Como funciona o TCC em Engenharia Civil?

estudante de engenharia civil fazendo tcc

O curso de Engenharia Civil é cheio de conhecimentos importantes, além de oportunidades para o estudante desenvolver habilidades fundamentais na vida profissional. Essa valiosa esfera de aprendizagem existe até mesmo na fase final da graduação: é nesse momento que o aluno prepara o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil (o TCC de Engenharia Civil).

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2a363e60-48b7-4a06-ba90-c9208ff94c4f]

Mas o que é um TCC? Como esse projeto é realizado? De que forma a faculdade pode ajudar o aluno? Essas perguntas serão respondidas nos próximos tópicos. Acompanhe!

O que é um TCC?

Podemos dizer que o TCC é muito comum na maioria dos cursos superiores. Trata-se de um tipo de trabalho acadêmico que prova que o aluno está realmente qualificado para atuar na sua área de formação. Dito de maneira simples, o Trabalho de Conclusão de Curso é um projeto desenvolvido pelo estudante do curso de Engenharia Civil.

Para realizá-lo, ele terá a orientação de um professor da graduação ou, se necessário, de um engenheiro registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Vale lembrar que o TCC é uma exigência para a obter o grau de bacharel em Engenharia Civil. Sendo assim, o aluno deve elaborá-lo com seriedade e dedicação.

Como funciona o TCC em Engenharia Civil?

Muito se fala por aí sobre a complexidade da criação de um TCC. É verdade que exige bastante estudo e tempo, mas, conhecendo a estrutura do trabalho, essa tarefa pode ser até prazerosa. Para ajudar, elencamos, a seguir, algumas dicas interessantes.

Fique atento às orientações

Para a realização do TCC de Engenharia Civil, o aluno consultará artigos, livros, monografias e teses que entreguem referências relevantes sobre o tema escolhido. De acordo com a faculdade, o trabalho pode ser apresentado em um ou mais formatos, como:

  • monografia;
  • produção de artigo acadêmico;
  • publicação em revista científica;
  • documentário em livro, vídeo ou áudio.

No geral, o TCC é desenvolvido em dois semestres. No primeiro, o estudante escolhe o projeto, a turma e um orientador. Além disso, apresenta um relatório com informações sobre o planejamento e as atividades que serão realizadas. Já no segundo semestre, o projeto é desenvolvido e, após isso, entrega-se um relatório final.

Outro aspecto a ser levado em consideração é a formatação. Isso mesmo, existem regras oficiais a serem seguidas de perto pelo estudante. Essas normas são indicadas em um documento feito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com base nelas, o TCC deve ter os elementos:

  • pré-textuais — capa, folha de rosto, resumo e sumário;
  • textuais — introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • pós-textuais — referências.

Além desses pontos, a ABNT aponta regras de paginação, espaçamento, margens, parágrafos e fontes, bem como os tipos de citações aceitáveis: direta, indireta ou citação de citação.

Entenda como começar

Ficar “perdido” no início do projeto do Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil é normal. Afinal, existe bastante informação a ser analisada de uma só vez. Para facilitar, siga o seguinte passo a passo:

  • escolha um tema de que goste e que seja de interesse dos avaliadores. Por exemplo, a avaliação de um conceito já existente, mas com uma nova “ótica”;
  • siga uma linha bem-definida de raciocínio para evitar desvios que podem confundir ou desperdiçar tempo;
  • pense em um tema que pode ser complementado no mestrado ou até no doutorado;
  • abuse das pesquisas e dos estudos;
  • identifique um orientador que tenha experiência com o tema;
  • tome tempo para planejar a estrutura do TCC, levando em conta introdução, objetivo, metodologia, argumentos e resumo dos capítulos;
  • organize as informações de forma objetiva e clara;
  • se necessário, para um melhor entendimento, utilize recursos visuais, como desenhos, gráficos e planilhas.

Alguns realizam ótimos projetos por meio de um TCC retórico, ou seja, uma revisão de determinada literatura conceituada na área da Engenharia Civil. Outra opção é fazer comparativos entre técnicas de Engenharia Civil — esse direcionamento pode gerar um conteúdo muito interessante.

Analise bem o tema

O tema é um elemento essencial para o sucesso do TCC de Engenharia Civil. Sendo assim, o estudante precisa pensar bem antes de criá-lo. Uma sugestão muito prática é identificar primeiro o objetivo do projeto. Para isso, faça perguntas como:

  • O TCC aprofundará o conhecimento sobre um determinado assunto?
  • Abordará novas compreensões e tendências?
  • Fará uma análise de um conceito?
  • Mostrará como utilizar um recurso ou ferramenta?
  • Apresentará informações sobre o desenvolvimento de uma técnica?

Se notarmos bem, cada uma das perguntas leva a um objetivo específico: conhecer, compreender, analisar, aplicar e desenvolver. Quando o aluno diz “sim” a um desses questionamentos, descobre o rumo que o TCC tomará.

Mas quais são as áreas nas quais um tema pode se pautar? A Engenharia Civil tem muitas opções, como:

  • sustentabilidade;
  • construção civil;
  • saneamento;
  • segurança do trabalho;
  • estruturas;
  • tecnologias;
  • urbanização;
  • patologias construtivas;
  • planejamento de obras públicas etc.

Qual é o papel da faculdade ao guiar o aluno no TCC de Engenharia Civil?

O suporte da faculdade é fundamental para que o aluno faça um excelente Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil. Afinal, a qualidade desse projeto se deve ao nível de ensino repassado pela instituição e seus docentes.

Por isso, durante a graduação, a faculdade de Engenharia Civil deve visar o crescimento humano, social e intelectual do estudante. Isso deve ser feito por meio de um apoio personalizado, um sistema de ensino interativo e dinâmico, uma avaliação continuada e uma grade curricular que servirão de portfólio para o aluno apresentar no mercado de trabalho.

Dessa forma, ele pode alcançar bons cargos como o de trainee de Engenharia Civil, bem como ser disputado pelas empresas de Engenharia Civil. E todos esses atributos que compõem a excelência de ensino fazem parte da estrutura acadêmica do curso de Engenharia Civil aqui da Anhanguera!

Diferenciais da Anhanguera

Além dos professores conceituados, os alunos têm acesso a todos os conhecimentos fundamentais para a formação de um grande profissional. Por isso, somos uma referência de qualidade de ensino do curso de Engenharia Civil em faculdades privadas.

Para enriquecer ainda mais o histórico acadêmico, os estudantes usufruem de cursos online gratuitos que concedem certificações de empresas renomadas, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO. Sem falar que as aulas do curso de Engenharia Civil não ficam só na teoria, mas também mostram como usar os conhecimentos na prática.

Quando o aluno tem uma boa experiência acadêmica, o TCC não é um obstáculo, mas a certeza de que valeu a pena cada segundo dentro da faculdade. Seguindo as dicas deste artigo, esse projeto pode virar referência para outros estudantes e ganhar a aprovação dos docentes.

Entendeu como funciona o TCC de Engenharia civil? Você quer cursar Engenharia Civil? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados