Gestão em Saúde Pública: conheça a grade curricular do curso

Gestão em Saúde Pública

A grade curricular do curso de Gestão de Saúde Pública foi estrategicamente pensada para formar profissionais responsáveis por planejar, implementar e supervisionar projetos na área de Saúde Pública.

Como tudo gira em torno do Sistema Único de Saúde (SUS), é muito comum que esse Tecnólogo atraia pessoas que almejam passar em concurso público, já são funcionários de munícipios, estados ou na esfera federal ou tem interesse em estudar os serviços públicos de saúde.

Se você se enquadra em algum desses grupos, veio ao lugar certo. Neste post vamos falar mais sobre o que é Gestão de Saúde Pública, o que é estudado no curso contribuindo para que você tenha certeza sobre a escolha da sua formação!

A importância de conhecer as características e a estrutura curricular do curso

Escolher qual curso fazer é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa. Por isso, muitas pessoas demoram anos após a conclusão do ensino médio para começar uma faculdade. Outras chegam a começar a atuar profissionalmente e só depois se inscrevem no vestibular, em graduações que podem ou não estar relacionadas ao emprego atual.

Daí vem a importância de conhecer a grade curricular de Gestão de Saúde Pública: muitas pessoas que já atuam no serviço público e estão à procura de formação superior levantam essa opção para participarem de recrutamentos internos, ou avançarem no plano de carreira e conquistar melhores cargos, como ser gestor de saúde pública.

Outras não atuam na área, muito menos são concursados, mas têm interesse de entender a parte burocrática, as teorias, e buscam facilitar o caminho para o aprendizado prático na Saúde Pública.

Ambos os casos mostram que, ao conhecer a grade de matérias de um curso antes de prestar o vestibular, os interessados podem ter certeza de que a graduação vai fornecer o necessário para que seus objetivos sejam alcançados.

A grade curricular da Gestão Pública em Saúde

A grade curricular da Gestão Pública em Saúde na Anhanguera é composta por diversas matérias, mas apontamos como as principais:

  • Administração Pública;
  • Avaliação, Controle e Regulação no SUS;
  • Direito Público;
  • Estrutura do SUS;
  • Gerenciamento e Controle da Qualidade;
  • Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde;
  • Gestão de Políticas Públicas;
  • Introdução ao Sistema Único de Saúde;
  • Licitação, Contratos e Terceirização;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Saúde Coletiva.

A importância de cada disciplina para o desempenho profissional

Na Anhanguera, o Projeto Pedagógico do curso de Gestão em Saúde Pública adota uma grade curricular mista, onde 50% da carga horária total é destinada a conteúdos específicos. A outra metade é de disciplinas que proporcionam formação ética e humana para os alunos.

A duração do curso também é pensada estrategicamente para que ele não seja longo demais, já que não é o tempo de duração que determina a qualidade da graduação. Além disso, quanto antes você se forma, antes entra no mercado de trabalho.

Então, trabalhar com uma grade curricular onde as disciplinas se completam, garantindo a qualidade da formação e reduzindo a evasão dos alunos é prioridade para a gente. Veja os benefícios agregados:

  • estimula a prática de estudo independente, possibilitando que o aluno Anhanguera desenvolva sua autonomia profissional e intelectual;
  • incentiva uma sólida formação;
  • oferece atividades de extensão;
  • proporciona o casamento perfeito entre teoria e prática;
  • valoriza a pesquisa individual e coletiva.

Os diferenciais da Anhanguera

Achou a grade curricular de Gestão Pública em Saúde interessante? Então, conheça os diferenciais da Anhanguera que preparam você para crescer na carreira!

Ingresso no mercado de trabalho

A Anhanguera tem um compromisso com seus alunos: o de facilitar a formação e o ingresso no mercado de trabalho. Por isso, oferece as Trilhas de Carreira, uma série de cursos complementares com certificados, que turbinam o conhecimento e o currículo.

Esses cursos são online e trabalham as principais competências exigidas pelo mercado, como:

  • finanças;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de projeto;
  • inglês instrumental.

Paralelo às Trilhas, a Anhanguera tem parceria com o Canal Conecta, um portal exclusivo de estágios e empregos e que divulga vagas abertas em todo o Brasil.

Corpo docente qualificado

Não é só a grade curricular que garante uma formação de qualidade. Um corpo docente qualificado tem um grande peso para que esse objetivo seja atingido. Afinal, os professores são os responsáveis por compartilhar o conhecimento com os alunos e aplicar metodologias eficientes para fixação de conteúdo.

Dito isso, a Anhanguera tem o cuidado de cultivar a parceria com os melhores profissionais, com formação completa e experiência para ministrar as aulas, cumprindo todos os requisitos do MEC e alinhados à política da faculdade.

Avaliação Continuada

A Anhanguera trabalha com um sistema de ensino que oferece apoio em todas as fases de formação dos alunos. Esses pilares de apoio são baseados na futura profissão, que será exercida após a conquista do diploma.

Assim, foi criado o sistema de Avaliação Continuada, em que os alunos são recompensados de forma justa e personalizada — de acordo com seu próprio desempenho e a faculdade cursada.

Outras informações sobre o curso

Por ser um curso Tecnólogo, o superior em Gestão de Saúde Pública garante as características de um curso superior de tecnologia: é um curso superior, tal qual um Bacharelado ou uma Licenciatura. Portanto, podemos dizer que é uma das faculdades na área da Saúde.

A diferença é sua rápida formação e a grade curricular bem direcionada ao exercício da profissão – pontos que tratamos durante todo este artigo. Entendeu porque a Faculdade Anhanguera se preocupa tanto em oferecer uma graduação com grade com disciplinas teóricas e práticas bem conectadas, e avaliações personalizadas?

Como as disciplinas são ministradas

Por se tratar de um curso que faz parte do EAD Anhanguera, as aulas são ministradas na plataforma online, o AVA, sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além das aulas, o aluno tem acesso a apostilas digitais, e-books, imagens, atendimento de tutores e todo o apoio necessário para que a grade seja cumprida e o aprendizado completo.

E então, o que você achou da grade curricular de Gestão Pública em Saúde e as possibilidades de estudar na Anhanguera? Esperamos que o artigo tenha ajudado você a visualizar as oportunidades de uma carreira brilhante na área da saúde, servindo a sociedade.

Agora é com você!

Aproveite que o curso é EAD e você pode estudar a qualquer hora, de qualquer lugar. Faça a sua inscrição no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados