Quais são as principais matérias do curso de Enfermagem?

matérias do curso de enfermagem

Para quem se interessa pela área da Saúde e quer ter um trabalho com grande impacto social, a Enfermagem é uma excelente opção. Além de cuidar diretamente de pacientes, os enfermeiros são responsáveis por lidar com equipes multidisciplinares, administrar setores e gerenciar equipes.

Para tanto, os estudantes do curso de Enfermagem têm uma formação bastante versátil, que abrange desde conhecimentos básicos em ciências médicas, como microbiologia, até aulas de legislação específica. Ainda, aprendem sobre a saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, gestão e muito mais.

Se você se interessa pelo curso, mas quer conhecê-lo um pouco mais antes de ingressar no ensino superior, está no lugar certo! Abaixo, comentamos sobre algumas das principais matérias do curso de Enfermagem. Confira a nossa seleção!

Saúde coletiva

A saúde coletiva é uma das mais importantes disciplinas de Enfermagem. Nesse tópico, os alunos aprendem sobre a realidade dos serviços de saúde pública para que possam despertar um senso crítico sobre a atuação na Enfermagem, assim como participar ativamente do planejamento de saúde na sociedade.

Alguns dos assuntos que fazem parte dessa matéria são:

  • os principais conceitos e modelos de saúde coletiva;
  • a história e o desenvolvimento da saúde pública;
  • os tipos de prática de Enfermagem, incluindo consulta, atendimento, visita domiciliar etc.;
  • as tarefas administrativas e gerenciais da Enfermagem, como a organização do serviço e a supervisão de equipes;
  • os fundamentos do planejamento de saúde, como programação, vigilância sanitária e controle epidemiológico;
  • alguns aspectos da assistência a grupos específicos, como crianças, mulheres, idosos e trabalhadores.

Estratégia da saúde da família

O aluno da graduação em Enfermagem também precisa criar bases para participar do planejamento e da execução de programas de saúde familiar. Portanto, aprende os conceitos de atenção primária à saúde, tem contato com as principais políticas públicas e tendências relativas à saúde básica da população.

Por isso, o conteúdo programático da matéria de estratégia da saúde da família costuma trazer estudos sobre:

  • a regulamentação acerca da saúde básica da família, como a Política Nacional de Atenção Básica;
  • o atendimento básico em programas estratégicos de saúde da família;
  • o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde;
  • o desenvolvimento de ações para a prevenção e a proteção de doenças;
  • as possibilidades de intervenção sobre fatores que colocam a saúde em risco, como o sedentarismo e o uso de drogas.

Fundamentos técnicos de Enfermagem

Se você está esperando as disciplinas de Enfermagem que têm a ver com agulhas, curativos, administração de medicamentos e afins, saiba que os fundamentos técnicos de Enfermagem têm de tudo isso um pouco. É nessa matéria que o estudante terá contato com os principais procedimentos da rotina de atendimento ao paciente.

Algumas das técnicas de Enfermagem mais comuns são:

  • métodos de limpeza e desinfecção de ambientes hospitalares;
  • preparo de unidades de pacientes;
  • procedimento para lavagem correta de mãos;
  • esterilização de equipamentos;
  • higienização de pacientes;
  • controle de frequência respiratória, temperatura corporal e pressão arterial;
  • realização de diversos tipos de curativos;
  • assistência a pacientes em unidades de emergência, entre outras.

Terapia medicamentosa

Quando pensamos na graduação em Enfermagem, uma das primeiras atividades que vêm à nossa mente é a administração de medicamentos, concorda? Sim! Por isso, os alunos também têm a matéria de terapia medicamentosa.

Embora o fluxo de trabalho no atendimento ao paciente envolva a participação de médicos especialistas para a prescrição de fármacos, o enfermeiro precisa conhecer muito sobre os principais fármacos, o cálculo de dosagens e as diversas formas de administração medicamentosa. São assuntos próprios dessa matéria:

  • como se dá a absorção e a excreção de fármacos;
  • os principais efeitos de diversos medicamentos, como sedativos, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos etc.;
  • efeitos colaterais de medicamentos;
  • as vias de administração medicamentosa, como a oral, a intramuscular, a endovenosa etc.;
  • cálculo para a administração segura de fármacos e muito mais.

Ciências moleculares e celulares

Já em ciências moleculares e celulares, outra das principais matérias do curso de Enfermagem, os alunos aprendem conceitos químicos importantes relacionados ao corpo humano. O objetivo é ter uma formação teórica mais aprofundada, o que também é essencial na faculdade de Enfermagem. Alguns dos tópicos dessa disciplina são:

  • as características das células, incluindo a estrutura e o ciclo celular;
  • os fundamentos genéticos, como a diferenciação celular e a transmissão de informação genética;
  • as propriedades e as funcionalidades de vitaminas, minerais, carboidratos e lipídios.

Gestão em saúde

Uma das maiores diferenças entre o enfermeiro e o técnico de enfermagem é que o primeiro está apto a gerenciar equipes, realizando diversas tarefas administrativas no ambiente hospitalar. Por isso, existem disciplinas na faculdade de Enfermagem voltadas justamente para a gestão em saúde.

Assim, o aluno passa a compreender os processos gerenciais e os modelos de divisão de trabalho no contexto da Enfermagem. São assuntos dessa matéria:

  • as relações interpessoais em saúde;
  • ética nos processos de trabalho da Enfermagem;
  • modelos de gestão hospitalar;
  • divisão técnica do trabalho em Enfermagem;
  • atividades administrativas próprias do cotidiano hospitalar.

Estágio supervisionado

Além dessas e outras tantas disciplinas de Enfermagem, faz parte da formação do futuro enfermeiro a realização de estágios supervisionados. Aqui na Anhanguera, nossos alunos fazem dois: o estágio hospitalar e o estágio em saúde coletiva, realizado em unidades de saúde básica.

É na ocasião do estágio que os estudantes realmente colocam em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso. Essa vivência é fundamental na preparação para o exercício profissional, especialmente em uma profissão com grande teor técnico, como a Enfermagem.

Para ter uma formação completa e voltada para o mercado de trabalho, conte com a gente! Aqui na Anhanguera, a metodologia de ensino é diferenciada e dinâmica. Nossos alunos têm à disposição uma infraestrutura completa, docentes altamente capacitados e um sistema de avaliação inovador.

Sem contar que oferecemos diversas facilidades para o pagamento da mensalidade de Enfermagem, além de um canal exclusivo para facilitar a inserção de nossos alunos no mercado: o Canal Conecta. Nele, são disponibilizadas vagas de empresas parceiras que combinam com o perfil de cada candidato.

Por fim, se você tem uma rotina mais corrida e não pode realizar o curso de forma 100% presencial, pode contar com com a modalidade EAD de Enfermagem. Nela, você conta com aulas online em horários flexíveis.

Agora que você conhece as principais matérias do curso de Enfermagem em 2020, viu que a graduação é bastante ampla e aprofundada, não é? Cada uma tem um papel fundamental na formação integral de futuros enfermeiros. Afinal, estamos falando de uma profissão de grande responsabilidade e relevância em nossa sociedade.

Aproveite e entre em contato com a gente! Estamos à disposição para explicar detalhadamente sobre todas as oportunidades e facilidades para o seu curso superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content