O que é suplente no vestibular? Leia e entenda

o que é suplente no vestibular

Quando estamos vivendo a corrida dos vestibulares, é sempre bom ter atenção a tudo que envolve os processos seletivos, cujas regras variam muito de instituição para instituição.

Além de entender o funcionamento, tipos de questões abordadas e os próprios conteúdos das provas, você precisa estar a par das regras burocráticas para aprovação, reprovação e matrícula.

Para dar mais uma dica de como se planejar até a entrada na faculdade, fizemos este post para explicar o que é suplente no vestibular e por que é importante ficar de olho nessa questão. Tenha uma excelente leitura!

O que é ser suplente no vestibular?

Ser suplente no vestibular nada mais é do que ficar em lista de espera e aguardar que surja uma vaga para você. Essa é uma ponta de esperança ― aliás, muitas vezes, uma considerável esperança ― para quem está sonhando com aquela vaga na faculdade, mas não obteve pontuação suficiente para entrar com a primeira chamada.

A lista de suplentes é um recurso muito utilizado por todas as instituições de ensino superior para o preenchimento das suas vagas. Então, os aprovados em segunda chamada no vestibular vão ocupar essas vagas que estiverem ainda em aberto.

Como muita gente presta vestibular em muitas faculdades ao mesmo tempo, é bem possível que o candidato seja aprovado em mais de uma instituição e, naturalmente, abandone outras em que tenha passado quando escolher uma para fazer a matrícula.

Esse é um dos principais motivos que “fazem a fila andar”, abrindo mais oportunidades para que está na expectativa de surgir uma vaga a qualquer momento. Mas, muitas outras coisas podem acontecer para que os alunos não se inscrevam na faculdade, como:

  • conseguir bolsas de estudos;
  • perder o prazo da matrícula;
  • não ter todos os documentos exigidos;
  • simplesmente desistir. 

Como funciona a lista de espera do vestibular?

Cada instituição tem as próprias regras com relação à lista de espera. Depois de divulgar as colocações gerais, a maioria define uma data de publicação dos aprovados em segunda chamada. Outras, porém, mantêm essa informação mais restrita e preferem entrar em contato com cada aluno pessoalmente. Além disso, pode haver terceira e até quarta chamadas, se ainda houver vagas remanescentes.

As etapas de funcionamento das listas de espera são as seguintes:

  • a divulgação dos suplentes pode acontecer na mesma data da chamada regular, para que os primeiros colocados já tenham ciência da suplência, ou após o encerramento do período da matrícula desses aprovados;
  • uma vez liberadas as primeiras listas dos suplentes, é estipulado novo período de matrículas;
  • as listas de espera são divulgadas por ordem de colocação a partir da continuação do ranking de aprovação no vestibular daquela faculdade;
  • é determinado um prazo para que os aprovados se matriculem;
  • após o encerramento desse prazo, se ainda sobrarem vagas, surge uma nova lista e um novo prazo de matrícula.

Atenção! Como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser utilizado para aumentar sua pontuação ou, até mesmo, substituir o vestibular tradicional, recomendamos a leitura deste artigo que explica a diferença entre vestibular e Enem. Dê uma lida para você não ter dúvida sobre a utilização das suas notas em nenhum processo seletivo!

O que fazer ao saber que sou suplente no vestibular?

Saber que você é suplente no vestibular tem um significado importante: você tem boas chances de se matricular, especialmente se o número de vagas ofertadas for alto e a concorrência não for tão grande.

Então, comece a tomar algumas providências quanto antes para não ter problemas, caso sua matrícula seja confirmada. Veja aqui alguns pontos importantes para ter atenção.

Verifique se é preciso declarar interesse por uma vaga

Sobretudo em faculdades concorridas, pode ser que os alunos somente fiquem em lista de espera se declararem interesse por permanecer no processo seletivo. Normalmente, é necessário preencher um formulário fornecido pela faculdade, apontando uma ou mais opções de curso nos quais ainda deseja concorrer.

Isso evita que, em caso de desistência, o nome do candidato fique segurando uma vaga que poderia ser oferecida a outro estudante.

Confira a documentação necessária para matrícula

Você sabia que muita gente perde vaga na faculdade por não ter todos os documentos necessários para fazer a matrícula? Então, não dê essa bola fora e verifique quais são os documentos indispensáveis para você se inscrever

A relação de documentos costuma estar no edital do exame, mas também você pode verificar na internet ou entrando em contato com a faculdade.

Tenha atenção às datas de matrículas de todas as chamadas

Se você obteve uma boa colocação no vestibular, mas não entrou na chamada regular, informe-se imediatamente sobre as datas de divulgação das próximas chamadas e respectivas matrículas. Dependendo de quando as aulas começarem, esses prazos não demoram muito, portanto, não vacile!

Como ingressar mais rapidamente na faculdade?

Ingressar mais rapidamente na faculdade não significa apenas estudar e tirar boas notas. Também é preciso se organizar com antecedência para evitar problemas relacionados à desorganização e ao nervosismo. Então, veja as dicas que separamos para você!

Entenda como é cada processo seletivo

Cada instituição tem total liberdade de escolher como organizar seus vestibulares. Então, comece por entender o que é o vestibular das faculdades de seu interesse e verifique como você deve agir com relação aos estudos e, também, à parte burocrática (datas de inscrição, valores a pagar, locais de provas etc.). Ter essa atitude vai ajudar a ter familiaridade com os exames que prestar.

Conheça diferentes formas de ingresso

As melhores faculdades estão diversificando suas formas de ingresso, não apenas usando a nota do Enem como recurso de aprovação, mas também utilizando outros tipos de formato de exame.

Por exemplo, o vestibular agendado é uma prova para quem não pode comparecer no dia do exame presencial. Então, na hora da inscrição, dá para agendar a avaliação no dia e no horário que mais forem convenientes entre as opções da faculdade.

Também há a prova de vestibular online. Nesse caso, todo o processo seletivo é realizado via internet, desde a inscrição até a divulgação dos resultados!

Leia bem o edital

Não se esqueça de ler bem o edital e anotar todas as informações importantes. Especialmente se seu curso for concorrido, o edital é uma ferramenta muito importante para você saber tudo sobre o vestibular e conhecer melhor como é a faculdade.

Por falar nisso, a Anhanguera investe muito para seus alunos se tornarem profissionais completos! Um exemplo são as Trilhas de Carreira ― atividades extracurriculares exclusivas visando desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Planeje bem seus estudos

Por fim, tenha um bom plano de estudos diário com leituras, exercícios e simulados de provas anteriores. Manter uma boa rotina de estudos fará total diferença em seu desempenho no exame.

Preparado?

Gostou de saber o que é suplente no vestibular e ver nossas dicas de organização para o exame? Agora você já está um passo à frente na realização do seu sonho de obter o diploma de ensino superior.

Então, aproveite e comece a se preparar desde já! Baixe gratuitamente este Cronograma de Estudos para o Enem e vestibulares que preparamos para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content