Implantodontia: o que há de novo no mercado?

implantodontia

A habilidade de sorrir é uma das expressões mais básicas de felicidade humana. Mas, quando a perda de dentes se torna uma realidade, muitas pessoas passam a evitar sorrir e até mesmo a sentir dificuldade em falar e em comer. Felizmente, a implantodontia é uma das técnicas que podem trazer de volta a alegria e a confiança no sorriso.😁

A demanda por implantes dentários tem crescido exponencialmente, não apenas por razões estéticas, mas também por sua importância para a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, essa é uma área de especialização em alta para profissionais que estão se formando na faculdade de Odontologia. Continue a leitura e saiba o que há de novo nesse campo!

O que é implantodontia?

Implantodontia é uma área da Odontologia que se dedica ao estudo e à prática de implantes dentários. Os implantes dentários são pinos de titânio inseridos cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular para substituir a raiz do dente perdido.

Esses pinos de titânio atuam como uma base sólida para a colocação de dentes artificiais, tais como coroas, pontes ou dentaduras. A técnica é realizada por um cirurgião-dentista experiente (que também pode ser chamado de implantodontista), que avalia cuidadosamente a anatomia da boca e o histórico médico do paciente antes de determinar se ele é um bom candidato para o procedimento.

O implante começa com a inserção de um pequeno pino de titânio no osso🦴 maxilar ou mandibular, que age como a raiz do dente ausente. O processo de osseointegração acontece ao longo de alguns meses, enquanto o osso se funde com o implante, criando uma base sólida e estável para a colocação da prótese dentária.

Quando a osseointegração estiver completa, o cirurgião-dentista pode prosseguir com a colocação de uma prótese dentária personalizada, que é fixada ao implante usando um componente de conexão chamado de abutment.

O resultado final é um sorriso totalmente restaurado, que proporciona ao paciente uma melhoria na autoestima e uma sensação renovada de confiança.

O que há de mais moderno na área de implante dentário?

As tecnologias do futuro já existem. Quanto aos implantes dentários, são muitas ferramentas e técnicas que já estão impactando o trabalho dos dentistas e melhorando os resultados oferecidos aos pacientes. Confira, a seguir, algumas dessas tendências.⬇️

Implante dental impresso

Com o avanço da tecnologia, surgiram novos materiais mais eficazes. Um exemplo é a Plenum, um implante dental impresso em 3D que possibilita a personalização dos implantes dentários de acordo com as necessidades individuais do paciente.

Com a tecnologia, é possível escanear o tecido do paciente para criar um implante mais adequado ou cortar a parte superior do material para repelir bactérias.

DSD

DSD é uma sigla em inglês para Digital Smile Design, que pode ser traduzido como “Design Digital do Sorriso”. Trata-se de uma técnica de ponta que permite aos profissionais de odontologia criar planos personalizados para cada paciente.

Na sua forma mais simples, o DSD é um processo de criação de uma impressão digital do sorriso ideal para uma pessoa. Ele apresenta uma abordagem que permite ao dentista e ao paciente trabalhem juntos para suprir as necessidades do tratamento.

Os dentistas podem obter uma visão altamente detalhada da boca 👄e dos dentes 🦷 de um paciente usando um software especializado. Isso permite que eles planejem tratamentos com precisão e garantam que os resultados finais atendam às expectativas do paciente.

O DSD é frequentemente usado para procedimentos de tratamento odontológico estético, como facetas de porcelana, facetas compostas, clareamento dental e tratamentos complexos, como ortodontia e implantes dentários.

CAD/CAM

CAD e CAM são outras tecnologias aplicadas na implantodontia para melhorar o desenho e a produção de próteses

O sistema CAD projeta virtualmente o contorno 3D da estrutura final do implante, enquanto o sistema CAM produz a estrutura de implante real de acordo com o design virtual criado anteriormente.

Mini-implantes

Os mini-implantes não servem para substituir dentes perdidos, como acontece com os implantes tradicionais, mas para sustentar o aparelho ortodôntico do paciente em situações específicas.

Além disso, o componente afeta uma região menor na boca se comparada aos outros implantes.

O mini-implante é uma solução para o tratamento odontológico quando pode se ajustar à mandíbula do paciente e à sua estrutura óssea. Ele também pode resultar em um processo de colocação mais rápido e menos dor para os pacientes.

Assistência do robô

Algumas das mais recentes tecnologias de implantes envolvem a assistência de um robô para concluir o processo de colocação.🤖

Com essa ferramenta, os implantes ficam muito mais precisos e com menos chances de erro. Os robôs são usados apenas sob a supervisão de um médico treinado e ajudam a realizar a cirurgia com alto nível de precisão.

Como o mercado de Odontologia é impactado pelas tecnologias recentes?

A área de saúde tem sido impactada por inovações tecnológicas, e os novos profissionais do ramo, incluindo profissionais de Odontologia, estão indo em busca de especializações para criar seus diferenciais e se manterem requisitados no mercado.

Consultórios e hospitais estão em busca de dentistas com um currículo competitivo e profissionais atualizados em relação às tendências do mercado — prontos para aplicar o que há de mais novo em seu cotidiano de trabalho.🔝

Em resumo, o segredo é apostar na formação profissional. E tudo começa na faculdade de Odontologia. É por isso que, na Anhanguera, os alunos já saem prontos para as melhores práticas em suas respectivas áreas do mercado de trabalho.😎

Quais são as outras tendências de Odontologia relacionadas ao tema?

As pesquisas e os testes de novas tecnologias na Odontologia não param. Confira mais algumas tendências que podem mudar a rotina de trabalho dos consultórios odontológicos.

Bio Implantes

O uso de um agente biológico durante o procedimento de implante pode reduzir a chance de infecções e complicações em pacientes vulneráveis. Normalmente, esses agentes são liberados para ajudar a matar bactérias nocivas e ajudar no processo de cicatrização.

Implantes livres de metal

No geral, os metais têm sido usados exclusivamente para implantes, e os primeiros podem corroer e talvez falhar devido ao seu ciclo de vida finito. Novos tipos de implantes estão agora disponíveis, incluindo zircônio, hiperplástico e outros materiais que provaram ser versáteis e fortes.

Big Data

Os avanços não estão restritos à execução dos tratamentos odontológicos. Também existem ferramentas de Big Data que estão ajudando consultórios que oferecem o serviço de implantes a conquistar e a fidelizar um número cada vez maior de pacientes.

Big Data é o nome dado ao grande volume de dados gerados digitalmente por empresas e consumidores. Hoje, os consultórios de maior sucesso são aqueles que souberem coletar e analisar dados para aprimorar técnicas de marketing digital, antecipar necessidades de pacientes e oferecer tratamentos mais personalizados.

Agora você já sabe as principais novidades em implantodontia!

Chegamos ao final do post e esperamos que você tenha gostado de conhecer o que há de mais moderno na área de implantodontia. Lembre-se de que as inovações tecnológicas da Odontologia demandam profissionais com sede de conhecimento e prontos para as novidades. Você está no caminho certo!🚀

Não espere mais tempo para começar sua carreira em Odontologia: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados