazer Enfermagem presencial e semipresencial — que se trata da modalidade a distância com atividades presenciais —, com duração média de 5 anos (10 semestres).

Estamos sempre preparados para atender às demandas de cada setor. Não à toa oferecemos a Aula Destaque, em que os acadêmicos da área de saúde conhecem um pouco mais da história de profissionais conceituados, que compartilham suas experiências sobre o mercado.

Como é o perfil do profissional de Enfermagem?

É importante ressaltarmos que o estudante de Enfermagem vai adquirir habilidades e competências para a atuação profissional durante a faculdade, não sendo necessárias características específicas antes de começar a graduação. No entanto, tudo pode ficar mais fácil se você já tem facilidade em trabalhar em equipe e na comunicação interpessoal, por exemplo.

Enfim, na Enfermagem, é fundamental saber a hora certa de falar e de ouvir. Além disso, a estabilidade emocional também é essencial para lidar com situações das quais não podemos ter controle, sendo capaz de aceitar que nem sempre tudo vai sair como planejado. Ao mesmo tempo também há momentos muito reconfortantes, como a plena recuperação de pacientes.

Nesse contexto, qualquer detalhe faz grande diferença para o resultado final das ações no meio da saúde. Com isso, o enfermeiro precisa ser uma pessoa atenta e cuidadosa, agindo de maneira meticulosa para não pular nenhuma etapa no atendimento.

Para quem já trabalha no ramo, sendo auxiliar ou técnico, ao buscar pela graduação em Enfermagem, é possível ampliar o campo de atuação, crescendo ainda mais na carreira. Sendo assim, se você tem dúvidas se faz Psicologia ou Enfermagem, a segunda opção costuma ser mais relacionada à saúde física dos pacientes, principal diferença entre as áreas, como veremos.

Como é o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem como foco preparar o estudante para entender as ações do ser humano diante de diferentes situações. Ao compreender o comportamento das pessoas, é possível criar estratégias para que suas ações sejam equilibradas, principalmente no que diz respeito ao emocional.

Mas, enfim, o que faz um psicólogo? Esse profissional adquire, durante a faculdade, conhecimento suficiente para tratar distúrbios e doenças mentais. São 5 anos (10 semestres), em média, para cursar Psicologia e as principais matérias estudadas tratam as abordagens da Psicologia por meio de aulas teóricas e práticas.

Na grade curricular, algumas disciplinas são:

  • Direitos Humanos;
  • Psicologia e Políticas Públicas;
  • História da Psicologia;
  • Psicologia e Comunidade;
  • Psicopatologia;
  • Terapia Familiar Sistêmica.

Nas disciplinas teóricas, as áreas e correntes da Psicologia são tratadas de maneira bem dinâmica, pois o objetivo é entender como o desenvolvimento psicológico afeta várias etapas das nossas vidas.

A prática acontece com mais afinco no estágio, quando o estudante vivencia a realidade da profissão dentro de consultórios e de outros locais de trabalho do psicólogo. É o caso do departamento de Recursos Humanos (RH) em grandes empresas.

Para analisar e diagnosticar algum distúrbio mental, as técnicas e os processos psicológicos de prevenção e de tratamento são indispensáveis. Na Anhanguera, o aluno vai ter a oportunidade de conhecer a fundo o dia a dia do profissional compartilhando experiências com professores conceituados e atuantes.

Qual é o perfil do profissional de Psicologia?

Para quem já se decidiu entre Psicologia ou Enfermagem, e optou pela primeira opção, várias formas de ingresso são disponibilizadas por nós da Anhanguera. Temos desde a utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o vestibular online. Contudo, antes de dar a cartada final, é interessante conhecer um pouco do perfil do profissional de Psicologia.

Assim como na Enfermagem, o psicólogo precisa saber lidar bem com outras pessoas, sendo comunicativo e tendo a capacidade de empatia. Essa é a prática que permeia toda a profissão, já que, antes de fazer um diagnóstico, é importante se colocar no lugar do outro. Um último aspecto pelo qual o psicólogo precisa prezar é a sinceridade, por mais que a verdade seja dolorosa no momento.

As soluções para os problemas apresentados por quem procura a ajuda de um psicólogo não vêm do nada. Por isso, é importante buscar uma faculdade de qualidade, que realmente prepara você para avaliar as melhores técnicas a serem aplicadas a partir daquilo visto em sala de aula e nas muitas leituras que vai fazer na faculdade e depois dela.

Como está o mercado de trabalho dessas áreas?

Mesmo que exista uma ou outra diferença entre Psicologia e Enfermagem, as perspectivas sobre o cenário desses setores são positivas. O perfil profissional é muito parecido no quesito de habilidades interpessoais, já que ambos precisam cuidar da saúde das pessoas, seja física, seja mental.

O que os formandos podem esperar para o futuro é uma gama de oportunidades em diferentes locais de trabalho. Na Psicologia, por exemplo, existem chances em empresas que buscam por esse profissional nas equipes de RH. Já a Enfermagem abrange mais do que os cuidados diretos com os pacientes, ganhando espaço na administração de clínicas e de hospitais.

Quando o assunto é mercado de trabalho, não podemos deixar de falar do Canal Conecta — um portal com vagas exclusivas para o estudante da Anhanguera, que pode procurar por estágios e empregos nas melhores empresas do país.

Mude a sua história!

Independentemente da escolha por Psicologia ou Enfermagem, essas são duas áreas da saúde preocupadas com o bem-estar humano. Se você é daquelas pessoas que querem sempre fazer o melhor para os outros, com empatia e cuidado, não fica difícil decidir, não é mesmo?

Chegou a hora de começar a escrever a sua história e dar o pontapé inicial para uma carreira de sucesso: inscreva-se na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.