Algumas das melhores faculdades de Odontologia públicas e privadas

Instrumentos odontologicos

A escolha de um curso superior nem sempre é fácil. É uma decisão que depende de vários fatores de ordem pessoal e das suas expectativas com a carreira. Mas, passado esse desafio, ainda é preciso lidar com outro fator para entrar no ensino superior: encontrar a melhor instituição de ensino para o curso.

Caso a sua escolha tenha sido estudar Odontologia, alguns detalhes importantes merecem sua atenção. É importante avaliar, por exemplo, a infraestrutura e o incentivo da faculdade para o ingresso dos graduandos no mercado de trabalho.

Com base nesses e em outros critérios, separamos aqui as melhores faculdades de Odontologia públicas e privadas. Queremos ajudar você a encontrar o lugar perfeito para aprender, crescer e se formar nessa área tão competitiva no mercado de trabalho.

Ao final deste post, ainda separamos algumas dicas de como escolher a faculdade para estudar Odontologia. Tem interesse? Confira e tire suas dúvidas!

Conheça algumas das melhores faculdades de Odontologia públicas:

Ao ranquear as melhores faculdades de Odontologia, encontramos o desafio de definir os critérios para fazer uma lista que corresponda com a realidade das faculdades brasileiras e seja útil para sua pesquisa.

Então, consideramos os critérios que geralmente são usados em rankings nacionais, como infraestrutura, qualidade do ensino, qualidade do corpo docente e reputação.

USP – Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo é uma faculdade pública mantida pelo estado de São Paulo. Ela está entre as melhores do Brasil e, frequentemente, sai em ranking entre as melhores faculdades da América Latina. É possível ingressar na USP por programas de ingresso governamentais ou pelo próprio vestibular da universidade, organizado pela Fuvest.

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp também é mantida pelo estado de São Paulo, sendo uma das mais tradicionais universidades públicas do país. Para se tornar um estudante da Unicamp, é possível escolher entre usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou fazer o próprio vestibular da universidade.

Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

A Unesp é uma universidade pública conhecida pela sua boa reputação e amplitude, com 34 unidades presentes em 24 cidades brasileiras. Para ingressar na Unesp, é possível fazer a prova de vestibular, elaborada pela Unesp ou usar a nota do Enem.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

A UFMG está localizada em Minas Gerais, sendo muito popular por sua infraestrutura e seus grandes resultados em pesquisas científicas em diferentes áreas do conhecimento. Para estudar tudo sobre Odontologia na UFMG, o estudante precisa prestar o vestibular da universidade ou entrar pelo Enem.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A UFRGS fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, sendo reconhecida pela qualificação do seu corpo docente, além da infraestrutura composta por laboratórios e bibliotecas. Assim como a maioria das faculdades públicas, parte das vagas para novos estudantes na UFRGS é disponibilizada pelo Enem e outra parte pelo vestibular próprio da universidade.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Entre as melhores faculdades de Odontologia no ensino público, não poderia faltar a UFRJ. A universidade é reconhecida em muitos rankings entre as melhores faculdades da América Latina em várias áreas de conhecimento.

Um dos grandes destaques da UFRJ é a qualidade do corpo docente, composto por doutores em suas respectivas áreas. Para ingressar na federal do Rio, é preciso fazer o Enem,

Conheça algumas das melhores faculdades particulares de Odontologia!

Vejamos agora a lista das melhores faculdades privadas de Odontologia.

Anhanguera

O curso de Odontologia na Anhanguera está entre os melhores oferecidos na rede privada por conta do nível de excelência em infraestrutura, qualidade do ensino, qualidade do corpo docente e reputação.

A Anhanguera está presente em todo o Brasil. Para estudar na faculdade, é possível usar a nota do Enem, fazer o vestibular da Anhanguera, entrar como portador de diploma ou por transferência externa.

Pitágoras

A Pitágoras é uma faculdade particular conhecida pelo apoio personalizado ao aluno, pela presença em todas as regiões do país e pelas boas médias na nota do MEC (Ministério da Educação) nos estados. A faculdade também oferece várias formas de ingresso: nota do Enem, vestibular, portador de diploma e transferência externa.

Unopar

A Unopar é uma faculdade particular com mais de 40 anos de atuação no país, sendo a pioneira em oferecer cursos totalmente a distância e no formato híbrido. Ela está entre as melhores faculdades de Odontologia pelas excelentes opções de bolsas e descontos, além da qualidade de ensino e de infraestrutura moderna.

Uniderp

A Uniderp é uma faculdade particular com tradição, contando com diversas unidades e cursos de Exatas, Ciências Humanas e Biológicas. As formas de ingresso são variadas e acessíveis, além de garantir bolsas e descontos aos estudantes.

Unime

A União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) é outra faculdade credenciada pelo MEC para oferecer o curso de Odontologia. Ela conta com diversas modalidades de ensino e várias formas de ingresso, incluindo nota do Enem e vestibular, além de bolsas de estudo.

Fama

Fama é mais uma instituição entre as melhores faculdades de Odontologia. Ela conta com infraestrutura para atender às necessidades dos alunos, várias formas de ingresso, oportunidades de bolsas e descontos.

Unic

A Universidade de Cuiabá (Unic) conta com mais de 32 anos de história e milhares de alunos de graduação. São diversos cursos, como Direito, Nutrição, Medicina e Odontologia. Vários oferecem clínicas que ajudam a população local. Você pode ingressar de maneiras variadas na Unic: vestibular, transferência externa, nota de Enem e portador de diploma.

Como encontrar a melhor faculdade de Odontologia?

Odontologia está entre os cursos de nível superior mais procurados no país. Não é à toa que existe um número vasto de faculdades que oferecem essa formação profissional. Diante dessa realidade, nada melhor do que avaliar de perto os diferenciais de cada uma.

Separamos, a seguir, alguns critérios para você considerar ao pesquisar os melhores cursos de Odontologia.

Avalie a infraestrutura da faculdade

A infraestrutura está entre os critérios mais importantes para os alunos que ingressam no curso de Odontologia. Afinal, serão anos de formação dependendo dos laboratórios, equipamentos e estrutura disponibilizados pela faculdade para atividades práticas.

Por ser uma área da Saúde muito técnica, há quem ache o curso de Odontologia difícil. No entanto, com bons professores e uma infraestrutura de qualidade, a sua formação será um sucesso. Então, verifique esse critério com o máximo de atenção ao pesquisar as melhores faculdades de Odontologia.

Pesquise sobre a reputação

Veja qual é a reputação da faculdade no mercado de trabalho. Um bom jeito de avaliar esse aspecto é a partir do nível de empregabilidade que a instituição tem entre os alunos formados pelos seus cursos.

Conheça as formas de qualificação para o mercado de trabalho

Ao longo da sua graduação, atividades extracurriculares e programas de estágio vão enriquecer sua grade curricular e aumentar sua chance no mercado de trabalho. A área de Saúde como um todo é bastante disputada; por isso, é importante que alunos de Odontologia, Medicina, entre outros cursos da área, adquiram capacitação o quanto antes.

Invista no seu futuro!

Quando você estuda em uma das melhores faculdades de Odontologia, sua carreira profissional tem tudo para dar certo. Professores capacitados, infraestrutura com equipamentos modernos e grade curricular voltada para o mercado de trabalho fazem toda a diferença para a formação de grandes profissionais!

Então, garanta a vaga na faculdade! Para começar sua carreira, não perca tempo e faça já a inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados