Gestão de Saúde Pública: por que atuar na área?

Gestão de Saúde Pública

Já pensou em atuar na área de Gestão de Saúde Pública? Essa é uma área com muitas oportunidades e que vem se destacando nos últimos anos, especialmente com a pandemia de Covid-19.

Engana-se quem pensa que a saúde é feita apenas por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Para que os hospitais funcionem adequadamente, é fundamental a presença de gestores capacitados e eficientes.

Se você ainda não escolheu sua graduação e tem dúvidas sobre o curso de Gestão de Saúde Pública, este post ajudará você. Acompanhe!

O que é Gestão de Saúde Pública?

A Gestão de Saúde Pública é a área responsável por gerenciar projetos e atividades em hospitais e em instituições de saúde públicas. Assim, ela engloba o controle de gastos, o monitoramento e a organização de processos e a gestão de pessoas, recursos e insumos.

Trata-se de um setor estratégico para todo o país, especialmente em momentos em que a estrutura de saúde pública é mais exigida. Afinal, milhões de pessoas dependem dela para receber um atendimento de qualidade e ágil.

Qual é o papel de um gestor de saúde?

Como é possível perceber, essa á uma área de extrema relevância para a sociedade. Fazer uma faculdade de Gestão de Saúde Pública é uma decisão estratégica que pode impulsionar sua carreira.

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que faz o profissional de Gestão Hospitalar. Em primeiro lugar, é importante destacar que esse profissional é especialista em sistemas, processos e serviços da área e reúne conhecimentos de diferentes ciências, como administração, economia e saúde.

Assim como qualquer cargo de gestão, ele é uma figura de liderança dentro dos hospitais e deve ser proativo e flexível para lidar com os diversos desafios do seu dia a dia. Confira as suas principais funções:

  • planeja, controla e avalia a qualidade das políticas de saúde;
  • avalia os custos e viabilidade das ações;
  • faz a análise de estatísticas e indicadores de desempenho na área de saúde;
  • cuida da adequação da infraestrutura das unidades;
  • gerencia o estoque e a distribuição de materiais e de equipamentos;
  • define a escala de trabalho dos profissionais da saúde;
  • supervisiona o trabalho dos colaboradores terceirizados;
  • garante a boa gestão de resíduos hospitalares.

Por que atuar na área de Gestão de Saúde Pública?

Afinal, por que atuar na área de Gestão de Saúde Pública? Se você ainda tem dúvidas sobre o rumo de sua carreira, precisa conhecer as vantagens de trabalhar em um dos setores que mais abrem boas oportunidades:

  1. Formação ampla, completa e relevante
  2. Boa taxa de empregabilidade no segmento
  3. Salários atrativos
  4. Diversas possibilidades de atuação
  5. Função relevante para a sociedade

Quer entender melhor todos esses pontos positivos? Isso é importante para você tomar uma decisão segura e tenha um futuro de acordo com as suas expectativas. Confira!

Formação ampla, completa e relevante

A formação do gestor de saúde pública é ampla, completa, relevante e muito atual. Durante a faculdade, ele aprofunda seus estudos sobre a assistência à saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias de gestão, por exemplo.

A ideia é que ele se torne um profissional consciente e eficiente, com habilidades para avaliar políticas públicas de saúde no contexto socioeconômico, político e cultural.

Boa taxa de empregabilidade no segmento

Está em busca de uma área com uma boa taxa de empregabilidade? Então a Gestão de Saúde Pública é uma excelente opção, pois tem perspectivas animadoras para quem se qualifica.

Além do crescimento do número de unidades e de usuários dos serviços de saúde, há uma escassez de bons profissionais no mercado. Por isso, quem faz uma graduação de Gestão de Saúde Pública tem chances reais de conseguir um bom emprego.

Salários chamativos

Os constantes avanços tecnológicos e a própria necessidade do mercado por profissionais capacitados para lidar com a Gestão de Saúde Pública são situações que trabalham a favor de uma boa remuneração na área.

Além da carga horária de trabalho de Gestão Hospitalar ser de 40 horas semanais, a média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 6.708,34*. Ou seja, o seu trabalho é reconhecido e bem recompensado.

Diversas possibilidades de atuação

Outro motivo para você se dedicar e fazer um curso de Gestão de Saúde Pública é que o profissional formado tem um vasto campo de atuação. Isso mesmo! O gestor é uma figura indispensável em vários segmentos, como:

  • gestão hospitalar;
  • logística de saúde;
  • gestão pública;
  • vigilância sanitária;
  • saneamento básico.

Ocupação relevante para a sociedade

Além de tudo isso, não há dúvidas de que o gestor de saúde pública exerce uma função relevante para a sociedade. Sem ele, dificilmente receberíamos um atendimento de qualidade, e os desafios para o acesso à saúde seriam bem maiores.

Por isso, não podemos deixar de mencionar a nobreza da profissão. Afinal, ela contribui para a saúde e o bem-estar de todos — algo muito importante em um cenário de pandemia mundial, não é mesmo?

Afinal, devo investir em uma graduação de Gestão de Saúde Pública?

Ficou demonstrado que esse segmento é promissor e tem diversas vantagens. Mas ainda resta uma dúvida: é necessário investir em uma graduação de Gestão de Saúde Pública? A resposta é sim!

Em primeiro lugar, o dia a dia de quem trabalha na área da saúde é intenso e repleto de desafios. Esse cenário gera uma demanda real por profissionais capacitados, e eles são valorizados no mercado.

Para que a saúde pública funcione, é necessário contar com gestores altamente capacitados. Fazer uma faculdade ajudará você a reunir todos os conhecimentos e as habilidades para lidar com problemas recorrentes do setor, como a falta de verbas e o aumento do número de usuários.

Por fim, não há desculpas para deixar de lado sua carreira. Afinal, você pode se qualificar sem sair de casa, pois já existe o curso de Gestão Hospitalar EAD. Aqui na Anhanguera, você estuda de onde quiser, com flexibilidade, qualidade, uma plataforma inovadora e professores qualificados.

Invista em você, invista no seu futuro!

Diante de tudo o que falamos, podemos concluir que o setor de saúde está em busca de profissionais capacitados. Por isso, se você quer ter um currículo atraente e conquistar uma boa colocação na área, o curso de Gestão de Saúde Pública é a melhor decisão.

Faça agora mesmo a sua inscrição no Vestibular Anhanguera e dê o primeiro passo para o futuro!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados