Jornalismo ou Relações Públicas? Qual é a melhor opção?

Jornalismo ou Relações Públicas

Você tem boa habilidade com a escrita, gosta da área da Comunicação e de trabalhar com pessoas? Então, saiba que o curso de Jornalismo ou o de Relações Públicas são ótimas opções. No entanto, escolher a graduação certa não é fácil, já que as duas profissões se confundem, principalmente em relação ao mercado de trabalho.

Por isso, é essencial ficar por dentro das faculdades, compreender suas diferenças, o dia a dia de trabalho, a média salarial e o funcionamento do curso. Assim, você estará apto para fazer a escolha certeira e ser um destaque na profissão.

Ficou interessado e quer conhecer as principais diferenças entre Jornalismo e Relações Públicas? Então, continue a leitura!

Qual é a diferença prática entre as áreas de Jornalismo e Relações Públicas?

O Jornalismo tem o objetivo de levar informações ao público sobre notícias relevantes e de interesse das pessoas. Os profissionais são responsáveis por compreender e apurar os fatos e transformá-los em conhecimento em uma linguagem compreensível e clara.

Para isso, o jornalista utiliza-se dos meios de comunicação social, como internet, jornal, televisão, rádio e revista como tática para alcançar o maior número de indivíduos e dar visibilidade à informação.

Já a atividade das Relações Públicas compreende as práticas de gestão da comunicação, com foco a todos os públicos que podem ter um relacionamento com uma empresa, como celebridade, figura pública, entidade, negócio ou marca.

Esse é um ramo da comunicação que está mais próximo do Marketing e da Administração por conta do seu caráter estratégico e institucional. O objetivo principal é harmonizar as relações entre públicos e clientes.

Como é a graduação de Jornalismo?

O curso de Jornalismo da Anhanguera dura 4 anos, e os alunos podem cursá-lo nas modalidades de ensino presencial e a distância. O objetivo desse Bacharelado é preparar o futuro profissional para atuar na área da comunicação com a divulgação, apuração e produção de notícias em várias plataformas e meios de comunicação.

A graduação prepara os alunos para conduzir entrevistas, desenvolver pautas, cobrir eventos e planejar e executar coberturas jornalísticas. Além da formação humanística e ética, a faculdade de Jornalismo desenvolve competências profissionais relacionadas a telejornalismo, fotografia, investigação e pesquisa.

Para isso, os estudantes entram em contato com matérias práticas e teóricas, de maneira que eles conheçam melhor cada área. As principais disciplinas estudadas durante o curso são:

  • Comunicação e Discurso;
  • Redação Jornalística Geral;
  • Fotografia Básica;
  • Rádio e Jornalismo;
  • Análise do Discurso;
  • Jornalismo Impresso Aplicado.

Para obter o tão sonhado diploma, é fundamental fazer um estágio supervisionado e elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Como é a graduação em Relações Públicas?

O curso de Relações Públicas também é do tipo Bacharelado e dura cerca de 4 anos. Ele forma profissionais preparados para preservar, promover e construir a reputação e imagem de instituições, marcas e empresas, por meio de um projeto de comunicação.

Ao final da graduação, os alunos adquirem visão estratégica, tendo como foco a responsabilidade social e os negócios, e são capazes de elaborar políticas de relacionamento entre o público e as corporações. Durante a faculdade, os alunos estudam diversas disciplinas do campo da comunicação social e também da área da Administração.

Algumas das principais matérias estudadas são:

  • Comunicação e Cultura Digital;
  • Comunicação nas Organizações Públicas e Privadas;
  • Fotografia;
  • Planejamento Gráfico;
  • Design e Comunicação Visual;
  • Produção para Redes e Mídias Sociais.

Assim como no curso de Jornalismo, os estudantes de Relações Públicas também devem fazer estágios ao longo da graduação e, ao final, produzir um TCC.

Como é o mercado de trabalho para Jornalismo?

O mercado de trabalho para os jornalistas está em alta, principalmente por causa da expansão das mídias digitais, abrindo uma vasta possibilidade para essa carreira. Redes sociais, blogs, portais e sites ganharam muito destaque, fazendo com que os profissionais assumam a função de produzir conteúdos e gerenciar esses canais.

Além disso, o Jornalismo na pandemia se tornou ainda mais importante, principalmente em decorrência das fakes news. Assim, é fundamental o papel do profissional, tanto para fornecer informações verídicas do status do coronavírus quanto para a busca de respostas para as mais variadas dúvidas.

Também é possível se especializar e optar pelas áreas do Jornalismo em alta para seguir carreira, como:

  • Marketing Digital;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Jornalismo Econômico;
  • Jornalismo Esportivo;
  • Reportagem.

O salário do jornalista é atrativo. A média é de R$ 3.288,19* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. Muito bom, concorda?

Como é o mercado de trabalho para Relações Públicas?

A facilidade de comunicação faz com que várias corporações entendam a urgência de contratar profissionais qualificados para essa área. Isso não é diferente para quem atua com as Relações Públicas.

O mercado de trabalho está em constante evolução, e é possível organizar e planejar eventos de diversas naturezas, promovendo ações para construir a imagem e a identidade das empresas. Ou seja, é importante aproximar os clientes com as pessoas que se envolvem no serviço ou produto oferecido. Fortalecer essas relações é uma das principais atividades desenvolvidas pelo profissional.

Assim, as possibilidades de carreira para os formados são amplas, permitindo que você escolha o campo com o qual tem mais afinidade. Algumas áreas de atuação incluem:

  • comunicação institucional;
  • relacionamento com o cliente;
  • eventos;
  • pesquisa de opinião.

Em relação aos salários, os profissionais encontram boas remunerações. A média é de R$ 3.828,32* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Já deu para perceber que tanto Jornalismo quanto Relações Públicas são carreiras promissoras, não é mesmo? Independentemente da sua escolha, saiba que contar com uma faculdade de qualidade faz toda a diferença no currículo.

Aqui na Anhanguera, você terá toda a infraestrutura e o apoio para realizar as aulas, entrando em contato com professores mestres e doutores que compartilharão todas as suas experiências.

Além disso, você terá acesso a vantagens exclusivas, como:

Faça a melhor escolha!

Agora que já conhece as diferenças entre Jornalismo ou Relações Públicas, lembre-se de levar em conta as suas preferências e seu perfil antes de fazer a escolha certa. Além disso, estude em uma instituição de ensino de qualidade e com infraestrutura de ponta!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma boa instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content