Existe curso de Odontologia EAD? Entenda as opções

odontologia ead

Tem gente que sonha em ser dentista e, como a tecnologia não para de avançar na educação com os cursos online, fica se perguntando se dá para fazer Odontologia EAD. Afinal, tantas graduações que também têm bagagem mais prática já oferecem o formato semipresencial.

O curso de Odontologia traz uma matriz curricular bastante completa, preparando o aluno para atuar com diferentes públicos. Além disso, oferece boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=0055e4f0-01a4-440b-a0c6-9fde3c04b404]

Neste post vamos explicar se é ou não possível fazer essa formação na modalidade EAD. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Existe Odontologia EAD?

Será que dá para realizar Odontologia online? Apesar de existirem cursos de pós-graduação, como especialização, na modalidade de ensino EAD, a graduação só é oferecida no formato presencial.

É que não existe autorização do Ministério da Educação (MEC) para esse curso de Bacharelado ser oferecido na modalidade semipresencial como acontece com diversas outras formações, inclusive da área da saúde, como Fisioterapia.

Pode ser que, no futuro, surja essa opção. Assim, os alunos podem acompanhar os conteúdos teóricos do computador, ou seja, por uma plataforma online, e as aulas práticas na própria instituição de ensino, especialmente em laboratórios.

Como funciona o curso de Odontologia?

Agora você já sabe que ainda não há oferta de cursos de Odontologia semipresencial. Mas é interessante conhecer como funciona essa graduação, que permite ótimas oportunidades de carreira.

Quer saber quantos anos dura o curso? A formação dura 5 anos (10 semestres) com uma matriz curricular que prioriza bastante a parte prática. Aqui na Anhanguera, você conta com professores que têm experiência profissional, trazendo a realidade dos casos clínicos e outros temas da rotina da profissão para a sala de aula.

Sem contar que acompanhamos todas as tendências do mercado para que você fique por dentro das novidades e das tecnologias da área. Na Anhanguera trabalhamos ainda com disciplinas interativas, um jeito dinâmico para você assimilar bem as matérias.

Falando em matérias, a grade curricular da Odontologia aborda temas da Saúde, Ciências Biológicas e Humanas. Dessa forma, você adquire um olhar integral do paciente e conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano, além de todo conhecimento e técnicas para o atendimento de saúde bucal de diferentes níveis de complexidades.

Por fim, nossa instituição de ensino tem uma infraestrutura de primeira para que você usufrua da melhor experiência de aprendizado. Contamos com laboratórios especializados e clínicas para um aprendizado prático de qualidade. Assim, você consegue decidir qual das áreas da Odontologia quer seguir.

Quais as vantagens de cursar a graduação a distância?

Mostramos que ainda não existe Odontologia a distância, mas, se essa é a única ou melhor forma para você fazer o ensino superior, saiba que, na Anhanguera, existem cursos online de diversas outras áreas.

A graduação EAD é uma tendência, já que cada vez mais pessoas conhecem as vantagens de optar por essa modalidade de ensino. Descubra abaixo os benefícios de fazer faculdade nesse formato.

Flexibilidade para estudar

Com o EAD, você tem versatilidade na sua rotina. Não precisa se deslocar todos os dias até a faculdade, porque acompanha as aulas pelo notebook, tablet ou smartphone. Assim, estuda naqueles horários que dão mais certo para você, sem que a graduação atrapalhe, por exemplo, seu trabalho.

É que as aulas ficam em um ambiente virtual de aprendizagem para você acessar de acordo com o seu ritmo, podendo, assim, fazer a revisão de algum tema sempre que preciso. Sem contar que, na Anhanguera, você tem todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas sempre que surgirem.

Custo menor da graduação

A gente sabe como o orçamento é apertado para pagar uma graduação. O preço dos cursos EAD é menor do que os das versões presenciais, já que a instituição de ensino não precisa manter toda a estrutura física para o aprendizado, reduzindo, assim, os custos.

Validade do diploma

Apesar de já estar bem popularizado, alguns alunos ficam preocupados quanto à validade do diploma de um curso a distância. Saiba que o documento é reconhecido pelo MEC da mesma forma que ocorre com uma graduação presencial.

Qualidade do curso

Um curso EAD tem os mesmos professores de um curso presencial. Assim, a qualidade da formação é a mesma. Quando você adquire o diploma, fica pronto para encontrar as melhores oportunidades em grandes portais de vagas, como o Canal Conecta, exclusivo de nossos alunos, e pode construir uma carreira de sucesso.

Aquisição de habilidades digitais

Não tem como não comentarmos sobre um grande benefício em acompanhar as aulas online: o aluno adquire habilidades digitais, pois ganha autonomia para estudar e fica familiarizado em lidar com diferentes softwares. Isso conta pontos na hora de entrar para o mercado de trabalho.

Como está o mercado de trabalho para Odontologia?

Se você busca informações sobre a nota de corte de Odontologia, pois quer se preparar para o vestibular, é legal ficar por dentro também das perspectivas profissionais para o dentista.

É uma graduação que vai preparar você para trabalhar em clínicas e consultórios, além de hospitais, escolas, empresas em geral e fabricantes de materiais odontológicos. Dá ainda para atuar no setor público, em unidades básicas de saúde, secretarias de saúde e hospitais.

Outra questão é que há diferentes segmentos para o dentista seguir, como:

  • Odontologia Clínica — realiza os procedimentos mais gerais de prevenção de saúde bucal, além de tratamentos como restaurações ou cirurgias de retirada de dente;
  • Implantodontia — área que se volta para as cirurgias de implante dentário;
  • Odontopediatria — atendimento voltado para o público infantil;
  • Ortodontia — é o segmento que vai trabalhar com os aparelhos ortodônticos;
  • Estética — realização de procedimentos estéticos, como clareamento dental, facetas de porcelana e outros.

Agora é com você!

Ainda não é possível realizar a graduação de Odontologia EAD. Porém, se essa área é a de seu interesse, aproveite as facilidades para estudar na Anhanguera. Por aqui, temos programas de bolsas de estudos e a possibilidade de utilizar financiamentos estudantis, como o Creditas, com juros baixos e até 20 anos para quitar a dívida.

Não deixe seu futuro para depois: faça o vestibular da Anhanguera e comece agora a planejar sua trajetória profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados