Faculdade de Medicina Veterinária: descubra tudo desse curso

medicina veterinária

Muitas pessoas que sentem afeição por cães, gatos e animais domésticos no geral costumam estar inclinados a fazer o curso de Medicina Veterinária. No entanto, você sabia que essa faculdade e os campos profissionais de atuação vão muito além dos cuidados com animais domésticos?

A faculdade de Medicina Veterinária prepara estudantes para uma carreira dedicada ao cuidado dos animais e na proteção ambiental. Com uma combinação única de conhecimentos científicos, habilidades práticas e compaixão, os futuros médicos veterinários adentram um universo fascinante onde cada dia traz novos desafios e oportunidades. Continue lendo e descubra tudo sobre essa carreira!

Como é a faculdade de Medicina Veterinária?

A faculdade de Medicina Veterinária é uma graduação com duração média de cinco anos, voltado para aqueles interessados em se tornarem profissionais qualificados na área da saúde animal. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos amplos e aprofundados em diversas disciplinas, como anatomia, fisiologia, farmacologia, microbiologia, patologia e cirurgia veterinária, entre outras.

A formação em Medicina Veterinária busca capacitar os estudantes com habilidades teóricas e práticas necessárias para diagnosticar, tratar e prevenir doenças em animais. Além disso, a faculdade abrange áreas como reprodução animal, nutrição, zoonoses, saúde pública veterinária e bem-estar animal, visando uma visão holística da saúde animal e sua relação com a sociedade.

Estudante com fóssil de animal em aula
Anatomia é uma das disciplinas estudadas em Medicina Veterinária

Quais os tipos de Graduação em Medicina Veterinária?

No Brasil, a graduação em Medicina Veterinária é oferecida majoritariamente na modalidade de bacharelado. É possível dizer que não há cursos de licenciatura ou técnico em Medicina Veterinária reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no país. No entanto, veja mais detalhes sobre cada um deles abaixo.

Bacharelado em Medicina Veterinária

O bacharelado em Medicina Veterinária é um curso de graduação com duração média de cinco anos, em período integral, e é voltado para formar profissionais capacitados para atuarem na área de saúde animal. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos em diversas disciplinas, incluindo anatomia, fisiologia, farmacologia, patologia, cirurgia veterinária, entre outras.

Veterinário fazendo cirurgia em cachorro
Cirurgia veterinária é um dos conhecimentos mais importantes aprendidos no curso

Tecnólogo em Medicina Veterinária

Existem cursos tecnólogos na área de saúde animal no Brasil, mas eles não conferem o título de médico veterinário. Esses cursos são voltados para formação de profissionais de nível superior em áreas mais específicas do campo veterinário, como técnicas de enfermagem veterinária, gestão de agronegócio, inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal, entre outros.

Licenciatura em Medicina Veterinária

O curso de licenciatura em Medicina Veterinária também ainda não está disponível no Brasil. Apenas o bacharelado em Medicina Veterinária que é curso reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) como habilitação para exercer a profissão de médico veterinário.

A faculdade de Medicina Veterinária é boa?

A faculdade de Medicina Veterinária só será boa para aqueles que têm interesse na área da saúde animal e no cuidado com os animais. No entanto, existem aspectos fundamentais que vão garantir se o curso escolhido é de boa qualidade. Veja a seguir mais detalhes.

A faculdade de Medicina Veterinária tem aprovação do MEC?

O curso de Medicina Veterinária tem aprovação e reconhecimento pelo MEC no Brasil. A aprovação do MEC é um processo pelo qual as instituições de ensino superior passam para garantir que ofereçam cursos de qualidade, com uma estrutura curricular adequada, corpo docente qualificado e infraestrutura adequada.


Esse reconhecimento (consulte através do site do eMEC) é fundamental para assegurar que um curso atenda aos padrões de qualidade necessários. Assim, é possível proporcionar uma formação sólida aos estudantes e garantir que o diploma obtido seja válido e reconhecido em todo o território nacional.

Aplicativo com tela do MEC
Os cursos aprovados no MEC têm qualidade e atendem aos padrões necessários

Aprovação de Medicina Veterinária no Mercado

O campo da Medicina Veterinária oferece diversas oportunidades de atuação quando o assunto é aprovação no mercado de trabalho. O mercado para médicos veterinários é amplo e diversificado, abrangendo desde clínicas veterinárias e hospitais até indústrias de alimentos de origem animal, instituições de pesquisa, órgãos de fiscalização sanitária, ensino e muito mais.

No entanto, como em qualquer profissão, o sucesso no mercado de trabalho também depende do empenho, dedicação e aprimoramento contínuo do profissional. Manter-se atualizado com as últimas tendências, participar de cursos de especialização e buscar experiências práticas durante a graduação são aspectos importantes para se destacar e obter sucesso na carreira de Medicina Veterinária.

Veterinário atendendo gato em consultório
As clínicas são um dos campos de trabalho para os veterinários

Qual o perfil ideal de aluno de Medicina Veterinária?

O perfil ideal de um aluno de Medicina Veterinária pode ser pautado na paixão pelos animais que a pessoa tem. É fundamental que essa seja a característica norteadora de um estudante. No entanto, existem algumas características que podem fazer parte da personalidade desse estudante.

Personalidade do estudante de Medicina Veterinária

A personalidade do estudante de Medicina Veterinária pode variar dependendo das preferências e aptidões individuais. No entanto, além da paixão pelos animais, existem algumas características que podem ser consideradas desejáveis para aqueles que desejam seguir essa carreira, são elas:

  • Interesse pela ciência: A Medicina Veterinária é uma profissão baseada em conhecimentos científicos. Um aluno de Medicina Veterinária deve ter interesse em disciplinas como biologia, química, anatomia e fisiologia animal.
  • Habilidades de observação e comunicação: É necessário observar sinais sutis de doença nos animais, interpretar exames, e também ter habilidades de comunicação para transmitir as informações para os donos dos animais sobre diagnósticos e tratamentos.
  • Resiliência e ética: Lidar com doenças graves, lidar com a perda de animais e trabalhar em situações de emergência podem exigir resiliência emocional. Além disso, um senso forte de ética é fundamental para garantir o bem-estar dos animais e tomar decisões responsáveis e éticas ao longo da carreira.
  • Trabalho em equipe: A Medicina Veterinária frequentemente envolve trabalho em equipe, colaborando com outros profissionais veterinários, técnicos e outros membros da equipe de saúde animal.
Veterinários com cachorro fazendo curativo
É preciso ter resiliência, ética e saber trabalhar em equipe para atuar na Veterinária

Rotina de estudos para quem estuda Medicina Veterinária

A rotina de um estudante de Medicina Veterinária pode variar dependendo da instituição de ensino, do ano de estudo e das atividades individuais. No entanto, geralmente envolve uma combinação de aulas teóricas, aulas práticas, estágios clínicos, estudos individuais e participação em atividades extracurriculares relacionadas à área.

Dentro da faculdade, o aluno de Medicina Veterinária participa de aulas teóricas, nas quais adquire conhecimentos sobre anatomia, fisiologia, farmacologia, microbiologia, patologia e outras disciplinas. Há também aulas práticas e experimentais em laboratórios, além de estágios para colocar em prática seus conhecimentos, onde podem desenvolver habilidades clínicas e cirúrgicas. 

Professor dando aula para alunos na universidade
As aulas teóricas são essenciais para a formação na Veterinária

Além disso, muitos alunos participam de atividades extracurriculares, como grupos de estudo, ligas acadêmicas, congressos, palestras e eventos relacionados ao curso. Porém, fora da faculdade, os estudantes de Medicina Veterinária geralmente dedicam tempo aos estudos individuais, revisando o conteúdo das aulas, realizando pesquisas, preparando-se para avaliações.

Quais as modalidades de estudo para Medicina Veterinária?

No Brasil, a modalidade de ensino mais comum para a faculdade de Medicina Veterinária é presencial. No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas abordagens educacionais, algumas instituições passaram a oferecer a modalidade semipresencial para o curso.

Dá para cursar Medicina Veterinária EAD?

Não é possível cursar Medicina Veterinária EAD (Ensino à distância). A grande verdade é que, por mais que os avanços tecnológicos sejam consideráveis, não podemos ignorar a exigência da parte prática deste curso. Sendo assim, o MEC não reconhece nenhuma faculdade no Brasil de Medicina Veterinária na modalidade EAD.

Existe Medicina Veterinária Presencial?

A modalidade predominante para o curso de Medicina Veterinária no Brasil é presencial, em que os estudantes frequentam a instituição de ensino para participar das aulas, atividades práticas e estágios. Isso se deve à necessidade de adquirir habilidades práticas e realizar atividades clínicas e cirúrgicas, essenciais para a formação do profissional da área.

Alunas fazendo análises em aula de laboratório
As aulas práticas são essenciais para o aluno adquirir conhecimentos

Tem Medicina Veterinária Semipresencial?

Existe curso de Medicina Veterinária semipresencial ou híbrido, por mais que não seja tão comum. O que acontece é que o MEC já autoriza que 20% das aulas teóricas do curso de Medicina Veterinária sejam ministradas de forma online e à distância. Porém, o restante das aulas são ministradas de forma presencial, visando a melhor execução das matérias que exigem a prática.

Qual a duração e as matérias da faculdade de Medicina Veterinária?

A duração da faculdade de Medicina Veterinária é de 5 anos, o que corresponde a 10 semestres, entre aulas teóricas, práticas e estágios. Embora esse seja o tempo estimado, é possível estender o prazo, caso ocorra algum imprevisto com as disciplinas. Confira a seguir as suas matérias e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo de aulas presenciais da Anhanguera.

1º semestre (240h)

  • Introdução a Biologia Celular e do Desenvolvimento
  • Cien.Morfofuncionais Vet.Aplic. ao Sist. Cardio Respiratorio e Circulatorio
  • Cien.Morfofuncionais Vet.Aplic. ao Sist. Tegumentar,Esquel. e Locomotor
  • Optativa I

2º semestre (240h)

  • Bacteriologia e Imunologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Cien.Morfofuncionais Vet.Aplic. ao Sist.Digestivo e Glândulas Anexas
  • Cien.Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Nervoso e Endócrino
  • Optativa II

3º semestre (400h)

  • Patologia Veterinária Geral
  • Bioquímica Aplicada à Saúde
  • Cien.Morfofuncionais Veterinária Aplicada ao Sistema Genito Urinário
  • Projeto De Extensão I – Medicina Veterinária
  • Protozoologia e Ecto Parasitologia Veterinária
  • Helmintologia Veterinária

4º semestre (300h)

  • Virologia e Micologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Pensamento Científico
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Nutrição Animal
  • Agrostologia e Forragicultura

5º Semestre (460h)

  • Bovinocultura de Corte e Leite
  • Enfermidades Parasitárias Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Moléstias Infecciosas e Ornitopatologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Bioestatística Aplicada à Medicina Veterinária
  • Farmacologia e Toxicologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Processos Patológicos Aplicados à Medicina Veterinária
  • Projeto de Extensão II – Medicina Veterinária

6º Semestre (480h)

  • Semiologia e Patologia Clínica Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Melhoramento Genético Animal
  • Suinocultura e Avicultura
  • Caprinocultura e Ovinocultura
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal
  • Medicina Veterinária Preventiva e Defesa Sanitária Animal
  • Ciências do Ambiente Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Ciências da Bioética e do bem-estar Animal

7º Semestre (520h)

  • Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Fisiopatologia da Reprodução Aplicada Medicina Veterinaria
  • Anestesiologia Veterinária Aplicada
  • Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Equideocultura
  • Medicina Veterinária Preventiva e Controle de Zoonoses
  • Optativa III
  • Projeto de Extensão III – Medicina Veterinária

8º semestre (520h)

  • Projeto de Extensão IV – Medicina Veterinária
  • Clínica Cirúrgica Veterinária
  • Clínica Médica De Grandes Animais
  • Clínica Médica de Pequenos Animais
  • Biotecnologia e Obstetrícia Aplicadas à Medicina Veterinária
  • Diagnóstico por Imagem Aplicado à Medicina Veterinária
  • Manejo e Clínica De Animais Silvestres
  • Ciências Socioeconómicas Aplicadas à Medicina Veterinária

9º semestre (420h)

  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Est.Cur.Prat.Hosp. em Anestesiologia, Clínica Cirúrgica e Obstetrícia
  • Est.Cur.Prat.Hosp. em Clínica Médica De Grandes Animais, Lab. e Saúde Pública
  • Est.Cur.Prat.Hosp. em Clínica Médica De Pequenos Animais
  • Est.Cur.Prat.Hosp.Em Producao,Reproducao Animal e Inspeção Sanitária
  • Optativa IV

10º semestre (320h)

  • Estágio Supervisionado – Preparação para as Práticas Veterinárias
Veterinária examinando cavalo em baia
O cuidado com animais de grande porte também é estudado no curso

Quais as possibilidades de especialização em Medicina Veterinária?

