Passo a passo: como conquistar a aprovação no vestibular

aprovação no vestibular

O vestibular é um passo muito importante para a vida adulta e para a trajetória profissional do aluno. Nesse momento, além de se preocupar com a aprovação no exame, é fundamental pensar bem sobre a escolha do curso e se preparar da melhor forma para a prova. 

Se quiser ter sucesso nessa empreitada, o candidato deve tomar algumas decisões e se planejar para ter um bom resultado. Até porque existem fatores que influenciam diretamente o desempenho na avaliação, fazendo com que tenha ou não uma boa classificação final.

A seguir, confira o passo a passo necessário para conquistar a aprovação no vestibular. Boa leitura!

Defina um cronograma de estudos

O primeiro passo é definir um bom cronograma de estudos para ter mais organização com o tempo dedicado à avaliação. Além de direcionar as atividades, o planejamento também permite que o aluno aproveite ao máximo o período reservado para a preparação do vestibular. 

O indicado é elaborar um calendário definindo quais serão os dias e os horários para cada disciplina e conteúdo. No entanto, o cronograma só funcionará caso você otimize bem o seu tempo disponível. Existem técnicas de estudo que podem ajudar bastante nesse momento, como o método Pomodoro e o Kanban.

Faça simulados e pratique a redação

Uma das melhores maneiras de entender o funcionamento da avaliação é estudar por meio de simulados com questões dos anos anteriores. Com isso, o estudante pode conhecer o estilo da banca examinadora e quais são os temas e as disciplinas que mais caem na prova.

Também é muito importante praticar e fazer uma boa redação, uma vez que ela tem um peso considerável nos processos seletivos de ensino superior, mesmo se você for fazer uma prova de vestibular online.

Garantir um bom resultado na redação pode ser um verdadeiro diferencial para o candidato. Assim, o ideal é treinar a escrita e a gramática, criando redações que abordem, de preferência, os temas em discussão na atualidade.

Crie mapas mentais e memorize

O mapa mental é uma técnica eficiente para garantir uma melhora na aprendizagem e na memorização dos conteúdos do vestibular. Os mapas podem ser simples ou mais elaborados, e você pode desenhá-los à mão ou no computador com fotos, desenhos e cores diferenciadas para assimilar melhor cada assunto das disciplinas.

Basicamente, o mapa mental destaca as informações mais relevantes referentes ao que está sendo estudado. Isso ajuda o cérebro a fazer novas associações de maneira ágil, melhorando as conexões entre os conceitos-chaves e a criatividade do estudante no momento de dedicação.

Tenha um grupo de estudos

Contar com um grupo de estudos para a preparação no vestibular também é uma excelente forma de não perder o ritmo na aprendizagem. Quando em contato com outros colegas, o aluno consegue tirar dúvidas e resolver melhor as atividades com as quais apresenta mais dificuldade.

Para que o plano realmente funcione, será preciso estabelecer regras na hora dos estudos. O ideal é montar um grupo com poucas pessoas, definir um cronograma com as datas das reuniões e escolher um local tranquilo e sem distrações para que o aprendizado seja mais focado e direcionado às necessidades de cada participante. 

Faça as leituras recomendadas

Assim como as disciplinas obrigatórias, existem alguns clássicos do vestibular que todo candidato deve ler para conseguir bons resultados na prova. Grande parte das obras cobradas pela avaliação estão disponíveis na internet, e o aluno ainda pode buscar por textos críticos para melhorar a análise das leituras recomendadas por cada banca examinadora.

O indicado é manter uma rotina de leitura, reservando sempre alguns horários por dia para ler uma quantidade mínima de páginas de cada obra. Isso é importante para ter certa constância na leitura e, também, para que a assimilação da história que está sendo contada não seja prejudicada.

Defina as matérias de maior peso

Outra importante dica é dar atenção às matérias de maior peso no vestibular. A depender do curso de sua escolha, por exemplo, será preciso dominar conceitos das Ciências Exatas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas. O peso das questões pode variar por conta da importância dos temas para a área de estudo do candidato.

Alguns cursos também contam com provas específicas, como é o caso da Medicina, Biologia, Química e Arquitetura e Urbanismo. Por isso, antes de se inscrever no vestibular, é muito importante ler os editais para criar uma boa estratégia de estudo. Outra dica é conhecer a grade curricular de cada graduação para entender quais são as disciplinas que mais pesam na avaliação.

Cuide da saúde mental

No momento da aprendizagem, é comum que muitos estudantes que estão se candidatando ao vestibular fiquem mais nervosos que o normal. No entanto, a situação pode atrapalhar bastante na hora de conseguir uma boa nota, mesmo quando o aluno domina os conteúdos exigidos na prova.

A autocobrança excessiva prejudica o desempenho e deixa você muito mais ansioso. Por isso, cuidar da saúde mental nunca é demais. Assim, é fundamental reservar períodos para descansar e para fazer algo de que você gosta, mantendo a saúde mental sempre em dia.

Diante da tensão que esse momento traz, alguns candidatos fazem a seguinte questão: se eu não passar no vestibular, posso fazer faculdade? Sim, a depender da instituição, você pode ingressar no ensino superior por meio de um processo de admissão interno e específico.

Mesmo assim, entender o que é vestibular e como a avaliação funciona é imprescindível para se manter preparado para o futuro. Aqui na Anhanguera, oferecemos diferentes formas de ingresso aos alunos: vestibular tradicional, nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência externa e vestibular online.

Além disso, você também pode começar os estudos caso tenha sido pré-selecionado no Prouni (Programa Universidade para Todos) ou no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

E aí, está pronto para mudar a sua história?

Conquistar a aprovação no vestibular é o seu grande sonho? Pois tenha em mente que será preciso ter bastante dedicação e empenho para ingressar na faculdade que você tanto deseja. Com as nossas dicas, certamente será mais simples planejar o seu futuro!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e descubra o que estudar para se preparar da melhor forma para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content