Faculdades reconhecidas pelo MEC: quais são os critérios?

faculdadesreconhecidaspelomecquaissaooscriterios

Fazer um curso superior é um dos sonhos de muitos estudantes. Mas quando chega a hora de dar esse grande passo para se destacar na vida profissional, é preciso levar em consideração alguns aspectos essenciais para a vida de quem vai ingressar na graduação. Um dos principais desafios é saber quais são as faculdades reconhecidas pelo MEC, afinal, é preciso ter certeza de que o lugar onde pretende estudar vai oferecer uma formação de qualidade e com o reconhecimento esperado.

Se você está nesse momento decisivo e não sabe nem sabe por onde começar a tarefa de analisar as instituições que oferecem o curso dos seus sonhos, fique tranquilo! Estamos aqui para desvendar todos os mistérios sobre esse assunto. Continue lendo e descubra tudo que você precisa saber para escolher a faculdade certa!

O que é o MEC?

Para começar, nada melhor que saber o que o MEC representa e qual a função dele, não é mesmo? Então, vamos lá: essa sigla significa Ministério da Educação, que é o órgão governamental responsável por analisar a qualidade da educação no Brasil, estabelecer normas que sejam relacionadas ao ensino e verificar se essas regras estão sendo cumpridas nas instituições públicas e privadas.

Por esse motivo, as faculdades precisam seguir as exigências estabelecidas pelo MEC para que possam oferecer os cursos de ensino superior. Além disso, é necessário que elas mantenham o grau de qualidade, a fim de continuar funcionando ao longo dos anos. Assim, é preciso passar por avaliações técnicas e testes de desempenho que analisam se o nível do ensino oferecido é satisfatório.

O que significa ser reconhecido pelo MEC?

Tudo bem, sabemos que essa é a sua maior dúvida do momento, então, não faremos suspense: uma faculdade reconhecida pelo MEC é aquela que pode emitir um diploma válido quando o aluno conclui o ensino superior. Ou seja, a partir daí, os estudantes poderão se formar e atuar na profissão que escolheram. Afinal, é preciso ter o diploma para se registrar junto ao Conselho Regional da sua área de atuação ou até mesmo para conquistar um cargo público.

No entanto, é importante saber que existe um processo que leva ao reconhecimento do curso. Existem três etapas que são diferentes entre si: o credenciamento, a aprovação (ou autorização) e o reconhecimento. Quer saber o que cada um desses passos significa? Sem problemas, vamos explicar agora mesmo!

Credenciado

A primeira coisa que uma instituição de ensino superior precisa fazer para que possa começar a funcionar legalmente é fazer o seu credenciamento junto ao MEC. Esse registro serve para regularizar e formalizar a existência daquela instituição de acordo com o modo como ela se organiza academicamente.

Aprovado

Credenciamento feito? É hora da autorização! É por meio dela que os cursos de graduação podem ser oferecidos pela instituição — que é analisada pelo MEC e supervisionada para garantir que existe infraestrutura, corpo docente e instalações adequadas para a formação dos estudantes do ensino superior.

Reconhecido

Por fim, a última etapa: o reconhecimento! Para que seja reconhecida pelo MEC, a faculdade precisa fazer a solicitação quando estiver com a carga horária de cada curso 50% completa. A partir desse momento, ela será autorizada a emitir os diplomas.

Ah, e existem alguns critérios que são levados em consideração para que o reconhecimento seja aprovado: o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI).

O primeiro tem relação com a capacidade de ensino da faculdade, a formação do corpo docente e o desempenho dos estudantes em avaliações realizadas ao longo da graduação. Já o CI depende de uma análise que envolve outros aspectos, como as instalações, laboratórios, políticas de ensino e projetos da instituição.

Por isso, é possível que uma faculdade seja credenciada e esteja autorizada a oferecer determinado curso, mas que ainda não tenha sido reconhecida pelo MEC. Nesse caso, o estudante que se formar terá que esperar pelo processo de reconhecimento para que consiga ter seu diploma e trabalhar na área.

Qual a relação do ENADE com as faculdades reconhecidas pelo MEC?

Lembra que nós contamos que o desempenho dos alunos conta na hora de uma faculdade receber o reconhecimento de seus cursos? É nesse momento que entra o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, mais conhecido como ENADE.

O que acontece é que os estudantes do último ano de graduação dos cursos precisam realizar essa prova, que possui questões relacionadas aos conteúdos que fazem parte das grades curriculares de seus respectivos cursos e é padronizada para o Brasil. Por conta disso, o exame avalia o nível do ensino oferecido pela instituição a partir do resultado obtido por quem participou da prova.

Assim, utilizando as notas dos estudantes que estão concluindo o ensino superior, é possível calcular a média da faculdade nesse exame, que é chamada de Conceito ENADE, varia de 1 a 5 e é um dos critérios considerados no cálculo do IGC. Dessa forma, quanto melhor for o desempenho geral, maiores serão as chances de a instituição conseguir o reconhecimento e integrar o grupo de melhores faculdades.

Como saber quais são as faculdades reconhecidas pelo MEC?

Depois de saber disso, você certamente já está pensando em pesquisar faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação, afinal, todo mundo quer se formar e ter um bom diploma em mãos para iniciar sua trajetória profissional, não é mesmo? Porém, uma forma mais fácil de saber a situação da instituição é no portal E-MEC, que disponibiliza essa informação por meio de dados como o IGC e o CI dos últimos anos.

Vale lembrar que existem outros critérios que são analisados e é muito importante entender o funcionamento de cada um deles, pois, como você percebeu, a avaliação acadêmica pode ter uma grande influência na sua vida profissional — seja para conseguir se destacar no mercado de trabalho seja para prosseguir com os estudos.

Ah, e você sabia que a Anhanguera atende a todos esses critérios citados no post? Todos os nossos cursos são credenciados, aprovados e reconhecidos com notas acima de 3 pelo MEC. Mas se você ainda não sabe o que essa nota quer dizer, não deixe de conferir nossa dica de leitura a seguir!

Entenda a nota do MEC e o impacto que ela pode ter no seu ensino superior agora mesmo, a fim de aumentar suas chances de escolher a faculdade certa e começar desde já a construir uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.