Gestão Financeira ou Ciências Econômicas? Como escolher?

gestão financeira

Gosta de acompanhar as últimas notícias sobre a Economia ou cuidar das próprias finanças? Tem interesse por áreas da Administração? Pois saiba que isso pode virar uma carreira profissional. Se você já vem cogitando atuar nesse universo, pode ter dúvida se é melhor escolher cursar Gestão Financeira ou Ciências Econômicas.

Os dois cursos reservam boas oportunidades para os futuros profissionais. Neste post, vamos apresentar as características de cada um deles e suas diferenças, bem como a modalidade de ensino, o tempo de duração e as áreas para atuar. No final da leitura, você terá as informações mais relevantes para acertar na escolha.

Aproveite o conteúdo para investir na carreira dos seus sonhos. Vamos lá?

Conheça a faculdade de Gestão Financeira

Se você gosta de lidar com Gestão Financeira e de Pessoas, além de atividades administrativas, os cursos de Gestão oferecem uma boa base para começar. Na área da Administração, uma das principais formações com foco em planejamento de finanças e gestão é o Tecnólogo de Gestão Financeira da Anhanguera.

Em tempos de instabilidade econômica, esse profissional assume o protagonismo dentro de uma organização. Afinal, ele é o responsável pela gestão eficiente dos recursos e pelo planejamento de custos, além de analisar, gerenciar e executar ações a fim de manter a saúde financeira da empresa. Para isso, a grade curricular do curso inclui disciplinas como:

No curso, nossos alunos passam por dois tipos de formação: básica e específica. Na primeira, formamos a base de conhecimento para a atuação profissional. Já na segunda, o foco é um preparo mais técnico, com temas como análise de demonstrações financeiras, mercado de capitais, custos e capital de giro.

Áreas de atuação

No mercado de trabalho, o Tecnólogo em Gestão Financeira pode ocupar cargos em diversos níveis, desde analistas até gestores ou consultores autônomos. As áreas de maior destaque são as de orçamento, análise de indicadores financeiros, análise de operações de crédito e departamento financeiro (contas a pagar e receber).

Você também pode direcionar a carreira para o setor de planejamento tributário, responsável por projetar formas de economizar com impostos e taxas. Como todas as empresas têm uma área financeira, não faltam oportunidades para profissionais especializados. Sem contar bancos, corretoras de valores, órgãos públicos e até mesmo trabalhar por conta própria.

Vamos falar de remuneração? O salário médio inicial para formados em Gestão Financeira é de R$ 6.270,71 para uma jornada de 43 horas semanais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As áreas que mais contratam são:

  • bancos múltiplos, com carteira comercial;
  • serviços de escritório e apoio administrativo;
  • consultoria em gestão empresarial.

Saiba mais sobre a faculdade de Ciências Econômicas

Se você busca uma formação mais sólida na área da Economia, o Bacharelado em Ciências Econômicas da Anhanguera é o curso ideal. O objetivo é capacitar profissionais para conquistar as melhores vagas do mercado na área. Para isso, nossos alunos têm acesso a quatro grupos principais de disciplinas na faculdade: geral, teórico-quantitativa, histórica e teórico-prática.

A primeira camada é a base generalista, que será aprofundada mais tarde em outros campos de conhecimento. A segunda traz disciplinas técnicas pautadas por dados quantitativos do mercado financeiro. Já a terceira resgata a história do Brasil sob o ponto de vista econômico. A quarta, por sua vez, foca a pesquisa em Economia. O currículo inclui:

  • matemática e matemática financeira;
  • macroeconomia e microeconomia;
  • contabilidade;
  • probabilidade e estatística;
  • tópicos de direito;
  • metodologia de pesquisa.

O profissional formado na faculdade de Ciências Econômicas é altamente valorizado pela união de conhecimentos de padrões comportamentais, relações sociais e fatores políticos. Ao entender as particularidades do mercado, o economista está mais do que apto a avaliar os fenômenos econômicos com base no perfil da sociedade e propor soluções.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para economistas pode ser bem vasto sob todas as perspectivas: setor público, carreira em empresas privadas ou empreendedorismo. Podemos listar as cinco áreas mais fortes: assessoria, projetos de auditoria ou de investimentos, pesquisa sobre o cenário econômico atual, planejamento (econômico, financeiro e administrativo) e consultoria.

Vale destacar que o salário médio de um economista é de R$ 6.860,96 para uma jornada de 42 horas por semana. Os dados também são do CAGED. Além disso, por contar com um campo de atuação amplo, há muitos setores com oportunidades abertas. Os principais são:

  • pesquisa e desenvolvimento experimental;
  • bancos múltiplos, com carteira comercial;
  • distribuição de energia elétrica;
  • administração de fundos por contrato ou comissão;
  • organizações associativas patronais e empresariais.

Entenda as diferenças: Economia ou Gestão Financeira

Ao chegar até aqui, já podemos perceber algumas diferenças entre as duas áreas, não é? Neste tópico, vamos nos aprofundar um pouco mais e falar sobre os formatos de cada curso e as modalidades de ensino disponíveis aqui na Anhanguera.

Em termos de conceito, a Gestão Financeira é um ramo da Economia, enquanto a Economia é uma ciência social. A primeira é focada no mercado financeiro em geral, puxando mais para o lado da análise de riscos e de investimentos. Já a segunda leva em conta aspectos financeiros, políticos e sociais em suas avaliações.

O Tecnólogo em Gestão Financeira é uma graduação tecnológica com duração de dois anos. Este tipo de curso é mais rápido quando comparado à graduação tradicional e tem aulas com maior direcionamento para a prática profissional, além de uma formação mais específica. Está disponível em todas as modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100% on-line, bastando ver a disponibilidade na unidade de interesse.

O Bacharelado em Ciências Econômicas é a formação superior mais convencional, com uma duração média de quatro anos. Seu formato proporciona uma base mais sólida para a profissão escolhida a partir de conhecimentos diversificados dentro da área de atuação. Na Anhanguera, você pode optar entre os cursos a distância: 100%online ou semipresencial.

Saiba como escolher: Gestão Financeira ou Ciências Econômicas

Finanças ou Economia? Com as principais informações sobre os dois cursos em mãos, as chances de acertar na escolha são muito maiores, não acha? Agora, cabe a você avaliar qual dos cursos corresponde às suas expectativas profissionais e projetos para o futuro.

Então, pense em como você se vê em cada uma delas e reflita sobre qual traz maior satisfação e realização como carreira. Faça uma lista dos prós e contras — grade curricular, duração do curso, modalidades de ensino, mercado de trabalho — e pese a que proporciona os maiores benefícios.

Gestão Financeira ou Ciências Contábeis? Ambas as áreas são de extrema importância para o mercado financeiro e representam o núcleo de qualquer empresa. Também vimos que isso traz uma abertura maior de oportunidades para diversos segmentos, inclusive com a possibilidade de atuar por conta própria. Portanto, se o mercado financeiro é a sua área, avalie qual carreira trará o maior retorno para os seus anseios profissionais e invista nela!

E aí, tudo pronto para dar o próximo passo? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e comece a sua trilha pelo mercado financeiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 68

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados