Conheça a grade curricular de Engenharia Civil

profissionais de engenharia civil

Infraestrutura, indústria e construção civil são algumas das áreas mais importantes para um país em desenvolvimento como o Brasil. Isso faz com que o mercado de trabalho para engenheiros seja diversificado, inclusive para o engenheiro civil, que pode atuar em muitos setores.

Por conta da grande demanda, o salário do engenheiro civil está geralmente bem acima da média brasileira, além da alta possibilidade de crescimento na carreira. Para conquistar tudo isso, é preciso ter uma ótima base de conhecimento e buscar por boas faculdades, que priorizem o ensino do aluno. ?

A grade curricular de Engenharia Civil aqui da Anhanguera abrange diversas áreas dentro da profissão, e o estudante sai preparado para ocupar os melhores postos no mercado de trabalho. Se quer ficar por dentro das principais disciplinas dessa graduação, continue a leitura e saiba mais!

Qual a grade curricular de Engenharia Civil?

Algumas das principais áreas e disciplinas da grade curricular de Engenharia Civil são:

  • Ciências Exatas (Matemática, Física e Química);
  • Tecnologia das Construções;
  • Estruturas de Materiais (madeira, aço, concreto etc.);
  • Geotecnia, Solo e Topografia;
  • Hidráulica e Saneamento;
  • Transportes;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Instalações Elétricas;
  • Resistência dos Materiais.

Agora, você vai saber o que se estuda em Engenharia Civil e em cada área, especificamente. Confira!

Ciências Exatas (Matemática, Física e Química)

O ramo das Ciências Exatas na faculdade de Engenharia abrange muitos detalhes. O aluno precisa ter contato com Matemática e Química aplicadas e Física Experimentala fim de ter uma base para as outras matérias. ?

Por isso, é muito importante que essas disciplinas sejam ensinadas com qualidade e que o aluno se esforce para entender conceitos e cálculos. Dessa forma, ele terá mais facilidade na hora de aprender as matérias específicas de sua área.

Por serem disciplinas de base, são colocadas já nos primeiros semestres da grade curricular de Engenharia Civil.

Tecnologia das Construções

Essa é uma área de conhecimento em que o futuro engenheiro aprende os processos de uma construção, o que é necessário estar presente no canteiro de obras e outros detalhes como esses.

A partir das disciplinas aprendidas nessa área de conhecimento, o estudante estará apto para acompanhar todas as etapas de uma construção, como organização dos serviços, organização de depósitos, fundações e terraplanagem do local.

Esse tipo de conhecimento é essencial para que o engenheiro civil tenha uma visão ampla de todo o processo do trabalho, não apenas do projeto em si. Sem conhecer esses detalhes, o profissional pode atrapalhar procedimentos e até atrasar a obra.

As disciplinas dessa área são dadas geralmente na metade do curso, depois que os estudantes aprenderam as matérias básicas sobre as quais comentamos, mas isso pode variar.

Estruturas de Materiais

Nessa área de conhecimento, o aluno aprende como cada tipo de material se comporta em diferentes contextos, aplicando esses conhecimentos para projetar construções. É preciso entender, por exemplo, de que forma cada material se expande com calor e como aguenta pressão.

Essas disciplinas podem ser apresentadas em diferentes semestres, sendo que uma complementa a outra. Em alguns casos, os conteúdos também são divididos entre os materiais, existindo matérias de estrutura de concreto, outra para madeira, e assim por diante.

Esses conhecimentos também são essenciais para o engenheiro civil, independentemente de qual área o profissional seguirá no mercado de trabalho. De modo geral, estão presentes a partir do terceiro ano do curso de Engenharia Civil, mas isso pode variar para cada faculdade.

Geotecnia, Solo e Topografia

Essas três disciplinas de Engenharia Civil estão relacionadas. Elas buscam ensinar a forma como elementos do solo influenciam as construções e de que maneira tornar diferentes tipos de solo aptos para a construção. É preciso pensar em segurança, sustentabilidade e custos. 

Em Geotecnia e Estudos de Solo, por exemplo, o aluno estuda rochas, formação do solo e sua consistência, além de entender a ação fluvial e das águas do local. Conhecer informações sobre cada elemento é importante para que o profissional calcule custos de terraplanagem e estude melhores formas de criar saneamento ou de tornar a construção mais segura.

A topografia é um estudo que envolve entender as características geográficas de um local. O futuro engenheiro aprende medição e descrição de terrenos, escalas, nivelamento e outros conceitos que envolvem entender o terreno onde será construído algo. ?

Para projetar qualquer construção, é essencial que o engenheiro tenha pelo menos o conhecimento básico nessa área, mesmo que não trabalhe diretamente com isso. Essas matérias da Engenharia Civil podem ser estudadas após as disciplinas básicas.

Hidráulica e Saneamento

Nessas disciplinas da grade curricular da Engenharia Civil, o aluno aprende toda a questão hidráulica de uma obra ou construção. Saneamento básico, abastecimento de água, drenagem, canalização, distribuição de água, esgoto e construção de represas são alguns dos tópicos aprendidos.

Todo engenheiro civil precisa conhecer os principais conceitos que envolvem hidráulica e saneamento, mas essa é uma área mais específica da Engenharia Civil. Há inclusive especializações nisso, para que o profissional trabalhe projetando obras de infraestrutura, por exemplo.

É uma matéria mais avançada do curso, sendo encontrada geralmente do meio para o final, quando o aluno já conhece todos os conceitos e cálculos básicos.

Transportes

Também é uma área específica da Construção Civil. É destinada ao ensino de obras para setor de transporte. Ou seja, o aluno aprende tudo sobre construção e manutenção de rodovias, estradas, aeroportos, pontes e viadutos etc. 

Para isso, é necessário entender e analisar os setores rodoviários, ferroviário, aéreo e fluvial e ter a capacidade de buscar soluções para melhorar cada um deles, pensando em custos, segurança e sustentabilidade. Assim, o aluno aprende os processos da obra, como calcular materiais, entre outros detalhes.

Vale lembrar que esse é um setor importante para a infraestrutura do país e seu crescimento, então está sempre com boa demanda — maravilha, não é mesmo?

Cálculo Diferencial e Integral

Muito importante para compreender o que faz um engenheiro civil é entender que essa área atua bastante com cálculo. A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral conta com noções avançadas e básicas sobre geometria e álgebra.

Esses conhecimentos são indispensáveis para quem vai trabalhar com a construção de grandes estruturas e edificações. Por isso, esse conteúdo da Engenharia Civil trata da acumulação de quantidades e variação de grandezas.

Instalações Elétricas

Praticamente toda obra necessita de uma estrutura de energia elétrica. Portanto, a disciplina de Instalações Elétricas está entre as mais importantes da faculdade de Engenharia Civil.

Nela, os estudantes vão conhecer mais sobre como se aplicam as fundações elétricas em diversas obras. Além disso, você ficará por dentro de como fazer essas instalações dentro do projeto de engenharia e os parâmetros que atendem às exigências atuais para a instalação elétrica em edificações.

Resistência dos Materiais

Os conhecimentos e as noções aprofundadas sobre a resistência dos materiais é fundamental para quem vai projetar. Isso é válido não apenas para as grandes obras, mas também para as pequenas.

Assim, ficar por dentro da resistência dos materiais é condição importante para tratar de um projeto de engenharia com bastante segurança. Durante as aulas dessa matéria de Engenharia Civil, os alunos fazem uma imersão nos principais materiais usados em projetos e entendem como se dão suas capacidades de resistir a uma força.

Como é a grade curricular completa?

Veja, a seguir, a matriz curricular de Engenharia Civil completa, com todas as disciplinas ministradas pela Anhanguera! ?

1.º semestre2.º semestre3.º semestre4.º semestre5.º semestre
Administração e Economia para Engenheiros;
Algoritmos e Lógica de Programação;
ED – Cultura Digital;
Engenharia, Ciência e Tecnologia;
Química e Ciência dos Materiais.
Cálculo Diferencial e Integral;
Desenho Técnico Projetivo;
ED – Projeto de Vida;
Física Geral e Experimental – Mecânica;
Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Cálculo Diferencial e Integral II;
ED – Marketing Digital para Microempreendedores;
Física Geral e Experimental – Energia;
Métodos Matemáticos;
Tecnologia da Construção Civil.
Cálculo Diferencial e Integral III;
ED – Construindo uma Carreira de Sucesso – Engenharia Civil;
Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil;
Resistência dos Materiais.
ED – Mindset Ágil;
Fenômenos de Transporte;
Materiais de Construção Civil I;
Resistência dos Materiais Avançado;
Topografia e Georreferenciamento.
6.º semestre7.º semestre8.º semestre9.º semestre10.º semestre
ED – Design Thinking;
Estruturas Isostáticas;
Hidráulica e Hidrometria;
Materiais de Construção Civil II.
ED – Empregabilidade;
Estruturas Hiperestáticas;
Geologia e Mecânica dos Solos;
Instalações Elétricas;
Saneamento Básico;
Trabalho de Conclusão de Curso I.
ED – Desenvolvimento de Carreira;
Estágio Curricular em Engenharia;
Estruturas de Concreto Armado I;
Instalações Hidrossanitárias;
Mecânica dos Solos Avançada e Obras de Terra;
Optativa;
Processos de Gestão de Obras e Projetos.
ED – Empreendedorismo;
Estruturas de Concreto Armado II;
Fundações;
Optativa II;
Tecnologia e Infraestrutura de Transportes;
Trabalho de Conclusão de Curso II.
ED – Responsabilidade Social;
Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas;
Pontes e Grandes Estruturas;
Sociedade Brasileira e Cidadania.

As matérias de Engenharia Civil são difíceis?

Se tem dúvida se as matérias do curso de Engenharia Civil são difíceis, saiba que algumas exigem um pouco mais de dedicação do que outras. As principais são aquelas que envolvem cálculo matemático, sendo muito temidas pelos alunos, como Algoritmos e Lógica de Programação e Cálculo Diferencial e Integral.

No entanto, tenha em mente que conteúdos como esses são essenciais para a boa formação dos futuros profissionais, sendo úteis no dia a dia de trabalho. Além disso, ao longo da graduação, você se depara com tecnologias que fazem parte da rotina do engenheiro civil, como os programas computacionais voltados à elaboração de desenhos e orçamentos.

Mas não precisa se desesperar! Com todo o suporte de professores experientes, explicações e aplicações em aulas práticas, fica mais fácil aprender todas as disciplinas.

A grade curricular de Engenharia Civil envolve muita Matemática?

Na Engenharia Civil, a Matemática é muito usada no dia a dia dos profissionais. Durante a graduação, ela será estudada em conteúdos como Cálculo, Física Geral e Experimental, Métodos Matemáticos etc.

Assim, para quem curte a área das Ciências Exatas, saiba que a faculdade de Engenharia Civil é uma ótima opção. No entanto, é bom ressaltar que, mesmo que você não tenha muita intimidade com cálculos, pode cursar essa graduação.

Boa parte dos aprendizados são obtidos durante o curso, e você não precisa ser um expert em contas para iniciar os estudos. Portanto, é importante se dedicar bastante às aulas, fazer exercícios e simulados, assistir a vídeos do YouTube sobre os conteúdos e elaborar resumos para se dar bem em todas as matérias que envolvem Matemática.

Quais são os diferenciais de cursar Engenharia Civil na Anhanguera?

Além de saber tudo sobre a área de Engenharia Civil por meio das disciplinas listadas acima, os alunos precisam ter domínio de alguns conteúdos fundamentais para o dia a dia profissional.

Você sabia, por exemplo, que o estudante também precisa ficar por dentro até de programação? Aqui na Anhanguera, é estudado o DEV C++ em Engenharia, para que o profissional saiba utilizar os sistemas computacionais a seu favor no mercado de trabalho.

Além da grade bastante ampla, temos muitas outras facilidades e pontos positivos para quem quer praticidade, sem abrir mão da qualidade. Os cursos de Engenharia Civil em faculdades privadas vêm sendo cada vez mais reconhecidos no mercado.

Por isso, vale a pena matricular-se em uma instituição séria e que ainda oferece outras facilidades, como vestibular próprio (sem depender da nota do Enem), que pode ser feito online e diversas bolsas de estudo para que o aluno possa ter um diploma de ensino superior sem prejudicar as finanças da família. Assim, venha para a Anhanguera! ?

Por aqui, o aluno também tem a possibilidade de conseguir um estágio em Engenharia Civil ou uma vaga de trainee a partir do nosso convênio exclusivo com grandes empresas — a plataforma Canal Conecta. É um auxílio que vai permitir colocar em prática no mercado de trabalho tudo o que você viu na grade curricular do curso!

Pensa que acabou por aí? Agora, você vai conhecer outras vantagens de estudar na Anhanguera. Confira!

Curso disponível na modalidade presencial e semipresencial

O ensino online tem crescido bastante na preferência dos estudantes, e um grande diferencial da Anhanguera é estar preparada para essa realidade. Do conforto de sua casa, você terá acesso aos conhecimentos por meio das disciplinas interativas, já que nossa plataforma possibilita tirar dúvidas e ter contato com professores e colegas em tempo real.

A modalidade semipresencial da Anhanguera está entre as melhores do país, afinal, desde cedo a faculdade investiu nesse formato. O resultado é uma formação que não perde em nada para o presencial, e isso preserva a empregabilidade dos alunos, bem como a força do diploma obtido.

Abrangência nacional

Você encontrará uma unidade da Anhanguera em várias regiões do Brasil, sendo um dos pontos positivos para quem vive em locais mais afastados dos grandes centros urbanos. Estamos em 22 estados e também no Distrito Federal!

Acompanhamento personalizado

Todos os estudantes têm dificuldades e aptidões em algumas áreas, e uma das nossas missões é oferecer o melhor suporte para que suas potencialidades sejam desenvolvidas. Na Anhanguera, os graduandos são percebidos de modo individualizado e recebem o apoio em todas as fases da formação.

Agora é com você!

Agora que já conhece a grade curricular de Engenharia Civil, saiba que, para ter acesso a um ensino completo e de qualidade, é fundamental estudar em uma instituição de ensino qualificada. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou de saber mais informações com relação às disciplinas da grade curricular de Engenharia Civil? Então, inscreva-se hoje mesmo no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 68

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!