Conheça a grade curricular de Engenharia Civil

profissionais de engenharia civil

Infraestrutura, indústria e construção civil são algumas das áreas mais importantes para um país em desenvolvimento como o Brasil. Isso faz com que o mercado de trabalho para engenheiros seja diversificado, inclusive para o engenheiro civil, que pode atuar em muitos setores.

Por conta da grande demanda, o salário do engenheiro civil está geralmente bem acima da média brasileira, além da alta possibilidade de crescimento na carreira. Para conquistar tudo isso, é preciso ter uma ótima base de conhecimento e buscar por boas faculdades, que priorizem o ensino do aluno.

A grade curricular do curso de Engenharia Civil aqui na Anhanguera abrange diversas áreas dentro da profissão, para que o estudante saia preparado para o mercado de trabalho. Conheça melhor as principais disciplinas!

A grade curricular de Engenharia Civil

Algumas das principais áreas e disciplinas da grade curricular de Engenharia Civil são:

  • Ciências Exatas (matemática, física e química);
  • tecnologia das construções;
  • estruturas de materiais (madeira, aço, concreto etc.);
  • geotecnia, solo e topografia;
  • hidráulica e saneamento;
  • transportes.

Mas o que se estuda em Engenharia Civil e em cada área, especificamente?

Ciências Exatas (Matemática, Física e Química)

O ramo das Ciências Exatas na faculdade de Engenharia abrange muitos detalhes. O aluno precisa ter contato com matemática e química aplicadas, física experimental e cálculo a fim de ter uma base para as outras matérias.

Por isso, é muito importante que essas disciplinas sejam ensinadas com qualidade e que o aluno se esforce para entender conceitos e cálculos. Dessa forma, ele terá mais facilidade na hora de aprender as matérias específicas de sua área.

Por serem matérias de base, são colocadas já nos primeiros semestres da grade curricular de Engenharia Civil.

Tecnologia das Construções

Essa é uma área de conhecimento em que o futuro engenheiro aprende os processos de uma construção, o que é necessário estar presente no canteiro de obras e outros detalhes como esses.

A partir das disciplinas aprendidas nessa área de conhecimento, o estudante estará apto para acompanhar todas as etapas de uma construção, como organização dos serviços, organização de depósitos, fundações e terraplanagem do local.

Esse tipo de conhecimento é essencial para que o engenheiro civil tenha uma visão ampla de todo o processo do trabalho, não apenas do projeto em si. Sem conhecer esses detalhes, o profissional pode atrapalhar procedimentos e até atrasar a obra.

As disciplinas dessa área são dadas geralmente na metade do curso, depois que os estudantes aprenderam as matérias básicas sobre as quais comentamos, mas isso pode variar.

Estruturas de Materiais

Nessa área de conhecimento, o aluno aprende como cada tipo de material se comporta em diferentes contextos, aplicando esses conhecimentos para projetar construções. É preciso entender, por exemplo, como cada material se expande com calor e como aguentam pressão.

Essas disciplinas podem ser apresentadas em diferentes semestres, sendo que uma complementa a outra. Em alguns casos, as disciplinas também são divididas entre os materiais, existindo disciplinas de estrutura de concreto, outra para madeira, aço, e assim por diante.

Esses conhecimentos também são essenciais para o engenheiro civil, independentemente de qual área o profissional seguirá no mercado de trabalho. Geralmente, estão presentes a partir do terceiro ano do curso de Engenharia Civil, mas isso pode variar para cada faculdade.

Geotecnia, Solo e Topografia

Essas três disciplinas de Engenharia Civil estão relacionadas e buscam ensinar a forma como elementos do solo influenciam as construções e como tornar diferentes tipos de solo aptos para a construção, pensando em segurança, sustentabilidade e custos. 

Em geotecnia e estudos de solo, por exemplo, o aluno estuda rochas, formação do solo e sua consistência, além de entender a ação fluvial e das águas do local. Conhecer informações sobre cada elemento é importante para que o profissional calcule custos de terraplanagem e estude melhores formas de criar saneamento ou de tornar a construção mais segura.

A topografia é um estudo que envolve entender as características geográficas de um local. O futuro engenheiro aprende medição e descrição de terrenos, escalas, nivelamento e outros conceitos que envolvem entender o terreno onde será construído algo.

Para projetar qualquer construção, é essencial que o engenheiro tenha pelo menos o conhecimento básico nessa área, mesmo que não trabalhe diretamente com isso. Essas matérias da Engenharia Civil podem ser estudadas após as disciplinas básicas.

Hidráulica e Saneamento

Nessas disciplinas da grade curricular da Engenharia Civil, o aluno aprende toda a questão hidráulica de uma obra ou construção. Saneamento básico, abastecimento de água, drenagem, canalização, distribuição de água, esgoto e construção de represas são alguns dos tópicos aprendidos.

Todo engenheiro civil precisa conhecer os principais conceitos que envolvem hidráulica e saneamento, mas essa é uma área mais específica da Engenharia Civil. Há inclusive especializações nisso, para que o profissional trabalhe projetando obras de infraestrutura, por exemplo.

É uma matéria mais avançada do curso, sendo encontrada geralmente do meio para o final, quando o aluno já conhece todos os conceitos e cálculos básicos.

Transportes

Também é uma área específica da Construção Civil. É destinada ao ensino de obras para setor de transporte. Ou seja, o aluno aprende tudo sobre construção e manutenção de rodovias, estradas, aeroportos, pontes e viadutos etc. 

Para isso, é necessário entender e analisar os setores rodoviários, ferroviário, aéreo e fluvial e ter a capacidade de buscar soluções para melhorar cada um deles, pensando em custos, segurança e sustentabilidade. Assim, o aluno aprende os processos da obra, como calcular materiais, entre outros detalhes.

Vale lembrar que esse é um setor importante para a infraestrutura do país e seu crescimento, então está sempre com boa demanda.

Diferenciais de cursar Engenharia Civil na Anhanguera

As disciplinas apresentadas acima são apenas algumas, já que área é bastante abrangente, e um curso de Engenharia Civil dura cinco anos. Ou seja, há muito o que aprender!

Você sabia, por exemplo, que o estudante também precisa aprender até programação? Aqui na Anhanguera, é estudado o DEV C++ em Engenharia, para que o profissional saiba utilizar os sistemas computacionais a seu favor no mercado de trabalho.

Além da grade bastante ampla, temos muitas outras facilidades e pontos positivos para quem quer praticidade, sem abrir mão da qualidade. Confira mais sobre o curso na Anhanguera!

Os cursos de Engenharia Civil em faculdades privadas vêm sendo cada vez mais reconhecidos no mercado. Por isso, vale a pena matricular-se em uma instituição séria e que ainda oferece outras facilidades, como vestibular próprio (sem depender da nota do Enem), que pode ser feito online e diversas bolsas de estudo para que o aluno possa ter um diploma de ensino superior sem prejudicar as finanças da família. Assim, venha para a Anhanguera!

Por aqui, o aluno também tem a possibilidade de conseguir um estágio em Engenharia Civil ou uma vaga de trainee em Engenharia Civil a partir do nosso convênio exclusivo com grandes empresas — a plataforma Canal Conecta. É um auxílio que vai permitir colocar em prática no mercado de trabalho tudo o que você viu na grade curricular de Engenharia Civil.

Gostou de saber mais informações com relação às disciplinas da grade curricular da Engenharia Civil? Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.