A Medicina Veterinária oferece uma ampla variedade de possibilidades de especialização para os profissionais que desejam se aprofundar em áreas específicas da saúde animal. Algumas das principais áreas de especialização em Medicina Veterinária incluem:

  • Clínica de Pequenos Animais: Concentra-se no diagnóstico e tratamento de doenças em cães e gatos, abrangendo diversas áreas, como dermatologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, entre outras.
  • Clínica de Grandes Animais: Envolvida no cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças em animais de grande porte, como cavalos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
  • Cirurgia Veterinária: Especialização em técnicas cirúrgicas, tanto de rotina como de alta complexidade, em diferentes espécies de animais.
  • Patologia Veterinária: Envolve o estudo e diagnóstico de doenças através da análise de tecidos e órgãos de animais.
  • Anestesiologia Veterinária: Concentra-se na administração de anestesia e controle da dor durante procedimentos cirúrgicos ou exames em animais.
  • Medicina Veterinária Preventiva: Enfoca a prevenção de doenças em animais, incluindo vacinação, controle de parasitas, programas de saúde pública veterinária, epidemiologia, entre outros.
  • Reprodução Animal: Especialização em reprodução animal, incluindo inseminação artificial, técnicas de reprodução assistida e manejo reprodutivo.
  • Zootecnia e Produção Animal: Concentra-se no manejo e saúde de animais de produção, como bovinos, suínos, aves e animais de corte, com ênfase em nutrição, reprodução, genética e manejo sanitário.

Além dessas áreas, existem diversas outras especialidades em Medicina Veterinária, como Odontologia Veterinária, Radiologia Veterinária, Medicina de Animais Selvagens, de Animais Exóticos, de Animais de Laboratório, entre outras. Cabe ao profissional decidir qual área de interesse deseja se especializar e buscar programas de residência ou cursos de pós-graduação nessas áreas.

Veterinários examinando pata de elefante enjaulado
A área de Animais exóticos é outra possibilidade de atuação para o profissional de Veterinária

Quais as principais áreas para recém-formados?

Após a graduação em Medicina Veterinária, os recém-formados têm uma variedade de oportunidades de atuação. Algumas das principais e mais comuns áreas para os médicos veterinários recém-formados são as seguintes:

  • Gestão em Saúde Animal: Nessa área, o profissional pode atuar em empresas e organizações relacionadas à saúde animal, desempenhando funções de gestão, desenvolvimento de produtos, marketing e vendas.
  • Clínica de Pequenos Animais: Muitos recém-formados optam por trabalhar em clínicas veterinárias que atendem animais de estimação, fornecendo cuidados de saúde, diagnóstico, tratamento e cirurgia para cães e gatos.
  • Saúde Pública Veterinária: Os médicos veterinários podem atuar em órgãos de saúde pública, inspeção sanitária e controle de zoonoses, garantindo a segurança dos alimentos de origem animal e a saúde da população.
  • Pesquisa Científica: Muitos recém-formados optam por seguir carreira na área de pesquisa, contribuindo para o avanço científico na saúde animal, desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.
  • Bem-estar Animal e Comportamento: Há uma crescente demanda por profissionais que trabalhem com bem-estar animal, tanto em clínicas especializadas quanto em instituições de proteção animal, lidando com questões comportamentais e melhorando a qualidade de vida dos animais.
Treinadora com cachorro em recinto com grama sintética
A área de bem-estar animal e comportamento está em alta e oferece diversas possibilidades de trabalho

Se quer saber mais detalhes sobre as áreas de atuação em Medicina Veterinária para você se especializar, não deixe de conferir o conteúdo completo em nosso site!

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Saber se é melhor ingressar na faculdade pública ou privada de Medicina Veterinária pode ser algo muito relativo para um estudante. No entanto, na hora em que você for tomar essa decisão, busque por universidades que sejam reconhecidas pelo MEC e com boas notas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Faculdade Pública em Medicina Veterinária

Passar em um vestibular e ser aprovado em uma universidade é muito gratificante, mas quando você passa em uma universidade pública, a sensação pode ser um pouco diferente. As universidades públicas, historicamente, garantem alguns benefícios como:

  • Renome acadêmico: Muitas universidades públicas possuem prestígio e reputação consolidados na área da Medicina Veterinária, o que pode ser valorizado no mercado de trabalho.
  • Menor custo financeiro: As universidades públicas, em geral, possuem mensalidades mais baixas ou gratuitas.
  • Qualidade acadêmica: A coletânea de professores das universidades públicas costumam ser preenchidas com bons mestres professores e com histórico profissional incrível.

No entanto, não podemos negar que a sua desvantagem pode ser muito grande e pesar muito no momento da sua decisão. As universidades públicas, muitas vezes, sofrem com falta de infraestrutura e descaso estudantil, dificultando e atrasando a formação do aluno em Medicina Veterinária. Além disso, pode acontecer greves e paralisações devido a questões políticas do governo vigente.

Faculdade Privada para Medicina Veterinária

A faculdade privada de Medicina Veterinária pode ser uma boa opção para você que está pensando em fazer esse curso. Normalmente, elas contam com as seguintes vantagens:

  • Oferecem bolsas estudantis para que a mensalidade tenha um desconto e, consequentemente, um valor mais acessível para o aluno;
  • Geralmente oferece uma melhor infraestrutura para o aluno, com maquinários mais modernos e especializado para o curso de Medicina Veterinária;
  • Algumas delas oferecem diferentes opções de turnos para as aulas (matutino, vespertino e noturno), permitindo aos alunos conciliar os estudos com o trabalho ou estágio;
  • As faculdades privadas podem ter um número maior de vagas disponíveis para o curso de Medicina Veterinária, o que pode aumentar as chances de ingresso.
  • A formação costuma ocorrer de acordo com o previsto, a não ser que o aluno perca matérias e precise refazê-las.
Médica avaliando exame de raio x
Na faculdade particular é possível encontrar uma boa estrutura de aprendizado

Quanto custa a graduação em Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária custa em média R$ 1.500,00, podendo ser encontrado a partir de R$ 800,00 e ultrapassando a casa dos R$ 3.000,00 a depender da universidade que você escolher. Existem alguns fatores que podem influenciar na mensalidade do seu curso, são eles:

  • Localização geográfica;
  • Tipo de graduação escolhida;
  • Modalidade de ensino (presencial, semipresencial, EAD);
  • Reputação da universidade;

Se você tem muita vontade em fazer o curso de Medicina Veterinária em uma universidade particular, mas acredita que as mensalidades não cabem no orçamento, não desanime! Existem outras formas de subsidiar o seu ensino, como, por exemplo, optar por uma bolsa de estudos.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Medicina Veterinária?

É possível obter bolsas de estudos para o curso de Medicina Veterinária. Existem diversas instituições e programas que oferecem bolsas de estudos para estudantes de Medicina Veterinária, seja por mérito acadêmico, necessidade financeira ou por meio de parcerias com instituições de ensino e órgãos governamentais. A seguir estão algumas opções de bolsas de estudos para estudantes de Medicina Veterinária:

  • Programas governamentais: Existem programas governamentais que oferecem bolsas de estudos, como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O primeiro vai oferecer gratuidade no curso e o segundo vai financiar e oferecer boas condições de pagamento posterior.
  • Bolsas de estudo institucionais: Muitas universidades oferecem bolsas de estudos próprias para estudantes de Medicina Veterinária. Essas bolsas podem ser baseadas em mérito acadêmico, necessidade financeira ou outros critérios específicos estabelecidos pela instituição.
  • Bolsas de estudo de organizações profissionais: Algumas associações e organizações profissionais relacionadas à Medicina Veterinária oferecem bolsas de estudo para estudantes do campo. Essas bolsas podem estar disponíveis para ajudar no financiamento dos estudos ou para apoiar pesquisas e projetos acadêmicos.
Pilha de livros com pote de moedas e chapéu de formatura por cima
Existem bolsas de estudo fornecidas por universidades e organizações, que ajudam você a cursar Veterinária

Como entrar em Medicina Veterinária?

Para ingressar no curso de Medicina Veterinária, existem algumas formas de acesso, são elas: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vestibulares específicos. Confira abaixo um pouco sobre cada um desses mecanismos de ingresso.

Enem

O ENEM é um exame realizado todo ano no Brasil que avalia as competências e habilidades dos estudantes em diversas áreas do conhecimento. As notas deste exame podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas. Assim, os interessados em cursar Medicina Veterinária devem pegar a sua nota, colocá-la no Sisu e ver em qual faculdade ela se aplica.

Sisu

Após a divulgação dos resultados do Enem, é possível se candidatar a vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sisu. O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC que permite a seleção e distribuição de vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais com base  nas notas de corte.

Vestibular

Algumas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, realizam vestibulares específicos para o curso de Medicina Veterinária. Esses vestibulares geralmente têm uma seleção própria, com provas e critérios específicos estabelecidos pela instituição. Sendo assim, se for do seu interesse, é necessário acompanhar as informações divulgadas pelas instituições que você queira.

Aluno marcando respostas em questionário
O vestibular é uma forma tradicional de entrada no ensino superior

Quais as exigências para se formar em Medicina Veterinária?

As exigências para se formar em Medicina Veterinária podem variar dependendo da instituição de ensino e de suas respectivas regulamentações internas. No entanto, geralmente, existem algumas exigências comuns encontradas na maioria dos cursos de Medicina Veterinária no Brasil. São elas as seguintes condições:

Estágio Obrigatório em Medicina Veterinária

A maioria dos cursos de Medicina Veterinária exige a realização de estágio obrigatório, que é uma parte fundamental da formação profissional. Durante o estágio, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um ambiente prático, como clínicas veterinárias, hospitais, laboratórios e fazendas. 

O estágio tem a capacidade de proporcionar a oportunidade de desenvolver habilidades clínicas, acompanhar casos reais, aprender com profissionais experientes e adquirir experiência prática relevante para a profissão. Dessa forma, tornando o profissional muito mais confiante e competente para seguir a sua carreira.

Alunos de veterinária examinando cachorro
O estágio costuma ser requisito para a formação em Medicina Veterinária

Enade para Medicina Veterinária

A participação no Enade é obrigatória para aqueles estudantes de medicina veterinária que são selecionados em cada ciclo de avaliação. O Enade nada mais é do que um exame nacional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Dessa forma, sempre busque saber se o seu ano de formação coincidirá com o ano de realização do exame da área de Medicina Veterinária. Além disso, vale ressaltar que essa prova não impacta na sua nota, mas é imprescindível para obtenção do diploma.

TCC de Medicina Veterinária

Em muitas instituições, é exigido que os estudantes de Medicina Veterinária desenvolvam e apresentem um TCC como parte dos requisitos para a obtenção do diploma. O TCC geralmente envolve a realização de uma pesquisa científica ou um estudo aprofundado em um caso específico da Medicina Veterinária. Os estudantes devem seguir as diretrizes da instituição e contar com a orientação de um professor para a elaboração e conclusão do trabalho.

Vale a pena se formar em Medicina Veterinária?

“A saúde dos animais e a saúde dos seres humanos estão intrinsecamente ligadas. Uma medicina veterinária forte é essencial para a saúde global.”

Dr. Bernard Vallat, ex-Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Sabemos que a decisão de se formar em Medicina Veterinária inclui uma gama de variáveis, mas pode-se dizer que ser apaixonada pelo mundo animal é um pré-requisito. Afinal, assim como a citada acima destaca, a Medicina Veterinária é uma área fundamental e de muita importância para a saúde global e por isso deve ser feita por quem ama.

No entanto, não há dúvidas que, para além do fator emocional e da causa que é cursar Medicina Veterinária, existem alguns fatores monetários que podem nos influenciar a decidir se vale mesmo a pena fazer Medicina Veterinária. Leia um pouco sobre os fatores salariais e de investimento neste curso.

Salário para formados em Medicina Veterinária

Os salários na Medicina Veterinária costumam iniciar em torno de R$ 3.000,00, mas podem variar consideravelmente, dependendo do tipo de trabalho, da localização, da especialização e do tempo de experiência. Em geral, os salários iniciais podem não ser tão altos em comparação a algumas outras profissões da área da saúde. No entanto, com o tempo, é possível progredir financeiramente na carreira.

Investimento X Retorno para Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária pode representar um investimento significativo em termos de mensalidades, materiais, livros e outros custos relacionados à formação. É importante ponderar esses custos em relação à sua situação financeira e avaliar a viabilidade de arcar com os gastos durante a graduação.

Após investimentos em sua carreira, contando também com especializações, o retorno financeiro chega. É possível alcançar bons salários a depender da sua área de atuação e localização na qual trabalha, pois alguns estados podem contar com uma remuneração mais alta do que outros. Além disso, se você conseguir um estágio remunerado durante a graduação, o salário já colabora na sua formação.

Confira também: descubra o que faz um auxiliar veterinário!

Por que cursar Medicina Veterinária na Anhanguera?

Ao longo de todo este artigo, você teve acesso às principais informações sobre a faculdade de Medicina Veterinária. Esperamos que tudo o que foi abordado aqui facilite sua decisão sobre qual curso superior escolher e também onde estudar.

Se o seu sonho é cursar Medicina Veterinária, agora você está mais perto de realizá-lo! Na Anhanguera você encontra mensalidades que cabem no seu bolso e a possibilidade de alavancar sua carreira com uma variedade de pós-graduação. Se inscreva agora no vestibular da Anhanguera e não perca mais tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 154

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados